ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESMAD - DM - Cinema e Fotografia por orientador "Leal, João"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Cafés – Ensaio fotográfico sobre o café como espaço socialPublication . Alves, Francisco Monteiro; Alves, Cesário; Leal, JoãoNeste trabalho, propõe -se o desenvolvimento de um projeto fotográfico que reflita sobre os cafés enquanto espaços sociais. O estudo destes locais será enquadrado na noção de “terceiro lugar” apresentada por Oldenburg (2013), que defende a necessidade de um outro local além de casa (primeiro lugar) e do trabalho (segundo lugar), cuja função seja puramente de convívio. Assim, entendem -se os cafés como espaços importantes para a saúde social das comunidades, onde as pessoas passam o tempo em convívio informal, mas cujo papel como terceiro lugar tem vindo a ser ameaçado pelo mundo digital. O projeto pretende documentar esses estabelecimentos e as pessoas que os frequentam, no sentido de compreender e de refletir sobre o papel destes cafés nas comunidades locais atualmente. Para tal , interessa estudar os espaços e os clientes, bem como as relações dos indivíduos com os locais e entre eles próprios. O enquadramento teórico incide sobre a representação popular na fotografia documental, a relação entre fotógrafo e sujeito , o documentário do quotidiano e o tempo na fotografia. A exploração fotográfica procura promover um olhar crítico e atento a estes espaços, tendo em mente o clima sociocultural e político atual.
- A construção de imagens em contexto empresarialPublication . Carvalho, Maria Sara Fraga; Leal, JoãoO presente documento tem como objetivo documentar e argumentar todo o processo metodológico relacionado com o estágio curricular realizado na Associação Empresarial do Minho (AEMinho). A AEMinho foi fundada em 2021, com a sua sede estabelecida em Braga, no edifício do polo do IPCA de Braga. Surgindo da necessidade de representar e unir o tecido empresarial do Minho, a AEMinho visa atuar como um agente para o desenvolvimento regional, impulsionando o crescimento económico, social e cultural da região. Optei por concluir este mestrado com um estágio por acreditar que esta seria a opção mais vantajosa, na medida em que me prepararia melhor para o mercado de trabalho. Procurei uma experiência desafiadora e enriquecedora, que me preparasse para o futuro, me inserisse no mundo profissional, me permitisse aprimorar o currículo, e ajudasse a crescer pessoal e profissionalmente. O trabalho que desenvolvi no decorrer do estágio esteve sobretudo relacionado com a comunicação da associação, predominantemente a cobertura fotográfica de eventos empresariais organizados pela AEMinho. Como tal, o tema deste documento está relacionado com a construção de imagens em contexto empresarial, investigando a teoria que suporta a fotografia de eventos corporativos. Assim, analiso os fatores cruciais para este tipo de trabalho, destacando as qualidades técnicas e profissionais essenciais para a/o fotógrafa/o. Adicionalmente, o estudo fornece exemplos de fotógrafos especializados em eventos corporativos e analisa autores que estudaram o assunto. De forma a abordar este tema, considerei relevante começar por investigar subtemas como a fotografia documental, a influência da imagem na perceção pública das entidades, e a importância da fotografia na comunicação institucional.
- Fotografia no contexto de uma instituição cultural: estágio curricular na Casa da Música do PortoPublication . Oliveira, Inês Isabel Morais de; Leal, JoãoO presente documento descreve e reflete criticamente sobre o Estágio Curricular realizado na Casa da Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Cinema e Fotografia Especialização em Fotografia. Através de uma abordagem teórico-prática, o trabalho visa explorar o papel da fotografia no contexto de uma instituição cultural de música, especificamente nas suas dimensões de documentação, comunicação visual e expressão artística. A metodologia adotada combina uma investigação teórica sobre os conceitos de “sociedade de espetáculo” de Guy Debord, “lugar” e "não-lugar” de Marc Augé e o de “Espaço” de Michel de Certeau, com a reportagem fotográfica, a fotografia como espelho do real e questões éticas inerentes à prática fotográfica numa instituição cultural de música. Esta dualidade resultou no desenvolvimento de um projeto autoral, denominado, “Entre Palcos e Silêncios”, que procura resgatar os espaços invisíveis e ocultos da Casa da Música, contrariando a lógica da visibilidade dominante. Os resultados do estágio incluem a documentação de uma vasta diversidade de eventos (concertos, serviços educativos, ações promocionais), bem como a produção de conteúdos visuais para fins institucionais. A fotografia, para além do seu carácter documental, pode ser uma ferramenta crítica e interpretativa, capaz de interrogar a estrutura simbólica das instituições culturais. O estágio proporcionou uma experiência rica de aprendizagem e questionamento sobre o modo como as fotografias participam na construção das narrativas culturais.
- Inner Landscapes: illusion and reality through photographyPublication . Chornodid, Hanna; Leal, João; Alves, Cesário"Paisagens Interiores: ilusão e realidade através da fotografia" é um projeto dedicado à interpretação, por meio da fotografia, das experiências interiores no contexto da perda de uma realidade estável. O ponto de partida foi a experiência pessoal de migração e de viver entre dois países, acompanhada pela perda do lar e a ruptura com o modo de vida anterior. Nessas circunstâncias, a fotografia torna-se uma prática meditativa e um meio de registar perceções subjetivas — estados, memórias e respostas emocionais. O projeto investiga como a memória pessoal, as associações e as sensações visuais moldam uma nova sensibilidade à realidade, que deixa de ser percebida como coesa e estável. Por meio de experimentações com Polaroid e técnicas como dupla exposição, reflexos, transferência de emulsão de Polaroid e cianotipia, são criadas imagens que expressam estados emocionais e mentais. A linguagem visual do projeto remete para a estética da filosofia wabi-sabi, que valoriza o efêmero, o imperfeito e o incompleto. Paralelamente à componente visual, o projeto inclui uma investigação teórica sobre a abordagens filosóficas e artísticas da perceção da realidade. O projeto é uma tentativa de capturar o vestígio visual da paisagem interior — um espaço onde a história pessoal, a memória e o presente se fundem em imagens que expressam a fragilidade e a complexidade da experiência contemporânea. Ilusão e realidade entrelaçam-se nesse contexto: as memórias tornam-se tão significativas quanto os acontecimentos reais, e a imagem visual transforma-se numa forma de existência daquilo que escapa à fixação literal.
- Relatório de estágio profissional na empresa IHeart Studios: a imagem publicitária no contexto de e-commercePublication . Cruz, Ana Luísa Pereira da; Leal, JoãoO estágio curricular realizado ao abrigo do programa Erasmus Plus, na "lHeart Studios” foi o principal foco deste trabalho. A lHeart é uma empresa de e-commerce com sede em Amesterdão (Países Baixos) e em Hong Kong, daí o trabalho fotográfico realizado ter sido orientado para a fotografia realizada em contexto de estúdio. Este documento conta então com uma descrição de todos os trabalhos e projetos realizados durante o estágio, bem como do meu enquadramento nos objetivos da empresa. A investigação teórica presente no capítulo dois, reflete sobre a imagem técnica, o e-commerce enquanto conceito e, por fim, a relevância do detalhe na fotografia de e-commerce. Esta investigação articulou a análise de diversos autores e obras, através da comparação e interpolação entre conceitos e exemplos Visuais. A sustentação teórica foi muito importante para conhecer melhor o contexto em que estava inserida em estágio, melhorando também a abordagem a nível prático na empresa. Por fim, como forma de conclusão do estágio realizei um projeto autoral a pedido do meu orientador na empresa, cujas fases e resultados estão descritos no último capítulo deste relatório. Este estágio permitiu-me, entre outras coisas, conhecer metodologias de trabalho dentro de um estúdio profissional num contexto altamente competitivo, especialmente no que se refere à fotografia de produto, um dos sectores mais importantes desta empresa.
