ESEIG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 132
Results Per Page
Sort Options
- A adaptação intercultural da família: um estudo exploratório com expatriados portuguesesPublication . Sousa, André Francisco Bastos; Martins, DoraA internacionalização por parte do tecido empresarial português é uma realidade cada vez mais presente que tem colocado grandes desafios à gestão internacional de recursos humanos. Sendo as pessoas o fator crítico de sucesso é importante saber como direcionar os esforços para uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos disponíveis. Desta forma, o objetivo do presente estudo passa por uma exploração da perceção dos expatriados sobre o ajustamento intercultural das famílias durante a missão internacional – Expatriação. De forma a dar resposta a esta questão, para além da revisão da literatura realizada inicialmente, foi utilizada uma metodologia qualitativa com recurso ao estudo de caso múltiplo. Para a operacionalização do processo, o instrumento de recolha de informação privilegiado foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas no total 11 entrevistas a expatriados e repatriados que foram acompanhados da família durante a sua expatriação. Os resultados sugerem que o ajustamento intercultural das famílias ao país de destino influencia o expatriado ao nível do ajustamento intercultural, do desempenho organizacional e da vontade de concretizar a missão internacional até ao final. É possível também constatar que os expatriados atribuem extrema importância ao papel de suporte e apoio que a família assume. No final da dissertação são discutidos os resultados obtidos e apresentadas as limitações, pistas para futuros estudos e conclusões do estudo aqui desenvolvido.
- A adaptação intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Pinto, Ivone Gandra da Costa; Martins, DoraO presente estudo tem como objetivo principal explorar a perceção dos expatriados portugueses relativamente à sua adaptação intercultural em Angola. De uma forma mais específica pretende conhecer como os expatriados portugueses se adaptaram à cultura angolana. Após a realização da revisão de literatura sobre a temática da expatriação, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para que isto fosse possível, o instrumento de recolha informação foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas, no total, 13 entrevistas a colaboradores que tenham efetuado, ou ainda estejam a efetuar, missões internacionais em Angola. Os resultados obtidos sugerem que o processo de adaptação a Angola é complexo, uma vez que se verificou a existência de 3 comportamentos distintos no processo de adaptação intercultural. Por um lado, em dois comportamentos verifica- se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles nunca se observa um ajustamento à cultura deste país. Por outro lado, num outro comportamento, não se verifica a existência de um choque cultural durante todo o processo de adaptação intercultural. Este processo de adaptação intercultural está dependente de diversos aspetos como as diferenças culturais, económicas e políticas entre o país de origem e o país de acolhimento. Os resultados sugerem ainda que o apoio organizacional se comporta como uma mais-valia para este processo, no entanto, para alguns expatriados é apenas visto como uma questão de logística. No final da dissertação são discutidos os resultados alcançados com o estudo e apresentadas as respetivas conclusões, limitações e sugestões para futuros estudos.
- Alianças estratégicas: análise do sector exportador de produtos portuguêsPublication . Santos, Rosa Maria Carvalho dos; Castro, ConceiçãoAo longo das últimas décadas ocorreram mudanças muito rápidas no mundo, criando uma dinâmica nas relações sócio-económicas, de difícil comparação. A celeridade na difusão das tecnologias, acompanhada pela exigência aprimorada dos consumidores e pela crescente competitividade do mercado, proporciona o aparecimento de novas formas organizacionais. As alianças estratégicas enquadram-se nesta nova fase de organização estratégica, oferecendo às empresas a possibilidade de competir através da cooperação. Este estudo tem como objectivo analisar a temática envolvente ao conceito de aliança estratégica, fazendo-se em primeiro lugar uma abordagem teórica de forma a enquadrar o tema, complementada posteriormente com uma abordagem prática que permite observar a opinião das empresas portuguesas, inseridas no sector exportador de produtos, relativamente à adesão a esta nova herança do desenvolvimento global.A concretização das alianças estratégicas proporciona às empresas a realização de objectivos comuns através da partilha de recursos, custos, riscos e benefícios. É através da cooperação empresarial que as empresas fomentam a sua actividade e prosseguem na consecução de novas oportunidades. As alianças estratégicas são promotoras do desenvolvimento empresarial e do crescimento e expansão das empresas. As constantes mutações do mercado impulsionam a criação de parcerias. Estas parcerias sustentam as empresas, aperfeiçoam as competências e desenvolvem as actividades empresariais. Em particular, no que se refere ao sector exportador de produtos, as conclusões deste estudo são no sentido de que existe uma dinâmica importante ao nível desta forma de cooperação empresarial e que as empresas a entendem como uma forma de melhorarem o seu desempenho competitivo. Entre as empresas deste sector que já realizaram alianças estratégicas, que predominam no domínio comercial, conclui-se que a aliança conduziu, na maior parte dos casos, à criação de valor e aumentou o volume de vendas, o lucro e o retorno de investimento. A concretização da aliança estratégica coadjuvou no alcance dos objectivos delineados o que legitima o interesse pela realização de novas parcerias.
- A análise discriminante como instrumento preditivo de fracasso das pequenas entidadesPublication . Adegas, Cristiana Sofia Duro; Albuquerque, EduardoEsta dissertação tem por base a aplicação do modelo de previsão de fracasso empresarial desenvolvido por Edward I. Altman ao tecido empresarial português, tentando perceber até que ponto o modelo por si desenvolvido apresentará resultados tão satisfatórios como aqueles que por ele foram alcançados aquando da realização dos seus estudos. Atendendo às diferentes características e especificidades de cada setor de atividade, decidiu-se aplicar o modelo às empresas que integram a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (rev.3) 55 – Alojamento. Numa primeira parte far-se-á uma caracterização deste setor de atividade de forma a entender o tipo de empresas que serão analisadas no estudo para posteriormente ser aplicado o Z-Score Model a essas empresas. Os resultados obtidos, tendo por base a metodologia adotada para a seleção da amostra, revelam que o modelo de Altman não tem na sua totalidade uma boa capacidade preditiva para as empresas portuguesas analisadas apesar de comportar satisfatoriamente em parte do estudo.
- Análise e optimização de processos numa empresa do sector automóvelPublication . Batista, Ricardo Moreira; Ferreira, Luís PintoNum mercado cada vez mais competitivo, a melhoria contínua dos processos, de forma a torná-los mais eficazes e eficientes, particularmente na área de distribuição de viaturas pesadas de mercadorias, foi o desafio lançado para este trabalho. O projeto, aqui apresentado, foi desenvolvido na Auto-Sueco, Lda., concretamente nas funções de distribuição e planeamento de viaturas pesadas, do Suporte Comercial. Pretendeu-se otimizar a capacidade de gestão logística e organização processual, bem como o desenvolvimento de ferramentas que permitam melhorar o desempenho do Suporte Comercial em estudo. Assim, foi feito o mapeamento dos processos envolvidos, nomeadamente a Distribuição de Viaturas Novas, a Distribuição de Viaturas Usadas e o Apoio à Engenharia de Produto. Após esta análise, foram identificados pontos críticos nesses processos diários relativos à preparação e venda de viaturas pesadas de mercadorias. Assim, foram identificadas diversas melhorias ao funcionamento dos processos, que possibilitarão a sua otimização que, por sua vez, se refletirão na satisfação do cliente e nos resultados da empresa. Tudo isto através de soluções que passam pela redução do tempo de produção e, consequentemente, do seu custo, do progresso da sua qualidade e da melhoria contínua do serviço prestado pelos colaboradores.
- Análise e otimização de processo no departamento de manutenção de uma empresa industrialPublication . Pereira, Octávio João Gonçalves; Correia, Manuel Magalhães; Ferreira, Luís PintoAs empresas no século XXI têm necessidade de reduzir os seus custos de manutenção para serem competitivas num mercado cada vez mais global, implementando a Manutenção Lean no setor diretamente responsável pela Manutenção e também estender a toda a organização. Este trabalho foi realizado no âmbito do estágio efetuado na empresa Lameirinho, empresa líder de Têxtil-Lar, localizada na zona de Guimarães e que possui um Departamento de Manutenção onde a fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos é um aspeto importante bem como a sua manutenção a custos reduzidos. Assim, tendo como objetivo a melhoria do Departamento de Manutenção da empresa Lameirinho foi efetuada uma auditoria de Manutenção Lean com o intuito de determinar o estado atual, foram identificados problemas e oportunidades de melhoria bem como foram apresentadas soluções para os mesmos. Os benefícios que se obtêm com a implementação das soluções são, entre outros: melhor planeamento das intervenções de Manutenção com alocação no momento necessário dos recursos humanos e a disponibilização de peças assim como as intervenções de manutenção serem efetuadas quando a Produção menos necessita do equipamento produtivo; redução e eliminação das intervenções de Manutenção Corretiva de Emergência; redução dos custos de Manutenção na globalidade da empresa através dos benefícios obtidos e com impacto direto nos resultados económicos da empresa.
- Apoio à gestão na tomada de decisão na ATAHCA: um estudo de casoPublication . Alvares, Manuela Maria Anes; Pinto, Mário; Oliveira, Marlene Alexandra Teixeira deA informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Desde a sua constituição, as organizações produzem diariamente informação que alimenta o seu sistema de informação organizacional. Este, passa por um ciclo de vida que abrange processos relacionados com o seu planeamento e desenvolvimento, sem o qual não seria possível tomar decisões e dar resposta às solicitações do meio envolvente, devido ao enorme volume de dados a processar pelas organizações. Com este estágio pretende-se abordar a importância da informação na gestão do património da associação ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, onde se incluem edifícios, mobiliário, obras de arte, máquinas, utensílios, ferramentas, meios de transporte e documentos. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão baseado na inventariação de todo o património. A criação de um manual de procedimentos é essencial para garantir o correto manuseamento do sistema e servirá de contributo à gestão eficaz da informação. O sistema de informação a desenvolver será um modelo de apoio à decisão que permita fazer a gestão do inventário/património, mas também que possibilite a quantificação e o valor patrimonial do mesmo. Pretende-se, ainda, discutir e analisar o contributo da gestão da informação no apoio à tomada de decisão assertiva e rentável para a organização.
- ARCHI-AVE: património documental da bacia do Ave: estudo orgânico-funcional e tratamento documentalPublication . Silva, Carina da Conceição Sousa da; Terra, Ana LúciaO relatório que se apresenta é o produto final do estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Informação Empresarial. De acordo com os interesses da instituição e enquadrando-se nos objetivos do mestrado, construiu-se um plano de trabalho que tem como objetivo principal o estudo e tratamento arquivístico do Sistema de Informação dos Serviços Hidráulicos, por forma a servir a comunidade de investigadores. Este estudo teve por base o método quadripolar, considerado como o mais adequado na área da Ciência da Informação. O tratamento arquivístico da informação produzida e acumulada por este Sistema de Informação exigiu a elaboração de um estudo de natureza orgânica e funcional, para o período entre 1884 e 1973. As atividades desenvolvidas que permitiram a sua concretização consistem na recolha e análise da legislação, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, estatutos, entre outros documentos, que serviram de base à reconstituição da história dos serviços hidráulicos, bem como da evolução da estrutura e funcionalidade da orgânica. Com este trabalho, foram elaboradas propostas de organogramas e quadros de contexto orgânico-funcional para melhor traduzir as suas mudanças ao longo do tempo. Após o conhecimento do objeto de estudo, procedeu-se ao tratamento técnico da informação com auxílio da ISAD(G), criação de pontos de acesso, segundo a norma ISAAR(CPF) e indexação com apoio da NP-3715 e da NP-4036. Estas atividades foram realizadas com auxílio do software de Gestão de Arquivos – GISA (Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo) – que assenta num modelo integrado, concebido para acompanhar as diversas fases do ciclo vital da informação. Devido à dimensão do sistema de informação, o tratamento arquivístico foi concretizado apenas entre 1902 e 1920, apresentando-se portanto uma amostra do trabalho e não o seu todo. Com este estudo e, apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer no campo da Ciência da Informação, esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade a este acervo, disponibilizando-o para conhecimento público.
- Avaliação de competências no processo de recrutamento e seleçãoPublication . Pinheiro, Mafalda Ferreira; Silva, SusanaAtualmente, a avaliação de competências dos futuros colaboradores é essencial para as organizações, sendo o trabalho das consultoras de recursos humanos fundamental na identificação de potenciais talentos para as mesmas. Esta investigação teve como principal objetivo explorar a utilização da avaliação de competências no processo de recrutamento e seleção utilizando uma abordagem qualitativa. Assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a consultores de recursos humanos, que foram transcritas verbatim e analisadas de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo, a partir da qual foi possível identificar-se categorias e subcategorias das respostas concedidas. No presente estudo, participaram dez consultores de empresas de consultoria na área do grande Porto, em Portugal, de ambos os sexos, com uma média etária de 34 anos. A investigação sobre as questões da avaliação de competências, e dos procedimentos levados a cabo no processo de recrutamento e selecção, permitiu selecionar como método mais adequado, o método qualitativo, tendo em consideração diversos factores como a representatividade do estudo, a amostra disponível e a preditibilidade científica do mesmo. Os principais resultados obtidos com esta investigação são a forte valorização das competências transversais, sendo que os métodos mais utilizados para a identificação das mesmas assentam sobretudo na entrevista de competências, nos assessment centers e nos testes psicoténicos. Adicionalmente foram ainda identificadas as competências mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho, bem como, os critérios, as vantagens e as desvantagens da avaliação de competências num processo de recrutamento e seleção. Os dados obtidos com esta investigação representam uma importância significativa ao nível dos sistemas de ensino formal e da evolução científica relativamente à temática, pela importância crescente da avaliação das competências, principalmente das competências transversais, e da constante evolução dos procedimentos levados a cabo na avaliação das mesmas, nos processos de gestão de recursos humanos.
- Boas práticas de igualdade de género e sua relação nos domínios da satisfação laboral e clima organizacionalPublication . Vilela, Ana Alexandra Fonseca; Araújo, Manuel SalvadorA Igualdade entre Homens e Mulheres e a não discriminação constituem princípios fundamentais da Constituição da Republica Portuguesa e do Tratado que institui a União Europeia – Tratado de Lisboa. A desigualdade entre Homens e Mulheres constitui uma violação dos direitos fundamentais, e impõe um pesado custo à economia na medida em que se desaproveitam talentos em função do género. A promoção de uma efetiva igualdade entre Homens e Mulheres constitui um dever fundamental do Estado. A promoção da participação ativa de Homens e Mulheres na vida política, ao nível da administração central, regional e local, é também um forte indicador da qualidade da democracia de um estado. Tomando por base a temática da Igualdade de Género, o Roteiro para a Igualdade entre Homens e Mulheres (2006-2010), o pacto Europeu para a Igualdade entre os Sexos (2006), a Estratégia para a Igualdade entre Homens e Mulheres 2010-2015 que elencam ações consideradas prioritárias – igualdade na independência económica; igualdade na remuneração por trabalho igual e por trabalho de igual valor; igualdade na tomada de decisões; promoção da dignidade e a integridade, pôr fim à violência de género; e questões horizontais – papéis desempenhados por Homens e Mulheres, legislação, governação e instrumentos no domínio da igualdade entre Homens e Mulheres, o objeto deste estudo centra-se na atividade do Estado Português, mais concretamente ao nível local. Procurou-se enquadrar esta temática na Gestão dos Recursos Humanos, na busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a implementação de Boas Práticas de Igualdade de Género e a sua relação nos domínios da Satisfação Laboral assim como no Clima Organizacional. O presente estudo expõe uma abordagem quantitativa, de carácter descritivo, exploratório, correlacional e preditivo. O tratamento estatístico realizou-se com recurso ao programa IBM SPSS Statistics, versão 21. Os resultados encontrados apontam para uma associação positiva entre a existência de boas práticas de igualdade de género e a satisfação laboral dos trabalhadores, assim como do clima organizacional. São apresentadas pistas para a intervenção no domínio da função da gestão e desenvolvimento dos recursos humanos.