Repository logo
 

ISEP - DEC - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 17
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2024: Dissertação, projeto, estágio
    Publication . Vários; Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Santos, Ricardo Pereira; Neto, Teresa Carvalho
    (Excerto do prefácio) Concluído o ano letivo 2023/2024 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa
    Concluído o ano letivo 2022/2023 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção. Com o desiderato de permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos, os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. Neste documento compilam-se os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2022-2023, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 21 trabalhos, envolvendo 21 estudantes, 36 docentes orientadores/coorientadores e 8 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Telhabel – Construções, Omatapalo – Engenharia e Construção, CIVI4 - Projetistas e Consultores de Engenharia Civil, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Eleven Steps – Consultores de Engenharia e CCAD - Serviços De Engenharia, às quais a direção do MEC agradece por toda a disponibilidade demonstrada, no acolhimento e integração dos seus estudantes.
  • Projeto Integrado. Licenciatura em Engenharia Civil 2022-2023
    Publication . Ribeiro, Diogo Rodrigo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Neto, Teresa Carvalho
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2022-2023. No total foram realizados 30 trabalhos, dos quais 22 decorreram em ambiente empresarial e 8 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 38 estudantes, 20 docentes e 22 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 22 empresas/instituições (MatosinhosHabit, NW Solutions, ACE, Kinetika, Claranet, Conduril, Ecosteel, Enescoord, Metaloviana, VPM, Cerne Projeto e Consultoria, Gop, Buildgest, JF Metal, Metalongo, Escala Conveniente Unipessoal, JFA Engenharia, Diligentprojects, Techonis, Omatapalo, TEPMEC e Águas e Energia do Porto), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2022: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Passado o ano letivo 2021/2022 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos de final de curso realizados pelos estudantes, no âmbito da unidade curricular de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE), do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que deve ser original e especialmente realizado para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos e dos relatórios de estágios mostram o desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento resume os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2021-2022, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 25 trabalhos, envolvendo 25 estudantes, 24 docentes orientadores/coorientadores e 18 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: CCAD-Serviços de Engenharia, Camara Municipal de Valongo, Camara Municipal Vila Nova de Gaia, DST Group, Eleven Steps Consultores de Engenharia, Ferrovial Construction, Ferrumplus, Garcia Garcia, Kinetika, Tepmec Construções, Telhabel Construções, TFP-The Fladgate Partnership, às quais a direção do MEC agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas no acolhimento dos seus estudantes do MEC.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil – 2022
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2021-2022. No total foram realizados 34 trabalhos, dos quais 22 decorreram em ambiente empresarial e 12 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 44 estudantes, 23 docentes e 21 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 20 empresas/instituições (Bouça Engenharia e Arquitetura, JL Engenharia, ACAGeo, Kinetika, ACA Engenharia e Construção, Chryso, Risco Invert, A400, log acústica, Diligentparallel, Construções Josés, CivilSpot, Techonis, Garcia Garcia, Omatapalo, Geo latitude, BIMMS, Newton, VN2R e Águas e Energia do Porto), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Mestrado em Engenharia Civil - 2021 - Dissertação/Projeto/Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Passado o ano letivo 2020/2021, em contexto peculiar de pandemia, aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2020-2021, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 22 trabalhos, envolvendo 22 estudantes, 28 docentes orientadores/coorientadores e 10 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Add Building – Gestão e Serviços), LF Infinitech - Engenharia, Tramel - Serralharias, Grupo ACA - Engenharia, Omega - Serviços de Engenharia, JFA - Engenharia, Blackcurrant – Engenharia e Arquitetura, Dr. Building – Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e VPM - Vaz Pinto Mendes, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a disponibilidade demonstrada no acolhimento dos seus estudantes.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil – 2021
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2020-2021. No total foram realizados 35 trabalhos, dos quais 17 decorreram em ambiente empresarial e 18 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 51 estudantes, 21 docentes e 20 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 14 empresas/instituições (Telhabel, BIMMS, Engenho & Obra, Águas do Porto, Mota-Engil, Lúcios, Garcia Garcia, Senqual, Politécnico do Porto, Portgás, Kinetika, Casais, VN2R e JL Engenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2019: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2018-2019, nas áreas de especialização de construções e estruturas. No total foram realizados 20 trabalhos, envolvendo 20 estudantes, 21 docentes orientadores/coorientadores e 4 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições BeCertif, CCAD, Câmara Municipal de Gaia e Câmara Municipal de Matosinhos, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
  • TEST&E 2019: Monitorizar e Preservar
    Publication . Neves, José; Ribeiro, Diogo; Ribeiro, Álvaro
    O 2º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil – TEST&E 2019 – foi realizado de 19 a 21 de fevereiro de 2019 no Instituto Superior de Engenharia do Porto, numa organização conjunta da RELACRE (Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal), do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e do IST (Instituto Superior Técnico). Este congresso pretendeu proporcionar um amplo fórum de divulgação e partilha de conhecimentos e experiências entre os seus participantes das áreas da investigação e ensino, indústria e serviços, sob o tema principal: Monitorizar e Preservar. No atual ciclo de atividade com enfoque na preservação e valorização do património construído, este congresso pretendeu dar a devida importância à monitorização como ferramenta de apoio imprescindível à gestão desses mesmos ativos, com a finalidade última da sua melhor preservação no ciclo de vida. A monitorização assume ainda maior relevância no âmbito da utilização de novos materiais ou processos construtivos, sobretudo na reabilitação ou reconstrução, onde interessa aprofundar conhecimentos relativos ao seu comportamento em serviço. A implementação das mais variadas técnicas de monitorização, usufruindo com vantagem das tecnologias de informação e comunicação da atualidade, baseia-se em grande medida em ensaios e experimentação que estão em permanente evolução. Neste livro são apresentados os 68 artigos de 204 autores, de acordo com os seguintes temas: 1. Reabilitação do património 2. Novos materiais 3. Hidráulica, ambiente e recursos naturais 4. Geotecnia e transportes 5. Inovação e tendências futuras 6. Ensaios não destrutivos 7. Vibrações e higrotérmica Os editores expressam os seus maiores agradecimentos: aos autores, pela confiança na divulgação dos seus trabalhos neste congresso; à Comissão Científica, pela contribuição dada à qualidade técnica e científica dos artigos; à Comissão Organizadora Local e à Comissão Executiva, pela garantia de concretização do congresso com todo o sucesso. Um agradecimento geral é dirigido a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para a excelência da qualidade deste congresso.
  • 1º Simpósio Engenharia Civil (SEC2021): Livro de Atas
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria Rosário; Santos, Ricardo; Neto, Teresa
    Abstract O Instituto Superior de Engenharia do Porto, em parceria com as Escolas do Ensino Superior Universitário e Politécnico, organizou o 1º Simpósio de Engenharia Civil (SEC 2021), que decorreu no dia 19 de maio de 2021, em formato híbrido. O evento teve como principal objetivo a apresentação dos resultados dos trabalhos académicos de final de curso dos estudantes de Licenciaturas e Mestrados em Engenharia Civil, realizados no período entre 2018 e 2020. Além disso, pretendeu-se incentivar a troca de experiências, reflexão e discussão entre estudantes finalistas/recém-diplomados e as entidades empregadoras. Pretendeu-se ainda com este evento promover uma forte mobilização e participação de estudantes na área da Engenharia Civil de todas as Escolas do Ensino Superior Universitário e Politécnico, e deste modo, dar visibilidade aos melhores trabalhos desenvolvidos em ambiente académico ou por meio de parcerias entre a academia e a indústria. Possibilitou-se aos representantes das empresas conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos 1º e 2º ciclos de estudos de Engenharia Civil. No programa do evento participaram dois oradores convidados, com vasta experiência académica e de investigação em domínios da Engenharia Civil, um do lado da academia e outro do lado das empresas. Estes oradores partilharam a sua visão acerca das inovações e tecnologias emergentes nos seus domínios de conhecimento e que no futuro poderão ter impacto nas atividades dos profissionais de Engenharia Civil. No evento estiveram presentes 28 Escolas de Engenharia de Portugal, representadas por 32 membros que constituíram a Comissão Organizadora e 28 membros que integraram a Comissão Científica.