ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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- Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de casoPublication . Rocha, Ana Isabel Monteiro da; Coelho, Sónia Múrias MiraO presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.
- As atividades de enriquecimento curricular e a pedagogia do lazerPublication . Guedes, Maria Goreti Teixeira Brandão; Diogo, Fernando Luís TeixeiraNas últimas décadas a sociedade tem sido palco de várias mudanças, reflexo do desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais globalizada. Este desenvolvimento emergente da sociedade, gerou novas necessidades e impôs também novos desafios à instituição escolar. Uma das novas necessidades, à qual a escola precisou responder, foi a de ocupar por mais tempo as crianças na escola e alargar a sua oferta pedagógica, uma vez que, atualmente, a maioria dos pais trabalha. Surge assim, o conceito de escola a tempo inteiro e a implementação das atividades de enriquecimento curricular (AEC). As AEC vieram substituir as atividades de tempos livres, que se destinavam a proporcionar atividades de lazer e que possibilitavam que a criança escolhesse sobre o que fazer e como. A significativa alteração na organização e funcionamento das escolas, decorrente da implementação das AEC, veio suscitar dúvidas nos professores e comunidade educativa, que se viram confrontados com a longa permanência dos alunos na escola, a pouca disponibilidade das crianças para brincadeiras, em resultado de um horário escolar preenchido em atividades, desvalorizando-se o brincar espontâneo das crianças como forma de interação e construção de conhecimento. Reconhecendo a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento global da criança, este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento das AEC, num contexto lúdico, suportado pelas caraterísticas do lazer.
- Autonomia profissional e gestão do currículo dos educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico numa escola privadaPublication . Silva, Patrícia Margarida de Oliveira e; Diogo, Fernando Luís TeixeiraEsta dissertação realiza-se no âmbito da autonomia profissional, numa perspetiva mais ampla, conforme os múltiplos sentidos que o termo assume e em diversos contextos. Com base no tema abordado neste estudo foram consideradas as conceções educativas defendidas no conceito de autonomia profissional e o papel desempenhado pelos professores em cada circunstância e a sua relação com a gestão do currículo no estabelecimento de ensino. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo de caso, optou-se pela realização de investigação qualitativa (com base na análise de questionários) junto dos Professores do 1.º CEB e Educadores a lecionar no Estabelecimento de Ensino Privado – Novo Colégio Chupetão, sediado no concelho do Porto. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento, por parte das docentes, da importância na participação dos mesmos na gestão do currículo. Aliada a esta gestão do currículo, as docentes neste estabelecimento de ensino expressam interesse em obter uma maior autonomia profissional, de forma a garantir a oportunidade de participar num conjunto diversificado de atividades e de melhorar o seu conhecimento e as suas destrezas, considerando as suas necessidades pessoais e profissionais bem como as suas condições de trabalho com vista à promoção do seu desenvolvimento e do desenvolvimento da própria autonomia. Este estudo realiza-se com as docentes das duas valências (Pré-escolar e 1ªCEB) deste estabelecimento de ensino, revelou o interesse por parte dos participantes questionados sobre a articulação curricular entre o ensino Pré-Escolar e 1º CEB. Assim, o plano de ação permitiu estruturar a melhor forma de solucionar o problema identificado, bem como indicar as mudanças necessárias a planear no ano letivo seguinte, tendo em vista a colaboração entre membros da Direção, Coordenação e grupo de Docentes na gestão de currículo.
- (I)literacia digital – estudo de casoPublication . Azevedo, José Miguel Maia; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deEste projeto tem como objetivo estudar a (i)literacia digital em docentes de Educação Especial através de um estudo de caso. O projeto procura, através do enquadramento teórico, recolher modelos que ajudem a situar o docente de Educação Especial face às TIC. Reconhecendo a importância destas, nomeadamente através do quadro legal português, na formação de indivíduos portadores de deficiência, as tecnologias são vistas como uma forma do indivíduo ultrapassar algumas das limitações que as suas patologias acentuam. As TIC são vistas neste ambiente como factor que poderá contribuir, em grande escala, para a inclusão destes alunos, quer na escola, quer na sociedade em geral. Servindo-nos de entrevistas efetuadas a vários docentes de Educação Especial e após caracterização dos mesmos face às novas tecnologias pudemos traçar um plano de ação que, acreditamos, poderá ajudar no combate à iliteracia digital entre docentes de Educação Especial contribuindo assim, numa linha de gestão e administração escolar, para o sucesso escolar e pessoal de todos os alunos. Procuramos com este projeto espelhar a preocupação que deve existir numa organização escolar de contemplar e atender às necessidades de todos os agentes educativos.
- Avaliar para Intervir: Uma reflexão crítica sobre a importância de sistematizar e consolidar a autoavaliação como prática de autorregulação no Agrupamento de Escolas do Cerco do PortoPublication . Oliveira, Manuel António Sousa; Diogo, FernandoO texto que aqui apresento corresponde ao projeto de intervenção que desenvolvi no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, no âmbito do “Mestrado em Administração de Organizações Educativas”. O trabalho desenvolvido tem como finalidade contribuir para o aperfeiçoamento de práticas e procedimentos com vista à melhoria dos resultados escolares dos alunos. A partir da análise do relatório de autoavaliação, enquanto processo de avaliação interna do Agrupamento, faço uma reflexão sobre os contributos que o modelo em causa proporciona. Enquanto prática, sistematizada e consolidada, a avaliação é antes de mais um campo de práticas que une os parceiros educativos e que, nesta qualidade, funciona segundo modelos – referenciais pré-estabelecidos – que lhe são específicos, como refere Figari (1999). A pertinência desta temática prende-se com a exigência de a autoavaliação se afirmar como um modelo de autorregulação, necessário ao trabalho dos diferentes agentes educativos (docentes, não docentes e discentes) que, no dia a dia, desenvolvem e promovem um serviço público de educação que se pretende de qualidade. Interessa pois, como primeiro e fim último do processo interno de avaliação, que as sugestões e recomendações produzidas no âmbito do trabalho realizado possibilitem alterações didático-pedagógicas assim como mudanças organizacionais que permitam aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. A avaliação está no centro do sistema de ensino, como refere Perrenoud (1999), e a equipa de autoavaliação, como estrutura intermédia de apoio aos diferentes órgãos, é um pilar fundamental da política educativa do agrupamento, pois os resultados que produz induzem a decisão sobre o caminho que futuramente deverá ser trilhado. Mesmo assim, o trabalho aqui apresentado não deixa de ter limitações, dados os constrangimentos e a complexidade da função de regulação da avaliação. Preconizo, por isso, a continuação da investigação sobre a avaliação interna – e posterior intervenção –, pois ainda está longe a resposta a dar às necessidades diagnosticadas pelo Agrupamento aqui em análise.
- Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º CicloPublication . Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deNo quadro legal em vigor são definidas as áreas de intervenção das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, sendo a articulação e gestão curricular assegurada por departamentos, numa partilha de responsabilidades e em processos de tomada de decisão partilhados. Assim, assume especial importância a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas. Neste trabalho procuramos abordar a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo, tendo em conta a cultura organizacional e o clima organizacional, as formas de participação e a cultura docente que influencia o trabalho dos professores e ainda refletimos sobre o papel do departamento na construção da cultura colaborativa e participativa. Numa metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, realizámos um estudo empírico para perceber o modo como os professores percecionam e perspetivam a participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo, sendo proposto um plano de ação que procura dar resposta à questão de partida deste projeto.
- Como responder à heterogeneidade dos alunos, de modo a proporcionar o sucesso de cada um?Publication . Mesquita, José Octávio Soares; Diogo, Fernando Luís TeixeiraO sucesso educativo dos alunos é como facilmente se compreenderá, a essência do ato educativo nas suas múltiplas dimensões e formas. O percurso para a obtenção desse sucesso é variado e representa muitas vezes um enorme investimento das organizações educativas nomeadamente na gestão dos seus recursos humanos. Por outro lado, o modelo organizativo instituído pode ser o fator preponderante para a obtenção do sucesso procurado sobretudo quando ele é promotor de um clima harmonioso e motivador para o ato educativo. O projeto apresentado neste estudo estruturou-se numa nova construção dos grupos de trabalho, em que o conceito tradicional de turma foi substituído por grupos, constituídos por alunos cujo grau de conhecimento e competências no âmbito das disciplinas de Português e Matemática, fosse o mais aproximado possível não perdendo de vista o princípio de heterogeneidade do grupo mesmo que relativa ou diminuída, tão importante para promover a diversidade. Este sistema organizativo rompeu com o conceito tradicional da turma o que implicou uma alteração não só na organização de horários escolares dos alunos e docentes mas também obrigou estruturação e implementação de um processo de mobilidades dos alunos entre grupos em função do seu grau de aprendizagens ou de dificuldades na sua obtenção. Este projeto foi ainda promotor de uma cultura de trabalho colaborativo e partilha entre docentes de cada grupo disciplinar promovendo a sistematização de interações entre pares quer na preparação das atividades letivas quer na discussão e resolução dos constrangimentos que o desenvolvimento do projeto evidenciou.
- A comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educaçãoPublication . Cerqueira, Telma Alexandra Sampaio; Diogo, Fernando Luís Teixeira; Castro, Maria Amélia Ferreira deO presente trabalho tem como objeto de estudo a comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educação. Este estudo surgiu da necessidade de perceber como se poderia melhorar a comunicação entre os intervenientes na educação da criança, pois por vezes, os pais/encarregados de educação não conseguem deslocar-se à escola para poderem trocar informações com o docente. O enquadramento teórico deste trabalho elucida o conceito comunicação e como esta decorre nas organizações e na relação escola-pais/encarregados de educação. Posteriormente, e mediante a análise dos dados recolhidos para o estudo empírico, foi proposto um plano de ação que sugere implementar uma página de escola com acesso a email, para melhorar a comunicação entre escola e pais/encarregados de educação.
- Avaliação do desempenho docentePublication . Costa, Natacha Daniela Santos; Reis, JorgeO presente trabalho tem como objetivo melhorar as práticas educativas numa instituição de ensino particular e cooperativo, ou seja, aperfeiçoar o desempenho da instituição e ao mesmo tempo o desempenho de cada docente que nela trabalha. O tema do projeto centrou-se na avaliação do desempenho docente, mais concretamente no problema da inexistência de um sistema formal de avaliação do desempenho docente. Assim, desenvolveu-se um quadro teórico e legal atualizado com vista a realização de um estudo empírico bem fundamentado. Sem dúvida que a observação cuidada, análise, flexibilidade, crítica, reflexão e abertura à mudança é imprescindível para delinear um plano de ação que resolva o problema existente na instituição quer a curto, como a médio e a longo prazo. Só assim cada docente pode dar resposta à missão educativa que diariamente se propõe alcançar. Só quando é estabelecida uma verdadeira cultura de avaliação nas escolas, onde todos os membros são informados, participam e melhoram, é possível promover a qualidade educativa do serviço prestado e ter profissionais que se sentem realizados, valorizados e recompensados pelo seu trabalho, esforço e empenho.
- Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdianaPublication . Teixeira, Celestino Tomás Tavares; Delgado, PauloEste trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.