ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial by advisor "Pereira, Teresa"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Conceção e implementação de um programa de melhoria da qualidade: estudo de caso na Eurico Ferreira, S.A.Publication . Leitão, Diogo Miguel Campos; Sampaio, Paulo Alexandre da Costa Araújo; Pereira, TeresaOs programas de melhoria contínua dos processos são cada vez mais a aposta das empresas para fazer face ao mercado. Através da implementação destes programas é possível conferir simplicidade e padronização aos processos e consequentemente reduzir os custos com desperdícios internos relacionados com a qualidade dos mesmos. As ferramentas de melhoria da qualidade e as ferramentas associadas ao Lean Thinking representam um pilar importante no sucesso de qualquer programa de melhoria contínua dos processos. Estas ferramentas constituem meios úteis na análise, controlo, organização de dados importantes para a correta tomada de decisão nas organizações. O presente projeto tem como principal objetivo a conceção e implementação de um programa de melhoria da qualidade na Eurico Ferreira, S.A., tendo por base a avaliação da satisfação do cliente e a aplicação dos 5S. Neste contexto, o trabalho teve como fundamentação teórica a Gestão da Qualidade, Lean Thinking e algumas ferramentas de ambas as matérias. Posteriormente foi selecionada a área de negócio da empresa a abordar. Após a seleção, realizou-se um diagnóstico inicial do processo identificando os diversos pontos de melhoria onde foram aplicadas algumas ferramentas do Lean Thinking, nomeadamente o Value Stream Mapping e a metodologia 5S. Com a primeira foi possível construir um mapa do estado atual do processo, no qual estavam representados todos os intervenientes assim como o fluxo de materiais e de informação ao longo do processo. A metodologia 5S permitiu atuar sobre os desperdícios, identificando e implementando diversas melhorias no processo. Concluiu-se que a implementação das ferramentas contribuiu eficientemente para a melhoria contínua da qualidade nos processos, tendo sido decisão da coordenação alargar o âmbito do projeto aos restantes armazéns do centro logístico da empresa. Pode afirmar-se com recurso à satisfação do cliente expressa através da evolução favorável do Service-level agreement que as ferramentas implementadas têm gerado resultados muito positivos no curto prazo.
- Estudo da importância do transporte ferroviário de mercadorias no Eixo Leixões- SalamancaPublication . Martins, João Pedro Abrunhosa; Pereira, TeresaA evolução dos transportes de mercadorias, em Portugal e na União Europeia, assume uma enorme repercussão na economia global, de modo que a combinação dos vários modos de transporte, com vista à obtenção de ganhos ao nível da eficiência, adquire extrema importância. Os programas europeus de apoio aos transportes, enquadrados na rede transeuropeia de transportes e plataformas logísticas, também contribuem para a otimização do transporte de mercadorias. A importância do transporte ferroviário de mercadorias no eixo Leixões- Salamanca, nomeadamente para as empresas exportadoras e importadoras da região norte e centro, que utilizam meios alternativos ao ferroviário, constitui o principal objetivo desta dissertação. A revisão bibliográfica inclui uma abordagem aos transportes de mercadorias em geral e de forma mais aprofundada aos modos ferroviário e rodoviário na península ibérica, passando pela logística, bem como pela integração de modos: intermodalidade e multimodalidade na rede europeia de transportes e ainda a referência aos portos secos e às plataformas logísticas. Isto permite caraterizar as diferentes empresas operadoras do setor dos transportes de mercadorias e os produtos transacionados, assim como enumerar vantagens e/ou desvantagens do meio de transporte ferroviário face a outros meios, mais concretamente no eixo alvo deste estudo. A metodologia utilizada consiste na análise de informação proveniente de fontes secundárias havendo lugar a uma referência mais detalhada sobre as plataformas logísticas de Leixões e Salamanca, o eixo E-80, o corredor ferroviário nº4 e os programas europeus promotores da eficiência no transporte ferroviário de mercadorias: Marathon, Ferremed e Marco Polo. Para a recolha de informação primária o instrumento adotado foi a entrevista semiestruturada, efetuada a dois representantes da empresa CP-Carga e a um representante da empresa KLog, ambas as empresas ligadas ao setor dos transportes e logística. A análise e tratamento de toda a informação recolhida possibilitam, desde logo, evidenciar as potencialidades do eixo Leixões-Salamanca no que se refere ao transporte ferroviário de mercadorias, delinear recomendações para a sua otimização, bem como efetuar uma análise SWOT. As considerações finais revelam que é imperativo adotar medidas, de forma integrada, para que o seu efeito na potenciação do transporte ferroviário de mercadorias, não só no eixo Leixões-Salamanca, mas também a nível europeu, se afirme como uma verdadeira alternativa a outros modos, particularmente ao domínio rodoviário.
- Estudo de mercado: transportes e logísticaPublication . Pinto, Tânia Daniela Sousa; Pereira, TeresaO presente relatório pretende descrever o estágio curricular desenvolvido na Luís Simões Logística Integrada S.A. (LS), e onde foi elaborada uma análise da concorrência da organização. O objetivo desta análise passa por identificar e conhecer de forma mais aprofundada os principais concorrentes da LS, de maneira a percepcionar quais os pontos fortes e fracos da organização, e o que poderá aprender com a concorrência para melhorar a sua performance. Numa fase inicial, procedeu-se à identificação dos principais concorrentes da LS e fez-se uma pesquisa geral sobre os mesmos. Daqui surgiram 101 empresas e, dada a necessidade de efectuar uma pesquisa intensiva e mais detalhada dos concorrentes, foi estritamente necessário reduzir o número de empresas a analisar ao detalhe. Foi definido uma nova estratégia para encontrar as empresas consideradas como a principal concorrência da LS e identificadas 23 face aos critérios definidos. Encontrada a principal concorrência realizou-se uma pesquisa exaustiva no que toca a aspectos objetivos (p.ex. Informação Financeira) e subjetivos (p.ex. Política de Preço) das organizações. O estudo finalizou-se com o posicionamento relativo da LS face à concorrência nos mais variados fatores e com um quadro síntese comparativo da LS com a sua concorrência.
- Impurezas, uma evidência de desvio de processo em linhas de produção de pintura sprayPublication . Ascenção, Tiago Emanuel Correia Ferreira; Pereira, TeresaEsta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, e desenvolvida em ambiente industrial na empresa IKEA Industry Portugal. O tema do projeto surgiu com a necessidade da empresa melhorar os resultados da rejeição de peças com defeitos que são submetidas a retrabalho, nomeadamente em linhas de produção de pintura spray. Para este projeto, foi estudado o defeito impurezas, crítico para a qualidade. De maneira a atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão crítica da literatura, que permitiu percebercom a utilização das ferramentas Lean Production (Kaizen, 5´S, TPM´S, OEE, SMED, entre outras), o que se deve monitorizar, e acima de tudo o plano de atuação para que a redução de peças com o defeito impurezas seja reduzido. Após caraterização do processo produtivo das linhas de produção de pintura spray, definiram-se as possíveis causas, que podem estar na origem do aparecimento do defeito impurezas e que foram monitorizáveis através do registo de ocorrências. Estes registos foram recolhidos no período temporal de novembro de 2015 a julho de 2016. Este registo das ocorrências foi submetido a testes estatísticos, de modo a testar a hipótese queexiste pelo menos uma relação entre o aparecimento de impurezas nas peças, no que respeita a fatores ambientais, máquina, método (processo), mão-de-obra, e matéria-prima (tinta e MDF).Através desta análise, confirmou-se que as impurezas são uma evidência de desvio de processo em linhas de pintura spray, uma vez que variáveis como a gramagem da tinta, viscosidade, temperatura ambiente, humidade Box e ambiente, caudal de insuflação e extração, e temperatura da tinta contribuem para o aparecimento deste defeito. Finda esta análise, foram implementadas várias soluções de melhorias tecnológicas no processo produtivo e o estabelecimento de rotinas de limpeza das cabines de pintura, as quais possibilitaram um decréscimo de 9 vezes o número de peças com impurezas no período temporal de um ano, e um ganho monetário de aproximadamente 12000€ por semana, 624000€ por ano.
- O lean construction e a gestão de projeto na abertura e remodelação de lojas Sonae MCPublication . Maia, Rui Filipe Dias Araújo; Pereira, TeresaO setor da construção civil é frequentemente criticado quer pelos seus atrasos, quer pelas suas derrapagens orçamentais. Com a crescente competitividade dos mercados atuais, tornou-se fundamental a aquisição de conhecimento de novas técnicas de gestão que garantam a utilização de ferramentas que permitam produzir melhores resultados. Neste contexto, as práticas de gestão revelam ter um papel cada vez mais importante nas empresas, particularmente a gestão de projetos. Devido ao aumento da complexidade, incerteza e necessidade de uma produção mais rápida e económica, o dinamismo dos projetos de construção tem sido crescente. A difusão do pensamento Lean por diversas indústrias como forma de minimizar o desperdício durante o processo de produção, tornaram-no atrativo para os investigadores da construção. Surgiu assim a filosofia Lean Construction, que tem vindo a melhorar o desempenho dos projetos de construção, sendo o Last Planner System a técnica mais popular e bem sucedida. A Lean Construction encontra-se em crescimento em todo o mundo, sendo que em Portugal esta filosofia ainda não é utilizada com regularidade. Existe cada vez mais empresas em Portugal a querer adotar esta filosofia, pelo que o seu potencial de desenvolvimento no nosso mercado é grande. É neste contexto que surge o presente projeto, realizado no Departamento de Equipamentos e Construção da Sonae MC, e que assenta na melhoria de processos nos projetos de abertura e remodelação de lojas. Para tal, foram caracterizadas as práticas de gestão utilizadas pela Sonae e identificados os princípios do Lean Construction presentes nos seus projetos. O projeto é concluído com a proposta da aplicação de duas ferramentas que possiblitam quer uma melhor caracterização da gestão de tempo e dos orçamentos feitos nas obras Sonae, quer avaliar quantitativamente o grau de aplicação das ferramentas Lean Construction nos ambientes de construção.
- Lean na gestão de fluxos logísticos da Dorel Portugal, Lda.Publication . Lourenço, Leonel Alberto Correia; Pereira, TeresaO presente trabalho debruça-se sobre a análise de fluxos de informação e materiais na empresa Dorel Portugal, Lda.. Mais concretamente, são analisados os fluxos de transmissão de informação e os fluxos de movimentação de materiais nos duais fornecedores/armazém e armazém/setor de montagem. O estudo referido terá como propósito a identificação de elementos, associados ao estado atual, passíveis e/ou carentes de melhoria. Identificados e nomeados os pontos de intervenção, desenvolvem-se propostas de solução, as quais assentam predominantemente nos princípios e ferramentas que se associam à filosofia Lean. A escolha desta filosofia, para fundamentação de propostas, prende-se com o facto de a mesma assentar numa lógica de criação de valor pela melhoria de processo, o que espelha bem a intensão subjacente a este exercício. Foram implementadas as sugestões apresentadas e validadas junto da entidade alvo de estudo. No seguimento das implementações realizadas foi executada uma análise que permite enaltecer o ganho, seja de forma quantitativa ou qualitativa, a fim de criar impacto e sensibilizar para a importância das ações executadas. Para finalizar, importa demarcar a criação de um plano de controlo, contemplado nas ações levadas a cabo, o qual é direcionado para a manutenção do processo e concretização de medidas de melhoria contínua.
- Metodologia multicritério na seleção de sistemas de informação na gestão da cadeia de abastecimentoPublication . Araújo, Catarina Soraia Pena; Pereira, TeresaOs sistemas de informação empresariais têm vindo nos últimos anos a afirmar- se como ferramentas essenciais no mercado cada vez mais competitivo em que as empresas se encontram. Pretende-se com este trabalho aplicar uma metodologia de apoio à tomada de decisão baseada num modelo decisão multicritério que permite a avaliação e seleção de um sistema de informação (SI) num determinado contexto. Para atingir esse objetivo foi utilizado o estudo de caso na empresa Proef, SGSP. Foi então realizada uma revisão bibliográfica sobre a gestão da cadeia de abastecimento, logística e teoria da decisão para dar suporte a todo o trabalho prático. Posteriormente foi aplicada a metodologia Multicritério para Apoio à seleção de SI – MMASSI/TI com base nos processos existentes na organização. Com recurso à aplicação informática foi obtido o sistema de informação mais adequado ao contexto de decisão, sendo este resultado avaliado através de uma análise de sensibilidade e robustez. Desta dissertação surgiram limitações e também recomendações futuras.
- Otimização da cadeia logística de abastecimento: implementação bin managementPublication . Caridade, Ricardo Orlando Azevedo; Pereira, TeresaEsta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, e desenvolvida em ambiente industrial na empresa Schenellecke Portugal. O tema do projeto surgiu com a necessidade da empresa melhorar a forma como localizava as matérias primas existentes nos armazéns de AMP da Empresa Continental assim como implementar um sistema que permitisse saber de uma forma mais eficiente os consumos por parte da produção. Para este projeto, foi estudado as formas de armazenamento bem como realizado medições de todas as áreas de armazenagem bem como de todas as matérias primas. De maneira a atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão crítica da literatura, que permitiu perceber com a utilização das ferramentas Lean Production (Kaizen, 5´S, TPM´S, OEE, SMED, entre outras), o que se deve monitorizar nas atividades de armazenamento, e acima de tudo o plano de atuação para que a implementação do Bin Magement fosse uma realidade. Após caraterização do processo, definiram-se os storage location, e foi então dado inicio aos bins locatios, sendo este que define o local exato onde a matéria prima se encontra. Estes registos foram efetuados no período temporal de outubro de 2015 a abril de 2016. Através de uma análise, confirmou-se que a implementação do Bin Management veio permitir uma melhor e mais eficiente forma de uso dos espaços disponíveis, uma vez que o uso deste sistema permite que no mesmo espaço exista mais de que um tipo de matéria prima, desde que não seja ultrapassada a capacidade máxima do Bin, esta implementação veio também permitir uma política de inventário que se coadunasse mais com a realidade existente.
- Otimização de processos de logística in-housePublication . Neves, Tânia Vanessa Sampaio; Pereira, TeresaA presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, de Vila do Conde. O projeto desenvolvido tem como tema principal a Otimização de processos de Logística in-house baseado num projeto, em contexto empresarial da empresa cliente, Continental Mabor S.A., da Rangel Distribuição e Logística, S.A. Este projeto tem como objetivo a “aglomeração” de dois armazéns do cliente, devido à necessidade de ocupação do armazém de produto acabado interno, para aumento da área de produção. Inicialmente foi feita uma revisão de literatura sobre os temas mais relevantes de suporte para o projeto, nomeadamente na otimização e melhoria contínua. Seguidamente é apresentado o Grupo Rangel, bem como a Rangel Distribuição e Logística, S.A., onde se enquadra o projeto e para se perceber o enquadramento e objetivo. A metodologia usada, caso de estudo, permitiu a aplicação de conceitos e ferramentas usados na literatura neste contexto, como ferramentas de otimização e melhoria continua como as melhores práticas de Kaizen-Lean. Na fase de diagnóstico do atual sistema, foi realizado um mapeamento de fluxo de processos e uma descrição detalhada do layout dos dois armazéns: Armazém de Produto Acabado (APA) e Armazém de Produto Acabado Externo (APAE), bem como todos os recursos, quer técnicos quer humanos necessários. Verificamos ao longo deste projeto várias limitações, inclusive limitações impostas pelo cliente, tal como não aprovar um estudo para um novo layout do armazém. Foi aprovado apenas a replicação do já existente. Com isto, depararam-se constrangimentos na gestão deste projeto. Os custos aumentaram significativamente, embora estes não sejam apresentados por questões de confidencialidade, principalmente com a necessidade de aquisição de novos equipamentos retráteis, e mais baterias para os mesmos, devido às grandes distâncias que irão ser percorridas. Finalmente foi projetado o sistema futuro, de acordo com as necessidades reais do cliente tendo em consideração a otimização de recursos e uma gestão magra (Lean Management). Foi desenvolvida a implementação da metodologia “Kaizen diário”, a dar início em 2016 juntamente com o novo projeto APAE. Com esta projeção foram identificados problemas e implicações no projeto, bem como possíveis melhorias.
- Transporte internacional rodoviário de mercadorias: projecto de optimização operacionalPublication . Sebastião, Sónia Fonseca; Pereira, TeresaNo âmbito do estágio curricular realizado na DSV Transitários, surgiu a oportunidade de estar inserida em duas das áreas funcionais da empresa: durante o primeiro mês, no departamento comercial e nos restantes meses no departamento ROAD (rodoviário Internacional) no qual me foi proporcionado a oportunidade de desempenhar funções de Operacional de Tráfego Rodoviário Internacional. Desta forma, surge o desafio de integrar na equipa de operacionais ROAD da DSV, por forma a contribuir ativamente para a rotina da empresa e paralelamente analisar os processos operacionais do departamento, bem como, identificar todos os pontos que necessitem de melhoria. Após estar inserida neste sector, compreendi que a grupagem de mercadorias desempenha um papel fundamental neste departamento, na medida em que, quando desenvolvida de uma forma eficiente, pode traduzir-se numa atividade de extremo valor. A dinâmica diária desta atividade exige que os operadores de tráfego respondam de uma forma rápida e flexível aos problemas, apresentando soluções eficazes às solicitações do mercado. Para isso, é importante encontrar mecanismos capazes de os auxiliar na tomada decisões operacionais.
