Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-18"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A auditoria interna e o Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados estudo de caso: o Município de Vila Nova de GaiaPublication . Martins, Joana Patrícia Figueiredo; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoNum mundo onde a mudança é constante, decorrendo a um ritmo muito rápido e num contexto macroeconómico cada vez mais imprevisível, revela-se indispensável para as organizações, independentemente do seu âmbito de atuação, gerir a Auditoria Interna de uma forma consciente e sistematizada. O presente trabalho incide sobre a realização de um estágio no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento da Atividade de Auditoria Interna. Este estágio foi realizado com recurso a um estudo de caso, tendo por objetivo averiguar a importância da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Neste sentido, procedeu-se à revisão bibliográfica respeitante às temáticas da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Posteriormente, apresenta-se o processo de seleção da metodologia utilizada, o estudo de caso, que se explica de forma detalhada. Foi disponibilizado a todos os trabalhadores do Município de Vila Nova de Gaia um inquérito por questionário para aferir acerca do seu conhecimento da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e os seus contributos. De seguida, procedeu-se ao enquadramento e à descrição do estágio na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, na Divisão de Auditoria e Qualidade, tendo como foco o desenvolvimento da Atividade de Auditoria Interna. Na posse da informação recolhida e da realização do estágio, conclui-se que são fundamentais numa organização a Atividade de Auditoria Interna assim como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, garantindo uma maior eficiência organizacional que contribui para um acréscimo de valor.
- Estudo da estabilidade química da Solução de Minoxidil e da Suspensão de TrimetoprimPublication . Ferreira, Joana Conceição Gonçalves; Correia, PatríciaIntrodução: A indústria farmacêutica não consegue colmatar todas as necessidades terapêuticas dos doentes, fazendo com que, atualmente, a manipulação de Medicamentos seja bastante frequente. A solução de Minoxidil a 5% e a suspensão de Trimetoprim a 1% são dois dos medicamentos manipulados mais produzidos em farmácias comunitárias da zona Norte de Portugal. Objetivos: Estudar a estabilidade físico-química e microbiológica da solução de Minoxidil a 5% e da suspensão oral de Trimetoprim a 1%. Métodos: Um dos métodos de identificação de Minoxidil puro, existente na Farmacopeia portuguesa e que se baseia em espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta, foi adaptado ao doseamento de Minoxidil em solução, e foi validado. Após a sua validação, efetuou-se o estudo da estabilidade química em quatro amostras da solução de Minoxidil a 5%. Foi também analisada a estabilidade física, conforme o Formulário Galénico Português, e a estabilidade microbiológica, segundo a Farmacopeia Portuguesa. No caso da suspensão de Trimetorpim, foram conjugados os métodos de identificação existentes nas Farmacopeias Portuguesas, Americana e Europeia, e foi proposto um método de doseamento do princípio ativo em solução, também por espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta. Resultados e conclusão: O método de doseamento revelou uma elevada precisão e linearidade, com limites de deteção e quantificação de 0.5mg/L, respetivamente. Tendo em conta a avaliação da estabilidade física, química e microbiológica das amostras de solução de Minoxidil a 5%, parece ser possível garantir uma estabilidade de, pelo menos, 6 meses, se o medicamento manipulado for devidamente acondicionado. Para a suspensão de Trimetropim foi estabelecido um protocolo para a preparação das amostras e dosemaneto do princípio ativo para vir a ser aplicado.
- A Saudade - uma narrativa visual em videomappingPublication . Silva, Inês Ferreira da; Carvalho, Rodrigo Guedes deO presente projeto consiste numa instalação de Videomapping urbano. Será criada uma narrativa sobre um tema que represente a Cidade, a Pesca na sua forma artesanal. Foi selecionado o Mural localizado num edifício devoluto nos terrenos da antiga Seca do Bacalhau, em Vila do Conde. A motivação para a realização deste projeto passa por utilizar uma técnica de exibição multimédia sobre uma reconhecida obra de arte na cidade de Vila do Conde, e desta forma, aliar as novas tecnologias do audiovisual às tradicionais formas artísticas, como é o caso das pinturas de murais, e incutir no público que, apesar dos murais de pintura serem representações estáticas, consegue-se imaginá-las em movimento, e com isto, corporizar a mensagem da obra. O uso da técnica do Videomapping sobre este mural tem como objetivo conferir a esta obra de arte um novo impacto face aquele que o povo de Vila do Conde se foi habituando, isto é, ver a pintura que naturalmente é estática numa mensagem que passará a ser contada com dinâmica visual e sonora. O sucesso deste projeto obterá certamente um incremento na valorização cultural e monumental do mural, e representará de forma mais profunda umas das facetas representativa da identidade da cidade. Com esta valorização, o objetivo passa também por uma maior divulgação dos movimentos culturais da cidade de Vila do Conde e de um maior conhecimento sobre a atividade ancestral da seca do bacalhau que poucos vilacondenses verdadeiramente compreendem. Irá também louvar as funcionárias que lá trabalharam durante anos e uma direção que sempre esteve a cargo de uma geração familiar. O mural é da autoria da artística plástica Isabel Lhano, que a própria executou com a colaboração de Marco Castiço e Miguel Pipa, ambos do Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde, e o seu filho, Luís Costa. A mensagem patente neste mural é a Memória da atividade que se desenvolvia no século passado na cidade de Vila do Conde, e que se extinguiu na década de 90: "A Seca do Bacalhau".
- Audit expectation gap: comparação entre dois setores de atividadePublication . Sousa, Catarina Estanislau Marques Pereira Barbosa de; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA auditoria tem como intuito aumentar o grau de confiança dos utilizadores das demonstrações financeiras, através da comunicação da opinião do auditor sobre estas aos stakeholders. Geralmente, essa opinião diz respeito à forma como as demonstrações são preparadas, em todos os aspetos materiais, e se expõem uma visão verdadeira e apropriada da situação da entidade. Contudo, a literatura aponta para a existência de aspetos do trabalho de auditoria que o público desconhece ou sobre os quais tem uma perceção incorreta. Tais contrastes podem manifestar-se, entre outros, no que diz respeito ao objetivo de uma auditoria, aos deveres atribuídos aos profissionais da área e às garantias por si dadas sobre as demonstrações financeiras. Estas diferentes perceções sobre o trabalho de auditoria entre quem audita e os vários grupos com interesse nas demonstrações analisadas constituem a Audit Expectation Gap - diferenças de expectativas em auditoria. O presente estudo visa analisar em que medida este gap está presente entre auditores e o público em geral, de que forma é que estas expectativas são condicionadas pelos conhecimentos do público em auditoria e averiguar se o gap se manifesta quando são colocados frente a frente dois setores de atividade distintos. Para tal, foi conduzida uma investigação através de um questionário.
- A Terapia Ocupacional nos Cuidados ContinuadosPublication . Mesquita, Ana Filipa Duarte; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria JoãoO objetivo deste estudo é descrever os utentes admitidos na UMDR de Murça e perceber, dentro destes, quais é que são referenciados para a Terapia Ocupacional, tendo em conta as características sociodemográficas, o diagnóstico e a capacidade funcional nas AVD e AVDI. Trata-se de um estudo observacional descritivo e foram utilizadas as escalas de Barthel e de Lawton e Brody para recolher os dados relativos à capacidade funcional. A amostra apresenta 580 indivíduos, 302 do sexo feminino (52,1%), com uma média de idades de 73,93±11,88 anos e 49 % apresenta como diagnóstico doença cerebrovascular. Conclui-se que toda a amostra apresenta dependência na capacidade funcional, mas que apenas 42,9% dos utentes foram referenciados para a Terapia Ocupacional. Os utentes do sexo masculino e os indivíduos com o diagnóstico de doenças cerebrovasculares ou traumatismo-cranioencefálico apresentavam maior probabilidade de ser referenciados para a TO. Os indivíduos com doença osteoarticular e indivíduos com melhor desempenho na atividade do vestir apresentavam maior probabilidade de não serem referenciados para a valência. A intervenção do terapeuta ocupacional é fundamental quando a capacidade funcional dos utentes está afetada. São necessários mais estudos para promoção e divulgação dos contributos da TO na RNCCI.
- Relatório de estágio auditoria financeiraPublication . Silva, Elisabete Dias; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalNum cenário marcado pela instabilidade e globalização da economia, as entidades encontram-se, cada vez mais, expostas a uma grande diversidade de riscos que colocam em causa os objetivos pré-estabelecidos, existindo por isso uma grande variedade de interessados na produção e no uso de Demonstrações Financeiras auditadas. Neste contexto e atual paradigma, o revisor oficial de contas na sua função de utilidade pública, assume papel de destaque. Dotados de informação priveligiada pelo conhecimento das entidades e dos mercados que operam, os revisores oficiais de contas revestem a informação finaceira com uma credibilidade acrescida, o que pode também sujeitar a sua atividade a diversos riscos. O presente relatório tem por base um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Auditoria, lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, tendo como principal objetivo descrever os objetivos e procedimentos exigidos na concretização da atividade de auditoria financeira, no âmbito do esclarecimento e abordagem de todos os aspetos essenciais para o desenvolvimento do trabalho de um auditor externo. Encontra-se dividido em quatro partes. Iniciando-se com um enquadramento teórico do processo de auditoria financeira, passando pelo seu planeamento, materialidade, risco de auditoria, e a sua finalidade, a emissão da Certificação Legal de Contas. Posteriormente procurou-se demonstrar a importância e impacto do controlo de qualidade, terminando com uma apresentação da Empresa acolhedora e todas as atividade desempenhadas ao longo do estágio. A última parte do presente relatório é referente às conclusões obtidas.
- Polisemantika: creación de un espectáculo de música contemporánea para percusión, desde el trabajo colaborativo y la transdisciplinariedadPublication . Gaigne Beobide, Manu; Passos, Sónia Maria da Costa; Bernat Martinez, Miguel AngelPolisemantika es un espectáculo de percusión de música contemporánea, creado entre artistas de diferentes disciplinas artísticas. Este trabajo habla sobre el proceso de investigación y creación, y sobre como hemos podido aplicar en la practica la transdisciplinariedad y el trabajo colaborativo, trabajando sobre obras ya escritas y obras creadas por nosotras durante el proceso de investigación-creación.