ISCAP - DM - Auditoria
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O Mestrado em Auditoria desenvolve competências técnicas de recolha, tratamento e análise de dados e informação de índoles e fontes muito diversificadas que permitam formar e sustentar uma opinião sobre a fidedignidade da informação disponível na organização objeto de auditoria, particularmente em auditorias de âmbito Contabilístico, Fiscal e de Gestão.
Pretende-se desenvolver competências de investigação direccionada para as metodologias de investigação aplicada, valorizando a aplicação dos conhecimentos na procura de soluções para problemas da área da organização interna e dos processos de auditoria das organizações. A formação técnica especializada na área de Auditoria é complementada com uma formação científica geral. No final do ciclo de estudos, o Mestre em Auditoria deve ser capaz de:
- Conhecer e analisar, crítica e fundamentalmente, as técnicas, os instrumentos e as metodologias específicas da área da Auditoria adotados pelas instituições;
- Conhecer e saber aplicar e compatibilizar as normas nacionais com as normas internacionais de auditoria;
- Conceber, organizar e gerir um sistema de controlo interno;
- Analisar a eficácia e eficiência de um sistema de controlo interno na óptica de auditor externo;
- Planear e organizar o processo de auditoria de forma a minimizar os riscos inerentes à emissão de um parecer o objeto da auditoria;
- Reconhecer a natureza ética inerente ao exercício da actividade de Auditor;
- Conhecer os estudos científicos e as linhas de investigação mais relevantes em Auditoria;
- Desenvolver, sob orientação, projetos de investigação aplicada, nomeadamente projetos de investigaçaão/ação sobre problemáticas específicas da área da Auditoria.
Saídas Profissionais
- Auditor Interno;
- Auditor Externo;
- Inspector Tributário;
- Revisor Oficial de Contas (ROC);
- Técnico Oficial de Contas (TOC);
- Director Financeiro;
- Consultor Financeiro e de Gestão;
- Contabilista de Gestão.
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Browsing ISCAP - DM - Auditoria by advisor "Bastos, Susana Adelina Moreira Carvalho"
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- A auditoria e a gestão de riscoPublication . Bouça, Mariana Fernandes; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoNos últimos anos, a gestão do risco, tem assumido uma importância cada vez maior para todas as organizações. Todas as atividades realizadas pelas organizações estão expostas a diversos tipos de riscos. Partindo da definição de gestão do risco, de todas as suas componentes, verificou-se qual a utilidade do ERM e do cubo COSO, na gestão dos riscos, com o auxílio da auditoria interna e externa. Perceber de que forma este conceito, implementado numa organização, influência o seu crescimento, analisando-se até que nível é que toda a organização está envolvida e sensibilizada para o processo de gestão do risco, desde a gestão de topo aos colaboradores, e a importância dada à temática. Para que todo este processo seja implementado de forma eficaz e eficiente e monitorizado, é fundamental o envolvimento do auditor interno, sendo complementado com o papel do auditor externo. Contudo, é necessário ter em consideração as limitações existentes, como em qualquer processo. Desta forma, procedemos à realização de um estudo, através da análise de relatórios disponibilizados pelas empresas, de forma a se estas têm um sistema de gestão do risco implementado e quais os seus responsáveis, de que forma a auditoria se relaciona com este processo, uma vez que o avanço a nível tecnológico de uma organização, pode-se tornar um risco para uma outra organização. Como este estudo tem por base verificar a importância da auditoria e da gestão de risco, como forma de acrescentar valor às organizações, achamos importante saber qual a opinião dos profissionais relativamente a este assunto. Para isso foi elaborado um questionário. Tentar compreender, o funcionamento da gestão do risco é um fator crucial para as empresas que se queiram afirmar perante a concorrência e por consequência analisar que a melhor forma de lidar contra possíveis riscos, que se poderão tornar em oportunidades para as organizações.
- A auditoria e o controlo interno nos inventáriosPublication . Silva, Pedro Xavier Quaresma da; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoO comércio do Vinho do Porto está associado de forma marcante à historia de Portugal, quer pela identidade que alcançou no Mundo, quer pelas transformações económicas, sociais, entre outras que provocou na região do Douro. A sua importância económica foi, ao longo de vários séculos, determinante nas exportações portuguesas. Algumas indústrias enfrentam dificuldades com a tradicional mensuração dos inventários, como é o caso das indústrias do Vinho do Porto, que é caracterizada por vinhos de qualidade e com inventários de longa duração. Este estudo tem como objetivo analisar a variação dos inventários de produção do setor vinícola, nomeadamente no caso da produção do Vinho do Porto, tendo como objeto de análise o impacto verificado nos dados económicos e financeiros destas empresas pela inventariação dos stocks de Vinho do Porto, que, pela sua crescente antiguidade, podem levar a situações críticas em algumas empresas deste setor. Pretende-se, ainda, efetuar uma análise comparativa entre as diversas empresas do setor na tentativa de perceber o comportamento da variação do valor dos inventários versus a performance económica e financeira das mesmas. Assim, foram analisados os dados económico-financeiros de uma amostra selecionada de uma população com grande dimensão – as empresas contidas no Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI) – para estudar esta problemática: importância dos inventários na performance global das empresas de Vinho do Porto. Da população de 312.434 mil empresas, foram aplicados filtros de pesquisa, tendo uma amosta composta por 122 empresas. Analisados os dados disponíveis, como é o caso da variação dos inventários, dos resultados correntes e do ativo. A utilização de rácios tornou-se bastante útil para compreender a sua evolução e a forma como reagem os inventários quando expostos a determinados fatores. Assim, apresentamos as conclusões, sendo que, de algumas conclusões que não estariamos à espera.
- Auditoria financeiraPublication . Moreira, Cátia Sofia Cunha; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoEste trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio na sociedade António Anjos, F. Brandão & Associados, Lda. Este trabalho aborda a temática da Auditoria Financeira e está dividido em 3 partes. Numa primeira parte é apresentado o enquadramento teórico da auditoria financeira em Portugal e os aspetos principais desta temática, tais como o planeamento, a materialidade, o risco de auditoria, a relação entre ambos e o resultado final de uma auditoria, ou seja, a Certificação Legal das Contas. Na segunda parte é apresentada a empresa acolhedora, onde são descritos os serviços prestados, os recursos materiais, os recursos humanos e também as áreas de atividade dos seus clientes. Na terceira parte são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, quer em sede de trabalho no escritório, como em sede de trabalho de campo. Por fim são apresentadas as conclusões acerca deste estágio e uma apreciação global do mesmo.
- Auditoria financeira e a sua importância para os stakeholders na Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do NortePublication . Marques, Filipe André da Costa; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoNa sequência da crise financeira e de valores existentes na sociedade, o Estado não consegue suprir as crescentes desigualdades sociais. As instituições de carácter social aparecem como suporte a esta realidade. Estas sobrevivem de apoios da sociedade civil, sob a forma de donativos, heranças, doações, legados, entre outras. Deste modo, é fundamental que estas Instituições disponham de uma auditoria financeira realizada por entidade independente, uma vez que há a necessidade de transparência na apresentação da sua atividade à sociedade em geral, perspetiva que a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) acolhe, apesar de não existir obrigatoriedade, esta subcontrata auditorias operacional e financeira de forma permanente. O presente trabalho, pretende analisar a importância da auditoria financeira para os Stakeholders, na LPCC-NRN, demonstrando que, embora existam diferentes perspetivas, todos os Stakeholders têm vantagens aquando da realização das diversas auditorias. Este trabalho foi realizado em simultâneo com um estágio numa empresa de auditoria, de forma a permitir que existisse um estudo enquadrador e prático no âmbito desta temática. Realçamos as diferentes perspetivas sobre a Instituição pelos Stakeholders. Colaboradores e Diretores evidenciam uma preocupação constante no bom desempenho, tanto a nível da prestação dos serviços como a nível financeiro. Diferente visão têm os Fornecedores que se focam no bom desempenho financeiro, deixando de parte o real motivo de existência da organização. Por sua vez, os Utentes do Rastreio Mamário, dão o devido valor a esta Instituição, avaliando de forma muito positiva todos os parâmetros analisados. Estes esperam da Instituição uma boa performance no momento em que recorrem aos seus serviços.
- A auditoria financeira na era do digitalPublication . Moreira, Bruno André Campinho; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoO presente trabalho aborda a temática da auditoria interna no que concerne às transformações resultantes do uso de tecnologias de informação no mundo dos negócios. A era digital e o seu impacto nas organizações alteraram profundamente os seus modos de atuação e de trabalho na envolvente competitiva. Consequência desta digitalização mundial dos negócios, os profissionais da área de gestão, da contabilidade e de auditoria, assumem, cada vez mais, um papel preponderante na seleção e tratamento da informação a vários níveis. A revisão da bibliografia, foi efetuada no sentido de realizar o enquadramento das temáticas a abordar com o desiderato de dar resposta ao problema, objeto deste trabalho de investigação, nomeadamente, a compreensão da forma de evolução da auditoria na era do digital. Ao nível das metodologias utilizadas, o foco centra-se na metodologia quantitativa, tendo sido utilizada, no processo de recolha de dados, a ferramenta “ questionário por entrevista” com o intuito de de obter a perceção dos profissionais relativamente à importância da integração do uso de tecnologias de informação no decorrer dos trabalhos de auditoria. Os resultados obtidos no estudo demonstram que a auditoria interna contribui efetivamente para uma gestão adequada dos recursos, auxiliando a organização a alcançar os seus objetivos, apresentando por isso um papel preponderante no desenvolvimento de uma organização. Considerando o ambiente de mudanças rápidas enfrentado atualmente pelas organizaões, este estudo demonstrou ainda que a evolução tecnológica assume especial importância no desenvolvimento da organização por influenciar a forma como os processos são implementados e executados na auditoria, tornando-os mais rápidos e eficazes.
- A auditoria interna e o Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados estudo de caso: o Município de Vila Nova de GaiaPublication . Martins, Joana Patrícia Figueiredo; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoNum mundo onde a mudança é constante, decorrendo a um ritmo muito rápido e num contexto macroeconómico cada vez mais imprevisível, revela-se indispensável para as organizações, independentemente do seu âmbito de atuação, gerir a Auditoria Interna de uma forma consciente e sistematizada. O presente trabalho incide sobre a realização de um estágio no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento da Atividade de Auditoria Interna. Este estágio foi realizado com recurso a um estudo de caso, tendo por objetivo averiguar a importância da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Neste sentido, procedeu-se à revisão bibliográfica respeitante às temáticas da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Posteriormente, apresenta-se o processo de seleção da metodologia utilizada, o estudo de caso, que se explica de forma detalhada. Foi disponibilizado a todos os trabalhadores do Município de Vila Nova de Gaia um inquérito por questionário para aferir acerca do seu conhecimento da Auditoria Interna e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e os seus contributos. De seguida, procedeu-se ao enquadramento e à descrição do estágio na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, na Divisão de Auditoria e Qualidade, tendo como foco o desenvolvimento da Atividade de Auditoria Interna. Na posse da informação recolhida e da realização do estágio, conclui-se que são fundamentais numa organização a Atividade de Auditoria Interna assim como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, garantindo uma maior eficiência organizacional que contribui para um acréscimo de valor.
- A auditoria no combate à fraude eletrónica: instrumentos de apoioPublication . Jesus, Ana Rafaela Santos de; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoCom a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a fraude eletrónica tem vindo a aumentar de forma expressiva. O facto de termos vivido recentemente uma pandemia mundial, potenciou ainda mais, a utilização da internet e dos meios de comunicação e, consequentemente, levou ao aumento dos casos de fraude eletrónica em Portugal. O objetivo desta dissertação é o de analisar a ocorrência da fraude eletrónica no contexto social e demográfico em Portugal, compreender as medidas já implementadas pelos organismos especializados e perceber que práticas podem ser adotadas além das que existem, de modo a aumentar a segurança dos utilizadores tecnológicos. A escolha da metodologia de investigação a utilizar recaiu no método misto, ou seja, na combinação dos métodos quantitativo e qualitativo, uma vez que foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Estes instrumentos mostraram-se mais pertinentes para o estudo. Para colmatar o crescimento do crime eletrónico é imprescindível a atuação dos diversos organismos especializados na investigação, no combate e no apoio às vítimas de fraudes eletrónicas. Contudo, estes organismos não são suficientes, é necessário agir socialmente, através da educação e formação de todos os cidadãos, para que estes sejam capazes de adotar comportamentos ciber-resilientes, de modo a garantir ao utilizador uma maior capacidade para identificar e atuar perante situações em que a sua segurança online possa estar em risco.
- Auditoria operacional nos hospitaisPublication . Ferreira, Mariana de Jesus Almeida; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoDada a sua estrutura organizacional complexa e a natureza delicada do serviço prestado, os hospitais carecem de uma gestão eficaz e eficiente que os transforme em organizações de excelência. Fatores externos derivados das atuais imposições governamentais, como a necessidade de reorganização dos serviços no sentido de contenção de custos, a obtenção de resultados económicos positivos e, a incessante necessidade dos utentes em obter um atendimento de qualidade, são fatores que não simplificam o problema. As melhorias da qualidade dos serviços de saúde têm sido difíceis de implementar em Portugal, não só porque estas exigem uma mudança fundamental na forma de pensar e de agir que conduzam à alteração de comportamentos, hábitos e de práticas estabelecidas, mas também, porque estes processos requerem tempo, resiliência e uma participação ativa do Estado, e demais entidades reguladoras. A exigência neste processo torna-se fundamental ao nível da segurança, flexibilidade e da atuação sobre fatores estruturais e comportamentais, dado que os conceitos de economia, eficiência e eficácia são transversais a todos os procedimentos, desde o ato de atendimento, à qualidade dos serviços prestados por todos os profissionais e à performance global dos atores envolvidos. No entanto, apesar da importância de que se reveste um processo de mudança, o conhecimento de facto, por si só, não é suficiente para desencadear e manter esta transformação, ainda não existe uma clara e concreta a correlação entre análise e ação. Entende-se por isso, a necessidade do desenvolvimento do benchmarking hospitalar, integrado na filosofia do Balanced Scorecard, complementado com a opinião dos utentes e dos profissionais destes serviços de saúde, comparando o setor público com o privado. Após efetuada a análise aos dados recolhidos, recorrendo à utilização das metodologias previamente identificadas, concluimos que, a generalidade das hipóteses formuladas se verificaram, tendo, por isso, alcançado os objetivos a que nos propusemos nesta investigação.
- O contributo da auditoria interna na elaboração de boas práticas contabilísticasPublication . Rocha, Daniela Andreia Ribeiro; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoEsta dissertação pretende analisar a importância da auditoria interna e o seu contributo para o apoio a uma contabilidade mais eficaz na deteção de distorções, identificando o âmbito de atuação dos auditores internos. Numa primeira fase efetuamos o enquadramento teórico sobre os principais conceitos, procedimentos operacionais, riscos, normas e legislação relacionada com a contabilidade e auditoria interna. Posteriormente, apresentamos o processo de seleção da metodologia utilizada, o estudo de caso, que explicamos de forma exaustiva. Como técnicas utilizadas para a recolha de dados utilizamos o inquérito. Este foi disponibilizado aos elementos integrantes da amostra da população em estudo - órgãos de gestão e auditores internos - para aferir a posição das organizações, relativamente ao contributo da auditoria interna para a credibilidade da informação financeira. Pelas respostas ao inquérito, procuramos verificar se efetivamente existe uma prevenção e deteção de erros/riscos na elaboração das demonstrações financeiras, nas organizações que apresentam auditoria interna. Na posse da informação recolhida salientamos o contributo efetivo da auditoria interna como ferramenta indispensável para apoiar a contabilidade. Pelo exposto na discussão dos resultados pudemos atestar as hipóteses desta investigação.
- Controlo interno no combate à corrupção - estudo de caso de uma empresa pública: Gaiurb - Urbanismo e Habitação, E.MPublication . Jesus, Sara Manuela Lopes; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoDiversos escândalos financeiros internacionais foram impulsionadores do reconhecimento da importância vital do controlo interno nas organizações levando a que várias organizações sentissem a necessidade de se debruçarem sobre o seu estudo. A Gaiurb – Urbanismo e Habitação, E.M., entidade do Setor Público Empresarial, é o objeto deste estudo, pretendendo-se avaliar o seu controlo interno para o combate à corrupção, dado que esta representa uma séria ameaça à integridade e transparência das instituições. Considerando a relevância dos temas para o estudo, a revisão da literatura abordou de forma aprofundada o controlo interno e a corrupção, visando possibilitar uma análise rigorosa de ambos. Assente em cinco componentes essenciais, como o ambiente de controlo, a avaliação do risco, as atividades de controlo, a informação e comunicação e as atividades de monitorização, o modelo desenvolvido pelo Commitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) revelou-se o instrumento mais adequado e reconhecido globalmente para o presente estudo. Como metodologia de estudo, foi adotada a quantitativa para a análise dos dados resultantes das respostas aos dois questionários elaborados, um interno e outro externo, com o objetivo de analisar a perceção dos colaboradores (interno) e dos fornecedores, requerentes, e outras partes relacionadas (externo), relativamente à avaliação do controlo interno existente na Gaiurb para o combate à corrupção. O estudo revela que a Gaiurb possui uma estrutura documental claramente definida, contudo, identifica-se uma lacuna significativa no entendimento aprofundado desses documentos, o que pode comprometer a eficácia do ambiente de controlo. A pesquisa também evidenciou uma participação insatisfatória dos colaboradores na identificação dos riscos de corrupção. Conclui-se que, para as cinco hipóteses formuladas, correspondentes às cinco componentes do modelo de avaliação adotado, foi possível validar em 55,55% que a entidade possui um controlo interno suficientemente robusto, capaz de dar resposta aos riscos de corrupção a que possa estar sujeita.
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