Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Realidade Virtual e Aumentada na Gestão do Desempenho e ProdutividadePublication . Valente, Maria Marques Madureira; Meirinhos, Viviana Andrade; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, AntónioAs sociedades ocidentais estão atualmente envolvidas numa 4ª revolução industrial, caraterizada por uma forte transformação digital, transversal aos diferentes setores de atividade económica e social. Neste âmbito, estudos recentes têm vindo a apontar para um forte incremento na utilização da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), sobretudo em áreas relacionadas com o entretenimento, saúde, educação e indústria. A presente dissertação tem como objetivo analisar as potencialidades da Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, em especial na Gestão do Desempenho e Produtividade. Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa, foram realizados dois estudos de investigação, (1) revisão sistemática da literatura e (2) análise do conteúdo online, no sentido de sistematizar o conhecimento científicos já produzido sobre a temática em estudo, compreender o seu potencial de utilização, explorar o processo de aplicação e ainda compreender os benefícios da RV e RA na gestão de desempenho e produtividade. Os resultados demonstram que o recurso à RV e RA tem vindo a ser utilizado, na última década, no âmbito da Gestão de Recursos Humanos e em específico na gestão de desempenho e produtividade, mostrando-se como uma ferramenta vantajosa, capaz de acompanhar a inovação tecnológica e a competitividade organizacional, através de procedimentos mais eficazes para os colaboradores e para a própria organização. Ainda que tratando-se de uma área claramente emergente, este estudo parece evidenciar a relevância e potencialidade da Realidade Virtual e Aumentada na Gestão do desempenho e da produtividade organizacional.
- A Realidade Virtual e Realidade Aumentada no OnboardingPublication . Torres, Maria Manuela Alves Dinis Teixeira; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, António; Ferreira, PedroCada vez mais as novas tecnologias têm efeitos generalizados em grande parte dos negócios como vantagem competitiva, e está cada vez mais a ser aplicado em novas e diversas áreas, incluindo na Gestão de Recursos Humanos (GRH). A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), através de equipamentos próprios, têm como principal caraterística recriar a sensação de realidade, dando a possibilidade de o indivíduo integrar um ambiente tridimensional executando ações ou manipulando objetos enquanto usa a aplicação. Por conseguinte, a RV/RA poderá ser uma tecnologia com grande potencial em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Este trabalho tem como objetivo perceber e apresentar as potencialidades da RV/RA na GRH e no processo de Onboarding em particular. Metodologicamente foram realizados 2 estudos, no primeiro fez-se uma revisão sistemática da literatura relacionando RV/RA com GRH e com Onboarding e no segundo estudo realizou-se uma análise de conteúdo online relacionando a RV/RA e Onboarding. Os resultados obtidos sugerem que a comunidade científica não se tem debruçado sobre o tema, sendo a produção científica escassa, mas em contrapartida os resultados da análise de conteúdos online demonstram que a RV/RA é cada vez mais utilizada no Onboarding de novos colaboradores, havendo já algumas empresas com o processo implementado e empresas a desenvolver e comercializar produtos para o efeito. Assim, podemos considerar este estudo pioneiro dentro deste âmbito com contribuições para a literatura científica, assim como para as organizações, para as quais se apresentam sugestões da utilização da RV/RA no processo de Onboarding.
- Realidade virtual e aumentada no processo de formaçãoPublication . Carneiro, Andreia Teixeira Miranda da Silva; Meirinhos, Viviana AndradeA formação de profissionais consiste numa prática de Gestão de Recursos Humanos cujo contributo tem um papel fundamental e decisivo no desempenho das organizações. Num mundo virtual, em que estamos sujeitos a diferentes cenários e desafios de trabalho, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada aliadas aos processos de Recursos Humanos, podem potenciar os negócios, economizando tempo e custos. Neste sentido, o objetivo desta investigação é perceber e identificar quais as potencialidades da utilização da RV e da RA no Processo de Formação. O desenho metodológico do presente estudo compreendeu duas Revisões Sistemáticas da Literatura, a primeira sobre a RV e a RA nos Recursos Humanos que incluiu 21 artigos científicos, a segunda sobre a RV e a RA no Processo de Formação que inclui 49 artigos científicos e um terceiro estudo cujo enfoque é direcionado para a utilização da RV e da RA na área médico cirúrgica. Os resultados da análise dos estudos evidenciam um grande desenvolvimento das tecnologias de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada em diversas áreas, em especial na área médico cirúrgica. Este estudo permitiu concluir que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são ferramentas em constante evolução, no entanto já muito dinamizadas no processo de Recursos Humanos, mais concretamente no processo de formação.
- Realidade virtual e aumentada na seleção de pessoas: um estudo exploratórioPublication . Figueiredo, Maria Clara Gouveia Mousinho de; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Meirinhos, Viviana Andrade; Marques, AntónioA Realidade Virtual e a Realidade Aumentada aplicada aos processos de Recursos Humanos poderá ser um tipo de tecnologia com grande potencial, com um importante papel na réplica do ambiente de trabalho. Emergente no contexto organizacional, ainda não se encontra aplicada em todos os campos de atuação empresarial. O desafio consiste em transformar a envolvente em que nos movemos, permitindo um ambiente imersivo onde as pessoas possam sentir, percecionar e tornar real a sua experiência virtual, no contexto laboral. O objetivo deste trabalho é identificar as potencialidades da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada em Recursos Humanos, em particular no processo de Seleção de Pessoas. Metodologicamente, fez-se uma Revisão Sistemática da Literatura à produção científica existente sobre a Realidade Virtual e Aumentada nos Recursos Humanos e na Seleção de Pessoas e uma Análise de Conteúdo online a páginas web sobre Realidade Virtual e Aumentada na Seleção de Pessoas. A amostra da Revisão Sistemática da Literatura inclui 21 artigos referentes à utilização da Realidade Virtual e Aumentada nos Recursos Humanos, 7 artigos sobre Realidade Virtual e Aumentada na Seleção de Pessoas. A amostra da Análise de Conteúdo online inclui 20 websites sobre Realidade Virtual e Aumentada na Seleção de Pessoas. Os resultados obtidos mostram diferenças entre o que está estudado cientificamente e o que já se desenvolve e comercializa na prática. Existem algumas lacunas na produção científica faltando estudos em alguns processos específicos de Recursos Humanos onde seria importante testar a aplicação eficiente desta tecnologia. A Realidade Virtual e Aumentada oferece ferramentas inovadoras de trabalho, identifica o candidato mais adequado ao perfil da vaga, permite visualizar as atividades com maior realismo, avalia competências, demonstrando que a inovação tecnológica é uma opção de investimento no mercado dos Recursos Humanos.
- Efeito da estrutura de propriedade de gestão na performance financeira das PME ibéricasPublication . Costa, Diogo Carvalho; Duarte, FábioA relação entre a estrutura de propriedade e a performance financeira da empresa tem sido estudada desde Berle e Means (1932) com base em argumentos da teoria da agência que explora os conflitos que emergem de relações desalinhadas entre principal e agente e entre múltiplos principais e o seu impacto nas empresas. A evidência empírica é, no entanto, pouco consensual. No âmbito desta problemática, a literatura tem vindo a atribuir alguma relevância à dívida enquanto instrumento de mitigação de conflitos de agência internos, ainda que se reconheça o seu feito adverso sobre a gestão de conflitos de agência externos bem como sobre os custos de falência. Neste trabalho, procuramos explorar argumentos da teoria da agência (algumas vezes dicotómicos) testando explicitamente a relevância da alavancagem sobre a performance financeira das empresas, considerando múltiplas estruturas de propriedade e de gestão, usando uma amostra de dados em painel, com cerca de 13706 Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas e espanholas do setor da manufatura a operar entre 2008-2017. Os resultados mostram que empresas detidas apenas por um único acionista/sócio apresentam melhor desempenho financeiro face às demais. Os resultados sugerem, ainda, que o exercício de funções duais por parte do proprietário está positivamente relacionado com o desempenho da empresa. Por fim, oferecemos evidências acerca de uma relação côncava entre a alavancagem e a performance financeira com magnitudes distintas para diferentes combinações entre características de propriedade e de gestão. Globalmente, estes resultados mostram-se robustos quando estudamos duas medidas de performance financeira, estimando os modelos através de dois métodos alternativos, e controlando o efeito da dimensão da empresa, tangibilidade, turbulência macroeconómica e a região.
- Caracterização das funções de gestão na Preh PortugalPublication . Costa, Manuel Paulo Reis da; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Martins, Dora Cristina MoreiraThe competitiveness and market demands that companies face today require constant adaptation to thrive in a highly demanding and ever-changing environment. In this context, the Role Analysis and Description process and Key Competency Mapping are the cornerstone for a more strategic HRM system that will serve as an input to it`s various subsystems. Thus, this process of people management becomes essential to clarify and structure the existing functions of the Company and, on the other, to carry out an assessment of the necessary and existing skills in the employees in order to implement the operationalization of the strategic plan of business. This work develops an intervention project in the context of Job Description Analysis and Key Skills Mapping, to be implemented in Preh Portugal as the host entity for this project. The performance of this intervention project fell on the key functions at the Company, namely Senior Directors and Area Managers at Preh Portugal. The purpose has been to ensure that as of October 2019, all management functions have a DAF that includes key transversal competences.For the implementation of this project, we opted for Ceitil's Top Down strategy (2007), which consists of two strategic areas: (i) Analysis and Description of Functions and (ii) Key Competence Mapping. To achieve the proposed objectives, we resorted to the empirical and technical knowledge of Management and its Senior Directors, based on a theoretical review of the literature and a normative analysis. All phases of the process have been monitored and validated by HR Management, enabling the successful completion of the project purpose. At the end, the challenges and ideas for future development are presented.