Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Será que a modalidade de step poderá ter uma resposta cardiorrespiratória máxima em adultos saudáveis? Uma revisão sistemáticaPublication . Neto, Francisco José de Bessa; Montes, António Mesquita; Vilarinho, RuiOs protocolos step test demonstram boas propriedades métricas na estimativa do volume do oxigénio máximo (VO₂ máx), podendo ser úteis para a avaliação da capacidade e prescrição de exercício. Contudo, não se conhece a totalidade dos protocolos step test existentes na literatura e se estes podem apresentar respostas máximas fisiológicas em adultos saudáveis. Identificar e analisar na literatura os diferentes protocolos step test no que diz respeito á sua resposta cardiorrespiratória e verificar se estes podem apresentar características de resposta máxima fisiológica em adultos saudáveis. Esta revisão sistemática foi realizada tendo em consideração as recomendações da PRISMA. A pesquisa bibliográfica foi obtida nas bases de dados PubMed/Medline, Web of Science e Cochrane Library usando os seguintes termos de pesquisa “step test” OR “stepping test” OR ”step mode”. A avaliação da qualidade dos estudos foi realizada com o sistema GRADE. Foram incluídos os artigos científicos que cumprissem os seguintes critérios: indivíduos saudáveis, idade igual ou superior a 18 anos, apresentar pelo menos duas características de atingimento de esforço máximo ou, no estudo, estar descrito que o plateau de consumo de VO2 foi reportado. Foram incluídos 6artigos científicos nesta revisão. Os protocolos identificados forma o 3-min step test, Chester step test, o fixed-rate, short and fast step test, fast-paced step test, self-paced step test e o Harvard´s step test. Nenhum estudo apresentou uma resposta cardiorrespiratória máxima, de acordo com a nossa metodologia. Os estudos apresentam limitações metodológicas, segundo o sistema GRADE com uma qualidade “muito baixa” e “baixa” para a maioria dos estudos. A resposta cardiorrespiratória dos protocolos step test identificados nesta revisão não apresentaram características de resposta máxima fisiológica em adultos saudáveis.
- A importância da escolha do repertório na evolução do alunoPublication . Silva, Inês Beatriz Teixeira da; Sandu, Constantin; Resende, Dina; Guedes, Maria José SouzaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música, Ramo Instrumento, foi elaborado o presente relatório de estágio, no intuito de refletir o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo. A prática pedagógica foi desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, na disciplina de piano com a professora Dina Resende como professora cooperante e na disciplina de música de câmara com a professora Maria José Souza Guedes. Essa prática foi orientada, supervisionada e observada tendo como base o diálogo, a partilha de conhecimentos e a observação de uma lecionação de excelência. Foram traçadas metodologias centradas na motivação constante dos alunos e no desenvolvimento das suas capacidades críticas, criativas e autoavaliativas. Acerca do título “A importância da escolha do repertório na evolução do aluno”, o projeto de investigação responde em parte ao desafio colocado pelo professor supervisor e, simultaneamente, a um interesse pessoal em investigar mais detalhadamente o tema mencionado. Tendo em conta várias perspetivas de diversos professores de piano, será aprofundada a questão da escolha de repertório e de que forma essa escolha pode interferir com a evolução do aluno. Durante essa reflexão, ter-se-á como apoio o programa oficial do Curso de Piano do Conservatório Nacional e o programa atual da disciplina de piano do Conservatório de Música do Porto.
- Ato performativo: concepção e produção visual, cénica e interativaPublication . Rocha, Catarina Raquel da Silva Mendes da; Leite, Luís; Carvalho, Rodrigo Guedes deO ato performativo é uma forma de expressão artística que pode ser potenciado através do cruzamento de vários media com elementos cenográficos. Tipicamente a produção destes conteúdos e individualizada, complexa e suportada por recursos técnicos e tecnológicos que nem sempre estão ao alcance de todos os artistas. Por outro lado, estes conteúdos são produzidos para uma determinada configuração estanque, limitando a realização do ato performativo a locais que respondem a configuração definida. Na tentativa de ultrapassar estas limitações e democratizar a produção de conteúdos para atos performativos foi concebido um Sistema Modular Multimedia em Contexto Performativo. Esta proposta explora a simbiose de todos os elementos constituintes do espetáculo, tornando a produção de conteúdos em um processo global. Para o desenvolvimento deste sistema partiu-se da investigação sobre as constituintes dos atos performativos identificando as suas lacunas, definiu-se as características e os requisitos para a produção dos conteúdos, desenvolveu-se um modelo conceptual genérico através de um ecossistema digital de interação ecológico sustentado por um desenho modular que foi implementado num protótipo. Para este protótipo foi conceptualizado todo um espetáculo para um caso de estudo tendo sido produzidos todos os conteúdos com a metodologia definida no modelo conceptual. Assim, foi desenvolvido e implementado um artefacto com componente digital e física, com a finalidade de provar as potencialidades de um sistema modular multimédia multidisciplinar.
- Construção e Validação de um "Questionário sobre sintomatologia orofacial, região temporomandibular e aspetos psicossociais"Publication . Narciso, Mariana Isabel Martinho; Mesquita, Cristina; Santos, Paula Clara; Lopes, Sofia; Neto, SérgioA articulação temporomandibular (ATM) e as possíveis alterações da mesma beneficiam de instrumentos para avaliação e monotorização da intervenção em Fisioterapia, permitindo a comparação de resultados tanto em contexto clínico como de investigação. Este projeto tem como objetivo a elaboração e validação do “Questionário sobre sintomatologia orofacial, região temporomandibular e aspetos psicossociais “(QSSORTAP). Estudo Observacional Analítico Transversal, constituído por Estudantes Universitários (n=126), entre os 18 e os 56 anos. Efetuou-se uma revisão da literatura e posteriormente o questionário foi construído ao longo de 3 etapas. Para análise estatística utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences 26 com um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O QSSORTAP é constituído por 35questões, divididas pela tabela de identificação e pelos 5 domínios: 1- Comportamentos Orais; 2- Avaliação dos sinais e Sintomatologia Dolorosa Orofacial e de Outras Estrutura; 3- Avaliação da Intensidade da Dor Orofacial; 4- Avaliação Funcional da ATM e 5- Avaliação Psicossocial. Quanto à Consistência Interna, todos o Domínios apresentaram α Cronbach ≥0,70, à exceção do Domínio 1: Comportamentos Orais= 0.35. Na análise de fiabilidade teste-reteste, todos os Domínios revelam correlações positivas (r entre 0,34 e 0,78). Quanto à Validade, o coeficiente de correlação de Pearson é igual a 0,979, o que faz desta uma correlação “Forte”, mostrando que se trata de um questionário válido, no que diz respeito à validade de critério das questões estudadas. O QSSORTAP mostrou ser relevante para a avaliação destas condições e apresenta qualidades psicométricas aceitáveis tanto a nível da fiabilidade como da validade.
- O impacto da gamificação na motivação e no engagement dos vendedores: um estudo de casoPublication . Silva, Dina Maria Leal da; Martins, Maria Helena Gonçalves; Dores, Artemisa Agostinha Monteiro da RochaIntrodução: A gamificação tem proliferado como uma estratégia auspiciosa perante desafios empresariais contemporâneos, nomeadamente a alienação da força de trabalho. Todavia, pouco se sabe acerca de como a gamificação transforma o comportamento humano, sobretudo na área comercial. Objetivos: Pretende-se estudar o impacto da gamificação na motivação e no engagement dos vendedores, identificando os elementos de jogo, bem como as características demográficas, profissionais e o hábito de jogo com impacto no desempenho. Metodologia: Estudo de caso de uma empresa portuguesa atuante no retalho dos eletrodomésticos, eletrónica de consumo e entretenimento. Foi realizada uma análise de conteúdo a cinco focus groups, com cinco vendedores cada, bem como uma análise de documentos online sobre a gamificação na empresa e observações diretas informais. Resultados: A gamificação motiva os colaboradores, particularmente através de recompensas, competição e cooperação, mas não promove engagement nos vendedores devido a obstáculos distintos, especialmente sentimentos de injustiça no sistema de avaliação/recompensas e ausência de recursos tecnológicos adequados à gamificação. Conclusões: Apesar da gamificação potenciar o comportamento e ser uma ferramenta valorizada, a sua aplicação deve ser criteriosa e humanista, de forma a garantir a produtividade através da diversão na força de vendas. Implicações para a prática: O sistema gamificado deve ser transacional, alinhado às especificidades organizacionais/individuais, antecipar os efeitos colaterais da competição, fornecer oportunidades de diversão e ser monitorizado constantemente. Simultaneamente, a liderança deve apoiar um mindset favorável à gamificação. Valor/originalidade: Ainda que os resultados não possam ser generalizados, este estudo contribui para a compreensão deste fenómeno, fornecendo contributos sobre as potencialidades, os constrangimentos e as considerações éticas da gamificação. Acrescenta ainda evidencia sobre a necessidade de investigação adicional.