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Abstract(s)
The COVID-19 epidemic is already one of the biggest in history and arrived in Portugal in March 2020. With the calamity that set in Portugal and in the world, we are witnessing a sanitary and economic crisis, social isolation, continuous restrictions, and, in turn, to behavioral changes in the consumer.
Restrictions such as closing establishments, banning circulation (with some exceptions), mandatory quarantine, closing borders, among others, necessarily lead to new online and offline consumption habits.
From the above arises the need to understand how the behavior of consumers was influenced by this situation, before and during the pandemic, contributing to the enrichment of data and information, which is so far scarce for marketers, e-commerce and business managers. Thus, it is intended to measure the change in consumer behavior during the COVID-19 in Portugal, both in physical and online stores.
This study is exploratory, based on an online survey, which was based on a non-probabilistic sample â convenience sampling. Through this survey, it was possible to obtain 181 valid responses for the investigation.
Through the results of the survey, it is possible to compare consumption habits in online stores and in physical stores, before and during the pandemic. From this, it is possible to conclude that in crisis situations, feelings of stress, uncertainty and anxiety are triggered in consumers, which lead them to change their purchasing behavior. Although in this crisis, in particular, there were no sharp losses in household income, consumption and prices changed in terms of categories and means. Also under the influence of government measures and prevention of contagion, such as confinement, there was an increase in purchases at online stores and a decrease in visits to physical stores, although these still play a fundamental role in consumer choice and acquisition.
A epidemia de COVID-19 Ă© jĂĄ uma das maiores da histĂłria e chegou a Portugal em março de 2020. Com a calamidade que se instaurou em Portugal e no mundo, assistimos a uma crise sanitĂĄria e econĂłmica, ao isolamento social, Ă s restriçÔes contĂnuas, e por sua vez, a alteraçÔes comportamentais no consumidor. RestriçÔes como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceçÔes), quarentena obrigatĂłria, encerramento de fronteiras, entre outras, levam obrigatoriamente a novos hĂĄbitos de consumo â online e offline. Do exposto surgiu a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, contribuindo para o enriquecimento de dados e informação, que Ă© escasso atĂ© ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma, pretende-se aferir a alteração do comportamento do consumidor durante a pandemia COVID-19, em Portugal, tanto em lojas fĂsicas como online. Este estudo Ă© de natureza exploratĂłria, tendo como base um questionĂĄrio online, o qual se baseou numa amostra nĂŁo probabilĂstica â amostragem por conveniĂȘncia. AtravĂ©s deste questionĂĄrio, foi possĂvel obter 181 respostas vĂĄlidas para a investigação. AtravĂ©s dos resultados do questionĂĄrio, Ă© exequĂvel comparar hĂĄbitos de consumo em lojas online e em lojas fĂsicas, antes e durante a pandemia. Desta comparação, Ă© possĂvel concluir que em situaçÔes de crise, sĂŁo despoletados sentimos de stress, incerteza e ansiedade nos consumidores, que os levam a alterar o comportamento de compra. Embora nesta crise, em especĂfico, nĂŁo se tenham verificado acentuadas perdas de rendimentos do agregado familiar, o consumo e os preços alteraram nas categorias e nos meios. TambĂ©m por influĂȘncia das medidas governamentais e prevenção do contĂĄgio, como o confinamento, assistiu-se ao aumento de compras em lojas online e a uma diminuição de idas a lojas fĂsicas, embora estas desempenhem ainda um papel fundamental na escolha e aquisição dos consumidores.
A epidemia de COVID-19 Ă© jĂĄ uma das maiores da histĂłria e chegou a Portugal em março de 2020. Com a calamidade que se instaurou em Portugal e no mundo, assistimos a uma crise sanitĂĄria e econĂłmica, ao isolamento social, Ă s restriçÔes contĂnuas, e por sua vez, a alteraçÔes comportamentais no consumidor. RestriçÔes como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceçÔes), quarentena obrigatĂłria, encerramento de fronteiras, entre outras, levam obrigatoriamente a novos hĂĄbitos de consumo â online e offline. Do exposto surgiu a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, contribuindo para o enriquecimento de dados e informação, que Ă© escasso atĂ© ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma, pretende-se aferir a alteração do comportamento do consumidor durante a pandemia COVID-19, em Portugal, tanto em lojas fĂsicas como online. Este estudo Ă© de natureza exploratĂłria, tendo como base um questionĂĄrio online, o qual se baseou numa amostra nĂŁo probabilĂstica â amostragem por conveniĂȘncia. AtravĂ©s deste questionĂĄrio, foi possĂvel obter 181 respostas vĂĄlidas para a investigação. AtravĂ©s dos resultados do questionĂĄrio, Ă© exequĂvel comparar hĂĄbitos de consumo em lojas online e em lojas fĂsicas, antes e durante a pandemia. Desta comparação, Ă© possĂvel concluir que em situaçÔes de crise, sĂŁo despoletados sentimos de stress, incerteza e ansiedade nos consumidores, que os levam a alterar o comportamento de compra. Embora nesta crise, em especĂfico, nĂŁo se tenham verificado acentuadas perdas de rendimentos do agregado familiar, o consumo e os preços alteraram nas categorias e nos meios. TambĂ©m por influĂȘncia das medidas governamentais e prevenção do contĂĄgio, como o confinamento, assistiu-se ao aumento de compras em lojas online e a uma diminuição de idas a lojas fĂsicas, embora estas desempenhem ainda um papel fundamental na escolha e aquisição dos consumidores.
Description
Keywords
Consumo Comportamento do consumidor Pandemia Crise Consumption Customer behaviour Pandemic Crisis