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- Global reporting initiative: princípios base e funcionamento: referencial de sustentabilidade GRIPublication . Freitas, Pedro Filipe Gouveia de; Dieguez, TeresaA sustentabilidade das organizações e a minimização dos impactos económicos, ambientais e sociais das suas operações tem vindo a assumir uma crescente preponderância junto dos seus stakeholders. Para ir de encontro a estas preocupações é necessário que as organizações estudem, divulguem e melhorem a sua performance em tópicos relacionados com a sustentabilidade da forma mais objetiva e transparente possível. A presente dissertação visa analisar o referencial de relatórios de sustentabilidade desenvolvido pela Global Reporting Initiative, na sua versão mais recente GRI-G4, que tem como objetivo ajudar as organizações nessa tarefa e facilitar a sua interação com os stakeholders, através da padronização dos conteúdos que as organizações, independentemente da dimensão e setor de atividade, devem incorporar nos seus relatórios de sustentabilidade.
- Utilização de aplicações móveis na gestão de estacionamento urbanoPublication . Gaspar, João Guilherme Ribeiro; Dieguez, TeresaAtualmente, a procura por soluções que permitam melhorar a qualidade de vida é uma constante, tanto por utilizadores como por fornecedores de tecnologia. Este incremento da qualidade de vida é conseguido através do desenvolvimento de novas e melhores formas de realizar tarefas que são quotidianas e inevitáveis. A busca pela maximização da performance de negócios, quer através do controlo e otimização de processos, quer através da recolha e tratamento de informação que possibilite a tomada de decisões com base em dados fidedignos e com histórico consistente, é outra das metas perseguida pela sociedade em que vivemos. Assim, esta dissertação tem como objetivo a conceção de um sistema baseado no acesso a informação através da utilização de aplicações móveis, Apps, que, por um lado, funcione como sistema de gestão integrado de estacionamento em vias públicas, e por outro, que forneça aos seus utentes uma ferramenta que elimine a incerteza na procura de lugares de estacionamento vagos, ao mesmo tempo que facilita o pagamento da ocupação desses mesmos lugares.
- Marketing interno nos estabelecimentos hoteleiros: a aplicabilidade do marketing interno como forma de obtenção de qualidade de serviço ao clientePublication . Oliveira, Andreia Maia de; Oliveira, Mónica; Silva, SusanaO objetivo principal desta dissertação é estudar a influência do Marketing Interno no grau de motivação, satisfação e fidelização do colaborador. Pretende-se uma abordagem ao nível operacional, que fortemente influencia o mercado hoteleiro e que o condiciona nas estratégias de gestão dos recursos humanos e na retenção do colaborador, analisando a inter-relação entre comunicação e motivação e o seu impacto global sobre o desempenho do colaborador. A amostra neste estudo são colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas do Porto e Norte de Portugal e foi realizado através da aplicação de um questionário. Através da aplicação deste questionário podemos aferir a aplicabilidade do marketing interno nas estruturas hoteleiras, em especial numa perspetiva de comunicação versus motivação. Os resultados demonstram a forte correlação entre estes dois fatores (comunicação e motivação) e evidenciam que uma comunicação efetiva por parte dos gestores leva a um elevado grau de motivação, potencia a qualidade e perspetiva uma melhor imagem da organização percebida pelo colaborador.
- Employer branding: a importância de reter colaboradoresPublication . Calisto, Inês Dias; Silva, SusanaEmployer Branding é uma recente ferramenta usada na Gestão de Recursos Humanos que desenvolve a marca corporativa assim como, cria uma relação ativa entre a organização e os candidatos qualificados a recrutar e a reter. Nos dias de hoje, cada vez mais, as organizações têm que ter um cuidado especial na retenção dos seus colaboradores. A retenção de colaboradores numa organização é prioritária para a Gestão de Recursos Humanos, pois leva a que as empresas atinjam altos níveis de lucratividade e sucesso. O objetivo central desta investigação é perceber de que forma as organizações em Portugal retêm os seus colaboradores e que práticas utilizam para tal. Importa também perceber como as organizações pensam a retenção de colaboradores, ou seja, qual a visão que têm sobre a temática e, se utilizam o processo de Employer Branding para aumentar o grau de retenção e satisfação de colaboradores. Para a realização deste estudo foram analisadas onze empresas em Portugal, com áreas de negócio distintas e de diferentes localizações a nível nacional. Foi utilizada a metodologia qualitativa, recorrendo à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de informação. No total, foram realizadas onze entrevistas aos responsáveis de Recursos Humanos de cada uma das organizações, ou a um dos colaboradores do departamento que estivesse ligado à gestão de pessoas. Os resultados finais desta investigação sugerem, que cada vez mais o processo de Employer Branding começa a ganhar terreno na gestão de recursos humanos e, que as empresas em Portugal se preocupam com a retenção dos seus colaboradores, utilizando práticas diversas e, muitas vezes criativas para o conseguir.
- A importância do LinkedIn no recrutamento: a perspetiva dos consultores de recursos humanosPublication . Sousa, Cátia Rosana Morais de; Silva, Susana; Martins, Dora; Silva, CândidaO LinkedIn é uma das principais redes sociais direcionada para o uso profissional, mostrando-se uma ferramenta muito valorizada pelos técnicos de recursos humanos e também pelos utilizadores em geral, já que é uma ferramenta que ajuda a manter a informação profissional atualizada. O principal objetivo deste trabalho é perceber o que os consultores de recursos humanos procuram no perfil de um candidato no LinkedIn, que competências são mais valorizadas e, também, porque é que determinadas empresas privilegiam o LinkedIn no processo de recrutamento. Para a realização do estudo foram selecionadas nove empresas consultoras de recursos humanos que utilizam a ferramenta LinkedIn no processo de recrutamento e seleção. Para tal, foi utilizado o método qualitativo, baseado no método Grounded Theory. O instrumento de recolha de informação foi um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada. No total foram realizadas nove entrevistas a cada um dos consultores de recursos humanos responsável pelo recrutamento de candidatos das empresas selecionadas. Os resultados sugerem a utilização gradual da ferramenta LinkedIn no apoio aos processos de recrutamento e seleção. No entanto, o facto de utilizarem o LinkedIn, mostra-se como uma técnica de recrutamento que não é utilizada de forma isolada, os recrutadores apenas a utilizam como complemento ao processo de recrutamento. No final da dissertação existe uma discussão dos resultados obtidos e posteriormente uma conclusão do estudo realizado.
- Uso das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas de ensino superior: o caso do Instituto Politécnico do PortoPublication . Ferreira, Olga Márcia do Vale; Dieguez, Teresa; Terra, Ana LúciaO presente estudo tem como finalidade compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), são utilizadas pelas bibliotecas do universo Instituto Politécnico do Porto, quer a nível dos seus utilizadores, quer a nível dos seus profissionais. Para tal realizou-se uma revisão de literatura sobre os principais aspetos a serem focados: as bibliotecas universitárias, as Tecnologias de Informação e Comunicação e os profissionais da informação. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista e foram desenhados dois inquéritos por questionário: um orientado para os profissionais da informação e outro para os utilizadores. O questionário para aplicar aos profissionais da informação visava o levantamento dos recursos tecnológicos disponibilizados por cada uma das bibliotecas, bem como avaliar o seu nível de satisfação e perceber eventuais necessidades formativas. O segundo questionário, resultado do primeiro questionário, visava recolher informação sobre os utilizadores relativamente aos principais recursos utilizados, ao grau de satisfação e às necessidades formativas sentidas. Na conclusão, é apresentado um resumo dos principais aspetos levantados e identificados alguns pontos importantes que poderão representar áreas interessantes de pesquisa futura.