ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by advisor "Campeão, José Carlos Rodrigues"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Conforto acústico das edificações: Análise económica de isolantes e das normas vigentesPublication . Guimarães, Fagner Gonçalves; Campeão, José Carlos RodriguesA atual fase da construção civil, na qual o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso a informações transformaram o entendimento do cliente no âmbito de projetos residenciais, hoje muito mais exigente e consciente dos impactos ambientais, desencadeou a necessidade de aprimorar os detalhes construtivos que elevam o desempenho dos edifícios no setor da construção civil. No entanto, essas técnicas não terão resultado expressivo se não assegurarem o cumprimento da satisfação do cliente, que nos dias de hoje prioriza conforto e segurança das habitações. Neste aspecto, em especifico, engloba-se o tema de conforto acústico das edificações. Atualmente, com a competividade do mercado e a conjuntura econômica do país que dificulta investimento no setor, o não desenvolvimento de um projeto que visa eficiência e preocupação ambiental pode fazer a diferença no sucesso do produto. Este trabalho, apresenta uma análise das técnicas construtivas de isolamento que se destinam a promover conforto acústico de edificações. O conceito de isolamento acústico é facilmente justificado pelo desejo do cliente em sentir-se acomodado em seu imóvel. Após um estudo em situações reais, foi possível apresentar o método de avaliação do desempenho acústico de um empreendimento e fazer um comparativo de viabilidade econômica de aplicação de quatro materiais recorrentes nas obras. Em parceria com Portugal, este projeto inclui em sua pesquisa o estudo da aplicação da cortiça nesse propósito de utilidade, afim de promover uma integração entre os países e avaliar o potencial deste material em território brasileiro.
- Conservação e Reabilitação Térmica de edifícios / Estudo de Desempenho EnergéticoPublication . Fernandes, Luís Manuel Afonso; Campeão, José Carlos RodriguesO património edificado destinado a habitação, apresenta diversas deficiências ao nível do conforto térmico e patologias associadas a este fenómeno, que estão relacionadas com a envolvente exterior e sistemas instalados no edifício, nomeadamente: isolamento térmico insuficiente, vãos envidraçados com fraco desempenho térmico, sistemas para águas quentes sanitárias pouco eficientes, ausência de sistemas de climatização e deficiente taxa de renovação do ar interior. Existem razões que podem justificar o fraco desempenho dos edifícios, algumas de ordem cultural outras de carácter financeiro, no entanto, os métodos e soluções construtivas actuais e as exigências regulamentares recentes, estabelecem padrões de qualidade e conforto que o mercado exige e o sector da construção acompanha e implementa nos edifícios novos e existentes, beneficiando lentamente o património edificado quando sujeito a intervenção. A localização geográfica do nosso País, na extremidade ocidental da Europa, à beira mar plantado, com condições climáticas amenas e muitas horas de sol, foram atrasando a implementação de soluções construtivas inovadoras com a introdução de técnicas que tratassem de forma adequada a envolvente exterior e a colocação de sistemas de climatização para aquecimento ou arrefecimento. A pobreza energética traduz a incapacidade financeira de grande parte da população manter a habitação em condições de conforto térmico para os seus utilizadores, porque os sistemas de climatização, quando existem, em conjunto com a envolvente exterior são pouco eficientes o que provoca aumento da energia consumida, tornando os edifícios insustentáveis no que diz respeito às necessidades energéticas. Pretende-se com este projecto, fazer o estudo no âmbito do REH – Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação para a reabilitação de um edifício existente cumprindo os requisitos legais, procurando soluções construtivas adequadas e equipamentos eficientes, promovendo o conforto térmico para os seus utilizadores no interior do edifício.
- Coordenação e fiscalização de obras de reabilitação urbana - acompanhamento de operações de reabilitação no Morro da SéPublication . Moreira, Tiago André da Silva; Campeão, José Carlos Rodrigues; Silva, Ricardo Ferreira daO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido durante os 6 meses de estágio curricular no âmbito do mestrado em construções. O estágio decorreu na Porto Vivo, SRU, uma empresa pública responsável pela dinamização social e económica do Centro Histórico do Porto – Património Mundial. Ao longo do estágio foram realizadas tarefas relacionadas com o tema Coordenação e Fiscalização de Obras, integrando a equipa do Núcleo de Execução de Obras (NEO), acompanhando as obras a decorrer no Centro Histórico do Porto, como por exemplo as Operações de Reabilitação e Realojamento no Morro da Sé. Procedeu-se também à realização de várias vistorias (segurança, salubridade e estética, determinação do nível de conservação e vistorias para efeitos de receção provisória de edifícios), embargo de obras e também o estudo do estado de conservação do edificado nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) em Santos Pousada e Lapa. Desta forma, tornou-se possível reunir uma diversa quantidade de informação para a realização deste relatório, abordando assuntos importantes tais como as adversidades e anomalias observadas nas visitas às Operações de Reabilitação e Realojamento no Morro da Sé, como também a sugestão de um material estrutural alternativo, o Light Steel Framing.
- Cortiça na ConstruçãoPublication . Nascimento, Cláudio Emanuel Santos do; Campeão, José Carlos RodriguesNos dias de hoje, cada vez mais, se nota uma preocupação crescente na generalidade da população no que diz respeito à proteção do meio ambiente. Como tal, tem-se procurado soluções mais amigas do ambiente nas mais diversas áreas, com o intuito de diminuir as agressões ambientais provocadas pela industrialização/fabricação dos mais diversos produtos existentes. Sendo o sector da construção, um dos grandes responsáveis pelo aumento desses impactos ambientais tem vindo a procurar selecionar possíveis alternativas, desde o controlo da energia gasta no fabrico de diversos produtos de construção, como na procura de materiais mais amigos do ambiente. A cortiça surge em resposta a estas necessidades, evidenciando-se na indústria da construção, por ser uma matéria-prima natural, amiga do ambiente podendo ainda ser reciclável e reutilizável, com propriedades de grande versatilidade, durabilidade, conservação, entre outras. A presente dissertação pretende abordar a matéria-prima cortiça, desde o seu descortiçamento à sua aplicação no sector da construção, sendo um material capaz de ser aplicado como revestimento e/ou isolamento de edifícios, mais concretamente no isolamento térmico, acústico e antivibrático. Da metodologia utilizada neste estudo, constaram análises comprativas de produtos de cortiça com outros materiais concorrentes (de revestimento e/ou isolamento). Na sua análise, tentou-se obter uma melhor perceção/compreensão das mais-valias que a cortiça nos pode revelar em relação a outros materiais do sector da construção e o seu impacto no meio ambiente.
- Levantamento e identificação de manifestações patológicas em fachadas de edifícios antigos da baixa portuensePublication . Carvalho, Luís Miguel Dourado de; Campeão, José Carlos RodriguesTendo em consideração o estado de degradação do parque habitacional nacional é necessário promover a sua regeneração dado o efeito nocivo com que este se repercute na nossa sociedade. É de referir a existência em Portugal de uma cultura reativa, por vezes tardia, de resolução de problemas dos edifícios, devendo-se, de certo modo, à existência de uma legislação generalista e claramente insuficiente, de uma fiscalização inoperante e à inexistência, durante décadas, de políticas de incentivo à manutenção. Torna-se imperativo a necessidade da implementação de medidas preventivas que evitem o aparecimento do mesmo cenário de deterioração. A presente dissertação insere-se no âmbito da reabilitação de edifícios pelo facto de esta atividade ter uma importância fundamental no desempenho do parque edificado, o que reflete a situação socioeconómica do país e no desenvolvimento sustentável das sociedades. Neste contexto, desenvolve-se o objeto de investigação deste trabalho, que se relaciona com manifestações patológicas de edifícios antigos da baixa portuense, procurando o estudo de fenómenos anómalos ao nível das fachadas das edificações. A reabilitação surge como uma medida possível e desejável de correcção das anomalias que se verificam na generalidade dos edifícios, principalmente nos mais antigos. O processo de reabilitação no presente tempo deve ser realizado de forma sustentável, de modo a minimizar desperdícios de recursos, custos e proporcionar o máximo bem-estar aos utilizadores. O estudo destes fenómenos desenvolve-se para a recuperação das fachadas ao seu estado inicial, procurando enquadrar e incentivar para uma posterior estratégia de manutenção condicionada, baseada em inspeções e numa perspetiva preventiva de atuação, ou seja, intervindo na origem dos problemas e evitando o seu desenvolvimento, com o objetivo principal de otimizar a vida útil e os custos diferidos dos respetivos edifícios.
- Manutenção das infraestruturas fixas da Metro do Porto na vertente da construção civilPublication . Martins, Luís Duarte Pereira; Campeão, José Carlos Rodrigues; Barros, José Manuel Ferreira PintoNeste relatório de estágio, procurei redigir tudo aquilo que vivi no decorrer do período do estágio profissional. Assim, inicialmente fiz um enquadramento da entidade que me acolheu, bem como uma breve descrição do contrato no qual estive especificamente inserido. Foi efetuada uma descrição detalhada dos conceitos de manutenção preventiva e correctiva adaptadas ao contrato em questão e de acordo com um plano de manutenção específico dedicado à vertente da construção civil. Neste sentido, foram detalhadas as várias tipologias de infraestruturas fixas a manter, nomeadamente as grandes áreas dos edifícios, obras de arte, túneis ou muros de suporte e contenções, descrevendo os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva associados a cada tipologia de infraestrutura. São apresentados vários gráficos demonstrativos das ações de manutenção preventiva e corretiva por infraestrutura tipo, bem como alguns exemplos de intervenções de caracter corretivo efetuadas no decorrer do período do estágio profissional. Por fim, é apresentada uma conclusão daquilo que foi um período de aprendizagem importantíssimo no início da minha vida profissional ligada à área da construção civil.
- Projeto de Reabilitação de Edifício AntigoPublication . Mendes, Pedro Miguel Soares; Campeão, José Carlos RodriguesNos últimos anos a reabilitação de edifícios antigos em Portugal começa a ter relevância no volume de negócios do setor da construção civil. Nas últimas décadas o setor focou-se e vocacionou-se para a construção de edifícios novos, que conduziu ao abandono dos edifícios antigos, considerados como obsoletos e desadequados às exigências da sociedade contemporânea. O abandono dos edifícios antigos conduziu à degradação dos centros das cidades, em particular das zonas históricas, à redução das relações socioeconómicas e perda de valor patrimonial. Tornou-se senso comum entre a maioria dos agentes intervenientes no setor, que a reabilitação de edifícios antigos era dispendiosa, com dificuldade extrema em satisfazer as atuais exigências de mercado e que o ideal seria demolir para construir de novo. O paradigma tem-se vindo a alterar nos últimos anos, fruto do forte incentivo por parte do poder político, do crescente aumento de interesse da sociedade em manter a identidade das cidades e do seu património edificado e da pressão turística que se vem sentido nos últimos anos. O desafio, porém, mantêm-se difícil e concretizar pela perda de conhecimento de técnicas antigas de construção e da falta de pessoal com formação adequada à natureza própria dos trabalhos de reabilitação. Com o presente projeto pretende-se demonstrar que, embora seja um processo complexo, sujeito a variáveis imprevisíveis tais como, o real estado do edifício quando sujeito à intrusão que o processo de obra implica, a reabilitação de um edifício pode conduzir ao sucesso do empreendimento. Para tal é necessário que a sua viabilidade seja estudada com base em diagnósticos aprofundados do real estado do edifício e em estudos de mercado nas áreas da construção, comercialização ou exploração do empreendimento. Outro aspeto de extrema importância que se pretende demonstrar, é a importância da elaboração de projetos pensados em sintonia entre os projetistas intervenientes. Uma boa coordenação em projeto, permite a previsão da ocorrência de incompatibilidades entre as diversas especialidades e tomada de medidas de resolução. Pretende-se também elaborar peças desenhadas que permitam leitura clara e esclarecedora por parte dos executantes da obra de reabilitação, quanto à constituição dos materiais e forma de execução.
- Reabilitação de edifícios em cidades luso brasileirasPublication . Perez, Marcello Melo; Campeão, José Carlos RodriguesO objetivo deste trabalho é analisar e interpretar técnicas construtivas buscando suas aplicações em Porto, Portugal, e São Paulo, Brasil, necessários para garantir conforto ambiental para os usuários. A partir de uma revisão da literatura evidencia-se como a verticalização em ambas as cidades se iniciou, a necessidade de se reabilitar uma construção e como o retrofit é um dos pontos principais quando se procura repovoar os centros urbanos. No intuito de trazer de volta as classes mais abastadas para o centro dessas cidades, a reabilitação, focada no conforto ambiental, aparece de forma vital para voltar a atenção dessas classes a esse ambiente urbano. São apresentados alguns métodos construtivos para garantir o conforto funcional, térmico, acústico e luminoso das edificações, a fim de compará-los com os métodos utilizados nas reabilitações do Edifício Mackenzie, em São Paulo, e do Edifício da Rua dos Mercadores, na cidade do Porto, contemplados nos estudos de casos. O trabalho também aborda um pouco da história de cada edificação, apresentado o que foi realizado em cada uma das obras, a fim de garantir o conforto pós-ocupacional.
- Reabilitação de Fachadas de Edifícios Antigos do PortoPublication . Magalhães, João Miguel da Costa; Campeão, José Carlos RodriguesO presente trabalho foirealizado com o objetivo de concluir os estudos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil. A dissertação desenvolvida tem por base uma análise ao parque edificado do Porto referente a edifícios antigos (pré betão-armado), antes de 1930-40, esperando-se que no final o trabalho sirva como esclarecimento e elemento de consulta para as diversas anomalias presentes. Após uma breve descrição dos objetivos da dissertação e da sua estrutura, elaborou-se um pequeno capítulo onde se descrevem as caraterísticas construtivas e dos materiais utilizados nos edifícios e as suas composições. Na parte final do trabalho, foi desenvolvido um caso prático de estudo, relativo a um edifício localizado no quarteirão de Carlos Alberto, mais concretamente na Rua Noronha de Sá, número 153. No desenvolvimento deste caso de estudo, serão propostas medidas de reabilitação da fachada, assim como a nível térmico e acústico, serão propostas soluções de melhoria.
- Reabilitação de fachadas de edifícios antigos do PortoPublication . Moreira, João Santos Vilela; Campeão, José Carlos RodriguesA área histórica do Porto tem conhecido nos últimos tempos um elevado investimento na reabilitação, devido ao facto de esta cidade ser um dos pontos de turismo mais visitados da Europa e ao incentivo implementado por novas políticas financeiras. A preocupação de manter o património edificado com a mesma caraterização arquitetónica que em tempos antigos, respeitando os requisitos exigidos por regulamentações técnicas resulta na aplicação de processos construtivos antigos em parceria com tecnologias mais recentes. Visto que a regulamentação técnica está essencialmente orientada para a construção nova, exige que a reabilitação de edifícios possua uma abordagem metodológica própria, em que o conhecimento dos técnicos envolvidos seja fulcral para o sucesso da mesma. No momento em que se espera que a reabilitação urbana em Portugal se mantenha de grande relevância, esta dissertação vem apresentar um estudo relativo à reabilitação de fachadas de edifícios antigos do Porto (anteriores à época de betão armado), preservando o caráter das construções antigas, sem prejudicar a sua atualização em termos de conforto e segurança.