ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Pinheiro, José Alberto"
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- De Corpo e Alma: o cinema em movimento e a subjetividade dos elementos narrativosPublication . Machado, Beatriz Pereira; Pinheiro, José AlbertoO fenómeno de Fátima deve ser compreendido para além de apenas uma manifestação religiosa popular. Foi um elemento fundamental no contexto de guerra, conflito político e transformação cultural em Portugal. As aparições aos três pastorinhos, a 1917, pela Nossa Senhora de Fátima, dividiram opiniões entre crentes e céticos, mas rapidamente se tornaram num símbolo nacional e internacional da vivência católica contemporânea e como espaço de convergência espiritual e social. O documentário pretende traduzir o poder desse fenómeno e acompanhar o percurso íntimo e simbólico do peregrino, aquele que acredita em algo superior a nós próprios, aquele que procura respostas. Por vezes essas respostas surgem em forma de sensações e experiências que apenas os que caminham parecem entender. “De Corpo e Alma” promete refletir, através da experiência de um grupo de peregrinos de Santo Tirso, sobre o significado universal da fé e de que forma é que ela os motiva a completar o desafio a que se propõe. O seu percurso espelha o de milhares de peregrinos que se submetem ao mesmo esforço físico e processo de transformação íntima. É nessa passagem do individual para o coletivo, do local para o universal, que o documentário procura focar. Um processo que incluiu um método de investigação, nomeadamente sobre a história de Fátima e os seus milagres, assim como entrevistas a peregrinos, membros da organização e uma psicóloga. Este documentário conclui que a peregrinação é muito mais do que apenas a chegada, é um caminho que transforma a nível intelectual e emocional. Cada passo representa a força que depositamos em algo que não é palpável, não é material, não é visível se quer. E que pode ser tanto ou mais poderoso.
- O mockumentary e o desconforto na comédia: realização na curta-metragem “Mata Porcos – Sopa no Bigode A Biografia Oficial"Publication . Silva, Mariana Amaral; Pinheiro, José Alberto; Ribeiro, Pedro AzevedoA escrita deste ensaio foca-se na criação de uma falsa realidade com uma personalidade estrela, a banda Mata Porcos e na aplicação efetiva da comédia do desconforto no mesmo. Em uma primeira parte, é analisada a relação do género documental com o fictício fazendo ponte para a paródia no mockumentary e nos casos de estudo cuja pesquisa sustenta a criação do projeto. Em uma segunda e terceira parte são caraterizadas as etapas práticas do projeto, desde a conceção da ideia até a identidade Visual na montagem. As considerações finais refletem se a metodologia adotada possibilita a simbiose entre o ficcional e o real e se atinge a finalidade principal, o riso.
- Transformações sociais e o simbolismo do beijo: a realização de Em Silêncio, AmorPublication . Cruz, Sara Manuela de Matos da; Pinheiro, José Alberto; Negrão, PedroO presente ensaio aborda a liberdade, analisando a evolução da sociedade portuguesa entre as décadas de 60 e 80 até os dias atuais, com destaque para um ritual tradicional de casamentos portugueses dos anos 80: o ato de beijar, sinal de afeto e união. O projeto explora a tradição oral conhecida como “Beija, Beija.” dentro de casamentos tradicionais, investigando esta prática no casamento de Madalena Matos Fernandes e Luís Cruz, um exemplo representativo de rituais semelhantes realizados em Portugal. O estudo inicia-se com imagens de arquivo que mostram diversas pessoas beijando-se. O objetivo é investigar as razões desse ritual tão presente e expansivo àquela época, destacando o seu lado cómico, por vezes estranho e até libertador. Essas imagens são um ponto de partida para uma reflexão sobre a persistência do ritual e sua relevância atual, 40 anos depois. O documentário busca respostas para a vivacidade desse ritual de liberdade nos casamentos, observados publicamente. Além de fornecer respostas, o filme questiona a forma de vida e pensamento da população portuguesa educada entre 1960 e 1980, avaliando se e como essa perspetiva mudou ao longo do tempo. Por fim, o ensaio intitulado “O Simbolismo do Beijo nas Mudanças Sociais” será elaborado, explorando como o gesto do beijo refletiu as transformações sociais e a busca pela liberdade em Portugal.
- A voz narrativa na realização da curta-metragem de ficção “Umbral”Publication . Vale, Miguel Andrade do; Pinheiro, José AlbertoO presente ensaio explora a Voz Narrativa como um elemento-chave na realização da curta-metragem de ficção Umbral (2024), utilizando as teorias de Gérard Genette sobre níveis narrativos, narrativa metadiegética e metalepse, juntamente com o conceito de "filmes puzzle psicológicos", introduzido por Elliot Panek, que criam uma ambiguidade deliberada e envolvem a audiência numa interpretação ativa. O estudo detalha a construção das personagens de Umbral (2024), nomeadamente do protagonista Edgar, cuja "defesa moral", em interação com a dualidade representada pela personagem da Irmã, atua como um catalisador crucial para o desenrolar da narrativa, criando uma tensão interna que impulsiona o desenvolvimento da história. A análise desenvolvida revela ainda que Umbral (2024) não é apenas uma narrativa sobre crime e castigo, mas sim uma proposta de reflexão sobre o julgamento moral, alcançada através do esforço colaborativo na Realização, Fotografia, Som e Arte. Ao empregar técnicas como a narração alternada, a narrativa metadiegética e a metalepse, para sustentar a ambiguidade, o filme encoraja a audiência a envolver-se profundamente com a história e a interpretar ativamente o seu significado, desafiando a narrativa convencional e criando, em última análise, uma experiência cinematográfica complexa e provocadora.
