ESTG - Provas de Título de Especialista
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Recent Submissions
- O Registo dos Paços do ConcelhoPublication . Pinto, Susana Alcina RibeiroO Sistema Registal Português constitui um instrumento jurídico indispensável no âmbito da estabilidade do tráfico jurídico imobiliário. Na verdade, a sua finalidade essencial consiste em publicitar ou dar a conhecer a situação jurídica dos prédios. Esta publicidade provocada, não se confunde com qualquer outra, uma vez que se trata de uma publicidade com efeitos jurídicos, isto é, tem uma finalidade jurídica que consiste na segurança do comércio sobre imóveis. Trata-se de uma publicidade dinâmica porque abrange todo o comércio jurídico imobiliário e não apenas a segurança estática entre os contratantes intervenientes dos respetivos títulos. Um sistema de registo bem organizado, como é o português, proporciona informação credível e confiável e, ao mesmo tempo, célere e a custos consideravelmente baixos. Sem um sistema registal, os intervenientes no mercado dos imóveis teriam de gastar muito tempo e muito dinheiro para saber quem são os verdadeiros proprietários ou que ónus ou encargos incidem sobre os prédios. Um dos princípios enformadores do sistema registal português é o da instância ou do pedido. O pedido de registo deve ser acompanhado com os documentos indispensáveis para a prova legal do facto sujeito a registo, devendo ser corretamente instruído, tendo em vista uma qualificação favorável ou definitiva. Um dos conteúdos mais importantes da atividade do Solicitador, consiste, a par da autenticação de documentos particulares que contêm factos sujeitos a registo, na organização e promoção de atos de registo. Para isso, deve ter formação jurídica adequada e rigorosa sobre esta matéria, tendo em vista a obtenção de decisão favorável sobre questões que apresentam elevada complexidade jurídica.
- Transição de um sistema de gestão para a ISO 9001:2015Publication . Feliciano, SandraEste documento descreve a transição de um sistema de gestão da qualidade de uma organização industrial, da versão 2008 para a versão 2015 da norma ISO 9001. Encontra-se dividido em cinco capítulos, sendo o primeiro dedicado a um breve enquadramento teórico, onde se introduzem os conceitos de norma e normalização, se explica sumariamente como evoluiu o conceito de gestão da qualidade e qual a génese e percurso da ISO 9001 até aos dias de hoje; no segundo capítulo, descrevem-se os métodos utilizado no projeto; no terceiro capítulo, apresenta-se a organização onde o projeto foi implementado; no quarto capítulo, descreve-se e analisa-se, por etapas, a execução da transição, durante a qual foi oportuno realizar uma modernização generalizada do sistema, aproveitando para o desburocratizar e simplificar, substituindo parte da anterior documentação de suporte, de caráter bastante teórico, por outra mais prática e dinâmica. Foram aplicados um modelo de liderança estratégica compatível com o “Jogo Infinito” de Sinek (2019) e uma abordagem, à documentação do sistema, eminentemente gráfica e combinada, da qual se destacam o modelo de análise combinada PESTEL-SWOT e o modelo de tabulação de requisitos, que permite fundir procedimentos nos próprios formulários de registo que habitualmente os complementam. A transição culminou com uma auditoria de terceira parte pelo organismo de certificação TUV Rheinland, durante a qual não foram identificadas constatações de não conformidade.
- VIROC PORTUGAL: Indústrias de Madeira e Cimento S.A.Publication . Lopes, Augusto Miguel RosaO presente estudo tem como objectivo a caracterização da situação ambiental actual da unidade industrial de fabrico de placas de viroc, pertença à VIROC PORTUGAL- Indústrias de Madeira e Cimento S.A. A Auditoria Ambiental foi estruturada em conformidade com o disposto no anexo A do Despacho Conjunto IIDD03, de 9 de Agosto de 1994, tendo-se efectuado o levantamento sistemático de todos os factores ambientais, com vista a comparar as suas condições com: · A legislação e regulamentação aplicável; · As exigências específicas das licenças de operação e laboração; · Os objectivos de qualidade ambiental definidos pela própria empresa. Para além deste diagnóstico da situação ambiental da empresa, o presente estudo contemplou ainda as seguintes acções: Identificação e avaliação dos principais aspectos ambientais decorrentes da actividade da empresa, em forma de síntese; Elaboração de um plano de acções correctivas e de melhoria, tendente à conformidade legal da empresa e minimização dos impactes ambientais da sua actividade; Elaboração de um programa de controlo e gestão ambiental, com o intuito de apoiar a empresa na implementação de um sistema de gestão ambiental que monitorize periodicamente os seus principais indicadores ambientais.
- Expansion Project of a Small Software EnterprisePublication . Moreira, Luís José MachadoIntroduction and company’s background This work focuses in one of the most decisive moments of a small software enterprise - its expansion to foreign markets - and presents the action plan for the implementation of specific policies, processes and tools, mainly in the Sales and Marketing teams, where the company would grow more significantly in terms of the number of employees. The company is innovative and technology-based. It is specialised in the development and commercialisation of software solutions for complex combinatorial problems, using problem-solving techniques and methods from the Operational Research discipline. Despite the vast research on the problems related to Operational Research, these are not transferred to commercial applications, thus not contributing to the direct benefit and increased productivity and efficiency of organisations. The results of studies and projects carried out in Operational Research are of undeniable interest and utility. The problems addressed are of complex resolution, since they usually present numerous input variables and require a considerable interaction between these variables to obtain optimal solutions. Good examples for complex combinatorial problems in this area are project planning, allocation or assignment problems, routing, production planning, personnel staffing, timetabling, etc.[...]
- A inversão do contenciosoPublication . Passos, MárciaO tema que nos propomos desenvolver insere-se no âmbito dos procedimentos cautelares e aborda a nova figura da inversão do contencioso que o Código de Processo Civil de 2013 acrescentou. Acompanhando a evolução a que assistimos em sede de Direito Comparado e satisfazendo compromissos europeus, o legislador português, com a inversão do contencioso, consagrou uma verdadeira exceção à regra da instrumentalidade dos procedimentos cautelares em relação à ação judicial principal e definitiva. Como o conseguiu, quais os pressupostos de que fez depender esta figura e quais as consequências processuais e para as partes, é o que nos oferecemos explicar com este trabalho.
- Relatório EspecialistaPublication . Saraiva, Frederico Bruno da Câmara VasconcelosEste documento tem como objetivo relatar os acontecimentos e explanar as circunstâncias do trabalho de natureza profissional, realizado por mim, candidato ao título de Especialista na área de informática, para anexar à submissão do pedido de apreciação ao Instituto Politécnico do Porto. O trabalho selecionado como referência, e o qual se descreve neste documento, enquadra-se na área científica de Informática, tem como principais categorias a qualidade de software, a implementação de processos de desenvolvimento e a gestão de projetos, departamentos e empresas tecnológicas. Contém primeiramente um resumo do contexto em que o trabalho está inserido começando pelo meu percurso profissional, seguido da apresentação da empresa responsável pela gestão e implementação do projeto e, finalmente, uma breve descrição da história e atividades principais da empresa cliente para quem o trabalho foi desenvolvido. O relato do trabalho realizado é dividido pelas diversas fases do projeto, desde a especificação de requisitos até a entrega do mesmo, passando pela estruturação da equipa, pela implementação do projeto e dos respetivos processos de desenvolvimento. Por fim, serve o documento também para uma análise dos resultados obtidos e do estado do conhecimento e uso da tecnologia à época a que se reporta.
- Lei nº23/2013 de 05 de Março - A competência do Ministério Público perante o novo paradigma do processo de inventárioPublication . Nunes, José Miguel Coelho
- OPM3 PortugalPublication . Pinto, José Ângelo da CostaNowadays, it’s getting harder and harder for many organizations to keep their sustainability and remain being market leaders, or just to keep following the market evolution. The concurrency and competency that exists today in the market in each sector is very high and tends to keep growing over the years, resulting in a need for organizations to create and further develop competitive advantages. To be able to keep their sustainability and develop new and improved services and products, associated with the development of competitive advantages, as needed, organizations need to implement Project Management processes, aligned with the top management perspective of what is the definition and how to manage the organizational strategic objectives. The OPM3 Portugal project started at the beginning of 2011, designed by a Project Management expert consultant organization that also does research and development – Ambithus. It was designed to evaluate the Project Management Maturity in Portuguese organizations, applying the Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®) standard from Project Management Institute (PMI) (PMI 2013b). In order to improve their processes, organizations needed to be assessed on their processes and methodologies in such a way that the applied tools and techniques could be evaluated from a quantity and quality perspective. By doing this, it became possible for an organization to identify which processes were not implemented or were not being established or followed, making this inside knowledge an important and definitive part for the understanding of which strategic implementations were needed to manage the organizational projects, programs, portfolios, activities and the needed resources and it’s management. Over the recent years, all kinds of organizations have attempted to define with more precision their goals and objectives for their short and long term and at the same time specific actions – projects – to organize the strategies to achieve them. However, very often, the strategies outlined do not allow us to achieve the results for which they were designed (Demir & Kocabas, 2010). In order to address this problem, Project Management (PM) emerged as a powerful management system, which is increasingly popular in several industries (Shi, 2011), such as the Information Systems and Technologies (IST) industry. To improve their maturity in Project Management, organizations need to obtain a total control and measurability of their organizational processes and to use maturity models so they can test and compare their current performances against Best Practices, if possible the Best Practices that were established by the industry where they operate (Andersen & Jessen, 2003) (Jugdev & Thomas, 2002). One of the most recognized and used standardized maturity model in project management is the Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®), organized and managed by the Project Management Institute (PMI) (PMI 2013b). This model, besides providing a method for assessment and systematic improvement for the organization from a simple project to Page 6 of 73 a portfolio of projects, introduces, for the first time, the Best Practices for each one of the processes (Pazderka & Grechenig, 2007). This document explains the OPM3 Portugal project environment and evolvement, the data revision and team development done, the main steps of the investigation and the main concepts applied. To understand the OPM3 Portugal project it is necessary to understand the OPM3® standard principles and the way it has been developed and applied all over the world. In this document it is also presented some of the other models and the reasoning to choose this one is explained. The OPM3 Portugal Project planning and organizing processes, the individual organizational assessments, the country Project Management level, the benefits of the methodology and its main phases are explained. The OPM3® Methodology is also fully explained and also the way it was adapted to the OPM3 Portugal project. This document also addresses the project key results: the scientific project results, the one hundred planned organizations that were addressed and their sectors and dimensions, the cluster processes that were studied by the project team, the several different ways of analyzing the data, the result organization and its cluster association processes. The sectorial maturity is presented for each of the sectors, as it is also presented the improvement plans for those sectors. Jose Angelo's participation on the project is fully explained. The conclusions and future work are also addressed.
- Diagnóstico das condições de segurança, higiene e saúde no trabalho da empresa XPTOPublication . Lopes, Augusto Miguel Rosa
- Plano Diretor de Informática e Sistemas do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/EspinhoPublication . Pinho, ValterEste documento pretende descrever de uma forma sucinta e integrada, o trabalho de natureza profissional efetuado em 2006 no âmbito do Plano Diretor de Informática e Sistemas do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. O trabalho submetido a apreciação, tem como propósito o pedido de atribuição pelo Instituto Politécnico do Porto, do Título de Especialista na área científica de Engenharia Informática, mais concretamente enquadrado no alinhamento do negócio às tecnologias e sistemas de informação. O trabalho em causa, apesar de ter sido iniciado em finais de 2006 e terminado em 2007, foi desenvolvido aplicando uma abordagem metodológica atual, conferindo uma melhor prática no desenho e implementação de um projeto desta natureza. As empresas e instituições, têm cada vez mais necessidade de definir e implementar estratégias de reengenharia de sistemas, com o intuito de otimizar os seus recursos (quer sejam eles humanos, tecnológicos ou de natureza monetária) e sustentar os investimentos num horizonte não imediato. Os investimentos em sistemas informáticos e de informação, devem ser alinhados com a estratégia de negócio, tornando-os numa vantagem competitiva para a organização. Mesmo assumindo que, consensualmente, os sistemas de informação sejam vistos como uma vantagem competitiva, as organizações não sabem como a implementar. Além disso estão fortemente limitadas por restrições orçamentais, sendo que os projetos “nice-to-have” estão a ser colocados em segunda linha por restrições de tesouraria. Os responsáveis das empresas sabem que os têm de implementar para sustentar a medio/longo prazo o seu negócio, mas a curto prazo têm de viver com as necessidades imediatas e com a falta de liquidez. A investigação fundamental em gestão e tecnologias de informação, está constantemente a estudar a forma como este alinhamento ocorre e em formas de medição dos seus benefícios. Essa medição não é de todo fácil e o retorno de investimento em informática e sistemas de informação, ainda padece de variáveis e métricas de análise mais discretas. A componente de Plano Diretor de Informática e Sistemas do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho 2 gestão da mudança e os seus impactos nos recursos humanos e na sua produtividade, são muito difusas e de difícil análise. As recomendações encontradas em literatura sobre planos estratégicos de informática e sistemas, tem sugerido que as empresas devem institucionalizar um processo formal de planeamento “top-down” para conetar a estratégia de sistemas de informação às necessidades dos negócio, como se estas orientassem a evolução da função Tecnologias de Informação (apesar de, nos dias de hoje a tecnologia ser fundamental também para pensar negócio). Neste sentido, proceder-se-á a uma breve análise do estado da prática relevante, do projeto em causa (incluindo o método aplicado, a descrição do seu processo, o seu resultado, a visão pósprojeto e o seu impacto na organização) Adicionalmente, e sempre que fizer sentido, o meu papel no projeto vai ser descrito em detalhe