Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de gestão de recursos humanos em grandes empresas da Cidade da Praia – Cabo VerdePublication . Monteiro, Elisângela Celestina Soares Marques; Martins, Dora; Silva, SusanaEste estudo tem como objetivo principal caraterizar as práticas de GRH existentes nas grandes empresas da Cidade da Praia. Neste sentido, foi realizada uma abordagem teórica à evolução da GRH e identificadas as práticas de GRH, capazes de reconhecer nas pessoas um recurso determinante no sucesso organizacional. O presente estudo caracteriza as práticas de GRH desenvolvidas pelas empresas da nossa amostra; o grau de intervenção do departamento de recursos humanos no desenvolvimento dessas práticas. Simultaneamente, é apresentada a caracterização das empresas e do departamento de RH. A uma amostra de 40 empresas foi aplicado um inquérito por questionário que permitiu concluir que (1) as práticas mais desenvolvidas são a contratação e as práticas de remuneração direta ou económica; (2) na maioria das práticas de GRH desenvolvidas, o DRH tem um elevado grau de intervenção no desenvolvimento e implementação das práticas de GRH; (3) os responsáveis de RH não possuem formação específica na área de GRH.
- Análise e optimização de processos numa empresa do sector automóvelPublication . Batista, Ricardo Moreira; Ferreira, Luís PintoNum mercado cada vez mais competitivo, a melhoria contínua dos processos, de forma a torná-los mais eficazes e eficientes, particularmente na área de distribuição de viaturas pesadas de mercadorias, foi o desafio lançado para este trabalho. O projeto, aqui apresentado, foi desenvolvido na Auto-Sueco, Lda., concretamente nas funções de distribuição e planeamento de viaturas pesadas, do Suporte Comercial. Pretendeu-se otimizar a capacidade de gestão logística e organização processual, bem como o desenvolvimento de ferramentas que permitam melhorar o desempenho do Suporte Comercial em estudo. Assim, foi feito o mapeamento dos processos envolvidos, nomeadamente a Distribuição de Viaturas Novas, a Distribuição de Viaturas Usadas e o Apoio à Engenharia de Produto. Após esta análise, foram identificados pontos críticos nesses processos diários relativos à preparação e venda de viaturas pesadas de mercadorias. Assim, foram identificadas diversas melhorias ao funcionamento dos processos, que possibilitarão a sua otimização que, por sua vez, se refletirão na satisfação do cliente e nos resultados da empresa. Tudo isto através de soluções que passam pela redução do tempo de produção e, consequentemente, do seu custo, do progresso da sua qualidade e da melhoria contínua do serviço prestado pelos colaboradores.