ESEIG - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
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Browsing ESEIG - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos by advisor "Martins, Dora"
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- A adaptação intercultural da família: um estudo exploratório com expatriados portuguesesPublication . Sousa, André Francisco Bastos; Martins, DoraA internacionalização por parte do tecido empresarial português é uma realidade cada vez mais presente que tem colocado grandes desafios à gestão internacional de recursos humanos. Sendo as pessoas o fator crítico de sucesso é importante saber como direcionar os esforços para uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos disponíveis. Desta forma, o objetivo do presente estudo passa por uma exploração da perceção dos expatriados sobre o ajustamento intercultural das famílias durante a missão internacional – Expatriação. De forma a dar resposta a esta questão, para além da revisão da literatura realizada inicialmente, foi utilizada uma metodologia qualitativa com recurso ao estudo de caso múltiplo. Para a operacionalização do processo, o instrumento de recolha de informação privilegiado foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas no total 11 entrevistas a expatriados e repatriados que foram acompanhados da família durante a sua expatriação. Os resultados sugerem que o ajustamento intercultural das famílias ao país de destino influencia o expatriado ao nível do ajustamento intercultural, do desempenho organizacional e da vontade de concretizar a missão internacional até ao final. É possível também constatar que os expatriados atribuem extrema importância ao papel de suporte e apoio que a família assume. No final da dissertação são discutidos os resultados obtidos e apresentadas as limitações, pistas para futuros estudos e conclusões do estudo aqui desenvolvido.
- A adaptação intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Pinto, Ivone Gandra da Costa; Martins, DoraO presente estudo tem como objetivo principal explorar a perceção dos expatriados portugueses relativamente à sua adaptação intercultural em Angola. De uma forma mais específica pretende conhecer como os expatriados portugueses se adaptaram à cultura angolana. Após a realização da revisão de literatura sobre a temática da expatriação, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para que isto fosse possível, o instrumento de recolha informação foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas, no total, 13 entrevistas a colaboradores que tenham efetuado, ou ainda estejam a efetuar, missões internacionais em Angola. Os resultados obtidos sugerem que o processo de adaptação a Angola é complexo, uma vez que se verificou a existência de 3 comportamentos distintos no processo de adaptação intercultural. Por um lado, em dois comportamentos verifica- se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles nunca se observa um ajustamento à cultura deste país. Por outro lado, num outro comportamento, não se verifica a existência de um choque cultural durante todo o processo de adaptação intercultural. Este processo de adaptação intercultural está dependente de diversos aspetos como as diferenças culturais, económicas e políticas entre o país de origem e o país de acolhimento. Os resultados sugerem ainda que o apoio organizacional se comporta como uma mais-valia para este processo, no entanto, para alguns expatriados é apenas visto como uma questão de logística. No final da dissertação são discutidos os resultados alcançados com o estudo e apresentadas as respetivas conclusões, limitações e sugestões para futuros estudos.
- Gestão de expatriados: um estudo exploratório em empresas portuguesas com operações em MoçambiquePublication . Machanisse, Maria Eva Marcos; Martins, DoraEste estudo tem como objetivo compreender a fase de preparação da expatriação de empresas portuguesas para Moçambique. Mais concretamente, procura explorar as práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas durante a fase de preparação de missões internacionais para Moçambique. Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que têm experiência de expatriação de colaboradores para Moçambique. Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas 12 entrevistas, das quais 5 destinaram-se a representantes organizacionais e 7 a expatriados/repatriados das 5 empresas em estudo. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas preparam a expatriação para Moçambique. Porém, essa preparação é feita de forma informal, não existindo ainda um programa formalizado de preparação de expatriações, nomeadamente para Moçambique. Na parte final da dissertação são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo.
- Gestão de recursos humanos na indústria do turismo em Portugal: tendências futuras do capital humano: um estudo exploratório em unidades hoteleiras no Distrito de CoimbraPublication . Garcia, Anny Gabriely Araújo; Martins, Dora; Silva, SusanaNo setor do turismo, devido a evolução social e tecnológica, surgiram exigências relativamente ao conhecimento, inovação, informação e qualidade, que resultaram numa maior procura de perfis profissionais adaptados às necessidades a médio prazo (Eurico, 2012). Assim, as unidades hoteleiras têm sentido uma forte necessidade de recrutar e reter pessoas qualificadas e capazes de antecipar múltiplos fatores decisivos na satisfação do cliente. Neste sentido, o presente estudo procura explorar e compreender as tendências futuras ao nível do Capital Humano na indústria do Turismo, mais especificamente no que respeita as unidades hoteleiras, tendo como amostra unidades localizadas no distrito de Coimbra. A análise incidiu nas competências específicas requeridas no setor, qualificações, formação profissional, recrutamento e seleção, sistema de remuneração e recompensa e do sistema de progressão na carreira. Assim, foi escolhido para o presente estudo a metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos a partir do inquérito por entrevista realizado a sete Diretores e um assistente de direção de oito unidades hoteleiras no Distrito de Coimbra. Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise do conteúdo através do processo de preparação das entrevistas transcritas, que, após uma leitura exaustiva, foram transformados em unidades de análise que permitiram a criação de categorias dessas unidades. Após a criação de categorias de análise foi possível realizar a descrição através de uma síntese dos dados fazendo uso de citações diretas dos dados recolhidos. Por fim, foi realizada a interpretação dos dados que traduz-se na relação das categorias das unidades de análise e a fundamentação teórica presente neste estudo (Santos, 2012). Os resultados obtidos a partir deste estudo revelam que os requisitos exigidos para os colaboradores e para determinadas práticas de gestão de recursos humanos nas unidades hoteleiras atualmente e num futuro próximo serão essencialmente os mesmos. Todavia, foi possível estabelecer o perfil ideal dos futuros colaboradores das unidades hoteleiras e tendências de práticas de gestão de recursos humanos como formação e desenvolvimento, recrutamento e seleção, planos de progressão na carreira e sistemas de remuneração e recompensa. Foi igualmente possível verificar que a maioria das unidades hoteleiras analisadas é de pequena e média dimensão não dispõe de um departamento de Recursos Humanos, sendo aplicada pelos gestores de topo.
- Implementação do sistema de gestão de recursos humanos numa organização sem fins lucrativos: o caso do Centro Social e Paroquial de São Martinho de BrufePublication . Sá, Vera Mónica Araújo de; Martins, Dora; Silva, ArmindaEste trabalho tem como objetivo intervir na área de Recursos Humanos na Entidade Acolhedora do Projeto. Foi neste contexto que identificamos o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe para a sua realização. O diagnóstico realizado permitiu identificar como potencialidade de intervenção o Sistema de Gestão de Recursos Humanos. Considerando as exigências definidas pelo Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) procedeu-se ao diagnóstico da organização acolhedora do projeto. Seguiu-se a configuração exata da potencialidade identificada, o planeamento estratégico e operacional da estratégia. A fase seguinte envolveu a implementação do projeto. Terminamos com a avaliação e apresentação das respetivas medidas necessárias para concretizar da finalidade a que nos propusemos. Os resultados da avaliação permitem concluir que o planeamento e a implementação do projeto foram eficientes e eficazes, uma vez que a auditoria final mostrou a inexistência de não conformidades no projeto de intervenção. Sendo finalidade do projeto garantir que o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe cumpre todos os requisitos do Critério 2 – Pessoas, do Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS), do Instituto da Segurança Social para submeter com êxito o processo de certificação, em julho de 2014, o documento que se segue contém todos os procedimentos necessários para garantir êxito na sua concretização. O centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe dispõe dos próximos seis meses (de janeiro a junho de 2014) para apresentar evidências da formalização, sendo esta também condição necessária que antecede a submissão do processo de certificação.
- Implicações da certificação pela NP 4427:2004 na função recursos humanosPublication . Martins, Ana Isabel Gonçalves Lourenço; Martins, DoraEste estudo tem como principal objetivo compreender as mudanças na função recursos humanos após a certificação do sistema de gestão de recursos humanos de uma empresa no âmbito da Norma Portuguesa 4427:2004 – “Sistemas de gestão de recursos humanos – requisitos”. Neste sentido, foi realizada uma abordagem teórica à evolução da função recursos humanos, apresentada a NP 4427:2004 e a contextualização teórica e normativa das práticas de gestão de recursos humanos desenvolvidas nesse âmbito. De forma a dar resposta à questão de pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso ao estudo de caso único numa empresa portuguesa certificada no âmbito da NP 4427:2004. No processo de recolha de dados recorremos à análise documental e à realização de entrevistas aos treze colaboradores vinculados à empresa desde data anterior à certificação. Os resultados sugerem mudanças ao nível da atuação da gestão de recursos humanos na empresa que, com a implementação e certificação pela NP 4427:2004, se tornou mais estratégica e dinamizadora de práticas de recursos humanos sistematizadas e preocupadas com o desenvolvimento das pessoas. Depois de apresentados e discutidos os resultados, o estudo apresenta também sugestões de pesquisa futura sobre o tema da NP 4427:2004 e contributos práticos da investigação para a empresa objeto de estudo.
- A importância do LinkedIn no recrutamento: a perspetiva dos consultores de recursos humanosPublication . Sousa, Cátia Rosana Morais de; Silva, Susana; Martins, Dora; Silva, CândidaO LinkedIn é uma das principais redes sociais direcionada para o uso profissional, mostrando-se uma ferramenta muito valorizada pelos técnicos de recursos humanos e também pelos utilizadores em geral, já que é uma ferramenta que ajuda a manter a informação profissional atualizada. O principal objetivo deste trabalho é perceber o que os consultores de recursos humanos procuram no perfil de um candidato no LinkedIn, que competências são mais valorizadas e, também, porque é que determinadas empresas privilegiam o LinkedIn no processo de recrutamento. Para a realização do estudo foram selecionadas nove empresas consultoras de recursos humanos que utilizam a ferramenta LinkedIn no processo de recrutamento e seleção. Para tal, foi utilizado o método qualitativo, baseado no método Grounded Theory. O instrumento de recolha de informação foi um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada. No total foram realizadas nove entrevistas a cada um dos consultores de recursos humanos responsável pelo recrutamento de candidatos das empresas selecionadas. Os resultados sugerem a utilização gradual da ferramenta LinkedIn no apoio aos processos de recrutamento e seleção. No entanto, o facto de utilizarem o LinkedIn, mostra-se como uma técnica de recrutamento que não é utilizada de forma isolada, os recrutadores apenas a utilizam como complemento ao processo de recrutamento. No final da dissertação existe uma discussão dos resultados obtidos e posteriormente uma conclusão do estudo realizado.
- A influência da cultura no processo de expatriação: estudo exploratório com repatriados portuguesesPublication . Silva, Ema Rita Osório Barbosa da; Martins, DoraNos dias atuais, a globalização dos mercados é um tema intensamente abordado pela literatura, dada a influência que assume na internacionalização das empresas e na necessidade de recorrer à expatriação dos colaboradores, de modo a ajudarem no crescimento dessas empresas, no mercado estrangeiro. Contudo, há que ter em conta que o destacamento internacional de colaboradores traz alterações na vida do indivíduo, tanto a nível profissional, psicológico como pessoal. Portanto, torna-se crucial a existência de formação e preparação antes e durante a missão internacional, bem como o acompanhamento da empresa-mãe, de modo a evitar um choque cultural e a auxiliar na adaptação ao país de acolhimento promovendo, assim, o sucesso da expatriação. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos repatriados quanto ao ajustamento intercultural durante a sua missão internacional. Desta forma, além da revisão de literatura elaborada, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através da realização de 11 entrevistas semiestruturadas a repatriados portugueses de 3 empresas diferentes, analisadas posteriormente através da técnica de análise temática. Por último, são apresentados os resultados obtidos e as conclusões alcançadas com este estudo, sublinhando as principais contribuições quer para a teoria quer para a prática.
- O papel da certificação NP 4427:2004 no desenvolvimento das práticas de gestão de recursos humanos em organizações portuguesasPublication . Rebelo, Ana Isabel Pereira; Martins, DoraEste estudo tem como objetivo determinar o papel que a certificação pela Norma Portuguesa 4427:2004 – “Sistemas de Gestão de Recursos Humanos – requisitos” (NP 4427:2004) assume no desenvolvimento das práticas de Gestão de Recursos Humanos. Neste sentido, foi realizada uma abordagem teórica à evolução temporal e conceptual da Gestão de Recursos Humanos e identificadas as melhores práticas que reconhecem nas pessoas um indispensável e estratégico ativo organizacional. Posteriormente é apresentada a NP 4427:2004 e o seu enquadramento no contexto organizacional português. Apresentando-se como uma temática moderna no âmbito da Gestão de Recursos Humanos, o presente estudo questiona se as empresas certificadas pela NP 4427:2004 promovem práticas de Recursos Humanos estratégicas, se o grau de intervenção destes Departamentos, no desenvolvimento das práticas, é maior nas empresas certificadas pela NP 4427:2004, e se os responsáveis destes setores possuem qualificação específica na área de Recursos Humanos. A um universo de 95 empresas foi aplicado um inquérito por questionário, que permitiu concluir que as organizações certificadas pela NP 4427:2004 promovem práticas de Recursos Humanos estratégicas e envolvem Departamentos de Recursos Humanos com elevado grau de intervenção no desenvolvimento das mesmas, sendo que os seus Responsáveis não possuem formação específica na área dos Recursos Humanos.
- Práticas de gestão de recursos humanos em grandes empresas da Cidade da Praia – Cabo VerdePublication . Monteiro, Elisângela Celestina Soares Marques; Martins, Dora; Silva, SusanaEste estudo tem como objetivo principal caraterizar as práticas de GRH existentes nas grandes empresas da Cidade da Praia. Neste sentido, foi realizada uma abordagem teórica à evolução da GRH e identificadas as práticas de GRH, capazes de reconhecer nas pessoas um recurso determinante no sucesso organizacional. O presente estudo caracteriza as práticas de GRH desenvolvidas pelas empresas da nossa amostra; o grau de intervenção do departamento de recursos humanos no desenvolvimento dessas práticas. Simultaneamente, é apresentada a caracterização das empresas e do departamento de RH. A uma amostra de 40 empresas foi aplicado um inquérito por questionário que permitiu concluir que (1) as práticas mais desenvolvidas são a contratação e as práticas de remuneração direta ou económica; (2) na maioria das práticas de GRH desenvolvidas, o DRH tem um elevado grau de intervenção no desenvolvimento e implementação das práticas de GRH; (3) os responsáveis de RH não possuem formação específica na área de GRH.