ESMAE - DM - Ensino de Música
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESMAE - DM - Ensino de Música por orientador "Almeida, Gilberto Bernardes de"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- O aquecimento corporal em alunos de saxofone do ensino básico para prevenção de lesões musculosqueléticasPublication . Matias, Diana Sofia Gonçalves; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Almeida, PauloEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, o Conservatório de Música de Coimbra. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial ênfase no trabalho desenvolvido em sala de aula. No terceiro, é apresentado o projeto de investigação que trata as principais lesões musculosqueléticas nos saxofonistas, a importância de um aquecimento corporal como método profilático e a análise da Técnica de Alexander, do Método de Feldenkrais e da prática de Yoga, culminando numa sequencia de exercícios, simples e lúdica para que os professores de saxofone possam perceber e alertar, desde cedo, para a importância destes métodos na vida de um músico e realizá-la com os alunos do ensino básico.
- A improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musicalPublication . Lopes, Hugo José Nunes; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, RosaEste relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Neste trabalho aprofundo uma reflexão de toda a prática educativa ao longo de três grandes domínios documentados em partes distintas. A primeira parte contextualiza, de um ponto de vista histórico, o ensino da música em Portugal. Em maior detalhe, é estabelecida uma caracterização das metas e atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música do Porto ao longo da sua existência. Atendendo ao seu recente centenário, especial referência é prestada ao testemunho desta instituição para a comunidade musical Portuguesa. A segunda parte aborda a prática educativa supervisionada, decorrente da componente prática e reflexiva do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Um particular destaque é dado à descrição de estratégias de codocência aplicadas em contexto de sala de aula e seguidas no âmbito do estágio. A terceira parte, descreve o projeto de intervenção realizado a alunos de saxofone, no qual se propõe estratégias com base na improvisação como ferramenta motivadora para o desenvolvimento da autonomia do aluno na interpretação e expressão musical.
- Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de casoPublication . Pereira, Luís Manuel Azevedo; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, Rosa Maria da SilvaO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e divide-se em três capítulos. No Capítulo I é caracterizado e contextualizado historicamente o Conservatório de Música do Porto, escola onde foi efetuada a prática de ensino supervisionada. O Capítulo II compreende a reflexão sobre a prática educativa supervisionada, entre outra informação relevante sobre a organização do estágio. Em maior detalhe, são caraterizados os alunos e o espaço escolar e apresentada toda a informação pertinente para a organização e realização do estágio, concluindo com uma síntese reflexiva sobre a observação e lecionação efetuada. O Capítulo III apresenta um projeto de investigação, que visa compreender o fenómeno da utilização da Numerofonía de Aschero no ensino e aprendizagem de saxofone em idade pré-escolar. Conclui-se que o uso da Numerofonía de Aschero é útil na aquisição de competências musicais e instrumentais na fase inicial de aprendizagem.
- A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofonesPublication . Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Sousa, JorgeEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.
- O trato vocal na prática pedagógica do saxofonePublication . Pereira, Pedro Miguel da Costa; Almeida, Gilberto Bernardes de; Sousa, JorgeEste relatório representa o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada e reflete as aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Divide-se em três capítulos. O primeiro contém a caracterização da instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo descreve as experiências e desafios da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro e último capítulo aborda o Projeto de Intervenção, que nasceu com o fim de consciencializar os alunos para a problemática da importância do trato vocal na prática do saxofone. Neste âmbito realizou-se uma experiência com seis participantes, que executaram individualmente três exercícios, com o objetivo de melhorar aspetos relacionados com o trato vocal. No final de cada exercício os alunos foram avaliados por dois professores de saxofone segundo os seguintes critérios: evolução da qualidade tímbrica, controlo do fluxo de ar, nível de compreensão e nível de adequação do exercício.
