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Authors
Abstract(s)
A pandemia por COVID-19 veio provocar alterações no padrão de utilização de cuidados de saúde apresentado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. Seria expectável um ainda maior aumento no volume de urgências, uma vez que a utilização regular dos serviços seria acrescida de um volume de procura associado a esta nova condição de doença. No entanto, e contrariamente a esta perceção, estudos sobre o impacto da pandemia na utilização dos serviços de saúde evidenciaram um decréscimo muito significativo do volume de episódios de urgência. Analisar o impacto da pandemia por COVID-19 no acesso e no perfil dos utilizadores do serviço de urgência, bem como analisar se após o término das medidas de mitigação mais restritivas se observa uma manutenção da redução de episódios não urgentes e/ou diminuição de consumo abusivo dos recursos de saúde. Estudo observacional, analítico transversal de registos de episódios de urgência de doentes com idade superior a 18 anos admitidos no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar
Universitário do Porto (CHUPorto) durante o período pandémico (março de 2020 a março de 2022) e
período homólogo pré-pandemia (março de 2018 a fevereiro de 2020). Foram analisadas as variáveis:
idade, sexo, área de residência, cor da pulseira, proveniência, destino, ano, mês, dia da semana, existência de confinamento, utilização frequente e uso abusivo. Os dados foram solicitados à Comissão de Ética da instituição de forma a cumprir todos os requisitos éticos e de garantia de confidencialidade e foram cedidos pelo Serviço de Gestão de Informação e Estatística do CHUPorto. Redução nas admissões ao SU durante a pandemia com diminuição dos episódios mais urgentes e um aumento dos episódios menos urgentes, quando comparado com o mesmo período pré-pandemia. O perfil do utilizador manteve-se semelhante em ambos os períodos, sofrendo apenas alteração no primeiro confinamento. A proveniência e o destino do episódio mais frequentes foram o Exterior e a Alta não referenciada, respetivamente, em ambos os períodos, no entanto, durante a pandemia,registou-se um aumento da proveniência através do INEM e SNS24e em relação ao destino a um aumento dos internamentos e óbitos. A afluência por dia da semana e horário não sofreu
alterações. Os utilizadores frequentes recorreram ao SU em percentagens semelhantes ao período
pré-pandemia. A percentagem de episódios abusivos foi mais reduzida durante a pandemia. O impacto foi mais acentuado durante o primeiro confinamento onde o medo de infeção e a prevalência de doença grave por SARS-CoV-2 eram mais acentuadas. Apesar da existência de um aumento de episódios menos urgentes durante a pandemia, verificou-se, também, que o uso abusivo dos recursos de saúde foi menor.
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Keywords
Serviço de urgência Perfil do utilizador COVID-19 CHUPorto