ISCAP - DM - Marketing Digital
Permanent URI for this collection
Com o Mestrado em Marketing Digital pretende-se introduzir um elemento de inovação nas pequenas empresas, onde as atividades relacionadas com o marketing estão usualmente num único departamento e o seu responsável dirige todas as atividades da função comercial. Nas grandes empresas, pelo contrario, é normal haver mais do que um departamento, existindo técnicos e chefias intermédias para cada um dos segmentos de produto e/ou serviços ou, ainda, para cada uma das áreas de atuação do marketing. O gestor de produto e/ou marca são exemplos desse tipo de profissionais e resultam da especialização do marketing.
Estes profissionais devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança, devendo ser capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital. São pessoas que têm que contactar com um variado número de pessoas (internas e externas à empresa), saber trabalhar em equipa, possuírem excelentes capacidades de comunicação (oral e escrita). Alem disso, as suas funções exigem que sejam pessoas conhecedoras do ambiente que as rodeia (economia, concorrência, hábitos de consumo, tendências, inovações tecnológicas, etc) e criativas, de modo a que possam conceber estratégias adequadas, inovadoras e capazes de aumentar as vendas das empresas.
Browse
Browsing ISCAP - DM - Marketing Digital by advisor "Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação on-line das ONGs e a angariação de fundosPublication . Soares, Marta Bebiana Teixeira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA contínua evolução das tecnologias de informação no mundo contemporâneo tem alterado a forma de comunicação e angariação de fundos das Organizações Não-Governamentais (ONG). Atualmente, as ONGs em Portugal têm feito um esforço suplementar na procura e adaptação dos seus meios de comunicação on-line para a sensibilização, recrutamento de voluntários e angariação de donativos para as suas causas sociais. A atual e débil situação financeira de Portugal tem limitado a resposta e impacto das ONGs na sociedade. A diminuição de apoios estatais e donativos para a contínua operação das ONGs origina a utilização do marketing usando ferramentas on-line, como uma fonte importante de rendimento e de expansão da sua rede de comunicação e de envolvimento de pessoas. Com este trabalho procurou-se entender como as ONGs podem usar as plataformas de comunicação on-line para atingir os objectivos. Este estudo considera o impacto que a comunicação on-line (sites, redes sociais e blogues) tem na angariação de donativos/fundos. Para se desenvolver a investigação, utilizou-se a metodologia do estudo de caso, tendo-se selecionado uma ONG portuguesa, com elevada notoriedade, a AMI. O estudo de caso foi efetuado numa ótica de aprendizagem, com o intuito de analisar, juntamente com os alunos, a utilização atual da comunicação on-line por parte das ONGs, procurando desenvolver um espírito crítico e despertar consciências. Este estudo de caso permitiu-nos concluir que a AMI utiliza as ferramentas de comunicação on-line na divulgação e angariação de fundos, sendo o site, loja on-line, blogue, Facebook e plataforma de donativos os seus principais meios. Constatou-se ainda que a interatividade dos mesmos potencializa uma maior visibilidade da ONG e, por conseguinte, mais doações. No entanto, existem ainda potencialidades na comunicação on-line da AMI pouco exploradas que poderão ser objeto de melhorias de forma a contribuir para o aumento de donativos.
- Da ideia à concretização do negócio - BlindlyPublication . Pereira, Tânia Daniela da Silva Felgueiras; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira; Silva, Pedro Bruno Mendonça daThe purpose of this master project is the execution of a business plan to support an idea that aims to transform the dining out service into an experience that starts when leaving home. The truth is that today, consumers are much more informed and expect not only a service, but an experience. This change in mentality is also verified in the catering service, where now, booking a dinner means much more than satisfying a need. With the advancement of technology, changing habits and growing competition, it is necessary a constant development on the part of companies, in order to try to surprise and exceed expectations, because today more than a satisfied customer, a loyal customer is expected. Blindly, thus designated as the present business idea, goes through a service in which the customer schedules a dinner without knowing the destination and with transport included, keeping the surprise factor not only for the companions but also for the one who made the reservation. Taking into account the concept of the idea, Service Marketing and Experience Marketing are also explored. After an analysis of the various business plan structures, the IAPMEI structure was chosen to support the development of the idea. Throughout the project, an analysis is made to both the internal and external sides of the organization, its competitors, the entire strategy and development of communication is outlined, as well as its economic viability. In this last aspect, the business proved to be financially viable.
- O impacto da recordação e das opiniões perante a publicidades storytelling na vinculação e envolvimento com a marcaPublication . Petiz, Inês de Sousa; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA publicidade storytelling é uma estratégia de marketing que visa comunicar com os consumidores através de histórias que envolvam intensamente e despertem uma maior ligação com a marca. Este tipo de publicidade deve ser criada de forma a aumentar recordação e simultaneamente que crie uma opinião favorável. Neste sentido, esta investigação visa compreender quais os fatores da recordação publicitária que influenciam a opinião geral dos consumidores em relação à publicidade ST e o impacto desta na vinculação e envolvimento com a marca. Os fatores da recordação publicitária analisada são a estrutura e o conteúdo. A opinião em relação à publicidade ST é analisada considerando os fatores identificados na literatura, nomeadamente: informação, entretenimento, confiança e irritação. Foi delineado um estudo quantitativo, com uma amostra não probabilística de 202 participantes residentes em Portugal. Os participantes responderam a um inquérito que contempla medidas sociodemográficas e a adaptação de escalas que avalia a publicidade recordada, opiniões perante a publicidade ST e ressonância ao nível da vinculação emocional e envolvimento ativo com a marca. Para a análise de dados, utilizou-se estatísticas descritivas e análises univariadas e multivariadas. Os resultados obtidos evidenciam que os participantes recordam com maior frequência publicidades ST associadas a bebidas, sendo os fatores mais valorizados para a recordação: criatividade, imagem, vídeo, música e história. Concluiu-se que opinião geral é bastante favorável, e que este tipo de publicidade influencia positivamente a vinculação e envolvimento com a marca. As opiniões sobre a informação e a confiança são explicadas pela estrutura da publicidade recordada, enquanto o entretenimento é explicado tanto pela estrutura como pelo conteúdo. A opinião geral é influenciada pelo conteúdo da publicidade recordada e pelas opiniões sobre informação, entretenimento e irritação. Verificou-se, ainda que vinculação emocional é explicada pela estrutura da publicidade recordada e pela concordância com a informação fornecida, enquanto o envolvimento ativo é explicado pelo conteúdo da publicidade recordada, pela confiança e pela vinculação emocional. Esta investigação fornece informações úteis para a comunidade científica e empresarial, relativamente ao impacto da publicidade ST para a marca. Foram discutidas implicações, limitações e sugestões para estudos futuros.
- A influência do eWOM gerado pelos grupos de referência no Facebook, em PortugalPublication . Gomes, Ângelo Telmo Monteiro; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA Internet veio facilitar a pesquisa de informações sobre produtos e marcas. A nova dinâmica na interação dos consumidores possibilitada pelas redes sociais, permitiu aos consumidores o acesso a muitas opiniões registadas por outros consumidores (Riegner, 2007). Para Siegel (1999) muitos sites de marcas na internet utilizam como esforço de persuasão depoimentos de indivíduos que consumiram os produtos dessas marcas. Com o aparecimento das redes sociais o consumidor passa a produzir conteúdos e a necessidade dos consumidores exprimirem as suas opiniões e experiencias de compra e consumo tomou novas proporções. O Facebook é atualmente a rede social de maior sucesso mundial, tornando-se imperativo conhecer o comportamento do consumidor nesta plataforma. Este estudo permitiu através de uma amostra de conveniência de 719 indivíduos perceber a influência do eWOM gerado pelos Grupos de referência no Facebook, em Portugal. Adicionalmente analisou-se a utilização desta rede social para pesquisa de informações sobre marcas e partilha de outras informações. Conclui-se que, apesar de o Facebook não ser uma das principais fontes de busca de informação sobre produtos, quanto maior a busca de informação e quanto maior contribuição online (partilha de informações) no Facebook, maior a confiança no eWOM obtido através da mesma rede social. Os inquiridos que mais contribuem online são também os que mais procuram informação online e mais confiam nessa informação. Verificou-se ainda que as opiniões emitidas pelos grupos de referência no Facebook estão positivamente correlacionados com a confiança no eWOM e decisão de compra. Finalmente, identificamos que os grupos de referência que mais influência têm na confiança no eWOM e na busca de informação no Facebook são os utilizadores em páginas de marcas, utilizadores em grupos de discussão, amigos e outros utilizadores.
- A influência do marketing sensorial online na intenção de compra do consumidorPublication . Matos, Mariana Rui Neves; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraFace ao elevado aumento do consumo online, as marcas tiveram de se adaptar a esta tendência, sendo desafiadas diariamente com uma vasta concorrência. Como forma de se distinguirem e oferecerem experiências de valor aos seus atuais e potenciais clientes, estas começaram a apostar na integração das estratégias de Marketing Sensorial no canal online. Sem dúvida que o Marketing Sensorial acarreta inúmeros desafios no mundo digital, no entanto, com o aparecimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas, a criação de experiências sensoriais neste canal tem melhorado, tornando-se num aspeto fulcral para as marcas. Sendo este um tema muito recente, a literatura ainda é bastante escassa, principalmente, no que concerne à utilização de estímulos táteis em ambientes digitais por parte das marcas. Posto isto, este estudo nasce para colmatar essa lacuna na literatura, tendo como principal objetivo compreender a influência do marketing sensorial online na intenção de compra, especificamente como os estímulos visuais e táteis afetam o comportamento do consumidor no contexto dos websites. Esta investigação adotou um método quantitativo utilizando um questionário com recurso à metodologia de pesquisa experimental “within-subjects”, tendo sido recolhidas 200 respostas. Posteriormente os resultados foram analisados através do Modelo de Equações Estruturais no software Smart PLS, onde foi possível confirmar que os estímulos sensoriais visuais e táteis influenciam a intenção de compra dos consumidores online. Neste estudo, foram aceites 5 hipóteses. Conclui-se que os estímulos visuais e táteis afetam a experiência online do consumidor e, por sua vez, impactam a sua inteção de compra. Neste estudo não foi possível comprovar o impacto do Need For Touch (NFT) como efeito moderador entre os estímulos táteis e a experiência sensorial online, o que mostra que estes são importantes para todo o tipo de consumidores. Por último, um dos dados mais importantes a retirar deste estudo recai sobre o facto da relação mais forte e que agrega um maior número de variáveis surgir no modelo da Adidas: o Estímulo Tátil influencia a Experiência Sensorial Online, que por sua vez exerce impacto na Qualidade Percebida do Produto e, posteriormente influencia a Intenção de Compra do consumidor. Este resultado demonstra a importância da presença dos estímulos táteis em ambiente digital para melhorar a experiência sensorial dos utilizadores, ajudar na perceção da qualidade dos produtos e incentivar à compra.
- Plano de comunicação online: space2businessPublication . Loureiro, José Pedro Nunes; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira; Rodrigues, Maria Antónia Gonçalveseconomia da partilha é um conceito ambíguo, mas cada vez mais na moda nos dias de hoje. As plataformas online baseadas neste modelo apresentam inúmeras vantagens, seja para quem está disposto a partilhar os seus bens, seja para quem usufrui dessa mesma partilha. O sucesso alcançado tornou a economia da partilha num tema em ebulição, sendo que já existem plataformas que permitem chamar táxis, reservar quartos de hotéis ou até reservar quartos de casas particulares. Nesse sentido, foi criada a empresa space2business, cujo modelo de negócio assenta na reserva de espaços de trabalho, também essa uma área de negócio em evolução, especialmente a categoria de co-working. Dado que se trata de uma startup fundada apenas em 2015, o lançamento da marca e respetiva gestão surge como o primeiro passo para a estabilização da empresa. Para o efeito, a revisão de literatura aborda temas genéricos, como a comunicação integrada de marketing e o marketing digital, mas também as boas práticas em cada um dos canais digitais, especialmente no website (desktop e mobile), blog, publicidade online, redes sociais e email. Após a revisão de literatura, foi traçado um plano de comunicação online, visando a promoção da marca no meio digital. Terminada a sua elaboração, deu-se a implementação do plano, com utilização prevista para um ano. Este projeto abrange apenas o período de teste de um mês. Finalmente, debruçando-se sobre a análise de resultados, este projeto regista as ações que tiveram sucesso e sugere propostas de melhoria, para o período anual, ou seja, os onze meses seguintes ao período de teste. Dentro de todas as táticas executadas na implementação do plano nesse período, o Facebook Ads apresentou-se como a ferramenta mais valiosa, beneficiando assim a página de Facebook da empresa. Em contrapartida, o Google AdWords obteve um desempenho bastante aquém do esperado.
- Proposta de guião para a construção do website de uma cooperativaPublication . Pinto, António Ricardo Tavares Teixeira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioPor confronto com as outras entidades, nomeadamente as sociedades comerciais, as cooperativas apresentam especificidades que deverão estar refletidas no seu website. De entre estas destaca-se o seu fim mutualístico, a governação democrática pelos membros, a adesão voluntária e livre e a gestão autónoma e independente. As cooperativas nascem para satisfazer as necessidades dos seu membros, num dialogo permanente com a comunidade em que estão inseridas. A pertinência do marketing em qualquer organização é inegável. No setor cooperativo, este tem sido negligenciado. A realidade da generalidade das cooperativas portuguesas é a de uma ausência de perceção do marketing digital enquanto impulsionador da organização. Em particular os websites deverão responder às necessidades competitivas do mercado e dar ênfase a essas mesmas características que as diferenciam de outro tipo de instituições. Este estudo, através da metodologia de análise de caso e estudo de casos comparativos, apresenta um guião para a construção de um website de uma cooperativa. Pretende-se que este guião permita às cooperativas refletir nesse website o seu desempenho económico e social. Sugere-se que os websites das cooperativas incluam páginas que evidenciem a história, a região, a missão e os valores, os órgãos socias, os estatutos, os produtos ou serviços, uma loja online (quando aplicável), os requisitos para a adesão, notícias e formulários de contacto e os contactos da cooperativa. Adicionalmente, na conceção do website, devem ser tidas em consideração as melhores práticas adotadas para a construção do website de qualquer entidade, nomeadamente a facilidade de utilização, o layout, qualidade gráfica, legibilidade, rapidez de navegação, conteúdo, facilidade de contacto e adaptação para mobile.