ESMAD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAD - Dissertações de Mestrado by advisor "Carvalho, Rodrigo Guedes de"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Ato performativo: concepção e produção visual, cénica e interativaPublication . Rocha, Catarina Raquel da Silva Mendes da; Leite, Luís; Carvalho, Rodrigo Guedes deO ato performativo é uma forma de expressão artística que pode ser potenciado através do cruzamento de vários media com elementos cenográficos. Tipicamente a produção destes conteúdos e individualizada, complexa e suportada por recursos técnicos e tecnológicos que nem sempre estão ao alcance de todos os artistas. Por outro lado, estes conteúdos são produzidos para uma determinada configuração estanque, limitando a realização do ato performativo a locais que respondem a configuração definida. Na tentativa de ultrapassar estas limitações e democratizar a produção de conteúdos para atos performativos foi concebido um Sistema Modular Multimedia em Contexto Performativo. Esta proposta explora a simbiose de todos os elementos constituintes do espetáculo, tornando a produção de conteúdos em um processo global. Para o desenvolvimento deste sistema partiu-se da investigação sobre as constituintes dos atos performativos identificando as suas lacunas, definiu-se as características e os requisitos para a produção dos conteúdos, desenvolveu-se um modelo conceptual genérico através de um ecossistema digital de interação ecológico sustentado por um desenho modular que foi implementado num protótipo. Para este protótipo foi conceptualizado todo um espetáculo para um caso de estudo tendo sido produzidos todos os conteúdos com a metodologia definida no modelo conceptual. Assim, foi desenvolvido e implementado um artefacto com componente digital e física, com a finalidade de provar as potencialidades de um sistema modular multimédia multidisciplinar.
- Cenografia digital: o cruzamento da ópera com a multimédia no projeto Ópera RealPublication . Nogueira, Beatriz Alves; Carvalho, Rodrigo Guedes deEste documento aborda o desenvolvimento do trabalho e criação da cenografia digital para o projeto “Ópera Real - Repetição do Fim do Mundo” como projeto final de mestrado. O projeto da Ópera Real, um projeto multidisciplinar com parceria entre a ESMAE e ESMAD, conta a história de uma família e os seus descendentes, que são amaldiçoados pelo diabo, condenados a destruição sempre que pisassem um teatro. Ao longo de 444 anos e quatro atos diferentes, cada vez que esta família entra num teatro causa a sua destruição e consequentemente o seu fim. No contexto da peça, este projeto tem como objetivo explorar o potencial dos media digitais para criar um ambiente polimorfo que se transforma ao longo da progressão da história, ao mesmo tempo em que se destaca pela utilização de técnicas de video-mapping para desenvolver uma dimensão cénica digital, proporcionando diferentes cenários para cada ato. Assim, foi construída uma narrativa visual que acompanhe as cenas e os atores, conferindo vida ao cenário e, acima de tudo, oferecendo um espetáculo dinâmico e único. Nesta dissertação são apresentados os processos de desenvolvimento to trabalho, como a revisão literária sobre cenografia digital e artes performativas, o processo de criação de conteúdos para a peça, as experiências com ensaios e espetáculos, e uma conclusão e reflexão final sobre o projeto.
- A Esfera Imersiva – uma narrativa expandidaPublication . Meneses, José Eduardo Castro; Alípio, Luís Manuel Félix; Carvalho, Rodrigo Guedes deA importância de preservar o meio ambiente tem-se tornado cada vez mais uma realidade crescente na nossa sociedade. Na mesma proporção cresce, a necessidade de educar e sensibilizar as pessoas para esta realidade. Para captar a atenção e tocar as pessoas, no sentido de perceberem o quanto é importante que todos comecemos a dar o nosso contributo para um mundo menos poluído, um meio ambiente melhor, é preciso inovar! Para inovar, é preciso pensar e criar uma forma de mobilizar as pessoas, que de alguma maneira vejam e sintam a mensagem que queremos passar, só assim conseguimos despertar a atenção e a tal preocupação pretendida. Neste contexto, este projeto tem como objetivo sensibilizar o espectador e despertar nele a preocupação para a proteção do meio ambiente, para isso desenvolveuse uma animação com recurso à projeção video mapping. Onde foram realizados processos de modelação 3D, rigging, texturização, animação 3D, render, edição de vídeo e video mapping. Na primeira fase do trabalho sobre a ideia da preocupação ecológica, procuramos aprofundar o tema, analisando estudos já realizados sobre o mesmo. Procuramos orientações sobre aquilo que tem vindo a ser estudado sobre o assunto, e a forma como têm sido desenvolvidas essas investigações. Centramos a nossa pesquisa, na atualidade de informação do estado do meio ambiente, e nas atitudes para evitar tomar a poluição. Têm vindo a ser desenvolvido várias formas de incutir esta informação às pessoas e, é com base nessa informação que criamos as referências, bases de estudo e orientações que precisávamos, para dar seguimento ao nosso trabalho. O projeto está dividido em quatro partes essenciais: A introdução, onde apresentamos o tema em estudo e os seus objetivos. O estado da arte, onde expomos todas as pesquisas que foram feitas, demonstrando assim qual foi a base do nosso estudo, as referências que tivemos para definir o caminho a seguir ao longo do projeto. O desenvolvimento, onde vamos expor o que fizemos e como fizemos, detalhadamente. E por último a conclusão, onde declaramos todas as ilações que derivaram do desenvolvimento do projeto e perspetivas futuras. Deste estudo resultou uma animação 3D com projeção video mapping, que tem como foco principal, sensibilizar, e despertar a preocupação das pessoas para a importância de proteger o meio ambiente, adotando boas práticas comportamentais.
- Uma experiência em natureza fechadaPublication . Guedes, Luísa Faria de Gusmão; Carvalho, Rodrigo Guedes de; Azevedo, JoãoO projeto “Uma experiência em Natureza fechada” é uma instalação artística que propõe uma experiência que mergulha o participante num ambiente natural simulado em que as suas ações são um reflexo simbólico da responsabilidade humana na degradação ambiental. Para esse efeito, foi criado um espaço imersivo digital que representa um ambiente natural, sendo o participante convidado a visitá-lo não só através de um headset de realidade virtual, mas também a interagir com elementos naturais — três árvores — que existem simultaneamente, e de forma síncrona, na paisagem digital e no interior da sala fechada em que o participante efetivamente se movimenta. Essa interação tem como resultado provocar uma deterioração dos elementos naturais modelados. A narrativa que está na base desta experiência sensível, intelectual e estética pretende evidenciar a ligação intrínseca que o ser humano tem com a natureza e os resultados nefastos da ação antrópica sobre o mundo, promovendo a consciencialização da urgência de ações de reparação e conservação ambiental. Um inquérito realizado aos participantes demonstrou que se conseguiu criar um ambiente imersivo e, se bem que nem todos tenham compreendido o verdadeiro significado de parte das animações, a conexão com o simbolismo da destruição foi aparentemente conseguida. Esta instalação insere-se no âmbito da arte ambiental, um movimento que, a partir da segunda metade do século XX, procura estabelecer uma forte relação entre prática artística e ação ecológica.
- Interação com corpos andantesPublication . Paixão, Barbara Pedro; Carvalho, Rodrigo Guedes deO presente relatório pretende descrever o projeto desenvolvido em contexto de estágio curricular na Mecha Studio, com o intuito de finalizar o Mestrado em Sistemas e Media interativos. O projeto surge da forte motivação de querer explorar a interação em tempo-real entre o corpo humano e o computador. Para isso, desenvolvi em conjunto com a Mecha Studio uma instalação interativa que faz uso do movimento do corpo para gerar imagem e som. A instalação interativa tem o nome de Digital Soul e oferece uma visão mais profunda do interior de cada participante através de um espelho digital. Os visuais são inspirados pelo lado emocional do ser-humano de forma a despertar reações emocionais enquanto os gestos humanos formam imagem generativa. Para o desenvolvimento deste projeto existiu uma exploração intensiva sobre a criação dos visuais aplicados na silhueta dos corpos extraídos através de uma câmara sensor. Em simultâneo, a imagem era reproduzida num painel LED para uma melhor perceção da escala humana. Foi também desenvolvido som interativo de forma a haver uma interação mais notável entre participante-participante.
- A Saudade - uma narrativa visual em videomappingPublication . Silva, Inês Ferreira da; Carvalho, Rodrigo Guedes deO presente projeto consiste numa instalação de Videomapping urbano. Será criada uma narrativa sobre um tema que represente a Cidade, a Pesca na sua forma artesanal. Foi selecionado o Mural localizado num edifício devoluto nos terrenos da antiga Seca do Bacalhau, em Vila do Conde. A motivação para a realização deste projeto passa por utilizar uma técnica de exibição multimédia sobre uma reconhecida obra de arte na cidade de Vila do Conde, e desta forma, aliar as novas tecnologias do audiovisual às tradicionais formas artísticas, como é o caso das pinturas de murais, e incutir no público que, apesar dos murais de pintura serem representações estáticas, consegue-se imaginá-las em movimento, e com isto, corporizar a mensagem da obra. O uso da técnica do Videomapping sobre este mural tem como objetivo conferir a esta obra de arte um novo impacto face aquele que o povo de Vila do Conde se foi habituando, isto é, ver a pintura que naturalmente é estática numa mensagem que passará a ser contada com dinâmica visual e sonora. O sucesso deste projeto obterá certamente um incremento na valorização cultural e monumental do mural, e representará de forma mais profunda umas das facetas representativa da identidade da cidade. Com esta valorização, o objetivo passa também por uma maior divulgação dos movimentos culturais da cidade de Vila do Conde e de um maior conhecimento sobre a atividade ancestral da seca do bacalhau que poucos vilacondenses verdadeiramente compreendem. Irá também louvar as funcionárias que lá trabalharam durante anos e uma direção que sempre esteve a cargo de uma geração familiar. O mural é da autoria da artística plástica Isabel Lhano, que a própria executou com a colaboração de Marco Castiço e Miguel Pipa, ambos do Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde, e o seu filho, Luís Costa. A mensagem patente neste mural é a Memória da atividade que se desenvolvia no século passado na cidade de Vila do Conde, e que se extinguiu na década de 90: "A Seca do Bacalhau".
- Separadores para o Canal180: a cor e o movimento como meio de comunicação de emoçõesPublication . Gonçalves, Sara Costa; Carvalho, Rodrigo Guedes deO presente documento descreve o processo de desenvolvimento do projeto final de mestrado realizado em contexto de estágio no Canal180, como também aborda teoricamente os seus temas. É feita ainda uma breve abordagem a todos os trabalhos realizados em estágio num contexto profissional. O projeto entra na área das emoções unindo a expressão corporal e a cor, dois temas que comunicam visualmente as emoções. Foram exploradas relações entre a cor e o movimento do corpo na dança fortalecendo a comunicação da emoção que ambas igualmente expressam. Recorrendo à animação performativa, os movimentos corporais foram digitalizados por meio de sensores através do sistema de motion capture Xsens gerando, posteriormente por meio de software, visuais para cada uma das emoções base. No final resultaram cinco animações correspondentes a cinco emoções (alegria, raiva, tristeza, medo e nojo). Sendo estas separadores televisivos, o seu propósito principal é comunicar as emoções do programa anunciado preparando de certa forma, a audiência do Canal180 para o programa seguinte, colocando-a num estado de espírito relacionado com o mesmo.