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Autonomia profissional e gestão do currículo dos educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico numa escola privada

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Abstract(s)

Esta dissertação realiza-se no âmbito da autonomia profissional, numa perspetiva mais ampla, conforme os múltiplos sentidos que o termo assume e em diversos contextos. Com base no tema abordado neste estudo foram consideradas as conceções educativas defendidas no conceito de autonomia profissional e o papel desempenhado pelos professores em cada circunstância e a sua relação com a gestão do currículo no estabelecimento de ensino. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo de caso, optou-se pela realização de investigação qualitativa (com base na análise de questionários) junto dos Professores do 1.º CEB e Educadores a lecionar no Estabelecimento de Ensino Privado – Novo Colégio Chupetão, sediado no concelho do Porto. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento, por parte das docentes, da importância na participação dos mesmos na gestão do currículo. Aliada a esta gestão do currículo, as docentes neste estabelecimento de ensino expressam interesse em obter uma maior autonomia profissional, de forma a garantir a oportunidade de participar num conjunto diversificado de atividades e de melhorar o seu conhecimento e as suas destrezas, considerando as suas necessidades pessoais e profissionais bem como as suas condições de trabalho com vista à promoção do seu desenvolvimento e do desenvolvimento da própria autonomia. Este estudo realiza-se com as docentes das duas valências (Pré-escolar e 1ªCEB) deste estabelecimento de ensino, revelou o interesse por parte dos participantes questionados sobre a articulação curricular entre o ensino Pré-Escolar e 1º CEB. Assim, o plano de ação permitiu estruturar a melhor forma de solucionar o problema identificado, bem como indicar as mudanças necessárias a planear no ano letivo seguinte, tendo em vista a colaboração entre membros da Direção, Coordenação e grupo de Docentes na gestão de currículo.
The basis of this dissertation is within the professional autonomy in a wider perspective, as well as the multiple meanings that this term takes in such different contexts. Based on the theme addressed in this study educational concepts were considered which regarded the concept of professional autonomy and the role teachers play in each circumstance as well as its connection to the management of the curriculum in the school. Bearing in mind the contents for this case study, we chose to carry out qualitative research (based on analysis of questionnaires) from Teachers 1. Primary school and educators to teach the Establishment of Private Education – Novo Colégio Chupetão, located in Porto. The results of this study point to a recognition, on teachers behalf, the importance of their participation in the management of the curriculum. Allied to this management of the curriculum, school teachers showed interest in obtaining a greater professional autonomy, ensuring the opportunity to participate in a diverse set of activities and improving their knowledge and their skills, considering their personal and professional needs as well as their working conditions to promote their development and autonomy development. The possibility of conducting this study was possible due to the teachers of both sides (kindergarten and 1st CEB) in this school, the interest shown by the participants when asked about the relationship between curricular teaching Preschool and 1st CEB. So the plan of action allowed to elaborate the best way to solve the problem and paved the way for the necessary changes in planning next school year, with a collaboration spirit between members of Management, Coordination and management group of Teachers curriculum.

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Keywords

Autonomia Gestão escolar Autonomia profissional Gestão do currículo Autonomia curricular Curriculum autonomy School management Professional autonomy Management of the curriculum Curricular autonomy

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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