ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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Browsing ISCAP - DM - Gestão das Organizações by advisor "Bandeira, Ana Maria Alves"
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- Accountability e transparência nas organizações sem fins lucrativos: estudo de caso múltiploPublication . Teixeira, Janice Flora Silva; Bandeira, Ana Maria AlvesAs organizações governamentais e as organizações empresariais não conseguem suprir todas as necessidades da sociedade. Assim, os cidadãos vêem-se obrigados, através de iniciativas sociais, a criar entidades que colmatem os problemas verificados, surgindo, assim, organizações que não visam a criação de lucro, que se autogovernam, que são de caracter voluntário e que são a “solução para problemas públicos” - as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). A Lei de Bases da Economia Social (LBES), onde são destacados os princípios orientadores da Economia Social (ES), põe em evidência a transparência, a responsabilidade, mas nem todas as OSFL se apresentam de forma transparente para os seus stakeholders. Dado que a maioria do seu financiamento advém de entidades externas, a adoção desses princípios é relevante para a sustentabilidade das organizações. E, para isso, são utilizados processos de transparência, como a accountability. Assim, a investigação presente neste trabalho visa perceber todos estes conceitos e aplicá-los às organizações cujo objetivo é sim satisfazer as necessidades de uma sociedade socialmente deficitária. A satisfação dos stakeholders e a transparência nestas organizações são essenciais para continuação do seu trabalho social, e, neste trabalho, será percetível essa característica. Para o efeito, através de uma análise qualitativa com recurso a estudo de caso múltiplo e utilizando o método de recolha de dados designado de entrevista, iremos perceber a importância da transparência e accountability para o desempenho das OSFL e para os seus stakeholders. Foi percetível com este estudo, perceber que as OSFL em estudo dão importância aos seus stakeholders e a uma gestão transparente, apoiada em processos de accountability de forma a garantir a satisfação de todos os interessados e a sustentabilidade da organização.
- As estratégias do governo digital no Brasil: o caso das compras e contratações públicasPublication . Gregorio, Rosenilde Garcia dos Santos; Bandeira, Ana Maria Alves; Neto, João VicenteO processo de Transformação Digital no setor público brasileiro visa melhorar o acesso à informação, aprimorar o atendimento dos serviços públicos, simplificar processos, reduzir a burocracia e modernizar o Estado, promovendo maior transparência e racionalização dos gastos públicos. Este estudo avaliou o impacto da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), Lei 14.133/2021, na transformação digital do setor público brasileiro em curso, investigando se a lei pode ser considerada um instrumento para tornar a administração das compras públicas mais ágil, eficiente e menos burocrática. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e análise qualiquantitativa dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes governamentais e questionários on-line aplicados a gestores e compradores públicos. A pesquisa permitiu obter resultados mais concretos sobre: 1. A experiência, o conhecimento e a capacitação dos gestores e compradores públicos em relação aos processos de compras; 2. A implementação das mudanças introduzidas pela NLLC nos procedimentos de compras públicas; 3. A percepção dos agentes públicos sobre a transformação digital promovida pela NLLC e seu impacto na redução da burocracia e na eficiência das compras públicas; e 4. A contribuição da NLLC para uma administração de compras mais ágil, dinâmica e menos burocrática. Os resultados indicaram que a NLLC tem um impacto positivo como instrumento de apoio ao processo de transformação digital do setor público, incentivando a adoção de práticas mais alinhadas com as demandas da era digital no âmbito das contratações públicas no Brasil. A lei promove maior agilidade e adaptação contínua às necessidades do país, eliminando procedimentos que não agregam valor. A pesquisa também contribuiu para uma melhor compreensão das lacunas e desafios no campo teórico sobre o tema, evidenciando a NLLC como uma ferramenta crucial para a modernização das contratações públicas no Brasil.
- Gestão e evasão escolar: impactos financeiros no Instituto Federal de Mato GrossoPublication . Pessoa, Mychel Wheverardo Araújo; Bandeira, Ana Maria AlvesO presente estudo aborda a evasão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), explorando suas causas e consequências do ponto de vista da gestão e do impacto orçamentário. Justifica-se pela importância de compreender o fenômeno da evasão em instituições federais de ensino técnico e tecnológico, onde ela acarreta prejuízos significativos ao orçamento, à eficiência institucional e ao desenvolvimento regional. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, integrando análises documentais e de dados institucionais, além de entrevistas e questionários aplicados a gestores. Como resultado, identificou-se que as taxas de evasão variam entre os campi e cursos, Os cursos técnicos integrados ao ensino médio, registraram uma média de evasão de 33,17% e entre os anos de 2018 a 2023 o IFMT demonstra uma média de aproximadamente 40% de evasão ciclo com pouca variação em cada ano, destacando demanda estratégias de acompanhamento mais intensivas. A análise revelou que os programas de apoio financeiro têm impacto positivo, mas ainda insuficiente para garantir a permanência dos alunos. As propostas de melhoria incluem a flexibilização curricular e o fortalecimento das políticas de assistência estudantil, além da capacitação contínua dos gestores. Conclui-se que a redução da evasão exige uma abordagem integrada, envolvendo ações pedagógicas, sociais e institucionais mais eficazes para assegurar a sustentabilidade financeira e a qualidade do ensino no IFMT.
- Políticas ambientais e sustentabilidade no ensino público: estudo de caso do IFMT – Campus CáceresPublication . Borges, Natalino de Barros; Bandeira, Ana Maria Alves; Souza, Silvano Carmo deO Governo Federal tem implementado e exigido práticas de gestão ambiental responsável em seus órgãos, o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental têm sido temas amplamente discutidos em diversas esferas da sociedade e ganhado cada vez mais relevância também na gestão pública. Nesse contexto, as instituições públicas de ensino, por força de sua representação social, precisam servir de exemplo para as demais organizações. A problemática envolvida nesta pesquisa foi diagnosticar a efetividade das políticas públicas de gestão ambiental e a promoção da sustentabilidade dentro de uma instituição federal de ensino, com ênfase nos programas Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Os objetivos específicos consistiram em verificar a existência de políticas de gestão ambiental no IFMT – Campus Cáceres; identificar as ações ambientais praticadas pela Instituição e identificar a existência de um PLS do Campus. O diagnóstico apontou a ausência de normatizações implementadas no âmbito institucional, evidenciando que não existe uma política ambiental formalmente inserida em sua gestão que atendam efetivamente às questões ambientais e confirmou-se que a instituição de ensino não possui o PLS formalmente estabelecido, ainda que adote práticas informais, isoladas e desarticuladas que devem ser consideradas, tais como campanhas para reduzir o consumo de água e energia, estabelecimento de sistema de coleta seletiva de resíduos, com instalação de pontos de coleta distribuídos pelo Campus, melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho com presença de espaços verdes e áreas de convivência, que ainda que timidamente, demonstram a preocupação da Instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Foram recomendadas na pesquisa, melhorias, como a formalização de um PLS, o desenvolvimento de um sistema coordenado de coleta seletiva, a sensibilização e capacitação dos servidores, monitoramento contínuo das práticas sustentáveis, a integração de critérios ambientais nas compras públicas e melhorias na eficiência energética.
- Responsabilidade social e empreendedorismo feminino no IFMT: a trajetória e impacto do programa Teresa de BenguelaPublication . Campos, Anelise Rondon de; Bandeira, Ana Maria AlvesA Responsabilidade Social de uma instituição pública de ensino visa promover o bem-estar e desenvolvimento da sociedade, haja vista que, o conhecimento produzido pode ser convertido em projetos educativos, o que essencialmente abriria as portas das universidades/institutos à comunidade. Esta devolutiva dos saberes construídos na academia é convertida na resolução de questões inerentes das expressões da questão social. Uma problemática que demanda muita atenção na atualidade é a situação vivida pelas mulheres brasileiras, que são responsáveis pelo sustento familiar, porém, por muitas vezes estarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica ficam marginalizadas, sem amparo e com a dignidade comprometida. Esta pesquisa tem o intuito de analisar a implantação do Programa Teresa de Benguela do IFMT, política pública voltada para promoção de renda, empoderamento e autossuficiência de mulheres no Estado de Mato Grosso. Programas como o Teresa de Benguela contribuem na diminuição das desigualdades de gênero, pois atuam diretamente na oferta de oportunidades educacionais e profissionais para as mulheres. Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar a trajetória e o impacto do Programa Teresa de Benguela, como instrumento do empreendedorismo feminino no período de 2017 a 2022. O universo da pesquisa são 44 projetos aprovados nos Editais de seleção do Programa. A amostra foi composta por 50% de projetos aprovados, sendo 22 projetos, e ainda, 4 gestores do Programa. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é de natureza exploratória e trata-se de um estudo de caso, cuja abordagem é de natureza qualitativa. Para coleta de dados foram utilizadas as diferentes técnicas, tais como: entrevista, o questionário e a pesquisa documental. Neste sentido, espera-se indicar à instituição fatores necessários para o alcance da efetividade do Programa, de modo que seja possível gerar impactos significativos, tanto no âmbito institucional, quanto na comunidade externa por meio das ações de Extensão.