ESS - DM - Análises Clínicas e Saúde Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - DM - Análises Clínicas e Saúde Pública by advisor "Amorim, Maria Manuela"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Agentes etiológicos de infeções urinárias em ambulatório e suscetibilidade aos antibióticosPublication . Branco, Ana Isabel Ferreira; Amorim, Maria ManuelaAs infeções do trato urinário (ITU) são das infeções mais frequentes na comunidade, sendo a "Escherichia Colie", o principal agente etiológico. Em todo o Mundo ocorrem cerca de 150 milões de episódios ITU, sendo responsáveis por 15% dos antibióticos prescritos em ambulatório. Com o objetivo de caracterizar os agentes etiológicos das infeções urinárias e o seu perfil de resistência os antibióticos foi realizado um estudo descritivo transversal, sendo obtidos resultados de exames bacteriológicos de urina positivos de um laboratório privado de Análises Clínicas de prestação de serviços à comunidade, durante o período de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2017. Registaram-se 59273 exames bacteriológicos de urina positivos. Escherichia coli foi o microrganismo mais isolado (65,1%), seguida de Klebsiella pneumoniae (13,2%), Proteus mirabilis (5,0%) Enterococcus spp (3,0%), Pseudomonas aeruginosa (2,5%) , Staphylococcus saprophyticus (1,5%) e Morganella morganii (1,2%). Verificou-se, no geral, um aumento da resistência dos agentes etiológicos de ITU aos antibióticos. A Klebsiella pneumoniae apresentou o maior aumento da resistência à Nitrofurantoína. A Morganella morganii foi a bactéria que apresentou resistência ao maior número de antibióticos. O baixo nível de resistência à Fosfomicina e Neutrofurantoína permite que estes antibióticos se apresentem como a opção terapêutica de primeira linha no tratamento empírico de ITU em ambulatório, pelo que estes resultados permitem corroborar com as orientações da Norma de 2011 da direção-Geral de Saúde.
- Aloimunização tardia nos doentes transfundidos na Região Autónoma da MadeiraPublication . Lobo, Ana Sofia Rodrigues; Amorim, Maria ManuelaA transfusão dos eritrócitos é a base para o tratamento de doentes com hematopoiese comprometida e para doentes com perdas significativas de sangue. Após a transfusão de eritrócitos, existe contacto com antigénios, nomeadamente, estruturas de polissacarídeos e proteínas, que podem ser diferentes do recetor, originando um reconhecimento por parte do sistema imunológico. Neste contexto, o organismo do recetor, ao não reconhecer como próprios estes antigénios eritrocitários, desencadeia o processo de anticorpos, designado por aloimunização. Objetivos: O presente estudo tem como principal objetivo detetar a incidência acumulada de doentes aloimunizados por transfusão na Região Autónoma da Madeira (RAM). Compreende ainda descrever a frequência dos anticorpos responsáveis pela aloimunização bem como caracterizar a população alvo em relação a idade, sexo, grupo sanguíneo, patologias associadas e história transfusional prévia. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo transversal aos registos clínico-laboratoriais de doentes aloimunizados, entre Janeiro de 2016 e Dezembro de 2019, no Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional do Hospital Doutor Nélio de Mendonça, na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foram excluídos doentes cujo resultado do teste de antiglobulina indireta (TAI) foi positivo na primeira determinação na RAM, doentes com anemia hemolítica e autoimune e imunizações por gravidez. Resultados: A incidência acumulada de doentes aloimunizados foi de 1,05%, sendo o anticorpo mais frequente o anti- K (15,9%). a população em estudo é mais frequente do sexo feminino (59%), com uma média de idades de 69 (+-13,63) anos. O grupo de sangue ARhD positivo é o mais frequente, seguindo-se o ORhD positivo. A patologia hemato oncológica é a que apresenta uma maior frequência nos doentes aloimunizados, com uma média 6,66 (+-6,79) transfusões de concentrados de eritrócitos por doente. A nível global o número médio de transfusões após o qual ocorre aloimunização é de 6,91 (+-7,55). Conclusões: O presente estudo demonstrou que a aloimunização tardia na RAM apresenta uma incidência de acordo com o esperado. Contudo, tornou possível evidenciar que na realização dos testes pré-transfusionais, a seleção do concentrado de eritrócitos a compatibilizar deve de ser sempre baseada no sistema ABO e RH mas também nos diversos sistemas de grupos sanguíneos com significado clínico.
- Anticorpos HLA não específicos ao dador: contributo no desempenho do rim transplantado com dador vivoPublication . Oliveira, Sara Carina Ferreira; Amorim, Maria ManuelaO estágio realizou-se na área da Transplantação do IPST-Porto, onde foram efetuadas metodologias automatizadas e avançadas de genotipagem HLA e de pesquisa e identificação de anticorpos HLA enquadrados no âmbito do transplante renal. Teve como objetivo adquirir conhecimentos e competências nestas metodologias. Este estágio teve ainda como objetivo desenvolver competências de investigação tendo sido realizado um estudo de caso sobre o tema da influência dos anticorpos anti-HLA não específicos ao dador no transplante renal com dador vivo. Como evidenciado na literatura, a presença de anticorpos específicos contra o dador tem impacto prejudicial na sobrevida do enxerto renal. Realizou-se um estudo analítico retrospetivo, numa amostra subdividida em duas subpopulações de recetores renais sem anticorpos HLA, verificando-se que a idade média dos recetores foi 48 ± 11,7 e 73,4% dos recetores foram predominantemente do sexo masculino; e com anticorpos anti-HLA verificando-se que a idade média dos recetores foi 50 ± 13,6 e 38,2% de recetores do sexo feminino foram transplantados com 65,5% de gestações. O número reduzido de casuística relativamente à população estudada, não permitiu obter uma análise de resultados com significância estatística. No entanto, parece indicar não haver relação significativa entre a presença de anticorpos anti-HLA não específicos ao dador e a evolução do transplante.
- Desenvolvimento e implementação de técnicas para deteção de alergénios nos alimentosPublication . Santos, Andreia Sofia Rego dos; Amorim, Maria Manuela; Gomes, António Augusto Araújo; Rocha, Hugo Daniel Carvalho de AzevedoAs reações de hipersensibilidade ou alérgica aos alimentos tem vindo a aumentar, e sendo a mostarda preta e os crustáceos uns dos principais alergénios responsáveis por estas reações de hipersensibilidade pelo que é impreterível a deteção e quantificação destes alergénios nas mais variáveis matrizes de alimentos. O estágio realizado em um Laboratório de Saúde Pública teve como objetivo adquirir conhecimentos e competências nas metodologias referentes à implementação de métodos para deteção de alergénios. O principal objetivo deste estudo foi implementar um método de deteção de alergénios da mostarda preta e de crustáceos em amostras de alimentos com diferentes graus de processamento. A extração de ADN foi realizada com recurso a um kit comercial da Qiagen. Por sua vez, a deteção dos alergénios foi feita através da tecnologia TaqMan, utilizando a técnica de qPCR. Foram utilizados, respetivamente, primers e sondas especificas para a mostarda preta e os crustáceos. Os resultados obtidos sugerem que este método permite detetar e quantificar a mostarda preta e os crustáceos, mesmo em matrizes mais complexas. Podemos afirmar que é um método sensível, dado que conseguimos detetar com 100% de eficácia uma quantidade reduzida de ADN do alergénio (˂20,8pg de ADN de mostarda preta e ˂25pg de ADN de crustáceos). Dado que a indústria alimentar não para de evoluir e matrizes mais complexas surgem no mercado, tem sido desafiante a deteção e quantificação de alergénios. Assim, os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para uma melhor determinação dos alergénios e, consequentemente, garantir a segurança do consumidor.
- Implementação e validação da técnica PCR em tempo real na identificação de organismos geneticamente modificados em alimentosPublication . Queirós, Cláudia Soares; Amorim, Maria Manuela; Gomes, António Augusto Araújo; Rocha, Hugo Daniel Azevedo CarvalhoA Engenharia Genética foi um dos maiores avanços tecnológicos, possibilitou a transferência de genes desejáveis entre organismos originando o aparecimento de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e consequentemente o cultivo de plantas transgénicas. Ao longo do tempo, o número de OGMs comercializados/cultivados tem aumentado e tem surgido várias preocupações relativamente à sua segurança. Ainda hoje, o uso de OGM é objeto de debate entre a comunidade geral. À vista disso, a UE criou um quadro legislativo referente à presença de OGM, obrigando à rotulagem e rastreabilidade de cada género alimentício, o que permite oferecer uma informação completa ao consumidor. Para garantir a conformidade com as normas aprovadas, recorre-se a metodologias adequadas para a deteção e quantificação de OGM. Os métodos baseados no ADN, especificamente o PCR em tempo real são os de eleição para a deteção e quantificação de OGM. O estágio foi realizado num Laboratório de Saúde Pública, especificamente, num Laboratório de Biologia Molecular e teve como principais objetivos integrar conhecimentos e adquirir diversas competências na metodologia para a deteção de OGM. O objetivo do caso de estudo foi a implementação e validação da técnica de PCR em tempo real na identificação de OGMs em alimentos. A deteção e quantificação dos marcadores P-35s e T-nos por PCR em tempo real em amostras de Soja e Milho em diferentes estados físicos foi efetuada. Trata-se de um método sensível, dado que foi possível detetar com um nível de confiança de 95% uma quantidade de ADN dos marcadores inferior a 15,2 pg/reação. Além disso, o marcador P-fmv foi detetado com um nível de confiança de 95 % uma quantidade de 5 cópias/reação. O equilíbrio entre a segurança alimentar e a qualidade alimentar tem de estar presente em todos os passos da cadeia alimentar de forma a garantir a segurança do Homem, animal e do meio ambiente.
- As infeções associadas aos cuidados de saúde no Hospital Dr. Francisco Zagalo: uma abordagem microbiológicaPublication . Pinto, Raquel Marques Ferreira; Amorim, Maria Manuela; Ferreira, Stephanie LopesAs infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) e o indissociável aumento da resistência aos antimicrobianos são verdadeiros problemas de saúde pública mundial. O seu impacto ao nível da morbilidade, mortalidade e do consumo de recursos hospitalares é indiscutível, sendo de enorme importância a implementação de medidas de prevenção e controlo. Este estudo teve como objetivo caracterizar as IACS nos serviços com internamento do Hospital Dr. Francisco Zagalo. Um melhor conhecimento da realidade destas infeções permite complementar dados do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. Os resultados evidenciam maior frequência de infeções do trato urinário e dos agentes etiológicos Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, verificando-se neste último um maior perfil de resistência. Conclui-se que algumas das frequências de IACS e agentes etiológicos, assim como dos perfis de resistência estão concordantes com a literatura, evidenciando que estas problemáticas se enquadram numa realidade atual, com áreas a mudar e melhorar relativamente à prevenção e controlo. Assim, sugere-se estabelecer novas metas que permitam avaliar e ajustar medidas no sentido de reforçar planos futuros para esta problemática, bem como a elaboração de instrumentos que permitam aferir os resultados das metas propostas.
- Nocardiose cutânea em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana: scoping reviewPublication . Oliveira, Rita Sá Azevedo Moura de; Amorim, Maria Manuela; Silva, CristinaO presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro aborda os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas no âmbito do estágio curricular, no Setor de Microbiologia do Laboratório central do Porto da Unilabs, e o caso clínico-laboratorial aí encontrado. O segundo integra a Scoping Review realizada sobre a Nocardiose cutânea em indivíduos portadores do Síndrome da Imunodeficiência Humana (HIV). O estágio curricular teve como principal objetivo aprofundar a formação na área da Microbiologia Clínica. Bem como fornecer ferramentas para o desempenho de um papel importante na promoção da saúde pública, prevenção da doença, no diagnóstico, terapêutica e controlo de doenças infeciosas. A Scoping Review sistematiza conhecimentos sobre a prevalência de Nocardiose cutânea em doente com HIV, como consequência da imunossupressão a que estão sujeitos, suas manifestações clínicas, diversidade de metodologias clinico-laboratoriais utilizadas para o diagnóstico e terapêutica. A Nocordiose revelou ser mais comum em homens, estabelecendo-se uma relação com o uso de drogas intravenosas. Os sintomas da doença incluem lesões na pele e sintomas sistémicos. O diagnóstico é desafiador devido à diversidade de métodos utilizados. A falta de uma abordagem integrada e de equipas multidisciplinares constitui um problema. O tratamento envolve antibióticos, sendo a terapia prolongada recomendada em caos graves. É necessária para padronizar diretrizes de diagnóstico e tratamento. A sistematização do conhecimento produzido pelas investigações é fulcral para o aprofundar do conhecimento, assim como orientar a investigação de forma a melhorar o diagnóstico e a terapêutica, aumentando assim a qualidade de vida os doentes com HIV que contraíram a infeção por Nocardia.
- Pesquisa de SARS-CoV- 2 e outros coronavírus em amostras pré-pandémicas de doentes com sintomas respiratóriosPublication . Lopes, Ana Margarida da Costa; Silva, Daniela Fonseca e; Sousa, Hugo; Amorim, Maria ManuelaO estágio realizou-se no Serviço de Virologia do IPO Porto, onde é feita a pesquisa de SARS-CoV-2 e HPV enquadrada no Rastreio do Cancro do Colo do Útero da região Norte. Em ambos os casos, o Serviço de Virologia recorre a metodologias altamente automatizadas e avançadas. Pretendia-se a aprendizagem de metodologias e aquisição de competências na área, bem como a integração na rotina laboratorial. As infeções respiratórias são um problema constante todos os anos. Entre os principais agentes causais encontram-se os coronavírus, particularmente desde início de 2020 com o SARS-CoV-2. O projeto desenvolvido foca-se na deteção dos hCoV229E, NL-63, OC-43 e SARS-CoV-2 em amostras respiratórias. O SARS-CoV-2 é o mais recente coronavírus humano a ser descoberto tendo sido detetado em Portugal a 2 de março de 2020. Dadas as medidas restritas de testagem no início da pandemia e escasso conhecimento acerca deste vírus, este poderia já estar em circulação na comunidade. Foram testadas 77 amostras pré-pandémicas de doentes do IPO Porto. Obtiveram-se 19 resultados positivos, dois para o SARS-CoV-2. Estes coronavírus não foram previamente detetados. Devem considerar-se mais estudos semelhantes para esclarecer a data real do primeiro caso COVID-19 em Portugal e o impacto dos coronavírus na população.
- Revisão da literatura sobre contaminação microbiológica de superfícies em contexto hospitalarPublication . Teixeira, José Carlos Moreira; Amorim, Maria ManuelaAs superfícies hospitalares são um reservatório de microrganismos, quer pela mão de profissionais de saúde, visitantes e doentes, bem como pela reutilização de material como panos e águas de limpeza que proliferam para outras superfícies e locais diferentes, cruzando-se com outros microrganismos conduzindo à formação de comunidades bacterianas heterogéneas e o biofilmes, que protegem as bactérias e dificultam o acesso aos produtos de limpeza e desinfeção não permitindo assim a sua eliminação.
- Sinergia entre transportadores lipídicos nanoestruturados e antibióticos de 1º linha para o controlo de Helicobacter pyloriPublication . Mendes, Marcela Jorge; Parreira, Paula; Amorim, Maria Manuela; Martins, Maria CristinaHelicobacter pylori é um agente patogénico humano que coloniza o estômago de metade da população mundial, sendo o principal agente etiológico de diversas patologias gástricas. O atual esquema terapêutico consiste na combinação de dois ou três antibióticos (amoxicilina, claritromicina e metronidazol) com inibidores da bomba de protões (omeprazol). Contudo, esta terapia falha em 10-40% dos casos, sobretudo devido ao aumento da resistência da bactéria aos antibióticos. Assim, o desenvolvimento de terapias inovadoras para a erradicação da H. pylori é de extrema importância. O potencial dos Transportadores Lipídicos anoestruturados (NLC) para a erradicação da H. pylori foi anteriormente demonstrado. No entanto, o possível efeito sinergístico entre NLC e antibióticos de 1º linha ainda não foi estudado. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito sinergístico das NLC com os antibióticos de 1º linha terapêutica. Para isso, as NLC foram produzidas por sonicação e homogeneização a quente e caracterizadas por diferentes técnicas: dispersão de luz dinâmica e análise de rastreamento de partículas. A suscetibilidade bacteriana às NLC e a antibióticos, assim como o efeito sinergístico, foi estudado através da determinação da concentração mínima inibitória (MIC) e concentração mínima bactericida em estirpes de H. pylori resistentes aos antibióticos supra definidos. O efeito sinergístico foi verificado através da redução do MIC dos antibióticos (8 vezes mais eficazes) tendo uma concentração inibitória fracionária de 0,225. Os resultados obtidos sustentam as NLC como uma abordagem promissora contra a H. pylori, podendo o efeito sinergístico ser a peça chave na recuperação dos antibióticos de 1º linha.