ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Martins, Filipe"
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- Cinema latino-americano: onde o encontro do real com o fantástico se faz ñandePublication . Santos, Marcus Vinicius Teles; Martins, FilipeEste estudo busca apresentar uma reflexão sobre o realismo fantástico no cinema latino-americano e sua contribuição para a formação de uma identidade cultural. Partimos da concepção de fantástico proposta por Todorov e suas subdivisões: fantástico-estranho e fantástico-maravilhoso. A partir dessa explanação, explora-se a história e o conceito do realismo fantástico latino-americano em suas denominações "realismo mágico", do escritor venezuelano Uslar Pietri, e "real maravilhoso", do escritor cubano Alejo Carpentier. Finalizando o capítulo, identifica-se a dicotomia cinematográfica entre realistas, cuja tradição se iniciou com os irmãos Lumière e ganhou embasamento teórico com Bazin, e formalistas, representados por Sergei Eisenstein e o precursor Georges Mélies, considerado o pai do cinema fantástico. No segundo capítulo, adentra-se no cinema latino-americano, inicialmente conceituando as ideias de espaço-tempo de Milton Santos e de identidade cultural de Stuart Hall. Posteriormente, exploram-se os primórdios do cinema latino-americano, com maior enfoque nos países Argentina, Brasil e México, e investiga-se o realismo fantástico praticado pelos cineastas do Cinema Novo brasileiro, especialmente como uma forma de resistência a ditadura militar, finalizando com o diálogo entre Glauber Rocha e Gabriel García Márquez. O terceiro capítulo propõe uma análise das obras contemporâneas do cinema latino-americano que utilizam o realismo fantástico em suas narrativas, dividindo-as em três categorias características: a relação com a literatura, o forte protagonismo feminino e a ligação com culturas indígenas.
- O espaço enquanto evocador de memórias no cinema documental: a realização em Enquanto as Borboletas VoaremPublication . Araújo, Joana Isabel Loureiro Vaz de; Martins, Filipe; Negrão, PedroNeste ensaio explora-se o poder que o espaço que nos rodeia tem sobre nós e sobre a nossa memória, quer pessoal quer coletiva, com especial foco no uso que o Cinema Documental faz dos espaços para evocar sentimentos nostálgicos, nomeadamente ao estabelecer uma relação com a passagem do tempo. Através da realização do filme Enquanto as Borboletas Voarem e da análise de outras referências cinematográficas, exploro a ligação que o espaço tem com as nossas memórias, com a passagem do tempo e com a transcendentalidade do ser.