ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Recent Submissions
- O papel das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva no combate ao insucesso escolar: Um estudo de casoPublication . Pereira, Beatriz Lima; Delgado, João Paulo FerreiraO insucesso escolar tem sido reconhecido e encarado há várias décadas como um problema presente nos sistemas educativos atuais, cujo trabalho e foco se têm desenvolvido no sentido de o combater. É, por isso, pertinente perceber qual o papel das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva neste processo, bem como os resultados da sua intervenção. Neste trabalho fez-se um estudo de caso com esse objetivo e utilizou-se uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focalizada como métodos de recolha de dados. Os principais resultados demonstram, por um lado, que o trabalho desenvolvido por estas equipas é, sem dúvida, essencial para os alunos e para a Escola e, por outro, o impacto que a família e o contexto socioeconómico apresentam no insucesso escolar
- Práticas de gestão escolar para a Inserção de alunos imigrantes: Uma perspetiva local a partir de uma escola pública e de uma escola privadaPublication . Almeida, José Ricardo da Silva; Teixeira, Maria Inês da SilvaO presente estudo analisa as práticas de gestão escolar na inclusão de alunos imigrantes em duas escolas: uma pública e uma privada. Num contexto de crescente diversidade cultural e linguística, procurou-se compreender como diferentes atores educativos — diretores, coordenadores pedagógicos, docentes, alunos e encarregados de educação — percecionam e operacionalizam estratégias inclusivas. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de natureza mista: aplicação de questionários a docentes, alunos e encarregados de educação, e, realização de entrevistas semiestruturadas e focus group aos diretores e a coordenadores de departamento (que também responderam aos questionários, enquanto docentes), respetivamente. Os instrumentos de recolha de dados foram previamente validados e os questionários foram aplicados em formato digital e em formato de papel. Para o tratamento dos dados – quantitativos e qualitativos – as técnicas utilizadas foram o tratamento estatístico e a análise de conteúdo, respetivamente. Os resultados evidenciaram disparidades nos planos de acolhimento, insuficiente formação docente, escassez de recursos especializados e fraco envolvimento das famílias, sobressaindo, ainda, as barreiras linguística e cultural como principais entraves. Concluiu-se que, apesar de avanços, a inclusão escolar continua condicionada por fatores estruturais e organizacionais, exigindo maior articulação entre políticas e práticas educativas, formação docente aplicada e estratégias de comunicação intercultural.
- Entre a zona de conforto e a vontade de mudança. O papel das lideranças intermédias na melhoria do serviço educativo: estudo de caso.Publication . Silva; Sandra Isabel Oliveira da; Teixeira, Maria Inês da SilvaAs práticas pedagógicas dos docentes têm um papel fundamental no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças e dos jovens, tornando-se essencial que cada profissional reflita continuamente sobre a sua atuação, contribuindo para um serviço educativo de qualidade. Através de um estudo de caso, conduzido num agrupamento de escolas, investigam-se as perceções dos docentes em geral e dos próprios coordenadores de departamento, sobre a influência destes na qualidade das práticas educativas exercidas pelos docentes, nomeadamente no que respeita à promoção do trabalho colaborativo e à inovação pedagógica. A metodologia adotada é de natureza mista, com a aplicação de questionários e de entrevistas individuais semiestruturadas, alvo de tratamento estatístico e de análise de conteúdo, respetivamente. Os resultados evidenciam a relevância do papel do coordenador de departamento enquanto promotor de práticas colaborativas e inovadoras, bem como os constrangimentos por ele sentidos, que se constituem como desafios à sua atuação. Os condicionalismos impostos por esses constrangimentos levaram à criação de um plano de ação que visa fomentar a constituição de comunidades de prática e o fortalecimento das lideranças intermédias.
- Universidades e Politécnicos em tempos de globalização neoliberal: Um estudo de caso sobre a influência supranacional na autonomia, produção e disseminação de conhecimento em Ciências da Educação no Porto e LisboaPublication . Menezes, Mariana Sofia Cardoso Vasconcelos Quintanilha de; Delgado, João Paulo FerreiraNuma realidade marcada pela globalização neoliberal, o Ensino Superior tem sofrido profundas transformações. A promoção de um ambiente competitivo que valoriza métricas e resultados, ao qual as instituições de Ensino Superior não conseguem escapar, tem marcado as experiências das lideranças, bem como dos docentes e investigadores. A influência crescente de entidades supranacionais e processos como o de Bolonha contribuíram para uma maior pressão nas instituições para a adaptação ao mercado global, com efeitos na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento. Esta dissertação procurou compreender as perceções de diferentes lideranças, docentes e investigadores sobre os efeitos da influência supranacional na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento, nas instituições públicas de Ensino Superior da área das Ciências da Educação, das cidades do Porto e Lisboa. Constituindo-se como um estudo de caso, a abordagem qualitativa concretizou-se na realização de sete entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais. Posteriormente, recorreu-se à análise temática dos dados. Com base nas perceções reunidas no processo de recolha de dados, foi possível compreender que a influência supranacional se traduz, essencialmente, em questões como a pressão para a publicação, o acesso a financiamento, a definição das agendas de investigação, a preocupação institucional com a reputação, entre outras. Os resultados obtidos potenciam uma reflexão sobre os desafios que as instituições de Ensino Superior portuguesas enfrentam face à influência supranacional, concorrendo para uma discussão sobre a configuração da autonomia destas instituições e o seu papel na construção e disseminação de conhecimento.
- Qualidade e certificação de entidades de formação pela DGERTPublication . Soares; Gisela Mendes França; Romão, Paula CristinaO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Administração das Organizações Educativas, tem como objetivo analisar o impacto da certificação DGERT na Qualidade das entidades formadoras em Portugal. Através de uma revisão bibliográfica sobre Qualidade, sistemas de gestão da Qualidade e certificação, e de uma pesquisa qualitativa com as entidades formadoras certificadas e a entidade certificadora, procura-se compreender os desafios e benefícios associados à implementação da norma DGERT. Os resultados indicam que a certificação contribui para a melhoria da Qualidade percebida pelas entidades formadoras, através da implementação de sistemas de gestão da Qualidade e da promoção de uma cultura de melhoria contínua. No entanto, a pesquisa também revela desafios como a burocracia do processo de certificação e a necessidade de maior apoio às pequenas entidades. As implicações deste estudo são relevantes tanto para as entidades formadoras como para a DGERT, sugerindo a necessidade de simplificar o processo de certificação e de oferecer mais suporte e acompanhamento às entidades durante e após a sua implementação.
- Perspetiva dos alunos sobre a sua participação, envolvimento e autodeterminação em contexto escolarPublication . Costa, Maria Emília Brandão da; Alves, SílviaO compromisso global para uma escola inclusiva, e consequentes esforços dos países para implementar políticas de inclusão, foram seguidos pela investigação dos fatores que contribuem para o sucesso na implementação deste modelo educacional, nomeadamente, ao nível das políticas das escolas, dos professores e dos pares. No entanto, poucos estudos privilegiam a perspetiva dos alunos, em particular dos alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS), o que parece ser uma omissão na investigação, considerando o discurso dominante sobre a importância da educação centrada no aluno para valorizar a sua voz. Escutar o que os alunos têm para dizer acerca da sua experiência escolar e de inclusão é essencial para aumentar a compreensão dos outros atores sobre a educação inclusiva. O objetivo deste estudo é conhecer a opinião de alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade acerca do processo de inclusão no contexto educativo. Para isso, iremos estudar: a) até que ponto os alunos participam nas atividades escolares, dentro e fora da sala de aula; b) como descrevem a sua participação social; c) o quanto se sentem envolvidos nas atividades educativas; até que ponto sentem que são considerados na tomada de decisão sobre o seu processo educativo. Participaram no estudo 325 alunos de quatro agrupamentos de escolas. Os resultados sugerem que o facto de os alunos terem medidas adicionais de suporte, não se traduz num acréscimo da atenção e feedback do professor, nem numa maior preocupação com a sua autodeterminação, apesar destes alunos apresentarem motivação e grau de envolvimento semelhantes aos seus pares. Também indicam falta de hábitos de auscultação da voz dos alunos nas tomadas de decisão sobre o seu processo educativo.
- A autoaprendizagem e o autoconhecimento em contexto escolar: um estudo sobre os Agrupamentos de Escola/Escolas não agrupadas do Norte de PortugalPublication . Ferreira, Arlindo José Falhas; Pereira, Pedro DuarteDada a natureza da minha formação de base (professor de Física e Química), sempre impulsionei a curiosidade e o espírito crítico aos meus alunos e tentei fazê-los atores principais dos seus processos educativos, o que nem sempre foi fácil, quer por culpa deles, quer, sobretudo pela minha, já que o mais experiente dentro da sala de aula era eu… Esta perceção foi-se consolidando ao longo da minha atividade profissional, enquanto diretor de turma (DT), coordenador de departamento e, sobretudo, diretor, reforçando a ideia de que nem sempre o mais responsável pela autonomia do aluno é o que por ela mais faz. Dado que desenvolvo neste momento da minha atividade profissional um contacto privilegiado com diretores de escolas, resolvi fazer esta investigação, escolhendo-os como público-alvo, no sentido de aferir do seu interesse pelas práticas de autoconhecimento e de autoaprendizagem, em ambiente escolar, já que as considero relevantes no pressuposto referido acerca de qual o lugar que o aluno deve e está, efetivamente, a ocupar na sala de aula. Optei por esse foco porque acredito, verdadeiramente, que pelo autoconhecimento se potencia a autoaprendizagem e, através de ambas estas práticas, em contexto de aula, o aluno desenvolve a sua identidade e autenticidade, tão necessária nesta sociedade global, de modo a tornar-se uma personalidade única e completa. Este auto trabalho permitirá expandir, a partir do interior de cada um, a consciência que todos são diferentes e devem permanecê-lo, bem como formar personalidades autênticas, decididas e livres, que valorizam mais as atitudes do que atos, os ideais além das ideias e com opinião própria em vez da opinião pública.
- A influência dos estilos de liderança dos professores no desenvolvimento das competências de participação e criatividade na perspetiva dos estudantes: um estudo de casoPublication . Rocha, Carolina Taboada; Romão, PaulaA liderança no campo da educação é amplamente reconhecida como determinante no desenvolvimento de competências transversais. Devido à crescente importância deste tema, os estilos de liderança dos professores têm sido bastante discutidos na literatura como fatores influentes neste processo. No entanto, a maior parte das investigações nesta área centra-se nos efeitos gerais da liderança, sem explorar, especificamente, as dinâmicas entre os estilos de liderança e o impacto dos mesmos no desenvolvimento de competências. Assim, este estudo visou analisar a influência do estilo de liderança autocrático, democrático, laissez-faire e transformacional no desenvolvimento das competências de criatividade e participação dos estudantes, segundo a sua perspetiva. Recorrendo a uma abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário a 32 estudantes do terceiro ano de uma Licenciatura em Treino Desportivo numa instituição de ensino superior em Portugal. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente para caraterizar a amostra e analisar as relações entre os estilos de liderança e as competências desenvolvidas, segundo a perceção dos estudantes. Os principais resultados demonstraram que os estilos autocrático, democrático e transformacional, identificados como predominantes entre os professores, apresentaram impacto positivo no desenvolvimento de ambas as competências. O estilo transformacional foi, na perceção dos estudantes, o mais eficaz na promoção das competências analisadas, pelo destaque dado à sua capacidade de inspirar os estudantes e proporcionar um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Por outro lado, o estilo laissez-faire não foi identificado como predominante em nenhum dos casos. As principais conclusões desta investigação destacam a necessidade de uma abordagem adaptativa e contextualizada na liderança, sublinhando a eficácia dos professores quanto à possibilidade de o seu registo de liderança ser amplificado por estilos que incentivem e potenciem a participação ativa e a criatividade dos estudantes.
- A autoavaliação na melhoria efetiva de uma organização escolar: perspetiva dos docentes sobre a sua importânciaPublication . Pereira, Ana Paula Correia Oliveira; Pereira, Paula Cristina RomãoO presente trabalho de projeto resulta de um estudo na área da avaliação institucional, mais concretamente, na autoavaliação de uma organização escolar. Realizou-se num agrupamento de escolas da região norte de Portugal Continental, no distrito do Porto. Este estudo de caso, de natureza quantitativa, teve como objetivo, aferir a importância da autoavaliação na melhoria efetiva de uma organização escolar, através da perspetiva dos docentes. Participaram no estudo, docentes dos níveis de ensino Pré-Escolar, Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico. Os resultados do estudo mostraram que na sua maioria, os docentes estão familiarizados com o processo de autoavaliação do agrupamento. Verificamos também, que consideram a autoavaliação um mecanismo importante e eficaz na melhoria do processo educativo. No entanto, demonstraram que o excesso de tarefas burocráticas, a falta de formação no âmbito da avaliação e a falta de reflexão dos assuntos relacionados com a auto-avaliação, nos vários departamentos curriculares, carecem de ações de melhoria. Para contribuirmos para a melhoria da eficácia e eficiência do processo de autoavaliação do agrupamento, elaboramos um plano de ação, onde são apresentadas propostas que pretendem colmatar as fragilidades aferidas no estudo de caso.
- Efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria de uma escola: Avaliação interna - um estudo de caso.Publication . Ribeiroi, Paulo Joel Fontes; Romão, PaulaEste estudo, na área da avaliação interna da escola, tem como ponto principal conhecer a perceção que o pessoal docente de uma escola do 3.º ciclo do ensino básico com ensino secundário do concelho de Vila Nova de Gaia tem sobre a efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria da sua escola. Utilizou-se uma metodologia quantitativa tendo por base a análise estatística dos resultados obtidos na aplicação dos inquéritos por questionários. Os resultados obtidos, com uma média de respostas positivas na casa dos 78,3% apontam para a valorização do processo de avaliação interna por parte de quem nele intervém. Apontam, igualmente, para um desconhecimento do processo por parte um número significativo, 17,9% de docentes, percentagem que está diretamente relacionada com um grande grupo de docentes que se encontram a lecionar neste estabelecimento há menos de 10 anos, 69,1%. Na situação oposta, podemos verificar que apenas 10,3% dos docentes se manifestaram em oposição às questões elencadas nos inquéritos, e como referência extrema, temos as posições mínimas de 1% de oposição em duas das afirmações apresentadas a escrutínio. A literatura consultada, atesta a importância, a utilidade e a premência que devem ser alocadas aos processos de avaliação das escolas, sendo referido pela totalidade dos autores consultados, que o processo de autoavaliação é importante e útil para os planos de melhoria das escolas contribuindo, para o desenvolvimento organizacional e profissional e para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem. Verificamos na consulta bibliográfica, no entanto, que o processo de avaliação interna é algo vago e que não recolhe grande consenso na sua implementação.
