ESMAD - uniMAD - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A contribution of a graphic design intern at Sika PortugalPublication . Fonseca, Jorge; Coelho, RitaThis article focuses on the development of an internship that took place in the master’s degree in design at the School of Media Arts and Design of the Polytechnic Institute of Porto with the company Sika, which is focused on the construction market. The objective of this internship was to create visual solutions for innovative purposes, including 3D design and communication design projects. In this essay, we examine part of the visual results of this Master in Design internship, attempting to debate them within the context of visual identity standards’ constraints as means to, not only guide and push further the creativity of an internship design student but also, as a means to reflect on the process of broadening the academic capabilities of a design student into the professional realm. The design internship served to rethink the company's internal functions and selfimage. Methodologically, an experimental and empirical study was carried out utilizing design methodologies. Following that, visuals were created to clarify the functions and locations inside the departments of this global corporation’s main building in Portugal. The results, which have a cohesive language, respecting Sika’s visual identity, were well received by the corporate team and respond in a unified manner and as a method of grasping the intricacy of the company’s structure while offering a larger sense of connection to the full in-house workforce.
- Old new technologies #1Publication . Lopes, FilipeDigital technologies are ubiquitous in modern life. They mediate many of our daily actions, particularly those involving other humans, providing us information of all sorts and connectiveness with almost anything. This condition, in addition to the rises of artificial intelligence, the internet of things and quantum computers, has prompted many important discussions about the way humans and machines interact and relate (or should relate to each other in the near future). Yet, a common feeling of something “human” being lost is felt by many people. What are we losing and what´s the responsibility of the digital technologies? It is not an easy answer. I believe that in the past decade, the transformation of our “feeling of passing time” is perhaps one of the most noticeable traces of how computers affect our daily life. Old New Technologies #1 is an audiovisual installation proposing to merge old and new technologies to create a feeling of “slowing down the passage of time”. It does so by inviting individuals to pick up an old rotary telephone, to dial a number from a list and to listen and see an audiovisual postcard. Take your time, recover your time, feel your body. Enjoy. Breath.
- O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhosPublication . Seixas, Alberto; Baptista, AdrianaA realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz Le Goff (1990) define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se “indaga”, se “testemunha””. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols 1991, 35). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos correlacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica dos testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.
- O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinemaPublication . Oliveira, Ana Luísa; Baptista, Adriana; Conceição, Marco; Nunes, Pedro SenaPara a realização de um documentário sobre Ensino Doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso, conferindo-lhe uma voz destacada das outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983: 249) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez semelhante a esse padrão intangível, (...), formado pela interação única de todos os códigos de um filme (...)” e dado que “A voz de um documentário é o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados.” (Nichols, 2001: 44), defende-se que parte dessa identidade se organiza através de estratégias de realização/edição, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, na deixis fílmica, o sujeito. A captação de imagem e som, em contextos educativos, e posterior edição, coloca múltiplos desafios éticos e técnicos (e.g. escolha de planos visuais e sonoros) (cf. Dancyger, 2011), destinados a salientar as características particulares de um dado sujeito, recortando-o de um coletivo infantil (a turma, os alunos, os irmãos), organizado, por confronto o professor. Esta oposição, exige estratégias de realização/edição (seleção de falas, formas de tomar e conferir a palavra, gestão de tempos de elocução, pontos de vista visual e pontos de audição, controlo dos ruídos e dos silêncios, etc.) (cf. Sonnenschein, 2001) que se refletirão na construção eficaz da voz individual. Tomar-se-ão, por isso, para reflexão e análise, as estratégias visuais e sonoras, utilizados para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva das personagens em contextos educativos, nos filmes O Quadro Negro (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017).
- Quando relacionar (não) é opor: um projeto pioneiro para o Ensino da antonímia no 1.º ciclo do ensino básico em PortugalPublication . Morgado, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Azevedo, JoãoNeste artigo, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), desenvolvido em parceria por duas escolas do Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Educação e a Escola de Média Arte e Design. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação Léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Investigamos o modo como o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que o(s) habita(m). Propomos que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico. A alternativa proposta por nós envolve, desde o 1.º ano do Ensino Básico (CEB), o ensino prioritário das relações semânticas múltiplas (em vez das de antonímia binária). Neste texto, apresentaremos e descreveremos uma proposta didática assente em três narrativas bimodais originais, onde são questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas.
- Quando relacionar (não) é opor: das relações lexicais múltiplas à antonímia no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Morgado, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José AntónioLinguisticamente, o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa. Uma criança consegue, desde cedo, compreender que diferentes palavras apresentam diferentes significados (SERRA et al., 2013), o que se afigura relevante em várias operações cognitivas. Contudo, o tratamento das relações semânticas entre palavras no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, tem-se circunscrito, nos dois primeiros anos de escolaridade (BUESCU, MORAIS, ROCHA & MAGALHÃES, 2015), à abordagem da antonímia e da sinonímia, afastando para ciclos posteriores as relações de inclusão e de hierarquia e perpetuando, assim, um ensino dicotómico e descontextualizado (BAPTISTA et al., 2017; 2019). Entre os estudos científico-pedagógicos é indiscutível a urgência da mudança de paradigma. Esta pressupõe um conhecimento científico atualizado por parte dos professores, razão que justifica a abordagem desta temática neste texto: apresentaremos a noção de oposição, a sua relevância na estruturação do Léxico Mental e o modo como se torna produtiva para a caracterização das relações lexicais (GUTIERREZ-ORDOÑEZ, 1996), em particular, da antonímia, no quadro das relações múltiplas (CRUSE, 2001); seguidamente, avaliaremos as estratégias linguísticas disponíveis para a expressão de oposições antonímicas, convocando critérios semânticos e formais (LYONS, 1977; COSERIU, 1991; LEHMANN & MARTIN-BERTHET, 2008), mas também pragmáticodiscursivos, cognitivos (TEIXEIRA, 2005) e históricos; finalmente, veremos de que modo os contributos da investigação em diferentes áreas da Linguística se refletem nos documentos orientadores do ensino em Portugal e nos manuais escolares, comparando o modo como se preconiza a abordagem das relações lexicais nesses materiais.
- Trajetos de envolvimento: o design na concretização de espaços académicos e a sua ligação à malha localPublication . Fernandes, Marta; Coelho, RitaO design é a resposta a um problema contextualizado numa comunidade, com uma determinada história, cultura, geografia, época e tecido socio-económico. Os comportamentos dos seus habitantes formam uma rede complexa de que o design faz parte integrante e que deve ilustrar, tornando fluída a comunicação entre os vários intervenientes. No sentido humanista da palavra, comunicar tem na sua etimologia ‘pôr em comum’, ‘compartilhar’ – criar um elo de ligação entre as várias entidades. Num momento de criação de uma nova Escola Superior ligada às artes culturais, visuais, media e tecnologias, inserida num campus, apesar de tudo, com uma tradição académica instituída noutras áreas do saber, importa investigar as dinâmicas pedagógicas, culturais e industriais nestes novos campos científicos, adequadas e pertinentes para a população local, de modo a conseguir uma sustentabilidade do seu tecido industrial e humano. Este artigo aborda uma investigação em curso, por parte de duas docentes e uma estudante da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD P.Porto), sobre uma pesquisa de identidade visual e etnográfica do contexto regional da ESMAD – localizada em Vila do Conde e Póvoa de Varzim – e sobre quais as apetências culturais das suas gentes. Ainda que pertencendo ao distrito do Porto, o Campus 2 do P.Porto, onde se insere a ESMAD, é uma comunidade descentralizada do grande centro da cidade portuense, sendo essencial compreender como a nova Escola se insere no seu contexto. Houve por isso, duas estratégias definidas. A criação de um evento catalisador – uma conferência de Design: Involve – que conectava o tema de identidade e embalagem, à indústria local e à academia. Por outro lado, o levantamento de testemunhos (obtidos através de entrevistas e de inquéritos) da sua comunidade geográfica e humana. Em suma, apresentam-se resultados que revelam os interesses, as atividades e os suportes de divulgação que identificam este território humano e geográfico e poderão potenciar a transferência de conhecimento.
- Design of an application for collaboration and interaction with animated content for children in a television ecosystemPublication . Teixeira Marques, JorgeThe ongoing research project presented in this paper aims to propose and evaluate models of interaction with audiovisual animated content in an interactive television ecosystem. Through the referred models we aim to understand the extent to which an interactive animation application can encourage the shared participation of children at primary school level in taking an active role while watching TV animation. Here we present the conceptual and empirical methodology adopted to develop the research work and the current state of research.
- Virtual and augmented reality as an antonymy learning innovationPublication . Baptista, Adriana; Morgado, C.; Costa, José António; Azevedo, JoãoThe more we know about children mental lexicon organization, the more effective our pedagogical practices may be, which emphasizes the importance of a truly comprehensive connection between Research and Education. We will be conducting a three-step paper beginning with a brief summary of lexical semantic relations, mainly of antonymy, secondly we will explain how the project “Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo”/Language and citizenship: from the words relations to the world knowledge (Baptista et al., 2018) was held and how its experiments allowed to verify if primary school pupils intuitively organize their mental lexicon in a dichotomous way, mainly with comprehension and organization of narrative words in three narratives and thirdly we will explain that different strategies used for grouping words may correspond to different ways of organizing the mental lexicon and defend that language teaching should take this idea into consideration. We found very useful to propose an augmented reality application. By combining verbal and visual representations, this app caters for making the cognitive complexity of lexical antonyms obvious when manipulating the image, in a way that it enhances the possibility of occurrence of distinct words in the same context and for the same view (or not) of different perspectives.
- Inside and outside the periodic table of elements with virtual realityPublication . Baptista, Adriana; Azevedo, João; Mota, J. Miranda; Félix Alípio, Luís Manuel; Maia, GilThe Essential Learning Strategies for Physics and Chemistry Education (2018) defined by the Portuguese Ministry of Education presupposes that the "scientific literacy of the student (…) is based on the articulation between knowledge and know-how associated with the capacity of thinking critically and creatively” and assumes that students "develop competences to recognize, interpret and produce varied representations of scientific information and learning outcomes: reports, diagrams, graphs, tables, equations, models and computational simulations. Material Properties and Periodic Table (PT) are taught in Physics and Chemistry "to relate the electronic distribution of the atoms of the elements with their position in the PT" and "to locate in the PT the different elements of the groups". Scerri (2007) says that “The periodic table of the elements is a wonderful mnemonic and a tool that serves to organize the whole of chemistry.” The graphic information of PT demands the development of scientific literacy based on chemistry, semantic and technologic knowledge and helps to locate, decipher and read visual information in an isogramatic table organization, on vertical and horizontal coherent distribution of the elements. We used Virtual Reality to propose a pedagogic instrument as a challenge for acceding and deciphering information and as a possibility of expanding the information of the PT. The PT exploration follows a roadmap that, in particular, focuses on essential aspects of organization. This project started the creation of an application to raise the idea that the PT browser inhabits an innovative world where knowledge (even if complex) is accessible to everybody. The 3D models were produced in Autodesk Maya and then integrated with other systems in the Unity game engine for later publication in a Windows application. The minimum requirements to run this application require a PC with a high-end graphics card (GTX 1070 or equivalent).
