Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência dos estilos de liderança dos professores no desenvolvimento das competências de participação e criatividade na perspetiva dos estudantes: um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Carolina Rocha_2024.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A liderança no campo da educação é amplamente reconhecida como determinante no desenvolvimento de competências transversais. Devido à crescente importância deste tema, os estilos de liderança dos professores têm sido bastante discutidos na literatura como fatores influentes neste processo. No entanto, a maior parte das investigações nesta área centra-se nos efeitos gerais da liderança, sem explorar, especificamente, as dinâmicas entre os estilos de liderança e o impacto dos mesmos no desenvolvimento de competências. Assim, este estudo visou analisar a influência do estilo de liderança autocrático, democrático, laissez-faire e transformacional no desenvolvimento das competências de criatividade e participação dos estudantes, segundo a sua perspetiva. Recorrendo a uma abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário a 32 estudantes do terceiro ano de uma Licenciatura em Treino Desportivo numa instituição de ensino superior em Portugal. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente para caraterizar a amostra e analisar as relações entre os estilos de liderança e as competências desenvolvidas, segundo a perceção dos estudantes. Os principais resultados demonstraram que os estilos autocrático, democrático e transformacional, identificados como predominantes entre os professores, apresentaram impacto positivo no desenvolvimento de ambas as competências. O estilo transformacional foi, na perceção dos estudantes, o mais eficaz na promoção das competências analisadas, pelo destaque dado à sua capacidade de inspirar os estudantes e proporcionar um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Por outro lado, o estilo laissez-faire não foi identificado como predominante em nenhum dos casos. As principais conclusões desta investigação destacam a necessidade de uma abordagem adaptativa e contextualizada na liderança, sublinhando a eficácia dos professores quanto à possibilidade de o seu registo de liderança ser amplificado por estilos que incentivem e potenciem a participação ativa e a criatividade dos estudantes.
Leadership in education is widely recognized as a determinant in the development of transversal skills. Due to the growing importance of this topic, teachers' leadership styles have been extensively discussed in the literature as influential factors in this process. However, most research in this area focuses on the general effects of leadership, without specifically exploring the dynamics between leadership styles and their impact on skill development. This study aimed to analyze the influence of autocratic, democratic, laissez-faire, and transformational leadership styles on the development of students' creativity and participation skills, from their perspective. Using a quantitative approach, a survey was conducted with 32 third-year students from the bachelor’s degree in Sports Training at a higher education institution in Portugal. The collected data were statistically analyzed to characterize the sample and examine the relationships between leadership styles and the development of these skills, according to the students' perceptions. The main results showed that autocratic, democratic, and transformational styles, identified as predominant among teachers, had a positive impact on the development of both skills. Transformational leadership, from the students' perspective, proved to be the most effective in promoting the analyzed skills, particularly due to its ability to inspire students and provide an environment conducive to their development. On the other hand, the laissez-faire style was not identified as predominant in any case. The main conclusions of this investigation highlight the need for an adaptive and contextualized approach to leadership, emphasizing the effectiveness of teachers in amplifying their leadership practices through styles that encourage and enhance students' active participation and creativity.

Description

Keywords

Liderança Educação Criatividade Participação Leadership Education Creativity Participation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License