Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O perfil do recrutador: a realidade portuguesaPublication . Ferreira , Marcos André Rodrigues; Silva, SusanaNuma altura em que os recursos humanos são considerados uma vantagem competitiva das empresas, torna-se necessário cativar as pessoas certas para os lugares certos. É neste contexto que surge a figura do recrutador, aquele que é o primeiro contacto dos candidatos com a empresa, sendo responsável, também ele, pela imagem da mesma. Este recrutador que, hoje em dia, ao contrário do que acontecia no passado, é um profissional qualificado, escolhe o(s) método(s) de recrutamento mais adequados à função a preencher e aos recursos que a organização tem disponíveis, procura conhecer o mercado em que se insere e tenta adaptar-se às novas tecnologias e demais necessidades que a conjuntura lhe exigir. Neste seguimento, e porque existem poucos estudos sobre o tema, considerámos oportuno procurar construir o perfil do recrutador em Portugal. Para tal, aplicámos um inquérito por questionário a 104 recrutadores de diferentes zonas do país, cujas questões pretendiam contribuir para a caraterização sociodemográfica do recrutador, perceber o seu percurso educativo, formativo e profissional e ainda identificar as técnicas e os meios preferenciais de recrutamento. Este trabalho mostra que os recrutadores em Portugal são maioritariamente do sexo feminino, jovens e com formação superior, sobretudo nas áreas da Psicologia e da Gestão de Recursos Humanos. Estes recrutadores conhecem e utilizam as novas tecnologias e as línguas estrangeiras, mas sentem-se menos à vontade com a legislação laboral portuguesa em vigor. No futuro, consideramos pertinente analisar os recrutadores no que diz respeito às suas caraterísticas psicológicas, através do cruzamento das abordagens quantitativa e qualitativa, o que requer uma investigação mais aprofundada.
- A influência da cultura no processo de expatriação: estudo exploratório com repatriados portuguesesPublication . Silva, Ema Rita Osório Barbosa da; Martins, DoraNos dias atuais, a globalização dos mercados é um tema intensamente abordado pela literatura, dada a influência que assume na internacionalização das empresas e na necessidade de recorrer à expatriação dos colaboradores, de modo a ajudarem no crescimento dessas empresas, no mercado estrangeiro. Contudo, há que ter em conta que o destacamento internacional de colaboradores traz alterações na vida do indivíduo, tanto a nível profissional, psicológico como pessoal. Portanto, torna-se crucial a existência de formação e preparação antes e durante a missão internacional, bem como o acompanhamento da empresa-mãe, de modo a evitar um choque cultural e a auxiliar na adaptação ao país de acolhimento promovendo, assim, o sucesso da expatriação. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos repatriados quanto ao ajustamento intercultural durante a sua missão internacional. Desta forma, além da revisão de literatura elaborada, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através da realização de 11 entrevistas semiestruturadas a repatriados portugueses de 3 empresas diferentes, analisadas posteriormente através da técnica de análise temática. Por último, são apresentados os resultados obtidos e as conclusões alcançadas com este estudo, sublinhando as principais contribuições quer para a teoria quer para a prática.
- Turismo ativo na Madeira: contributo para a rentabilidade de unidades de turismo no espaço ruralPublication . França, Jaqueline Rosa Andrade de; Brandão, Ana FilipaA atividade turística na ilha da Madeira desempenha um papel primordial na economia da região e é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento regional. Contudo, na última década o Governo Regional da Madeira identificou a necessidade de apostar em produtos diversificados, principalmente em áreas rurais e espaços naturais, para complementar os principais produtos turísticos já existentes e consolidados. As potencialidades da ilha da Madeira para a prática de atividades desportivas sempre foram reconhecidas pelas entidades governamentais e pela comunidade local, porém só nos últimos anos é que surgiu a necessidade de promover estes segmentos alternativos. Esta trabalho procura explorar a possibilidade de uma aposta mais eficaz no turismo ativo como forma de captação de novos públicos, como também para a melhoria de infraestruturas e equipamentos de apoio à prática das atividades relacionadas. Outro dos principais objetivos da investigação incide sobre a caracterização da economia do turismo desportivo na Madeira, atual e potencial, bem como os seus efeitos multiplicadores, nomeadamente ao nível do alojamento. O presente trabalho de investigação começa por teorizar, através da revisão bibliográfica toda a temática envolvente ao turismo ativo e turismo no espaço rural. A primeira fase do trabalho é dedicada à teorização de toda a problemática que envolve estes tipos de turismo e atividades inerentes. Na segunda fase da investigação aborda-se os principais procedimentos metodológicos adotados e implementados ao longo da investigação através de conteúdos teóricos extraídos da revisão bibliográfica. A última parte da investigação apoia-se numa abordagem preliminar com base num questionário direcionado para os turistas que se encontram em áreas rurais na ilha da Madeira. Esta abordagem decorre de um trabalho de campo realizado na ilha da Madeira, a uma amostra de cento e noventa e quatro turistas, cujo propósito passa por aferir de que forma uma aposta eficaz no turismo ativo pode contribuir para a rentabilização de unidades de turismo no espaço rural.
- Online travel agencies: fatores de influência na decisão de compra do turista no mercado do Porto e Norte de PortugalPublication . Pinto, Ivete Octávia Monteiro; Ribeiro, Joaquim; Castro, ConceiçãoO e-commerce revolucionou a forma como os turistas planeiam as viagens e fazem as reservas de alojamento. Perante estes novos hábitos, as vendas online de produtos turísticos sofreram um aumento considerável nas últimas décadas e, consequentemente, o processo de pré, durante e pós compra de viagens sofreu alterações. Existe, portanto, uma necessidade por parte dos diversos canais de reserva turísticos de acompanhar estas novas tendências e assim ganharem representatividade no setor. A emergência das Online travel agencies tornou-se um fenómeno global e atualmente representam uma grande percentagem nas vendas de alojamento online, assim como de outros produtos turísticos. Com estes canais de vendas, os turistas, além de reservar online, têm a oportunidade de fazer pesquisas na área desejada, assim como comparar os diversos produtos disponíveis. O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento de compra de alojamento através das OTAs (Booking.com e Expedia.com) na região do Porto e Norte de Portugal e qual o fator que exerce maior influência na decisão de compra, assim como compreender se o grau de importância dada aos fatores se altera de acordo com as características sociodemográficos e económicos ou características das viagens. Os fatores analisados no decorrer deste estudo foram o preço, promoções, online reviews e fotos. Para a realização desta análise foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de turistas que efetuaram as suas reservas de alojamento através das OTAs, e que tenham visitado ou pretendam visitar a zona do Porto e Norte de Portugal. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos turistas efetuam as suas reservas através das OTAs, principalmente no Booking.com, uma vez que consideram o portal de fácil navegação e com melhores preços que a concorrência. Os resultados, ao longo deste estudo, sugerem que o fator mais importante na compra de alojamento no Porto e Norte de Portugal através das OTAs é o preço, embora o processo de compra seja complexo, e todos aqueles fatores exercem um peso significativo no processo.
