ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by advisor "Fernandes, Dárida Maria"
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- (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémicaPublication . Machado, Diana Isabel Coutinho; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissional
- Nos infinitos do saber se escrevem as linhas desta profissão.Publication . Neiva, Helena Raquel Ferreia; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a obtenção do grau de mestre pretende dar a conhecer o processo de formação da mestranda no Estágio no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta formação insere-se na Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este processo de construção permitiu o desenvolvimento de competências consagradas no perfil geral e específico de desempenho do professor (Decretos-Lei n.os 240 e 241 de 30 de agosto de 2011). Ao longo da formação profissional foram imprescindíveis saberes científicos, didáticos e pedagógicos sustentados por um enquadramento teórico-legal consistente. Estes conhecimentos exigiram uma permanente indagação e reflexão sobre a prática educativa, conduzindo a uma ação pedagógica que se pretende de qualidade. A pesquisa, o estudo e a construção partilhada de saberes e experiências, num primeiro momento com o par pedagógico, depois com o grupo de supervisão e sobretudo com as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem foram essenciais à concretização deste percurso pessoal e profissional. O ciclo de ação pedagógica: observação, planificação, ação e reflexão, possibilitou desenvolver, ao longo do corredor de formação, a capacidade de articulação de saberes, entre ciclos, numa lógica de organização curricular integrada e coerente. Consequentemente, a profissionalidade docente é resultado de momentos vivenciados ao longo dos cinco anos de formação académica e da prática de ensino supervisionada. Vislumbra-se, um caminho exigente de aprendizagens contínuas que com perseverança, esforço e dedicação, orientada pela motivação constante de querer saber e fazer sempre mais e melhor, o sonho de ser professor tornar-se-á realidade.
- (Re)construí, para continuar a construir...Publication . Santos, Maria José Beira dos; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a docência tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico que encerra um todo articulado de experiências e saberes. A prática desenvolvida reflete o resultado de um percurso de formação desde a Licenciatura em Educação Básica até ao Mestrado, num permanente exercício crítico, reflexivo e investigativo, onde se procurou mobilizar e articular saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Os períodos de estágio no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico corporizaram o desenvolvimento das competências consagradas no Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto. Assim, descrevem-se e refletem-se vivências e experiências desenvolvidas ao longo da prática educativa, que decorreram na Escola Básica e Secundária do Cerco e na Escola E.B.1/J.I. do Falcão Escolas TEIP, onde a mestranda aprofundou a dimensão pessoal e profissional, no saber ser e saber fazer, articulando a teoria e a prática, com consciência tranquila de uma evolução positiva mas certa de que existiram, por vezes, inseguranças e fragilidades, pois mesmo o mestrando mais eloquente e portador da ciência adequada não receia aprender com os seus próprios erros (Fernando Santos). Pretende-se com este relatório analisar um processo de diálogo, cooperação e investigação que permitiram a construção de regências cada vez mais estruturadas, com maior coesão e com mais intencionalidade pedagógica, em que o sucesso nas aprendizagens das crianças era o farol para renovar processos e atitudes. No final deste percurso, evidencia-se o compromisso, o rigor, o empenho e a determinação com que a mestranda dedicou a este percurso formativo. Mais consciente de que a construção do processo de identidade profissional exige, constantes mudanças, como refere no título do seu relatório (Re)construí, para continuar a construir...
- Relato a chegada nas entrelinhas da partidaPublication . Correia, Diogo Jordão Oliveira; Fernandes, Dárida MariaO Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este documento relata a chegada de um longo percurso prático sustentado, nas entrelinhas, pelas orientações teóricas e práticas mobilizadas na licenciatura e no mestrado. Este relatório é marcado pela observação, reflexão, planificação, ação e avaliação de um ciclo supervisionado que foi encarado como um processo evolutivo na formação inicial de professores. Tende a espelhar momentos de trabalho reflexivo, investigativo, colaborativo e emotivo que fizeram o mestrando adquirir competências científicas e pedagógicas essenciais, para a incorporação da profissão docente no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde estão explanadas algumas experiências vividas em contexto educativo no agrupamento de escolas Manoel de Oliveira. Essas experiências contribuíram para um crescimento profissional e pessoal limando as incertezas, contradições e dúvidas que marcaram este percurso. Foi nas áreas curriculares de Português, Matemática, História e Geografia de Portugal/Estudo do Meio e Ciências Naturais em contexto fora e dentro de sala de aula que o mestrando teve a oportunidade de experienciar a «vida de um professor» que se faz referência de modo específico no corpo deste relatório. Do sonho à realidade, da brincadeira à responsabilidade e do medo à certeza do querer, que potenciou momentos únicos de aprendizagem mútua, de relações interpessoais verdadeiras e lembranças que o acompanharão no seu percurso profissional.
- Relatório de EstágioPublication . Azevedo, Ana Catarina Dias; Fernandes, Dárida MariaO relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Anabela Brito; Fernandes, Dárida MariaA prática educativa supervisionada que levei a cabo, foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico teve lugar na Escola Básica e Jardim de Infância de São Tomé na Escola EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Amial. O presente relatório visa refletir sobre a minha evolução pessoal e profissional alcançada através do trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico, o duplo par pedagógico, os orientadores cooperantes e os supervisores institucionais. Desta forma, pretende-se evidenciar a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através de práticas educativas inclusivas, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos que adquiri ao longo da licenciatura e dos dois anos de formação neste Mestrado. Da prática educativa supervisionada, saliento a utilização de estratégias diversificadas durante as minhas práticas, com o intuito de promover o sucesso educativo individual e de todo o grupo. A constante observação e reflexão facilitaram e transformaram a minha ação, fomentando a construção de aprendizagens ao nível do meu desenvolvimento pessoal e profissional. É de destacar o registo como fator marcante neste relatório, a análise da minha acção pedagógica, bem como as fragilidades sentidas em ambos os contextos, que debatidas com o meu par de estágio e com os professores de várias áreas e ciclos potenciaram a reflexão e a investigação de forma a construir a identidade do professor generalista do Ensino Básico.
- Relatório de EstágioPublication . Soares, Ana Sofia Freire; Fernandes, Dárida MariaO presente relatório de estágio descreve de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Percorrendo este documento será possível conhecer todo o percurso educativo realizado pela professora estagiária pautado por pressupostos legais, teóricos e didáticos que permitiram uma aprendizagem contínua e suportada sobre o que é aprender e ensinar. A prática educativa supervisionada foi ganhando forma através de um processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, inspirado na investigação-ação, o que permitiu pensar e melhorar as ações educativas, por forma a proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas. Toda esta caminhada foi orientada por um processo de supervisão, o qual permitiu desenvolver uma postura reflexiva, crítica, consciente e partilhada, fundamental para desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Acreditando que nada se consegue sozinho, não podia deixar de se enaltecer a colaboração desenvolvida com os supervisores institucionais, com os orientadores cooperantes e com o par pedagógico que, permitindo uma partilha de saberes, dúvidas, incertezas e pensamentos, enriqueceu o processo de aprendizagem. Toda esta viagem, pela profissão docente, confirmou as aspirações que sempre moveram a futura professora desde o primeiro momento em que entrou no contexto educativo, a paixão de ser professor.
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Helena Filipa Moreira Maia dos; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio tem como intento a explanação do processo de construção de conhecimentos, de conteúdos científicos e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Evidencia-se, em primeira instância, o quadro referencial teórico e legal que sustenta a intencionalidade educativa inerente a toda a ação pedagógica da professora estagiária. Privilegia-se, nessa matriz, a importância da reflexão enquanto premissa basilar para o processo de construção de conhecimentos e de ajuda à consciencialização sobre a ação. A colaboração com o Outro, enquanto meio potenciador da tomada de decisão em contextos de incerteza e de complexidade da prática docente. A supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado no processo de habilitação profissional para a docência, despoletando reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Recorrendo à reflexão sobre a ação, procede-se à análise crítica e fundamentada da prática educativa desenvolvida no âmbito dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer ao nível da sala de aula, quer ao nível da intervenção e dinamização de projetos educativos contextualizados na turma, na escola e na comunidade. A professora estagiária assume aqui um papel de investigadora das suas práticas pelo que, numa instância final, se apresenta a súmula de um projeto de cariz investigativo, norteado por uma área científica de maior interesse e cujo mestrado habilita para a docência.
- Um tesouro a descobrir: ser professorPublication . Ferreira, Ana Catarina Couto; Fernandes, Dárida MariaO relatório de estágio surge da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Pedagógica e Relatório de Estágio que faz parte do plano educativo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este apresentará, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso palmilhado pela professora estagiária, sendo que este foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este caminho fez-se pelo abraço caloroso de dois lugares de delícias: EB2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB1 da Azenha. A prática educativa supervisionada enlaçou diferentes momentos: a observação, cooperação, intervenção e reflexão, inspirados na investigação-ação, com o objetivo primordial de fazer pensar, entreolhar e melhorar as práticas, por forma a, ao mesmo tempo que aprendeu a ensinar, preparar cada estudante a “conquistar” o mundo. A professora estagiária foi guiada pelo processo de supervisão que lhe proporcionou caminhos de aprendizagem, através da mobilização de um caleidoscópio. Este permitiu-lhe moldar-se, levando-a a procurar reinventar o amanhã. A colaboração com o par pedagógico ofereceu-lhe a partilha de angústias, alegrias e reflexões que a fizeram crescer. Assim, o relatório de estágio revelará singularidades construídas ao longo do percurso formativo, durante o qual a futura professora assumiu uma atitude investigativa em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional. As experiências, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização. Tudo isto possibilitou a conquista de um sonho: Ser Professora Inspiradora