Loading...
24 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 24
- Perceções de estudantes da área da saúde póspandemia: estudo observacionalPublication . Cruz, Agostinho; Machado, Alberto; Cabral, Ana Paula; Tavares, Diana; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Sousa, Maria; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Monteiro, PedroO contexto pandémico vivenciado por toda a comunidade portuguesa nestes últimos meses, constituiu indubitavelmente um ambiente e um conjunto de experiências totalmente novas e singulares para todos os cidadãos, mas sobretudo para os jovens adultos. A pandemia e o confinamento, trouxe restrições no acesso a simulações práticas e especializadas assim como a locais de ensino clínico em contexto real e presencial, fundamental para a aquisição de competências clínicas e integração de realidades organizacionais de serviços cuidados de saúde. Neste contexto ao nível da área da saúde os desafios foram ímpares e alteraram a dinâmica profissional e as interações sociais.
- A importância das comissões de ética nas tecnologias da saúde: a experiência da escola superior de saúde do instituto politécnico do portoPublication . Tavares, Diana; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Cruz, Agostinho; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, PedroA Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) completou recentemente o seu 40º aniversário de existência, enquanto instituição de ensino superior (IES) de referência na área da saúde. A evolução desta IES tem sido notória tanto ao nível da formação graduada, como pós-graduada, atividades de extensão à comunidade, onde se insere a recente Clínica Pedagógica, e criação de dois centros de investigação. A responsabilidade adstrita a todas estas atividades promoveu a criação de um mecanismo de implementação de boas práticas e sua monitorização. Esta perceção levou à criação de uma Comissão de Ética (CE) na IES, que conta já com 10 anos de existência e atividade contínua, tendo sido uma das primeiras a surgir no meio académico nacional. O recente Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio comprovar e validar a pertinência deste organismo nas IES, sobretudo naquelas que realizam investigação clínica.
- Formação pedagógica para monitores de estágioPublication . Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, CatarinaSabe-se hoje que o desempenho de uma tarefa em contexto real favorece a retenção de mais de 90% dos conteúdos ensinados. Os estágios são um dos momentos na formação dos estudantes no qual esta aprendizagem acontece de forma mais ativa no ensino superior. Como tal, acredita-se que para formar profissionais competentes, com conhecimentos sólidos, rigor técnico, capacidade de análise crítica e reflexiva, integrados em equipas multidisciplinares, é crucial garantir uma parceria sólida entre as Escolas Superiores e as Instituições de Saúde.
- Comitês de ética na educação superior: da teoria à açãoPublication . Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Amorim, Manuela; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Monteiro, PedroAs Comissões de Ética são órgãos relativamente novos no dia-a-dia dos profissionais e investigadores da área da saúde. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 / outubro) veio comprovar e validar a pertinência deste órgão nas Instituições de Ensino Superior. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde tem alargado a sua atividade para além da avaliação de projetos de investigação. Os seus membros, enquanto profissionais e educadores, têm acompanhado a crescente e premente necessidade de humanização da saúde. Esta foi acentuada pela pandemia, devido ao agravamento da despersonalização do profissional e do paciente, mas igualmente enfatizada pelo desenvolvimento tecnológico, exigências burocrático-administrativas, implementação da inteligência artificial, entre outros. A nossa perceção é que a formação curricular em saúde não atende plenamente todas as necessidades, surgindo aqui a possibilidade de cada Comissão assumir um papel mais ativo na comunidade académica e profissional, promovendo uma formação contínua, passando da teoria à prática.
- The relevance of an ethics committee in a higher education institution in the health area: The experience of ESS-P.PORTOPublication . Monteiro, Pedro; Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Curado, Henrique; Sousa, Helena; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Sousa, Maria; Marques, António; Lopes, Paula; Prudêncio, CristinaEthics Committees arose as consequence of medical-scientific advances made in an eminent demand to extend morality and ethics to the field of biomedicine, to expand and preserve autonomy and dignity of human beings. The Ethics Committee (EC) of Escola Superior de Saúde (ESS) was born in February 2011. The importance for this unit of P.PORTO in having such a committee, for ethical and not legal imperative, came to be corroborated by law (Decree-Law no. 80/2018).
- Effects of working memory training on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry: a pilot studyPublication . Campos, Carlos; Paiva, Tiago; Ribeiro, Luís; Tripologos, Sofia; Barbosa, Fernando; Tavares, Diana; Rocha, NunoTo assess the effects of working memory training (WMT) on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry of young adults with moderate-severe depression. : 30 participants were randomly allocated to the WMT or control groups. Two subjects dropped out and one participant was excluded from EEG analysis.The WMT group completed 5 sessions of automatically adjusted n-back training (starting from 2-back) and the control group only performed 1-back trials. Main outcome measures were self reported depressive symptoms and frontal alpha asymmetry (pre- and post-training). There was a significant time*group interaction for self-reported depression (p = .047, ηp² = .144) and F4-F3 alpha asymmetry (p = .043, ηp² = .153). Post-hoc analysis revealed significant improvements in depression on the WMT group (p < .001) and non-significant findings regarding F4-F3 alpha asymmetry. There was no significant interaction for F8-F7 alpha asymmetry (p = .115, ηp² = .096). WMT may be an effective tool to reduce depressive symptoms. Frontal alpha asymmetry should be explored as a neurophysiological outcome measure of cognitive training efficacy.
- Facial emotional recognition in schizophrenia: preliminary results of the virtual reality program for facial emotional recognitionPublication . Souto, Teresa; Baptista, Alexandre; Tavares, Diana; Queirós, Cristina; Marques, AntónioBACKGROUND: Significant deficits in emotional recognition and social perception characterize patients with schizophrenia and have direct negative impact both in inter-personal relationships and in social functioning. Virtual reality, as a methodological resource, might have a high potential for assessment and training skills in people suffering from mental illness. OBJECTIVES: To present preliminary results of a facial emotional recognition assessment designed for patients with schizophrenia, using 3D avatars and virtual reality. METHODS: Presentation of 3D avatars which reproduce images developed with the FaceGen® software and integrated in a three-dimensional virtual environment. Each avatar was presented to a group of 12 patients with schizophrenia and a reference group of 12 subjects without psychiatric pathology. RESULTS: The results show that the facial emotions of happiness and anger are better recognized by both groups and that the major difficulties arise in fear and disgust recognition. Frontal alpha electroencephalography variations were found during the presentation of anger and disgust stimuli among patients with schizophrenia. DISCUSSION: The developed program evaluation module can be of surplus value both for patient and therapist, providing the task execution in a non anxiogenic environment, however similar to the actual experience.
- Is there still space for pedagogical and technical-scientific creativity in higher education in health technologies?Publication . Tavares, Diana; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaAfter pandemic period, it is urgent to create a facilitating means of internal cogitation and to identify creative strategies that can overcome the less positive aspects of distance learning. There is an increasingly constant problem - the lack of motivation and identity in the academic-scientific environment with a lack of proactivity and resistance of interaction with others. It is necessary to work with traditional teaching-learning methodologies and create out of the box grafts that are attractive and productive. This year we will implemented a set of strategies: clinical cases, health literacy training sessions, cultural tools, escape room and others. We will carry out a diagnostic assessment of knowledge, before and after the intervention; as well as an interview that will allow us to understand the personal evolution and the degree of satisfaction. In this phase, the intention is to share the methodological strategies in a constructive and enriching manner.
- A importância do diagnóstico das alterações do ritmo circadiano na terceira idadePublication . Tavares, DianaO aumento da esperança média de vida nestes últimos anos tem potenciado a incidência/prevalência de determinadas patologias. Está descrito na literatura um aumento de distúrbios do sono relacionados com o envelhecimento como por exemplo patologias do sono associadas a doenças neurodegenerativas, mas também alterações relacionadas com os ritmos circadianos. Este estudo deteve como objetivos analisar e sistematizar a literatura existente sobre esta temática. Trata-se de umarevisão sistemática nas bases de dados Pubmed, ScienceDirect e Web of Science, utilizando os termos “sleep”, “aging” e “circadian”, dos artigos publicados nos últimos 10 anos, em português e inglês, com recurso às guidelines PRISMA de 2020. Ainda em fase de recolha e seleção dos artigos, sendo que na Pubmed foi obtido um total de 744 artigos, de 8019 na ScienceDirect e 176 na Web of Science. Será apresentado o fluxograma PRISMA para apresentação das diferentes fases de seleção/análise e uma tabela síntese com os artigos finais. As alterações do ritmo circadiano do sono estão presentes em indivíduos na terceira idade, sendo muitas vezes, confundidas com outras queixas como a insónia. O seu correto diagnóstico depende da sensibilização tanto dos utentes como os profissionais de saúde, dando ênfase a uma intervenção precoce e cultivando as regras de higiene do sono.
- Pedagogical and technical-scientific creativity in higher education in health technologies: An action planPublication . Tavares, Diana; Mota, Sandra; Sousa, MariaAfter pandemic period, it is urgent to create a facilitating means of internal cogitation and to identify creative strategies that can overcome the less positive aspects of distance learning. There is an increasingly constant problem—the lack of motivation and identity in the academic-scientific environment with a lack of proactivity and resistance of interaction with others. It is necessary to work with traditional teaching–learning methodologies and create out of the box grafts that are attractive and productive. This year we will implement a set of strategies: clinical cases, health literacy training sessions, cultural tools, escape room and others. We will carry out a diagnostic assessment of knowledge, before and after the intervention; as well as an interview that will allow us to understand the personal evolution and the degree of satisfaction. In this phase, the intention is to share the methodological strategies in a constructive and enriching manner, using creative and active learning methodologies by the teacher.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »