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- Papel da CD147 no cancro do pulmão de não pequenas célulasPublication . Costa, Sara Leonor Santos da; Granja, Sara; Ferraz, RicardoA CD147 é uma glicoproteína transmembranar, que está envolvida no metabolismo, e invasão das células cancerígenas, promove a metastização e angiogénese. No entanto, poucos estudos existem sobre o papel da CD147 na imunossupressão tumoral, sendo este o ponto chave desta tese. Para tal, a fim e percebro o papel do CD147 no cancro do pulmão, utilizou-se a linha celular do murganho LLC1 geneticamente manipulada para o bloqueio da CD147 e avaliou-se o impacto deste bloqueio na imunossupressão tumoral in vivo. A inibição da CD147 levou a uma diminuição no consumo de glicose, e um menor acúmulo de lactato extracelular. Porém, não se observaram diferenças no crescimento dos esferoides, nem na viabilidade celular. Em modelos in vivo, verificou-se que a inibição da CD147levou a um aumento da proliferação celular nos tumores, avaliada pela marcação de PCNA por imunohistoquímica, e através da análise de citometria de fluxo, observou-se um aumento de expressão de PD-L1 nos macrófagos e uma diminuição significativa do marcador de ativação CD69 em células TCD8+. Em conclusão, este estudo sugere que a ausência de CD147 promove imunossupressão tumoral, no entanto são necessários mais estudos.
- O "arquipélago" da economia social nos AçoresPublication . Barcelos, Paulo José Lourenço Paim; Martinho, Ana Luísa SoaresEste trabalho de dissertação tem como objetivo principal contribuir para a caraterização, tanto quanto possível, na medida em que a informação carece de escassez, desactualização e dispersão, o setor da economia social nos Açores. Trata-se de uma região atlântica que se singulariza pela sua dimensão (nove ilhas) dispersa ao longo de 600 quilómetros, caraterística que confere profundidade a Portugal e à Europa e entrelaça desde a epopeia dos descobrimentos o Velho e o Novo Mundo. Atentos às suas especificidades geográficas, sociais e económicas procuramos mapear – quase cartografar - e apreender a realidade da economia social na região portuguesa mais periférica da Europa que, ainda hoje, apesar de todos os apelos em sentido contrário, mantém vivas a auto-ajuda, a cooperação e a solidariedade. Princípios que a Região entronizou no Império do Divino e anualmente, na segunda-feira do Espírito Santo, comemora como o seu Dia. De caráter exploratório, este trabalho de investigação baseou-se na triângulação de informação recolhida através de dados primários e secundários. Com efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a atores-chave do setor cooperativo e social e analisadas bases de dados de entidades públicas e privadas. É possivel verificar que a economia social está presente nos Açores, desde do início do povoamento do arquipélago, primeiramente corporizada nas irmandades e confrarias, e depois nas misericórdias. Com altos e baixos, de acordo com as dinâmicas da sociedade, a economia social na Região chega aos nossos dias com provas dadas de vitalidade e da valia da atividade que, em diferentes áreas e setores, desenvolve em prol do bem comum. No entanto, conclue-se que é imperativo, não só em nome das boas práticas, mas sobretudo pelos ganhos que se alcançam, desde logo, no curto prazo, colher e trabalhar dados e informação complementar necessária à adequada e permanente atualização da Conta Satélite da Economia Social, bem como à criação de uma base de dados de âmbito regional que permita uma melhor gestão dos equipamentos e demais recursos alocados ao setor.
- Impacto da COVID-19 no acesso e perfil dos utilizadores do serviço de urgência do Centro Hospitalar Universitário do PORTO, EPEPublication . Costa, Catarina Inês Rua; Nunes, Alcina Maria de Almeida Rodrigues; Pimenta, Rui da Assunção EstevesA pandemia por COVID-19 veio provocar alterações no padrão de utilização de cuidados de saúde apresentado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. Seria expectável um ainda maior aumento no volume de urgências, uma vez que a utilização regular dos serviços seria acrescida de um volume de procura associado a esta nova condição de doença. No entanto, e contrariamente a esta perceção, estudos sobre o impacto da pandemia na utilização dos serviços de saúde evidenciaram um decréscimo muito significativo do volume de episódios de urgência. Analisar o impacto da pandemia por COVID-19 no acesso e no perfil dos utilizadores do serviço de urgência, bem como analisar se após o término das medidas de mitigação mais restritivas se observa uma manutenção da redução de episódios não urgentes e/ou diminuição de consumo abusivo dos recursos de saúde. Estudo observacional, analítico transversal de registos de episódios de urgência de doentes com idade superior a 18 anos admitidos no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) durante o período pandémico (março de 2020 a março de 2022) e período homólogo pré-pandemia (março de 2018 a fevereiro de 2020). Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, área de residência, cor da pulseira, proveniência, destino, ano, mês, dia da semana, existência de confinamento, utilização frequente e uso abusivo. Os dados foram solicitados à Comissão de Ética da instituição de forma a cumprir todos os requisitos éticos e de garantia de confidencialidade e foram cedidos pelo Serviço de Gestão de Informação e Estatística do CHUPorto. Redução nas admissões ao SU durante a pandemia com diminuição dos episódios mais urgentes e um aumento dos episódios menos urgentes, quando comparado com o mesmo período pré-pandemia. O perfil do utilizador manteve-se semelhante em ambos os períodos, sofrendo apenas alteração no primeiro confinamento. A proveniência e o destino do episódio mais frequentes foram o Exterior e a Alta não referenciada, respetivamente, em ambos os períodos, no entanto, durante a pandemia,registou-se um aumento da proveniência através do INEM e SNS24e em relação ao destino a um aumento dos internamentos e óbitos. A afluência por dia da semana e horário não sofreu alterações. Os utilizadores frequentes recorreram ao SU em percentagens semelhantes ao período pré-pandemia. A percentagem de episódios abusivos foi mais reduzida durante a pandemia. O impacto foi mais acentuado durante o primeiro confinamento onde o medo de infeção e a prevalência de doença grave por SARS-CoV-2 eram mais acentuadas. Apesar da existência de um aumento de episódios menos urgentes durante a pandemia, verificou-se, também, que o uso abusivo dos recursos de saúde foi menor.
- Sistemas de Notificações das Aplicações Móveis – Estudo de Caso ZaraPublication . Branco, Joana Rita Gonçalves; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosNowadays, mobile devices are part of everyone's routine. Tablets, smartwatches, smartphones, virtual assistants, or computers. Everyone needs to be constantly online. Mobile technologies evolve day by day and the role of marketing. There is no longer a separation between marketing and digital marketing. A brand's strategy must adopt new ways of communicating and create new points of contact with the potential customer. Users are interested in everything that is practical and saves them time, even when shopping: they choose their favorite clothes, put them in the cart and quickly complete the purchase through their smartphone, wherever they are. The reverse logistics offered by brands also motivates this behavior. This research aims to study the notification systems of clothing shopping apps, with the Zara clothing brand app example. The analysis is carried out through primary data collection, by questionnaire, resulting in a study of exploratory nature. To measure the intention to use and acceptance of technologies by users, was used an instrument based on the TAM, Technology Acceptance Model, where influential factors of consumer behavior towards new technologies are analyzed, such as usability. Several factors that contribute to and influence consumer attitude towards Mobile Marketing were also analyzed, such as risk and perceived value and credibility. The results revealed that the rate of use of the Zara App is quite positive. The majority of the sample uses the app and indicated simplicity of navigation as the main reasons.
- Projeto de Acessibilidade Audiovisual: Áudio-descrição, Voice over e Legendagem para surdos para uma curta-metragem da Disney PixarPublication . Almeida, Susana Andreia Pereira; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteThis final project, as a conclusion of the Specialized Translation and Interpreting Master's Degree, proposes the audio-description (AD), voice-over, and subtitling for the deaf (SDH) of the Disney Pixar short film "Purl" (2018), created by Kristen Lester. Despite the increasing improvements in the quality and quantity of audio-description and subtitling for the deaf available globally, access to audiovisual products for people with visual and hearing impairments is still far from what is desirable. These modalities of Audiovisual Translation (AVT) emerge, in the context of this project, as audiovisual accessibility tools that grant access to the world of entertainment and information to blind and deaf people. This project covers the research that served as a theoretical basis for the development of the AVT modalities mentioned above, as well as the whole practical process. The entire process of creating, recording and producing the AD was explained, along with the whole development process of the voice-over, as well as the many stages of testing and editing that led to the final product. The theoretical and practical process that led to the creation of the SDH was also described, from the analysis, transcription and translation of the work, to the creation of the subtitles themselves, always taking into consideration the specific needs of its target audience.
- Zombie Firms in the Eurozone: characterization, determinants and consequencesPublication . Pinheira, Luís Filipe Coimbra Calheiros; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daAccording to the definition of a zombie firm, these are businesses that should shut down but don’t do so because of substandard bank lending and government aid, leading to unfavourable effects on the economy's remaining viable firms. In this manner, the first objective is to analyse the causes and determinants of the zombie firms, identifying the macroeconomic and microeconomic factors that increase a company's likelihood of becoming zombie. Then, it is intended to analyse the consequences and main effects that zombie firms have on other healthy companies, particularly in terms of investment rate, employment growth, and labour productivity. According to the definition of a zombie firm employed in this study, it must have been in business for at least ten years, have a negative net result for two consecutive years and have an interest coverage ratio of less than one for two years running. The sample occurs between 2014 and 2020 in the Eurozone, containing 8833 industrial firms (NACE Code 10 to 32). A panel data model with fixed effects for individuals and time was applied to their consequences on healthy companies. A logit model was applied to the determinants of zombie companies. The findings of the regressions showed that a company has a higher likelihood of turning into a zombie if its excess debt is higher than the average for its NACE sector, and this likelihood also increases with the size of the firm. Additionally, it was discovered that, contrary to predictions, zombie businesses actually increase job growth and, going accordingly with predictions, they have an unfavorable impact on the productivity of healthy businesses. As there was no statistical significance in the variable, it was impossible to assess the effects on the investment rate.
- Dor lombar e sono em estudantes do ensino superiorPublication . Ferreira, Margarida Santos; Miranda, Leonor G.As queixas de dor lombar e os problemas de sono (S) são frequentes em Estudantes do Ensino Superior (ESS). Comparar a latência, a duração e a Qualidade do Sono (QS) entre os ESS que afirmaram ter dores lombares nos últimos 7 dias (DL7). Pretende-se verificar se a DL7 pode predizer a QS nos ESS. Estudo observacional analítico. Recolha de dados através de questionário online contendo questões sociodemográficas, o questionário Nórdico Músculo-esquelético (QNM) e o questionário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Análise estatística com recurso a teste t-Student e regressão linear múltipla. Amostra (n=230) maioritariamente feminina (79,3%), com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos. Os ESS que afirmaram não ter DL7 apresentaram uma média da latência (25,33±44,14 minutos) mais baixa, uma média a duração (6,82±1,16 horas) mais elevada e uma média do score da QS (3,08±2,61) mais baixo, comparativamente aos ESS que afirmaram ter DL7, com valores de prova de p=3,301, p=0,121 e p˂0,001, respetivamente. A DL7 revelou-se um preditor significativo da QS (p˂0,001). Este estudo sugere que os ESS que não se queixam de dor lombar expressam menor latência, maior duração e melhor QS, e também sugere que a dor lombar pode predizer a QS. Todavia, são necessários mais estudos para o esclarecimento desta problemática.
- Marketing digital e criação de valor na gestão de comunidades virtuais, na indústria dos videojogosPublication . Cavaco, Rodrigo Valente Roque da Silva; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosAs comunidades virtuais constituem um ponto de contacto cada vez mais relevante entre estúdios de videojogos e as suas comunidades de jogadores, pelo que o presente estudo pretende explorar a aplicação do marketing digital na gestão das mesmas, a fim de criar valor para ambas as partes. Este estudo exploratório é realizado com recurso a entrevistas a três grupos diferentes de indivíduos: criadores de videojogos, jogadores e gestores de comunidades virtuais de videojogos. Através da análise e cruzamento dos testemunhos dos três grupos, os pontos de vista, experiências, estratégias e desafios por estes partilhados permitem compreender de que forma a gestão destas comunidades cria valor para os dois intervenientes. Verificou-se que, para os jogadores, esta gestão permite que os mesmos se mantenham atualizados quanto a desenvolvimentos dos seus estúdios favoritos e, para além disso, possibilita que estes comuniquem, quer entre si, quer com os criadores de videojogos. Estes podem, assim, dar feedback aos estúdios, o que faz com que se sintam envolvidos nos processos de desenvolvimento dos jogos. O valor criado para os criadores consiste, por sua vez, no facto de as comunidades virtuais lhes permitirem manter os seus jogadores atualizados e investidos, tanto antes como após o lançamento de cada projeto, permitindo até canalizar os seus jogadores dos projetos atuais para novos projetos a desenvolver. Para além disso, verificou-se que as comunidades virtuais permitem aos criadores recolher feedback dos jogadores relativamente aos seus jogos, o que, por sua vez, contribui para que estes sejam otimizados. Ficou claro, por sua vez, que os estúdios e respetivos gestores de comunidades virtuais recorrem a diversas áreas do marketing digital para as gerir e, deste modo, criar valor para os criadores e jogadores. Estas áreas foram identificadas ao longo da investigação e, para além disso, foi também possível verificar a sua aplicação nas estratégias partilhadas durante as entrevistas.
- E-Liderança em contexto de pandemia e revolução industrial 4.0: Associação entre estilo do líder, a sua competência comunicacional e a satisfação dos lideradosPublication . Pinho, Maria do Rosário Soares; Araújo, Manuel Salvador Gomes deA I4.0, associada à digitalização que a caracteriza, impôs mudanças nas organizações e na sociedade em geral. Neste contexto, a GRH iniciou um processo de adaptação de forma a fazer face às oportunidades e desafios emergentes. É neste ambiente, já em mudança, impulsionado pelo forte processo de transformação digital que surge a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV2. Esta nova conjuntura exigiu esforços extra, por parte das organizações e da GRH para se adaptarem à nova realidade. O presente estudo procura conhecer melhor o fenómeno da e-liderança, o qual foi colocado à prova durante a pandemia, como resultado da necessidade de isolamento social e da consequente adoção massiva e mundial da modalidade teletrabalho. O foco desta investigação incide na relação entre as competências comunicacionais do e-líder, os estilos de liderança para a tarefa e para a relação e a satisfação com a chefia direta e com o trabalho em geral. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo, na qual participaram 155 inquiridos que responderam a um questionário, constituído por questões sociodemográficas e por uma bateria de testes: Job In General (JIG); Job Descriptive Index (JDI); Communicator Competence Questionnaire; Leadership Style Questionnaire. Os resultados obtidos permitiram rejeitar as hipóteses nulas e, assim, aceitar as três hipóteses em estudo. Sendo que, a Hipótese 1 previa que a competência comunicacional dos e-líderes, a satisfação dos colaboradores (com o trabalho em geral e com a chefia direta) e os estilos de liderança estivessem positiva e significativamente relacionados. A Hipótese 2 previa que consideração do e-líder fosse um preditor significativo da satisfação dos colaboradores (com o trabalho em geral e com a chefia direta). Por fim, a Hipótese 3 previa que a competência comunicacional dos e-líderes fosse um preditor significativo da satisfação dos colaboradores (com o trabalho em geral e com a chefia direta). Foi ainda possível concluir, através de análises exploratórias que, quanto mais apurado for o estilo de liderança do e-líder, quer seja para a tarefa ou para a relação, melhor será percecionado em termos de competências comunicacionais e maior será a satisfação dos colaboradores com a chefia direta e com o trabalho em geral.
- O papel das redes sociais no ressurgimento da Fórmula 1 em PortugalPublication . Martins, Luís Miguel Lopes; Silva, António José Abreu da; Teixeira, Ana Paula CamarinhaO ressurgimento da Fórmula 1 tem sido inegável. Desde 2017, o seu novo foco em alcançar novas plataformas de meios de comunicação para aumentar a sua presença entre novos públicos tornou-se chave para o sucesso do desporto. Neste processo, Portugal também tem mostrado sinais de ressurgimento. Devido à escassez de estudos sobre este tema, a presente dissertação centra-se na abertura de um novo tópico de investigação, procurando compreender o papel das redes sociais no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugal, procurando identificar os pontos cruciais deste crescimento através do conteúdo das redes sociais mais utilizadas pelos adeptos da Fórmula 1. Para tal, foi utilizada uma metodologia de análise qualitativa de conteúdo para analisar Facebook, Instagram, e Twitter, identificados como os mais utilizados pelos fãs de Fórmula 1. A recolha foi feita de publicações realizadas entre 2015 e junho de 2022 através de pesquisas nas próprias redes sociais por meio de palavras-chave ligadas à questão de investigação. Para obtenção de rigor e detalhe, os dados foram explorados utilizando software webQDA, a fim de se compreender de que forma o conteúdo publicado mudou ao longo do tempo, qual foi o impacto da presença nas redes sociais por parte dos canais televisivos detentores dos direitos de transmissão, e por fim o papel das redes sociais para os fãs da Fórmula 1 em Portugal. Os resultados sugerem que as redes sociais desempenharam um papel fundamental no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugal numa dimensão que integrou a nova estratégia da F1 e a estratégia dos canais televisivos detentores dos direitos de transmissão a partir de 2019, ambos reconhecendo as suas ferramentas e potencialidades, utilizando-as para potenciar o desporto, envolvendo os adeptos e espectadores, permitindo assim o crescimento, solidificação e coesão da comunidade em volta do desporto no país.