ISCAP - DM - Marketing Digital
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Com o Mestrado em Marketing Digital pretende-se introduzir um elemento de inovação nas pequenas empresas, onde as atividades relacionadas com o marketing estão usualmente num único departamento e o seu responsável dirige todas as atividades da função comercial. Nas grandes empresas, pelo contrario, é normal haver mais do que um departamento, existindo técnicos e chefias intermédias para cada um dos segmentos de produto e/ou serviços ou, ainda, para cada uma das áreas de atuação do marketing. O gestor de produto e/ou marca são exemplos desse tipo de profissionais e resultam da especialização do marketing.
Estes profissionais devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança, devendo ser capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital. São pessoas que têm que contactar com um variado número de pessoas (internas e externas à empresa), saber trabalhar em equipa, possuírem excelentes capacidades de comunicação (oral e escrita). Alem disso, as suas funções exigem que sejam pessoas conhecedoras do ambiente que as rodeia (economia, concorrência, hábitos de consumo, tendências, inovações tecnológicas, etc) e criativas, de modo a que possam conceber estratégias adequadas, inovadoras e capazes de aumentar as vendas das empresas.
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Browsing ISCAP - DM - Marketing Digital by advisor "Ferreira, Ana Maria Lima Faria"
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- Análise das técnicas de copywriting na divulgação de cursos online de marketing digital – casos de estudoPublication . Pinto, Maria Inês Dias; Teixeira, Sandrina Francisca; Ferreira, Ana Maria Lima FariaO copywriting é uma estratégia composta por ferramentas intangíveis como as palavras e os sentimentos para alcançar um resultado no mundo real. Trata-se de conduzir um leitor a uma ação, seja a compra de um produto ou uma simples subscrição de uma newsletter. Como objetivo principal deste estudo tem-se a compreensão e análise da estratégia de copywriting utilizada pelos profissionais de marketing digital na divulgação dos seus cursos online. Concretizou-se 6 casos de estudo e recorreu-se a uma metodologia qualitativa, nomeadamente através de técnicas como a análise de conteúdo e as entrevistas semiestruturadas. Os casos de estudo foram escolhidos a partir de certos requisitos como, ser profissional na área do marketing digital, dar formação online e estar a promover os seus cursos online no período de análise (março de 2021). Os selecionados foram os especialistas em marketing digital Paulo Faustino, Roberto Cortez, Marco Gouveia, Vasco Marques, Pedro Caramez e Frederico Carvalho. Pretendeu-se estudar as técnicas de copywriting aplicadas nos copies dos especialistas relativamente ao Conteúdo Orgânico, Conteúdo Patrocinado, Conteúdo de Landing Pages, Conteúdo de Websites e Conteúdo de Email Marketing. A análise destes copies foi feita através do software webQDA. Os resultados obtidos permitiram saber de que modo os especialistas aplicam uma estratégia de copywriting nos seus conteúdos, identificar quais as técnicas mais utilizadas e quais geram mais conversão para os seus cursos online, nomeadamente o gatilho emocional da prova social através de anúncios em redes sociais. Apesar de estes profissionais não serem especializados em copywriting, possuem algum conhecimento na área. No entanto, existe um longo caminho para alguns. Este estudo espera proporcionar e inspirar a adoção de uma estratégia de copywriting ajudando a triunfar em todos os negócios.
- Campanhas de Interação no Facebook Ads: Formato Vídeo VS Formato Imagem: Relatório de Estágio na Social FootPrintPublication . Tavares, Diogo Filipe Pinto; Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Sousa, Jorge Remondes deMarketing and Advertising reinvented the way we communicate and provided a new stage of interaction between brands and consumers, where a new form of communication emerged: advertisements. This internship report aims to demonstrate my experience throughout 400 hours of a curricular internship in a communication agency. The main purpose of this report is to demonstrate my path and apply in practice all the theoretical knowledge that I have covered during the master's degree in Digital Marketing. As a way to value my experience, I decided to put in the report a metadological part where I use advertising campaigns created by me, to understand which type of format (image or video) has more impact on the chosen goal, the interaction. As a way to evaluate the effect of the video or image format on interaction campaigns I selected important metrics in the analysis of interaction campaigns: reach, impressions, CPM, results, interaction rate, cost per interaction with the publication, comments on publications, reactions on publications, saved publications and shares of publications. This is a qualitative study based on information from Facebook Business Manager, where through the data of the developed campaigns it is possible to reach conclusions about my problem: "Facebook Ads Interaction Campaigns: Video vs. Image Format". That said, tables are made for interpretation of results where I use the analogy between campaigns to understand which format achieves better results in terms of engagement. The results show that the video format presents better results in terms of reach, impressions, CPM, interactions, cost per interaction with the publication. While the image format shows better results in terms of comments on posts, reactions, saved posts, and shares of posts. This study complements the literature on marketing and advertising campaigns by further studying the content format that has more reach for Facebook and Instagram users. In addition, it brings contributions to advertising managers by understanding which format has the most impact.
- Content marketing for B2B technology companies: challenges and indications of successful strategiesPublication . Fontoura, Camila Iglesias; Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuThe business-to-business (B2B) software as a service (SaaS) industry is a growing sector of companies that offer software products to enterprises. In recent years, there has been a significant growth of new companies in the technology sector, which creates a more competitive market with specific buying processes and target audiences. These industry-specific sales and marketing needs result in B2B SaaS companies presenting new strategies, behaviors and trends to generate more leads, increase their brand awareness and sell more. Since content marketing is one of the most easily implementable cost-efficient marketing strategies for all industries and company sizes, it also became a crucial strategy for B2B SaaS businesses. However, due to the novelty factor of this industry and the ever-evolving digital buying process, companies may not be aware of the available content marketing strategies and best practices for their specific needs. Therefore, there is a need to identify what content strategies are being followed by B2B SaaS companies, how they are adapting traditional content formats to their reality, and what industry-specific content types can be identified. This study has the objective of discovering if B2B SaaS companies are investing in web content marketing by adopting an exploratory research methodology, based on a qualitative nature, to make observations about the strategies implemented in the websites of one hundred B2B SaaS companies during the first half of 2023. Its relevance is justified since it enables the identification of industry-specific content marketing behaviors, being valuable for researchers who engage in further studies as well as for the B2B SaaS industry community by helping them make more informed decisions in the future. The results concluded that most B2B SaaS companies do not comply with the main web content marketing strategies suggested by published literature, being blogs as the most adopted content type.
- Estratégia SEM para as PME portuguesas: projeto Aquashowtickets.comPublication . Lungu, Ioan; Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuO presente projeto propõe demonstrar o desenvolvimento do Aquashowtickets.com e analisar as estratégias de Search Engine Marketing (SEM) adotadas pelo site. O objetivo é compreender o impacto das ações de SEM para o Aqusashowtickets.com. O projeto examinará as melhores práticas de SEO (Otimização para Motores de Busca) para aumentar a visibilidade orgânica do site nos resultados de pesquisa e a gestão de campanhas publicitárias de Search Engine Advertising (Publicidade nos Motores de Busca) para direcionar tráfego pago relevante. O AquashowTickets.com, é de um site desenvolvido pela empresa Last2ticket, LDA relacionado com o parque aquático Aquashow Park. Assim, por meio deste projeto, pretende-se oferecer insights práticos para melhoria da presença online do AquashowTickets.com e explicar o impacto nas vendas de bilhetes digitais com foco na otimização e publicidade para os motores de busca.A análise de resultados demonstra que existiu crescimento no número de encomendas finalizadas, demonstrando assim o com impacto das estratégia de SEM desenvolvidos no Aquashowtickets.com
- A inteligência artificial na produção de conteúdo escrito: análise de ação dos copywritersPublication . Carvalho, Catarina da Silva; Teixeira, Sandrina Francisca; Ferreira, Ana Maria Lima FariaA Internet transformou-se no maior meio de comunicação global, tornando inquestionável o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, que por sua vez gerou a necessidade da criação de conteúdo personalizado em grande escala. A evolução da Inteligência Artificial (IA) trouxe ferramentas que podem ajudar nessa mesma produção. Esta investigação visa perceber como é utilizada a IA pelos copywriters para a produção de conteúdo escrito. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista, conjugando a utilização de uma metodologia quantitativa através da realização de um questionário (n=113) e uma metodologia qualitativa através da elaboração de entrevistas (n=7) a diferentes profissionais da área. Como resultado deste estudo, foi possível perceber que os copywriters têm uma opinião positiva sobre a utilização de IA, considerando-a uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar o desbloqueio da criatividade e de diminuir o tempo de criação de conteúdo. Contudo, as ferramentas de IA atualmente utilizadas são consideradas insuficientes e com vários pontos que precisam de serem melhorados. O contributo da presente investigação pode ser relevante não só para a comunidade de copywriters, como para todos os profissionais e empresas que com eles interagem e, que de certa forma, beneficiam ou dependem do trabalho que desenvolvem. Para além disso, o estudo é também pertinente para a comunidade científica, oferecendo uma base para futuras investigações, e para os desenvolvedores de ferramentas de IA, fornecendo um feedback direto sobre as necessidades de melhoria e as expectativas de futuro dos copywriters acerca destas tecnologias.
- Projeto Enlitia: a internacionalização da marca através de estratégias de marketing digitalPublication . Cabaço, José Miguel Raposo; Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Lima, Ana Patrícia Pinto deNum contexto de saturação do mercado Portugês (mercado nacional) da produção de energias renováveis, nomeadamente produtores de energia solar e eólica, surge a necessidade de implementação de estratégias de marketing digital como possível forma de mitigar as dificuldades sentidas inerentes à saturação de mercado. A Enlitia, no âmbito deste projeto, propôs o desafio de entender as melhores formas de utilizar estratégias de marketing digital para alcançar a internacionalização, entendendo a eficácia das diferentes subestratégias aplicadas, concretizando-se no desenvolvimento e implementação de um plano de marketing digital. A necessidade de internacionalização da Enlitia prendia-se com mercados geográficos específicos, sendo eles: Portugal (mercado nacional, identificado como saturado), Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália. Para dar resposta ao desafio proposto foi feita uma análise contextual da empresa Enlitia, que comporta uma breve análise setorial, um estudo concorrencial e principais conclusões possíveis de retirar desta análise. De seguida, foi feito o planeamento de uma estratégia de marketing digital que ficou assente numa “estratégia-mãe” de inbound marketing que tem como estratégias complementares de marketing digital uma subestratégia de marketing de conteúdos, de search engine marketing (SEM), de email marketing e de social media marketing (SMM). Após a fase de planeamento, no âmbito deste projeto, foram implementadas as estratégias desenhadas e recolhidos os resultados obtidos, seguida de uma análise analítica e crítica dos resultados. Através da implementação das ações de marketing planeadas, concluiu-se a maior eficácia das estratégias implementadas de SEA e de marketing de conteúdos, tendo estas sido as que mais contribuíram para a internacionalização da marca e penetração em novos mercados geográficos. Por contrário, as estratégias de email marketing e de social media marketing foram identificadas como as menos eficazes.