ESTG - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESTG - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, Wellington"
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- Análise de desempenho logístico: O Caso da Região do Tâmega e SousaPublication . Machado, Paulo Luís dos Reis; Alves, Wellington; Braga, Alexandra Maria da SilvaNas últimas décadas, o processo de globalização tem intensificado as disparidades económicas regionais, representando uma séria ameaça ao progresso económico, à coesão social e à estabilidade política. Os processos e políticas de mercado, anteriormente vistos como motores de prosperidade e oportunidades, já não se mostram suficientemente eficazes para enfrentar esses desafios. Nesse contexto, o desenvolvimento regional é fortemente impulsionado pela eficiência logística, que facilita o fluxo de bens, reduz custos operacionais e promove a competitividade das empresas locais, contribuindo para o crescimento económico sustentável das comunidades. Este estudo tem como objetivo geral a compreensão da relação entre o desenvolvimento regional e a logística, lacuna identificada na literatura, tendo como principal fonte de dados, num primeiro momento a literatura existente, relacionando a contribuição da logística para o desenvolvimento socioeconómico. Reconhecendo a importância do desenvolvimento regional no contexto económico e social, este estudo tem como objetivos específicos: (1) analisar a contribuição das atividades logísticas para o desenvolvimento económico e social a nível regional; (2) perceber a importância da logística no desenvolvimento regional através de um estudo de caso aplicado à região do Tâmega e Sousa; e (3) propor um modelo conceptual que permita avaliar as interações entre logística e desenvolvimento regional, que possa servir como referência para outras regiões. Utilizando uma metodologia baseada em revisão da literatura, análise de indicadores logísticos e validação com especialistas, o estudo identifica fatores críticos para melhorar a eficiência e a competitividade logística. Destaca a relevância de infraestruturas adequadas e de um modelo de avaliação robusto para monitorizar o impacto logístico e sugere que as melhorias neste sector podem aumentar a atratividade da região, impulsionando o crescimento económico e a criação de emprego.
- Connecting the dots: How does Lean Thinking contribute to Project Management?Publication . Rodrigues, Inês Maria Silva; Alves, WellingtonO Lean Thinking é uma filosofia tipicamente associada a indústrias que trabalham com operações e que se baseia na eliminação sistemática de desperdícios como meio para criar valor e aumentar a eficiência dos processos produtivos. Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo adaptar os princípios e ferramentas do Lean Thinking às atividades de Gestão de Projetos de forma investigar se esta filosofia pode ser usada como estratégia para aumentar a eficiência dos projetos através da eliminação e prevenção de desperdícios. Ainda que a relação entre os conceitos de Lean Thinking e Gestão de Projetos já tenha sido abordada na literatura, a investigação que existe não é extensiva e é maioritariamente focada no setor da construção. Assim, a principal motivação para a realização desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da área da Gestão de Projetos através: da realização de uma análise bibliométrica que pretende analisar o estado da arte do tema de investigação; da identificação dos principais desperdícios associados à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação; da proposta de um modelo conceptual, adaptado ao setor da Tecnologia e Informação, que adapta os princípios e as ferramentas do Lean Thinking aos diferentes domínios de performance da Gestão de Projetos com o objetivo de eliminar os principais desperdícios. Em síntese, esta investigação pretende compreender se o Lean Thinking pode ser adaptado à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação como meio de eliminação de desperdícios e consequente aumento da eficiência dos projetos. Para isso, esta investigação encontra-se dividida em três artigos que se focam em diferentes objetivos específicos que contribuem para dar resposta ao objetivo geral mencionado. Apesar da existência de uma lacuna na literatura que relaciona os dois conceitos o interesse na relação entre os mesmos tem crescido nos últimos anos, tendo sido realizada mais pesquisa nesta área. Relativamente à relação entre o Lean Thinking e a Gestão de Projetos na área da Tecnologia e Informação, a investigação permitiu concluir que este é um tema emergente que tem sido cada vez mais alvo de estudo. Adicionalmente, esta investigação permitiu concluir que as principais fontes e tipos de desperdícios em projetos do setor da Tecnologia e Informação estão maioritariamente ligados a comportamentos humanos que podem ser evitados ou eliminados e que estes desperdícios têm significativas consequências negativas ao nível da eficiência dos projetos.
- Cybersecurity in Smart Railways: Challenges and PathwaysPublication . Fernandes, Tiago Filipe Tavares; Magalhães, João Paulo Ferreira de; Alves, WellingtonAs ferrovias inteligentes surgiram como soluções cruciais nas grandes cidades globais para enfrentar problemas como o grande volume de trânsito e a poluição ambiental. A integração de tecnologias avançadas possibilitou a transição de sistemas ferroviários tradicionais para alternativas altamente eficientes e personalizadas. No entanto, a complexidade destes sistemas introduz novos desafios, especialmente nas áreas de cibersegurança e privacidade. Dada a suscetibilidade dos sistemas ferroviários a ameaças cibernéticas, é imperativo que essas soluções inteligentes em ascensão estabeleçam medidas robustas de segurança e privacidade. Este trabalho aborda os desafios de cibersegurança de duas das principais tecnologias usadas nestes sistemas inteligentes: LoRaWAN e 5G, e propõe uma metodologia de testes de segurança e recomendações para mitigar estes desafios.
- Lean: Desafios e Oportunidades nas Pequenas e Médias EmpresasPublication . Santos, Anna Luiza Souza Vieira; Alves, WellingtonNas últimas décadas, tem se evidenciado a importância das pequenas e médias empresas tanto a nível micro como macroeconômico. Como contributo para esta melhoria, o conceito e metodologia de produção que minimiza os desperdícios, conhecido também como Lean surge como uma mais-valia para estas organizações. Neste sentido, esta dissertação se propõe a investigar as principais dificuldades que as empresas de pequeno porte enfrentam ao implementar o Lean, recorrendo à literatura disponível. Adicionalmente, para responder aos objetivos propostos, a investigação foi realizada em 4 fases. A primeira consistiu na utilização do software VOSviewer, que foi utilizado para a construção e visualização de redes bibliométricas, nomeadamente a realização de dois tipos de análises: Co-autoria e Ocorrência de palavras. A segunda e a terceira fase, como base nos artigos selecionados, procuraram identificar, respectivamente, as principais barreiras enfrentadas e as ferramentas utilizadas. Por fim, a última fase teve com principal foco a realização de um questionário, que objetivou compreender o entendimento das PMEs quanto ao Lean e oportunidades que estas podem vir a ter. O resultado das fases descritas anteriormente, possibilitou analisar como a gestão de projetos pode contribuir para minimizar tais dificuldades, como também propor um conjunto de boas práticas para auxiliar as PMEs na Implementação do Lean.
- Lessons Learned Processes: Lessons from the Automotive IndustryPublication . Fernandes, Pedro Miguel Ferreira; Alves, WellingtonAs organizações não podem “reinventar a roda” cada vez que encaram um novo projeto. Devem tirar partido da experiência adquirida em projetos anteriores através da aplicação de lições aprendidas. As lições aprendidas são uma abordagem conhecida, utilizada para capturar, armazenar e recuperar o conhecimento obtido durante a execução de um projeto, focada em como os eventos do projeto foram abordados ou deverão ser abordados no futuro, para melhorar o desempenho dos projetos. Esta dissertação combina resultados de dois artigos de investigação científica, apresentando uma visão geral da importância das lições aprendidas no contexto organizacional. O primeiro artigo utiliza uma análise bibliométrica para explorar as conexões de rede estabelecidas entre artigos selecionados, enquanto o segundo artigo apresenta um estudo de caso que investiga o cenário real da aplicação de lições aprendidas numa organização da indústria automóvel. A análise bibliométrica destaca a crescente influência das lições aprendidas nas organizações e ao examinar publicações relevantes, relacionadas com o tema, esta investigação identificou palavras-chave e temas relevantes, autores influentes e artigos de investigação importantes. Os resultados da investigação indicam também o papel de temas emergentes tal como a inteligência artificial. Em combinação com a análise bibliométrica, o estudo de caso investiga os aspetos práticos da aplicação das lições aprendidas dentro da organização. Com foco em uma empresa líder do ramo automóvel, esta pesquisa explora o real cenário de aplicação de processos de lições aprendidas da organização através da análise dos seus procedimentos, da sua documentação e do seu sistema de gestão do conhecimento. Esta pesquisa também coletou dados através de conversas informais e juntamente com a aplicação de um questionário dirigido aos profissionais organizacionais, este segundo artigo pretende revelar o real estado das lições aprendidas dentro da organização. Ao combinar os principais resultados destas duas pesquisas, esta dissertação contribui para fornecer uma compreensão abrangente dos processos de lições aprendidas e a sua real aplicação no contexto organizacional. Estas descobertas combinadas reforçam o papel fundamental das lições aprendidas e fornecem informações valiosas para futuros investigadores, praticantes e orientarão também a organização sobre como melhorar os processos gerais de lições aprendidas para aumento futuro do desempenho organizacional e dos projetos na área da indústria automóvel.
- Modelos para a Partilha do Conhecimento Tácito na Gestão de ProjetosPublication . Matos, Sara Isabel Veiga da; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Alves, WellingtonA gestão do conhecimento é considerada fundamental para o sucesso organizacional, especialmente na área de gestão de projetos, onde o conhecimento tácito, caracterizado pela sua subjetividade, é difícil de transmitir, mas crucial para a melhoria contínua dos processos organizacionais e, por conseguinte, para a eficácia da gestão de projetos. Em ambientes de trabalho remoto, que têm vindo a ganhar destaque e trouxeram novos desafios e oportunidades para as organizações, partilhar esse conhecimento torna-se ainda mais desafiador e necessário, especialmente em equipas de projeto. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar o papel do conhecimento tácito na gestão de projetos, explorando as suas dinâmicas de aquisição, partilha e impacto nos processos organizacionais em ambientes remotos Para isso, foram desenvolvidos dois estudos, que compõem esta dissertação. O primeiro estudo propõe um modelo conceptual para explorar a partilha e aquisição do conhecimento tácito em ambientes de projeto, dando ênfase à interação social e considerando o pensamento crítico como um mediador para que este conhecimento seja conscientemente reconhecido e partilhado. Já o segundo estudo foca-se no desenvolvimento de um modelo de equações estruturais, baseado no modelo conceptual desenvolvido anteriormente e que teve o objetivo de validar as hipóteses formuladas nesse mesmo modelo. Os resultados deste segundo estudo demonstram que a capacidade das equipas de captar e partilhar este tipo de conhecimento influencia efetivamente os processos organizacionais e, por conseguinte, permite que estas melhorem não só a sua performance, como também integrem práticas de melhoria contínua, aumentando assim a sua competitividade e capacidade de inovação. O modelo conceptual sugere que a consciência e a partilha do conhecimento tácito ocorrem através da interação social e do pensamento crítico, enquanto o modelo de equações estruturais analisa a influência deste conhecimento nas práticas de gestão de projetos, validando as hipóteses de que o conhecimento tácito é um elemento-chave para a eficiência organizacional. Estes dois estudos contribuem tanto teoricamente quanto na prática ao oferecerem um enquadramento para o estudo e a implementação de práticas de gestão do conhecimento tácito em equipas de projeto. Ao fornecerem um caminho claro para a compreensão de como o conhecimento tácito pode ser gerido e partilhado, esses estudos permitem que as organizações adaptem e aprimorem as suas abordagens na gestão de projetos, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.
- Project Management and Robotics Process Automation: A Model to Improve RPA Project SuccessPublication . Silva, Tiago Jose Couto; Alves, WellingtonNo contexto desta tese de mestrado em gestão de projetos, o trabalho embarca numa viagem em três partes para explorar de forma abrangente o mundo da Robotic Process Automation (RPA). Cada artigo deste estudo desempenha um papel distinto no avanço da nossa compreensão da RPA e das suas implicações práticas. No primeiro artigo, o foco está em fornecer uma visão abrangente do cenário da RPA. Analisamos os benefícios e os desafios associados à implementação da RPA, realçando o papel fundamental da gestão de projetos no aumento do sucesso dos projetos de RPA. Ao extrair conhecimentos de uma vasta literatura e de casos reais, pretendemos estabelecer uma base sólida para compreender o atual estado da arte da RPA. O segundo artigo adota uma abordagem mais teórica, introduzindo um modelo concetual para a avaliação e definição de prioridades dos candidatos a RPA. Este modelo foi meticulosamente concebido, baseando-se em cinco dimensões cruciais: tarefa, tempo, dados, sistema e humano. O seu objetivo é facilitar um processo estruturado e baseado em dados para identificar as tarefas mais adequadas para a automatização da RPA. O terceiro artigo afasta-se das construções teóricas e mergulha no domínio prático. Aqui, foram analisadas as respostas de um inquérito que investiga a forma como as empresas avaliam e priorizam os candidatos a RPA em cenários do mundo real. Além disso, o estudo explorou o sucesso das implementações de RPA nestas empresas, centrando-se na questão de saber se o modelo concetual proposto é benéfico para especialistas, gestores de projetos e profissionais. Além disso, avaliase a capacidade do modelo para ser melhorado e aperfeiçoado através de conhecimentos obtidos a partir de práticas reais de RPA. Esta análise empírica fornece informações valiosas sobre o panorama dinâmico da RPA nas organizações. Coletivamente, estes três artigos visam contribuir para uma compreensão holística do estado atual da RPA, da sua aplicação através de um modelo concetual estruturado e das práticas do mundo real que podem fazer avançar ainda mais o campo da RPA e a sua integração nas operações empresariais modernas.