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- Avaliação de competências no processo de recrutamento e seleçãoPublication . Pinheiro, Mafalda Ferreira; Silva, SusanaAtualmente, a avaliação de competências dos futuros colaboradores é essencial para as organizações, sendo o trabalho das consultoras de recursos humanos fundamental na identificação de potenciais talentos para as mesmas. Esta investigação teve como principal objetivo explorar a utilização da avaliação de competências no processo de recrutamento e seleção utilizando uma abordagem qualitativa. Assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a consultores de recursos humanos, que foram transcritas verbatim e analisadas de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo, a partir da qual foi possível identificar-se categorias e subcategorias das respostas concedidas. No presente estudo, participaram dez consultores de empresas de consultoria na área do grande Porto, em Portugal, de ambos os sexos, com uma média etária de 34 anos. A investigação sobre as questões da avaliação de competências, e dos procedimentos levados a cabo no processo de recrutamento e selecção, permitiu selecionar como método mais adequado, o método qualitativo, tendo em consideração diversos factores como a representatividade do estudo, a amostra disponível e a preditibilidade científica do mesmo. Os principais resultados obtidos com esta investigação são a forte valorização das competências transversais, sendo que os métodos mais utilizados para a identificação das mesmas assentam sobretudo na entrevista de competências, nos assessment centers e nos testes psicoténicos. Adicionalmente foram ainda identificadas as competências mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho, bem como, os critérios, as vantagens e as desvantagens da avaliação de competências num processo de recrutamento e seleção. Os dados obtidos com esta investigação representam uma importância significativa ao nível dos sistemas de ensino formal e da evolução científica relativamente à temática, pela importância crescente da avaliação das competências, principalmente das competências transversais, e da constante evolução dos procedimentos levados a cabo na avaliação das mesmas, nos processos de gestão de recursos humanos.
- As tecnologias de informação e comunicação no processo de recrutamento e seleçãoPublication . Silva, Ana Catarina Carvalho da; Silva, SusanaO presente estudo tem como principal objetivo conhecer o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Recrutamento e Seleção através do conhecimento dos aspetos de melhoria neste processo com a utilização do Recrutamento Online, do conhecimento dos aspetos procurados nos candidatos através do Recrutamento Online, da identificação das redes sociais mais utilizadas no Recrutamento Online e da identificação dos motivos que levam à não utilização do Recrutamento Online durante um processo de Recrutamento e Seleção. Os resultados do estudo mostram que as empresas nacionais e as empresas com mais de 250 colaboradores são as que mais recorrem ao Recrutamento Online durante um processo de Recrutamento e Seleção independentemente da atividade económica à qual estejam associadas. O facto de as vagas em aberto da organizações estarem disponíveis em vários websites em simultâneo, a disponibilização da informação 24h por dia, a redução do tempo e dos custos do processo e agilização da comunicação entre candidatos e a organização são alguns dos motivos que levam as organizações a recorrer ao Recrutamento Online. Em contrapartida, a valorização dos métodos tradicionais de recrutamento e o facto do acesso a redes sociais não ser permitido na empresa são alguns dos motivos apontados para a não utilização deste método de recrutamento. Assim, podemos concluir que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes no processo de Recrutamento e Seleção e que esta é uma realidade cada vez mais presente nas organizações.
- A adaptação intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Pinto, Ivone Gandra da Costa; Martins, DoraO presente estudo tem como objetivo principal explorar a perceção dos expatriados portugueses relativamente à sua adaptação intercultural em Angola. De uma forma mais específica pretende conhecer como os expatriados portugueses se adaptaram à cultura angolana. Após a realização da revisão de literatura sobre a temática da expatriação, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para que isto fosse possível, o instrumento de recolha informação foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas, no total, 13 entrevistas a colaboradores que tenham efetuado, ou ainda estejam a efetuar, missões internacionais em Angola. Os resultados obtidos sugerem que o processo de adaptação a Angola é complexo, uma vez que se verificou a existência de 3 comportamentos distintos no processo de adaptação intercultural. Por um lado, em dois comportamentos verifica- se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles nunca se observa um ajustamento à cultura deste país. Por outro lado, num outro comportamento, não se verifica a existência de um choque cultural durante todo o processo de adaptação intercultural. Este processo de adaptação intercultural está dependente de diversos aspetos como as diferenças culturais, económicas e políticas entre o país de origem e o país de acolhimento. Os resultados sugerem ainda que o apoio organizacional se comporta como uma mais-valia para este processo, no entanto, para alguns expatriados é apenas visto como uma questão de logística. No final da dissertação são discutidos os resultados alcançados com o estudo e apresentadas as respetivas conclusões, limitações e sugestões para futuros estudos.
- Ferramenta estratégica de apoio à tomada de decisão na gestão de casinosPublication . Santos, Paulo Jorge Gonçalves Caseiro dos; Pinto Ferreira, Luís; Dieguez, TeresaA presente Dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta estratégica de apoio à tomada de decisão na Gestão de Casinos, visando contribuir para um melhor entendimento da atividade de exploração de Salas de Máquinas nos Casinos Portugueses através da simulação, expondo fatores ou circunstâncias que afetam os resultados de exploração. Assim, pretende-se definir estratégias possíveis de implementação para rápida resposta e adaptação a determinados cenários económicos de modo que os operadores de casinos se tornem mais competitivos. O sector do jogo em casinos mostrou não ser à prova de recessão como se acreditava, e uma economia lenta e aumento da concorrência desvendou desafios e problemas aos operadores que hoje questionam o que pode ser feito para mudar esta situação. Os tempos atuais caracterizam-se por rápidas mudanças tecnológicas e económicas, e as empresas precisam de se capacitar e habilitar para responder a tais desafios, sendo premente novas formas de pensar e agir, cujas soluções passam pela análise e estudo das operações e fatores chave que influenciam as receitas e pela procura de medidas de melhoria analisando o feedback da sua implementação. Neste contexto, foi usada a modelação e simulação de sistemas dinâmicos como ferramenta estratégica no apoio à conceção e tomada de decisão com o intuito de compreender as complexidades e heterogeneidades dos negócios para conceber organizações mais eficazes. Esta abordagem permite criar simuladores de gestão onde o espaço e tempo são compactados e reduzidos para que se possa experimentar efeitos colaterais a longo prazo das decisões estratégicas, incrementar a aprendizagem, desenvolver o entendimento dos sistemas complexos de negócios, suas estruturas e conceção de estratégias para o maior sucesso.