Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-20"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O papel das aplicações móveis no turismo - o caso ZarcoPublication . Ferreirinha, Marta Sofia Guindeira; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosNum contexto cada vez mais digital, em que as novas gerações já nascem num meio dependente das tecnologias, especialmente da internet, a mobilidade conquistou um lugar de grande destaque no mercado, oferecendo excelentes oportunidades à sociedade, nomeadamente na área do turismo. É neste contexto que surge a Zarco, startup portuguesa, com um lema bem definido, dividido em dois pontos: Live, feel and breath the city, just like a local e Discovering a new city has never been so easier. O projeto Zarco assenta no turismo de experiência, baseado nas relações humanas - as quais, apesar da evolução tecnológica, continuam presentes no quotidiano do indivíduo -, e pretende facilitar a vida de quem gosta de viajar e descobrir recantos não anunciados nos catálogos turísticos. O objetivo deste trabalho de projeto baseia-se num estudo de caso sobre a Zarco. Depois de um enquadramento teórico sobre turismo, o marketing digital e a interactividade no marketing online, é efetuada uma análise aos pontos fortes e aos pontos fracos desta empresa, com o fim de introduzir melhorias no seu modelo de negócio. No entanto, face à situação atual do projeto Zarco, e para um melhor entendimento dos processos de marketing e das aplicações móveis sobre o turismo, apresenta-se também um estudo de outros dois casos de empresas de sucesso: Airbnb e Uber. Depois de efetuado este estudo, foram elaboradas tabelas comparativas entre as três empresas, concluindo-se que, embora cada empresa tenha meios e parceiros muito distintos - adequados ao seu modelo de negócio -, todas têm em comum o foco no mercado turístico, oferecendo ao viajante um serviço personalizado, e lowcost, garantindo segurança, comodidade e qualidade, acrescentado valor para as partes interessadas.
- A intenção de participar no social commerce: perfil, comportamento e motivaçõesPublication . Silveira, Daniela Filipa Rodrigues da; Santos, José de FreitasNum contexto em que as redes sociais e as compras online são uma constante na vida dos consumidores, os hábitos comportamentais têm sofrido mutações. A interação social ultrapassa todos os dias as barreiras pessoais e cada vez mais as pessoas dão e recebem informações várias à distância de um click. A influência que os consumidores exercem entre si não é só evidente nas compras online, como também noutras atividades comerciais, sendo por isso muito importante conhecer o comportamento de quem tem tanto poder. O objetivo da investigação é o de contribuir para uma melhor compreensão do que leva os utilizadores das redes sociais a participar no Social Commerce, conhecendo em detalhe o seu perfil, comportamentos e motivações. Com base na revisão de literatura, foi desenvolvido um modelo concetual onde foram identificadas as principais variáveis (apoio informacional; apoio emocional; constructos de Social Commerce; valores utilitários; valores hedónicos; satisfação; intenção de participação) que interferem na intenção de participar no Social Commerce. A partir de um questionário online, obtiveram-se 140 respostas válidas que permitiram a realização de um estudo quantitativo em que foram aplicados diversos tratamentos estatísticos. Os resultados do estudo mostram que o perfil do utilizador são jovens ativos e digitalmente informados que participam e valorizam ativamente a interação social como forma de ajuda mútua. Os principais comportamentos dos consumidores nas redes sociais são de socialização, de obtenção de informações e ajudas imediatas. As avaliações de terceiros e os fóruns são tipos de social commerce muito utilizados para aquisição de produtos mais técnicos e de serviços. A validação das hipóteses do modelo teórico permite concluir que as variáveis apoio informacional, apoio emocional, apoio social, constructos de Social Commerce, valores utilitários, valores hedónicos, motivação e satisfação influenciam positivamente a intenção de participar no SC.
- A marca - comunicação e ativação digitalPublication . Leal, Bruna Diana Almeida; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosO meio digital tem vindo a adquirir uma importância expressiva nas mais variadas áreas sociais. As marcas encontraram nesse espaço digital novas formas e canais de comunicação onde podem promover a sua identidade, os seus produtos e interagir com o público. A comunicação, presente e fundamental nas mais diversas áreas sociais, assume igual relevância para a marca que, através da expressão visual e verbal nas plataformas digitais, consegue aproximar-se do consumidor. A comunicação da marca visa criar identificação e diferenciação num mercado que tem tantas potencialidades quanto concorrentes. A presente investigação tem como objetivo entender de que modo a comunicação no meio digital, em especial os elementos visuais e verbais da sua composição, contribuem para a estratégia de ativação da marca. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a marca, a comunicação e as ferramentas que promovem a ativação no cenário digital. Os conhecimentos adquiridos resultaram na conceção de um manual de ativação digital da marca, baseado na comunicação e nos elementos visuais e verbais. O manual surge sob a forma de e-book e contém informações relativas à marca, à comunicação, à ativação de marca e todas as componentes digitais que são inerentes à temática. As informações contidas neste trabalho organizam conceitos teóricos, num corpo de conhecimento que pretende auxiliar na orientação sobre as estratégias de comunicação e ativação da marca através de meios digitais.
- Os Millennials e o mobile marketing: fatores influenciadores da frequência de uso das aplicações móveis bancáriasPublication . Santos, Cristiana Andreia Peixoto Silva; Lima, Ana Patrícia Pinto deEm plena era digital, a mobilidade é um requisito cada vez mais exigido por cada um de nós. A tecnologia evoluiu no sentido de fornecer a mobilidade, os millennials acompanharam esta evolução e tornaram-se pioneiros na sua utilização. As empresas perceberam que teriam de desenvolver produtos e serviços que viessem ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores, e aliaram-se aos recentes avanços tecnológicos para darem esse passo. O setor bancário já há muito que iniciou a sua caminhada no sentido de dar autonomia e mobilidade aos clientes com o lançamento do serviço de homebanking, no qual os clientes podem aceder a partir de um computador e efetuar operações bancárias. A evolução dos telemóveis e a rápida adesão aos mesmos trouxeram a necessidade de disponibilizar o serviço de homebanking numa aplicação mobile, nascendo assim o mobile banking. O objetivo do presente estudo é a análise da frequência de uso das aplicações de mobile banking e os fatores que podem influenciar a decisão da geração Millennial na adoção deste serviço. A abordagem metodológica adotada é a investigação exploratória aplicando-se o método quantitativo sendo o inquérito baseado na literatura existente sobre a adoção do mobile banking. Os resultados revelam que a perceção de valor e risco, a confiança inicial e as expectativas de performance e esforço são fatores que influenciam a frequência de utilização das aplicações de mobile banking por parte dos millennials. No entanto, não se verificou qualquer relação entre a frequência de uso e a idade dos inquiridos. O presente estudo apresenta utilidade para os responsáveis pelo desenvolvimento de serviços digitais e marketing das instituições bancárias.
- Análise das práticas de marketing de conteúdo nas redes sociais: o caso da indústria da saúde e fitnessPublication . Van Egmond, Ana Correia; Santos, José de FreitasA indústria de saúde e fitness é uma área de negócio que atualmente se encontra em grande evolução, tendo havido nos últimos anos um boom de interesse e de procura de bens e serviços, a par de um grande crescimento de novas entidades e empresas que se estabelecem nesta área ou se tentam adaptar a esta nova tendência de mercado. A acompanhar o seu crescimento, assistimos também na web a uma maior difusão destes temas, verificando-se uma multiplicação na produção e distribuição de conteúdo digital relativo a interesses da área da saúde e do fitness, seja por parte das empresas que atuam na indústria, como por parte dos seus consumidores, utilizadores ativos da internet. Paralelamente a esta realidade, assistimos também a um consumidor cada vez mais conectado ao universo online, em particular ao social media, com hábitos de consumo de conteúdo digital nunca antes vistos. Em concreto, os utilizadores da web esperam conteúdo e entretenimento personalizado e de qualidade 24 horas por dia, e as empresas, para sobreviver, necessitam de responder a esta demanda. No entanto, nem todas as marcas conseguem dar resposta a essa realidade da forma mais eficaz, seja por desconhecimento das melhores práticas de marketing de conteúdo a aplicar, como pela existência de uma dificuldade em acompanhar um consumidor digital cada vez mais exigente e uma concorrência cada vez mais competitiva. Urge então a necessidade de as empresas perceberem qual a melhor forma de se envolverem com esta realidade, bem como de terem conhecimento de quais as melhores práticas a aplicar relativas ao planeamento, produção e distribuição de conteúdo online de relevância para o seu público. Neste contexto surge a problemática desta dissertação, identificada como a necessidade de saber quais as melhores práticas de marketing de conteúdo que uma empresa da indústria de saúde e fitness deve desenvolver para otimizar a sua presença nas redes sociais. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é o de compreender quais os métodos mais eficazes para se desenvolver práticas de marketing de conteúdo nas redes sociais, em particular no contexto da indústria de saúde e fitness. A dissertação adota uma metodologia de análise de conteúdo descritiva de natureza qualitativa, fazendo através desse processo uma análise das práticas de marketing de conteúdo no Facebook e no Instagram de quatro empresas da indústria referida, ao longo do período de um ano. O estudo permite compreender com que frequência o marketing de conteúdo deve ser comunicado nas redes sociais, qual o rácio ideal entre a partilha de publicações de conteúdo e a partilha de publicações de produto, quais os tipos de conteúdo e as mensagens mais adequados a comunicar na indústria de saúde e fitness, em concreto no Facebook e no Instagram, quais os formatos mais pertinentes a utilizar, bem como quais as boas práticas relativamente ao planeamento, produção e distribuição de conteúdo nas redes sociais.
- Estrela Michelin: sonho ou pesadeloPublication . Azevedo, Joana Dias; Oliveira, MónicaPretende-se, com o desenvolvimento deste trabalho, a criação de um documento técnico que vise apresentar e descrever todos os processos e trâmites para a obtenção de Estrelas Michelin. Através da pesquisa que sera realizada sobre a temática num restaurante galardoado com duas Estrelas Michelin aspira-se a uma análise meticulosa sobre todos os procedimentos, suas fraquezas e forças, aspetos positivos e negativos, vantagens e contrariedades deste sistema. O estágio foi realizado no The Restaurant, restaurante do The Yeatman Hotel, durante o período de Janeiro de 2017 a Junho de 2017 versando toda a area operacional e de gestão do F&B, numa Ótica de qualidade que permite ã unidade a obtenção de tão conceituado prémio como é a Estrela Michelin. O relatório inicia-se por uma abordagem teórica à gastronomia, sua historia e sua importância cultural. De seguida faz-se uma analise pormenorizada e uma investigação profunda sobre o guia Michelin e todos os aspetos intrínsecos. Por último e como culminar deste Relatório pretende-se contribuir para a ciência e técnica hoteleira através da criação de um documento que auxilie e ampare todos os restaurantes que aspirem este galardão. Deseja-se, com humildade, criar um contributo para a hotelaria nacional e para o Departamento de Restauração e Bebidas em particular, tendo em conta que esta pleno de lacunas de publicações técnicas.
- O papel do conteúdo no Facebook para o costumer engagement: um estudo aplicado ao setor das telecomunicaçõesPublication . Mota, André Tavares da; Santos, José DuarteCom base no customer engagement, a presente investigação tem como principal objetivo perceber quais os fatores que influenciam os seguidores do Facebook a interagirem com as publicações das marcas do setor das telecomunicações em Portugal. Numa primeira fase caracterizamos as redes sociais na perspetiva do marketing e analisamos o papel do Facebook na perspetiva da empresa e o perfil do utilizador de Facebook. Seguidamente descrevemos o conceito de customer engagement, evidenciamos o papel dos antecedentes do engagement, identificamos fatores que podiam contribuir para o engagement e propomos uma fórmula para avaliar o engagement. Ainda na componente referente à revisão da literatura caracterizamos o sector das telecomunicações. Na parte referente ao estudo empírico, apresentamos o modelo concetualizado que assenta em oito variáveis independentes que consideramos como possíveis influenciadoras do engagement do cliente com as marcas, o que permitiu formular oito hipóteses. Aplicou-se a metodologia quantitativa com recurso à técnica de observação para efetuar a recolha dos dados, o que permitiu obter uma amostra constituída por 271 publicações distribuídas pelos três operadores de telecomunicações: Vodafone, Meo e NOS. Após análise dos elementos recolhidos constatou-se que cinco hipóteses deveriam ser aceites. Assim, concluiu-se que os fãs das páginas de Facebook analisadas têm uma tendência em interagir com as publicações quando estas possuem: uma comunicação pessoal, uma mensagem em aberto e cujo objetivo está orientado para a interação, um apelo à resposta baseado na emoção e uma mensagem que apresente algo de novidade.
- Influência dos agentes inteligentes no processo de conversãoPublication . Pinto, Vitor Miguel Barros; Magalhães, JoséO estudo da presente dissertação tem como foco a influência dos Agentes Inteligentes no processo de conversão, nomeadamente, em processos de compras efetuadas de forma eletrónica no conceito de negócio para Cliente final e de empresa para empresa. A presente investigação tem como principal foco perceber se os Agentes Inteligentes utilizados em diversas situações (e outros que possam surgir) têm real impacto nos processos de venda. Tendo como base o tópico em questão a investigação foi iniciada com a explicação e definição do tema “Agente Inteligente” de uma forma geral, sendo segmentado depois a informação do estudo para os AI aplicados ao marketing. De seguida foi elaborada abordagem ao processo de conversão, incluído no funil de vendas das entidades (tratando-se do último passo deste funil) tendo sido efetuada comparação com o processo de jornada do consumidor, que, parecido com o funil de vendas, tem no processo de conversão uma das fases finais, não sendo, no entanto, a última. O estudo teve como principal base a análise de AI desenvolvida por Kumar et al. (2015) sobre a forma como são aplicados os AI no marketing, nomeadamente em que bases, estratégias utilizadas e aplicações possíveis. Com base no estudo efetuado, foi possível criar o inquérito que permitisse perceber de que forma os AI têm ou não influência na aquisição de bens e serviços por parte dos consumidores finais no processo de compras eletrónico. No estudo do funil de vendas a base de trabalho teve como ponto de partida a análise desenvolvida por Cooper e Budd (2006) onde são analisados os diversos estados do funil de vendas bem como métodos e atuação em cada um deles. Foi igualmente analisada a jornada do consumidor, com base no estudo de Edelman (2010) onde são igualmente apresentados os estados do consumidor, mas é elaborada uma diferente abordagem à forma como o Cliente converte a ação de compra. O questionário elaborado contou com uma amostra de 105 inquiridos, onde as diferentes estratégias de abordagem dos AI foram apresentadas, por forma a perceber quais destas terão resposta mais positiva. A fase final da presente dissertação apresenta-nos a conclusão do estudo relativo ao questionário elaborado, com dados relativos às respostas dos inquiridos permitindo tirar dados sobre a influência dos AI no processo de conversão. O presente estudo permitiu concluir que os AI têm efetivamente influência no processo de conversão sendo que o impacto varia mediante cada tipo de AI aplicado e mediante o tipo de ação envolvida.
- Digital influencers e o comportamento dos seguidores no Instagram: um estudo exploratórioPublication . Pereira, Cláudia Sofia Gomes; Santos, José de FreitasAtualmente as redes sociais, na qual se inclui o Instagram, assumem um papel relevante no quotidiano, não só, dos indivíduos, mas cada vez mais no quotidiano das empresas e marcas, que tiveram de repensar as suas estratégias de marketing de forma a captar a atenção dos seus consumidores. Estar presente nas redes sociais e na internet em geral já não basta para que as empresas se mantenham no mercado cada vez mais concorrencial. O influencer marketing, ou marketing de influência, é uma estratégia de marketing baseada no modelo do fluxo de comunicação que sustenta que as pessoas são menos influenciadas pela publicidade dos meios de comunicação do que pela informação de terceiros, como os líderes de opinião que partilham as suas opiniões. (Himmick, 2016). Estes líderes de opinião, tais como os digital influencers, que no Instagram têm uma legião de seguidores, têm o poder de influenciar atitudes e comportamentos através da sua popularidade, percebida como autoridade digital. Neste sentido, o objetivo deste estudo é perceber e identificar um padrão de comportamentos dos seguidores dos influencers fitness do Instagram, adotados por influência. Assim foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre a plataforma Instagram e sobre os digital influencers, seguido de em estudo exploratório em que se recorreu à aplicação de um questionário, que resultou posteriormente numa análise e discussão de dados. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe efetivamente uma alteração/adoção de comportamentos por parte dos seguidores de influencers fitness, que se inspiram nestes perfis para alcançarem os seus objetivos como praticantes de um estilo de vida saudável, sendo que os comportamentos de imitar a mesma receita, comprar o mesmo produto/marca e fazer o mesmo exercício, são os mais atotados por influência.
- O papel das redes sociais na fidelização dos clientesPublication . Ventura, Daniela Filipa Antunes; Vieira, António da SilvaAs redes sociais são um importante meio de conecção com o mundo, de partilha de experiências, opiniões e conteúdos. Os consumidores têm voz ativa e estão permanentemente informados. Isto levou a que as empresas sentissem a necessidade de estar onde o público está e de criar uma relação de proximidade com os consumidores. Este estudo investiga a importância que a presença das marcas nas redes sociais adquiriram na vida dos consumidores e a sua influência na fidelização do consumidor aquando da escolha de uma marca em vez de outra e, principalmente, na hora de defender a marca. De forma a atingir esse objetivo, foi lançado um inquérito pelo Facebook a uma amostra de 201 participantes residentes em Portugal. Os resultados indicam que o relacionamento de uma marca com o cliente nas redes sociais leva à recomendação e defesa da marca, numa altura em que a opinião de outros consumidores atinge uma importância fulcral. Outra conclusão do estudo aponta que o relacionamento nas redes sociais entre cliente e marca produz uma ligação forte, traduzindo em confiança na marca e , por sua vez, em fidelização.