ISEP - DEC - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro
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- 1º Simpósio Engenharia Civil (SEC2021): Livro de AtasPublication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria Rosário; Santos, Ricardo; Neto, TeresaAbstract O Instituto Superior de Engenharia do Porto, em parceria com as Escolas do Ensino Superior Universitário e Politécnico, organizou o 1º Simpósio de Engenharia Civil (SEC 2021), que decorreu no dia 19 de maio de 2021, em formato híbrido. O evento teve como principal objetivo a apresentação dos resultados dos trabalhos académicos de final de curso dos estudantes de Licenciaturas e Mestrados em Engenharia Civil, realizados no período entre 2018 e 2020. Além disso, pretendeu-se incentivar a troca de experiências, reflexão e discussão entre estudantes finalistas/recém-diplomados e as entidades empregadoras. Pretendeu-se ainda com este evento promover uma forte mobilização e participação de estudantes na área da Engenharia Civil de todas as Escolas do Ensino Superior Universitário e Politécnico, e deste modo, dar visibilidade aos melhores trabalhos desenvolvidos em ambiente académico ou por meio de parcerias entre a academia e a indústria. Possibilitou-se aos representantes das empresas conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos 1º e 2º ciclos de estudos de Engenharia Civil. No programa do evento participaram dois oradores convidados, com vasta experiência académica e de investigação em domínios da Engenharia Civil, um do lado da academia e outro do lado das empresas. Estes oradores partilharam a sua visão acerca das inovações e tecnologias emergentes nos seus domínios de conhecimento e que no futuro poderão ter impacto nas atividades dos profissionais de Engenharia Civil. No evento estiveram presentes 28 Escolas de Engenharia de Portugal, representadas por 32 membros que constituíram a Comissão Organizadora e 28 membros que integraram a Comissão Científica.
- Mestrado em Engenharia Civil: Dissertação, Projeto, Estágio. Anuário 2015Publication . Félix, Carlos; Abreu, Tiago; Jacob, Ângelo; Trigo, José Castro; Pinto-Faria, JoséA unidade curricular (UC) de Dissertação, Projeto, Estágio (DIPRE) desenvolve-se no segundo semestre do último ano letivo do curso de Mestrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). No decorrer desta UC os estudantes do MEC têm a oportunidade de se dedicar em exclusivo ao desenvolvimento de um tema do seu interesse que preencha os requisitos estabelecidos para a obtenção do grau de mestre. Este trabalho pode ser realizado em meio académico, usualmente em formato de dissertação ou de projeto, ou em ambiente empresarial, no âmbito de um estágio, resultando, neste caso, a produção de um relatório de estágio. A presente publicação identifica e apresenta os resumos de todos os trabalhos de DIPRE realizados pelos estudantes do MEC do ISEP, no ano letivo 2014/2015. Pretende-se, desta forma, promover e difundir, de modo mais eficaz, estes trabalhos, bem como os resultados que têm vindo a ser alcançados, junto da comunidade técnica e científica. Esta iniciativa resulta de uma reflexão sobre o volume de informação que tem vindo a ser produzido e da excelência que alguns destes trabalhos atingem. Espera-se, de forma convicta, que a sua divulgação contribua para o avanço tecnológico na área da Engenharia Civil e para a efetiva melhoria dos processos, estabelecendo referências para trabalhos futuros. Os resumos dos trabalhos de DIPRE, em formato de dissertações, de projetos ou de relatórios de estágio, estão organizados no presente anuário segundo as subáreas científicas ou ramos em que se organiza o MEC, nomeadamente, Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas, seguindo a ordem alfabética dos seus autores.
- Mestrado em Engenharia Civil - 2020 - Dissertação/ Projeto/ EstágioPublication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa CarvalhoDesde a edição do E-book MEC 2018 / 2019 decorreu mais um ano letivo e novos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio foram desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e que aqui se pretendem compilar. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2019-2020, nas áreas de especialização de construções, estruturas, gestão da construção e infraestruturas. No total foram realizados 19 trabalhos, envolvendo 19 estudantes, 25 docentes orientadores/coorientadores e 13 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições Construções VILA MAIOR Lda, ENESCOORD - Coordenação e Gestão de Projectos e Obras Lda, Garcia, Garcia SA, Porto Estádio SA, NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património Lda, FISCOR – Serviços de Engenharia Lda, OMEGAFLOW - Soluções de Engenharia Lda, CIVITEC Engenharia Lda, DAJ – Engenheiros Associados Lda, CCAD - Serviços de Engenharia Lda, CACAO - Civil Engineering Lda, GEG - Engineering Structures for Life, Águas de Douro e Paiva SA, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
- Mestrado em Engenharia Civil - 2021 - Dissertação/Projeto/EstágioPublication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa CarvalhoPassado o ano letivo 2020/2021, em contexto peculiar de pandemia, aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2020-2021, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 22 trabalhos, envolvendo 22 estudantes, 28 docentes orientadores/coorientadores e 10 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Add Building – Gestão e Serviços), LF Infinitech - Engenharia, Tramel - Serralharias, Grupo ACA - Engenharia, Omega - Serviços de Engenharia, JFA - Engenharia, Blackcurrant – Engenharia e Arquitetura, Dr. Building – Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e VPM - Vaz Pinto Mendes, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a disponibilidade demonstrada no acolhimento dos seus estudantes.
- Mestrado em Engenharia Civil: 2019: Dissertação, Projeto, EstágioPublication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa CarvalhoA partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2018-2019, nas áreas de especialização de construções e estruturas. No total foram realizados 20 trabalhos, envolvendo 20 estudantes, 21 docentes orientadores/coorientadores e 4 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições BeCertif, CCAD, Câmara Municipal de Gaia e Câmara Municipal de Matosinhos, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
- Mestrado em Engenharia Civil: 2022: Dissertação, Projeto, EstágioPublication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa CarvalhoPassado o ano letivo 2021/2022 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos de final de curso realizados pelos estudantes, no âmbito da unidade curricular de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE), do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que deve ser original e especialmente realizado para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos e dos relatórios de estágios mostram o desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento resume os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2021-2022, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 25 trabalhos, envolvendo 25 estudantes, 24 docentes orientadores/coorientadores e 18 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: CCAD-Serviços de Engenharia, Camara Municipal de Valongo, Camara Municipal Vila Nova de Gaia, DST Group, Eleven Steps Consultores de Engenharia, Ferrovial Construction, Ferrumplus, Garcia Garcia, Kinetika, Tepmec Construções, Telhabel Construções, TFP-The Fladgate Partnership, às quais a direção do MEC agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas no acolhimento dos seus estudantes do MEC.
- Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação, Projeto, EstágioPublication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria Fátima; Santos, Ricardo; Neto, TeresaConcluído o ano letivo 2022/2023 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção. Com o desiderato de permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos, os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. Neste documento compilam-se os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2022-2023, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 21 trabalhos, envolvendo 21 estudantes, 36 docentes orientadores/coorientadores e 8 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Telhabel – Construções, Omatapalo – Engenharia e Construção, CIVI4 - Projetistas e Consultores de Engenharia Civil, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Eleven Steps – Consultores de Engenharia e CCAD - Serviços De Engenharia, às quais a direção do MEC agradece por toda a disponibilidade demonstrada, no acolhimento e integração dos seus estudantes.
- Mestrado em Engenharia Civil: 2024: Dissertação, projeto, estágioPublication . Vários; Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Santos, Ricardo Pereira; Neto, Teresa Carvalho(Excerto do prefácio) Concluído o ano letivo 2023/2024 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção.
- Mestrado em Engenharia Civil: Dissertação, Projeto, Estágio. Anuário 2016Publication . Félix, Carlos; Abreu, Tiago; Jacob, Ângelo; Trigo, José Castro; Pinto-Faria, JoséSão reconhecidas as dificuldades que os setores da construção civil e obras públicas, com repercussões no domínio da Engenharia Civil, atravessam, atualmente, em Portugal e no Mundo, fruto de uma conjuntura económica globalmente desfavorável e de uma perceção não isenta de enviesamentos acerca da importância da Engenharia Civil para a manutenção da sociedade com os padrões de segurança e de conforto nos termos que hoje conhecemos. Estas dificuldades resultam no imediato numa recessão do mercado de trabalho, mas trazem novos desafios e criam novas oportunidades a que a comunidade técnica e científica procura responder do melhor modo. O presente documento reúne os resumos dos trabalhos de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE) que os estudantes finalistas do Mestrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto concluíram no ano letivo 2015/2016, com o objetivo principal de contribuir para a difusão, junto da comunidade técnica e científica, dos avanços operados na área da Engenharia Civil. A uma envolvente desfavorável e em contração, este anuário responde com um número recorde de trabalhos de DIPRE concluídos, versando temas inovadores e em áreas consideradas promissoras, a maioria dos quais desenvolvidos em ambiente empresarial. Estes factos são bem reveladores do modo como a academia e o tecido empresarial enfrentam a atual crise do setor e se preparam para os novos desafios da Engenharia Civil que se avizinham. Os resumos dos trabalhos de DIPRE, em formato de dissertações, de projetos ou de relatórios de estágio, estão organizados no presente anuário segundo as subáreas científicas, ou ramos, em que se organiza o MEC, nomeadamente, Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas, seguindo a ordem alfabética dos seus autores
- Mestrado em Engenharia Civil: Dissertação, Projeto, Estágio. Anuário 2017Publication . Félix, Carlos; Abreu, Tiago; Jacob, Ângelo; Trigo, José Castro; Pinto-Faria, JoséA presente publicação, reúne os resumos de todos os trabalhos da unidade curricular de Dissertação, Projeto, Estágio (DIPRE) do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto, na sua edição de 2016/2017, organizados segundo as áreas de especialização em que se organiza o MEC, nomeadamente, Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas, seguindo a ordem alfabética dos seus autores. Pretende-se deste modo promover e difundir estes trabalhos, e os resultados que têm vindo a ser alcançados, junto da comunidade técnica e científica.