Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-25"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A realização da articulação no clarinetePublication . Ferreira, Isabel Susana Rodrigues; Pinto, Nuno Fernandes; Abrantes, TiagoO presente relatório contempla a Prática de Ensino desenvolvida durante o estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa, assim como o projeto de investigação acerca de uma temática intrinsecamente ligada à aprendizagem/ensino do Clarinete. A primeira secção do trabalho (capítulos 2 e 3) aborda a Prática de Ensino Supervisionada, relativa ao estágio que decorreu durante o ano letivo 2014-2015 nas instalações do Conservatório de Música do Porto, sob a orientação dos professores Nuno Pinto (supervisor) e Tiago Abrantes (cooperante). Secção esta, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda secção (capítulo 4) é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título “A Realização da Articulação no Clarinete” onde se investiga qual a melhor abordagem para o ensino/aprendizagem da articulação, com enfoque no binómio língua-palheta, bem como a influência de outos fatores como a embocadura e a coluna de ar, na realização da mesma.
- Reflexão sobre os métodos / repertório existentes para o ensino do cravo em Portugal, na iniciação e no primeiro grau do curso básico de instrumentoPublication . Pupo Avila, Yenis; Castro, Ana Mafalda de Brito e Cunha Leite de; Calado, IsabelEste Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira parte, será feita uma descrição da prática profissional realizada pela mestranda no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Isabel Calado - a qual acompanhou este Estagio como Professora Cooperante, bem como a Professora Ana Mafalda Castro, como Supervisora. Inicialmente, é apresentada a instituição onde foi realizado este Estágio, assim como a contextualização e funcionamento da mesma. De seguida, faz-se uma descrição do desempenho dos alunos acompanhados ao longo do ano lectivo (2013-2014), bem como as práticas educativas desenvolvidas pela Professora Cooperante. Por fim, é apresentada uma reflexão, com a análise de todos os parâmetros e critérios previstos para a realização deste Estágio. Na segunda parte, descreve-se o projecto de investigação, efectuando uma revisão da literatura sobre tratados, artigos, livros e manuais, todos eles contendo abordagens relacionadas com a Pedagogia musical, nomeadamente a que se relaciona com o ensino do Cravo. A investigação tem como fonte inicial de pesquisa o período áureo da Musica Barroca, (Séc.XVII, Séc.XVIII), mas não só; também será feita uma análise de manuais, dissertações, teses de mestrado e artigos mais recentes sobre o objecto de investigação em causa. Seguidamente, expõe-se a metodologia desenvolvida, incluindo um inquérito a professores de Cravo que exercem a sua actividade actualmente. Para culminar, serão apresentadas as conclusões resultantes deste estágio.
- Fatores motivacionais da prática orquestral: o caso da Orquestra Juvenil da BonjóiaPublication . Bajão, Vânia Sofia Sousa; Ungureanu, Radu Benone; Costa, Jorge Alexandre; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Silva, EliseuO presente Relatório de Estágio integra um projeto de investigação que visa analisar a perspetiva de jovens músicos sobre os fatores motivacionais envolvidos na prática orquestral. O presente estudo centrou-se na recolha de dados obtidos através de um questionário implementado a uma amostra de conveniência constituída por 66 elementos da Orquestra Juvenil da Bonjóia. Na análise de dados verificou-se que o convívio com os colegas, o repertório, a sonoridade do grupo, a aprovação dos pares e o sentimento de competência advindo do sucesso estão entre os fatores motivacionais mais citados pelos alunos. Os resultados desta investigação revelaram-se consistentes com a literatura consultada e contribuíram para um aprofundamento e uma melhor compreensão do conhecimento atual.
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Nuno José Francisco de Brito; Lauren, Michael Charles; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente relatório insere-se no contexto do estágio realizado pelo autor ao longo do ano letivo de 2014/2015, e constitui um trabalho de síntese e de análise sobre a prática pedagógica, para a avaliação das Unidades Curriculares de Prática Educativa I, II e Relatório de Estágio, no âmbito do curso de mestrado em Ensino da Música estabelecido pela ESE/ESMAE. Para o efeito, foi realizado um estágio no Conservatório de Música de Jobra que incluiu a observação de aulas e a prática educativa supervisionada de dois alunos de bateria do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz. Este documento contém a descrição dessas atividades e a análise das mesmas, à luz dos saberes construtivistas adquiridos durante o curso de mestrado. No presente documento é também descrito um projeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação consiste num conjunto de metodologias exploradas para o desenvolvimento da criatividade musical, e tem como principal objetivo a análise sobre a pertinência e utilidade das mesmas para o ensino da improvisação na bateria.
- Apoio à gestão na tomada de decisão na ATAHCA: um estudo de casoPublication . Alvares, Manuela Maria Anes; Pinto, Mário; Oliveira, Marlene Alexandra Teixeira deA informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Desde a sua constituição, as organizações produzem diariamente informação que alimenta o seu sistema de informação organizacional. Este, passa por um ciclo de vida que abrange processos relacionados com o seu planeamento e desenvolvimento, sem o qual não seria possível tomar decisões e dar resposta às solicitações do meio envolvente, devido ao enorme volume de dados a processar pelas organizações. Com este estágio pretende-se abordar a importância da informação na gestão do património da associação ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, onde se incluem edifícios, mobiliário, obras de arte, máquinas, utensílios, ferramentas, meios de transporte e documentos. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão baseado na inventariação de todo o património. A criação de um manual de procedimentos é essencial para garantir o correto manuseamento do sistema e servirá de contributo à gestão eficaz da informação. O sistema de informação a desenvolver será um modelo de apoio à decisão que permita fazer a gestão do inventário/património, mas também que possibilite a quantificação e o valor patrimonial do mesmo. Pretende-se, ainda, discutir e analisar o contributo da gestão da informação no apoio à tomada de decisão assertiva e rentável para a organização.
- Os sistemas de apoio à decisão na área dos cuidados primários: implementação de um sistema de apoio à decisão numa unidade de saúde familiarPublication . Nogueira, Helena Isabel Silva; Pinto, MárioSaber qual o papel de um Sistema de Apoio à Decisão na gestão estratégica de uma Unidade de Saúde Familiar; perceber qual a importância, no desempenho deste tipo de instituições, que estes Sistemas de Informação poderão assumir e identificar de que forma este gênero de software pode auxiliar a tomada de decisões estratégica da gestão das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, são algumas das interrogações cuja relevância se verifica ser cada vez mais crescente e que se irão analisar no presente estudo. Para dar resposta às interrogações supra citadas é necessário conhecer o contexto no qual a organização está inserida, assim como perceber se a visão dos seus colaboradores (realizando-se para isso um inquérito por questionário aos colaboradores da Unidade de Saúde Familiar) é idêntica à realidade demonstrada através dos dados do histórico da instituição (recolhendo, estudando e efetuando estudos analíticos com o auxílio de um Sistema de Apoio à Decisão escolhido para o efeito – Weka). Tendo em conta o percurso anteriormente referido é assim possível inferir que é notória a positividade que os Sistemas de Apoio à Decisão podem ter no que é o dia-a-dia de uma Unidade de Saúde Familiar, tendo em conta que facilitam a análise de dados e podem até antecipar cenários futuros analisando o passado da instituição.
