ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos by advisor "Ferreira, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Atratividade das empresas e expectativas face ao trabalho dos Indivíduos da zona de transição entre as gerações Y e Z: um estudo quantitativoPublication . Anazário, Maria Inês Alves; Ferreira, PedroExistem poucos estudos científicos sobre as transições geracionais e que façam referência aos cuspers. Estes estudos podem ser a chave para que muitas empresas consigam lidar com colaboradores de diferentes gerações e conheçam as capacidades e expectativas de cada grupo geracional. Tal como os membros das gerações mais recentes possuem capacidades inovadoras, os cuspers são elementos diferenciadores nas empresas, capazes de fazer a ligação entre duas gerações. Se as empresas tiverem em conta as diferenças geracionais, estarão aptas para gerir um local de trabalho multigeracional e poderão beneficiar de oportunidades únicas para se destacarem de tantas outras. O objetivo geral do presente estudo consiste em compreender as expectativas dos indivíduos da Zona de Transição Geracional relativamente ao mercado de trabalho. Desta forma, pretende-se: identificar as características do trabalho mais valorizadas pelos indivíduos da Zona de Transição Geracional; compreender até que ponto os indivíduos da Zona de Transição Geracional apresentam características distintas da Geração Y; aferir até que ponto a experiência de trabalho contribui para mudar as expectativas e as características de trabalho mais valorizadas pelos indivíduos da Zona de Transição Geracional. Utilizou-se uma metodologia de investigação quantitativa e recolheram-se os dados através de um questionário feito aos alunos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Estes foram tratados, posteriormente, no Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados deste estudo sugerem que os cuspers estudados possuem expectativas face ao trabalho, como: o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal; encontrar um trabalho pelo qual se sintam apaixonados; ter acesso a programas de desenvolvimento e formação; encontrar um trabalho flexível, onde haja possibilidade de flexibilidade de horários. Conclui-se que os cuspers pertencentes à zona de transição da Geração Y para a Geração Z valorizam características do trabalho semelhantes às dos Millennials.
- A Realidade Virtual e Realidade Aumentada no OnboardingPublication . Torres, Maria Manuela Alves Dinis Teixeira; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, António; Ferreira, PedroCada vez mais as novas tecnologias têm efeitos generalizados em grande parte dos negócios como vantagem competitiva, e está cada vez mais a ser aplicado em novas e diversas áreas, incluindo na Gestão de Recursos Humanos (GRH). A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), através de equipamentos próprios, têm como principal caraterística recriar a sensação de realidade, dando a possibilidade de o indivíduo integrar um ambiente tridimensional executando ações ou manipulando objetos enquanto usa a aplicação. Por conseguinte, a RV/RA poderá ser uma tecnologia com grande potencial em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Este trabalho tem como objetivo perceber e apresentar as potencialidades da RV/RA na GRH e no processo de Onboarding em particular. Metodologicamente foram realizados 2 estudos, no primeiro fez-se uma revisão sistemática da literatura relacionando RV/RA com GRH e com Onboarding e no segundo estudo realizou-se uma análise de conteúdo online relacionando a RV/RA e Onboarding. Os resultados obtidos sugerem que a comunidade científica não se tem debruçado sobre o tema, sendo a produção científica escassa, mas em contrapartida os resultados da análise de conteúdos online demonstram que a RV/RA é cada vez mais utilizada no Onboarding de novos colaboradores, havendo já algumas empresas com o processo implementado e empresas a desenvolver e comercializar produtos para o efeito. Assim, podemos considerar este estudo pioneiro dentro deste âmbito com contribuições para a literatura científica, assim como para as organizações, para as quais se apresentam sugestões da utilização da RV/RA no processo de Onboarding.
- Realidade virtual e realidade aumentada no processo de recrutamentoPublication . Santos, Mariana Mota; Meirinhos, Viviana Andrade; Ferreira, PedroÉ essencial que o novo colaborador traga o potencial que a empresa procura, daí a relevância do processo de recrutamento numa organização. Com a ajuda de novas tecnologias é esperado ainda mais rigor e maior agilidade nesse processo. Esta dissertação pretende apresentar o que já foi estudado sobre Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) na Gestão de Recursos Humanos (GRH) e qual o potencial desta tecnologia no processo Recrutamento. O desenho metodológico do presente estudo compreendeu duas Revisões Sistemáticas da Literatura e uma Análise de Conteúdo Online. Da análise da literatura científica que relaciona RV/RA com o recrutamento, inicialmente resultaram 174 outputs. Após análise mais aprofundada resultou a informação de que efetivamente a utilização de RV/RA neste processo de GRH não é tratado academicamente. De forma a perceber o que já está a ser implementado pelas organizações neste tema, foi realizado uma análise ao conteúdo online, dos quais resultaram 5 empresas que já implementam esta tecnologia neste processo. Os resultados mostram que na literatura ainda há muito a ser estudado sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Recrutamento, não obstante, comprovou-se que já existem organizações que usam a aplicabilidade da RV e RA em seu proveito no que concerne ao recrutamento. Este estudo permitiu concluir que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são ferramentas em constante evolução, muito pouco dinamizadas no processo de Recrutamento. Trata-se assim de um tema que carece de investigação e que deveria ser estudado não só dando destaque ao recrutamento como também à atração de talento.
- O uso da realidade virtual e realidade aumentada no processo de formaçãoPublication . Lopes, Liliana Almeida; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, António; Ferreira, PedroO uso da realidade virtual e realidade aumentada no processo de formação