ESEIG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 132
Results Per Page
Sort Options
- Estágio no Departamento Financeiro do Município de PenafielPublication . Silva, Cátia Vanessa Oliveira da; Silva, ArmandoO presente documento consiste no Relatório de Estágio do Mestrado em Finanças Empresariais, leccionado na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, unidade orgânica do Instituto Politécnico do Porto (ESEIG-IPP). O estágio decorreu no Departamento Financeiro do Município de Penafiel e este relatório tem como objectivo a descrição, apreciação e análise das actividades por mim desenvolvidas ao longo dos seis meses de período de estágio. Ao longo deste percurso foram várias as actividades que desenvolvi. Neste relatório serão apresentadas detalhadamente as várias tarefas por mim executadas, nomeadamente: a execução de diversas análises económico-financeiras para o Relatório de Gestão de 2010, que faz parte integrante da Prestação de Contas de 2010 do Município de Penafiel; a realização do processo de despesa, designadamente a fase do cabimento, compromisso, processamento, liquidação e pagamento; os movimentos da tesouraria, dando especial atenção ao encerramento do dia, que é fundamental para a conferência do dia, no dia seguinte; o processo dos subsídios para as associações; o acompanhamento do processo de factoring com várias entidades e todo o processo adjacente necessário para a actualização da entidade credora; a participação na elaboração de um ajuste directo e um concurso público; a publicação de publicitações obrigatórias no portal Base; o registo do património e devidas alterações; e, por fim, atividades como o controlo de caixa do bar do município, operações de tesouraria não orçamentais, e ofícios para acompanhamento de qualquer documento.
- Alianças estratégicas: análise do sector exportador de produtos portuguêsPublication . Santos, Rosa Maria Carvalho dos; Castro, ConceiçãoAo longo das últimas décadas ocorreram mudanças muito rápidas no mundo, criando uma dinâmica nas relações sócio-económicas, de difícil comparação. A celeridade na difusão das tecnologias, acompanhada pela exigência aprimorada dos consumidores e pela crescente competitividade do mercado, proporciona o aparecimento de novas formas organizacionais. As alianças estratégicas enquadram-se nesta nova fase de organização estratégica, oferecendo às empresas a possibilidade de competir através da cooperação. Este estudo tem como objectivo analisar a temática envolvente ao conceito de aliança estratégica, fazendo-se em primeiro lugar uma abordagem teórica de forma a enquadrar o tema, complementada posteriormente com uma abordagem prática que permite observar a opinião das empresas portuguesas, inseridas no sector exportador de produtos, relativamente à adesão a esta nova herança do desenvolvimento global.A concretização das alianças estratégicas proporciona às empresas a realização de objectivos comuns através da partilha de recursos, custos, riscos e benefícios. É através da cooperação empresarial que as empresas fomentam a sua actividade e prosseguem na consecução de novas oportunidades. As alianças estratégicas são promotoras do desenvolvimento empresarial e do crescimento e expansão das empresas. As constantes mutações do mercado impulsionam a criação de parcerias. Estas parcerias sustentam as empresas, aperfeiçoam as competências e desenvolvem as actividades empresariais. Em particular, no que se refere ao sector exportador de produtos, as conclusões deste estudo são no sentido de que existe uma dinâmica importante ao nível desta forma de cooperação empresarial e que as empresas a entendem como uma forma de melhorarem o seu desempenho competitivo. Entre as empresas deste sector que já realizaram alianças estratégicas, que predominam no domínio comercial, conclui-se que a aliança conduziu, na maior parte dos casos, à criação de valor e aumentou o volume de vendas, o lucro e o retorno de investimento. A concretização da aliança estratégica coadjuvou no alcance dos objectivos delineados o que legitima o interesse pela realização de novas parcerias.
- Exportar para a Europa de Leste: perspectivas económico-financeiras das empresas portuguesasPublication . Gonçalves, Elisabete Azevedo; Silva, ArmandoA exportação, forma mais usual de internacionalização entre as empresas portuguesas, assume cada vez mais, um papel preponderante no desempenho e competitividade destas. O mercado de leste relativamente ao qual a investigação existente é ainda reduzida, apresenta muitas oportunidades passivas de serem aproveitadas. O presente estudo, confirma um interesse crescente por parte das nossas empresas em exportar para este mercado. O principal objectivo deste estudo é demonstrar a influência que as exportações para a Europa de Leste têm no desempenho económico-financeiro das empresas. O trabalho incide, numa primeira fase, sobre a análise dos rácios financeiros e económicos de empresas portuguesas. Desta forma, são analisados e comparados os indicadores económico-financeiros das empresas que tem exportação para o mercado de leste. Seguidamente, para confirmar as indicações dos primeiros resultados (sugerindo que as empresas que exportam para a Europa de Leste apresentam melhor desempenho, em particular na vertente financeira), foram efetuadas análises de regressão que confirmaram os resultados iniciais.
- Plano de negócios para empresa de iluminação de emergênciaPublication . Monteiro, Francisco Augusto Ramos de Vilhena; Castro, Conceição; Silva, Fernando Maria Sarmento Oliveira eO plano de negócios é um documento escrito que pretende transcrever as ideias do empreendedor. É passar para o papel as ideias e linhas orientadoras do empreendedor. Pretende ser o mapa de orientação para a análise do projeto e posteriormente para o sucesso do mesmo. Mas para a elaboração do plano de negócio não basta apenas ter a ideia é preciso estudar o meio envolvente e analisar a viabilidade financeiro do projeto. O sucesso de um projeto requer uma análise pormenorizada do negócio de forma a reduzir os riscos no processo de decisão. Este trabalho tem por objetivo destacar a importância do plano de negócios como ferramenta de apoio à gestão empresarial e a sua elaboração para um projeto de uma empresa tecnológica, a "Createch", do qual se pretende aferir a sua rentabilidade e potencial sucesso. Será apresentado um plano de negócio para a criação de uma nova empresa de base tecnológica orientada para a produção e comercialização de iluminação de emergência. A iluminação de emergência é um segmento de mercado inserido na iluminação geral de reduzida dimensão mas com potencial de crescimento. Este mercado, por ser pequeno, é dominado por um número reduzido de empresas concorrentes e não sofre grandes mutações porque não é aliciante para as grandes multinacionais apostar numa área onde o retorno é pequeno. Elaborada a análise de mercado, tendo em consideração a conjuntura, os concorrentes e os potenciais clientes conclui-se que existe uma oportunidade para a criação de uma nova empresa de base tecnológica, concorrendo diretamente com as demais já instaladas. De igual forma, a avaliação financeira do projeto também nos permite concluir da viabilidade deste projeto, que apresenta um Valor Atual Liquido de 155.573€ no final do quinto ano, uma taxa interna de rentabilidade do projeto de 55,46%, e com um período de recuperação do investimento de quatro anos.
- As empresas municipais: um contributo para a caraterização da sua posição financeiraPublication . Marques, António Manuel da Silva; Albuquerque, EduardoTem como objectivo este trabalho abordar uma temática actual, procurando contribuir para uma melhor caraterização da posição financeira das Empresas Municipais Portuguesas no quadriénio 2006 a 2009. Apresenta-se uma resenha histórica deste género de empresas e o seu enquadramento legal e funcional através da análise à Lei n.º 53-F/2006 de 29 de dezembro. Efetua-se um estudo a estas entidades no que respeita à sua localização, atividades e constituição. Segue-se um estudo e pesquisa daqueles que são, do nosso ponto de vista, os principais indicadores financeiros. Este trabalho carateriza-se por um estudo à estrutura do balanço e aplicação dos indicadores selecionados de forma a avaliar o desempenho destas empresas.
- Plano de negócios para empresa de turismo de luxoPublication . Pedrosa, Kelly Pinto; Fernandes, JoelPlano de negócio é um documento que tem como objetivo estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada ou do novo ramo de atividade. Quando se trata de um novo ramo de atividade, existe a possibilidade de realização de um spin-off/cisão dessa atividade no futuro. Spin-off/cisão é a operação pela qual uma empresa transfere o seu património para uma ou mais sociedades, sendo que estas sociedades podem ser constituídas para esse fim ou fins já existentes. Será apresentado neste plano de negócios, a criação de um novo ramo de atividade na área do turismo de luxo. Turismo de luxo é um turismo cinco estrelas, sóbrio, elegante, com um comportamento atencioso e discreto em relação ao cliente, mas exibindo uma qualidade intrínseca do alojamento, comida, transporte e dos demais serviços prestados ao cliente. Este tipo de turismo será praticado no rio Douro. O rio Douro tem 927 km de extensão, nasce em Espanha, atravessa o norte de Portugal, constitui uma das maiores bacias hidrográficas da Europa Ocidental e destaca-se pelos notáveis valores histórico-culturais, artísticos e ambientais. Estamos perante um projeto viável que atingirá um Valor Atual Líquido de 3.077.331€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 32,78% e um payback de 3 anos. Após verificação da viabilidade do projeto, podemos ainda constatar que é possível uma empresa com um core numa determinada área, ser bem sucedida numa outra área completamente distinta.
- O papel do fundo de maneio das pequenas e médias empresasPublication . Sá, Ana Isabel Ferreira de; Silva, ArmandoConsiderando que as empresas com falta de liquidez recorrem às instituições financeiras mas numa altura de contração e de aumento de assimetria de informação as próprias empresa com maiores dificuldades são tentadas a usar determinados “mecanismos” de forma a suprir as suas necessidades de financiamento, então o objetivo do presente trabalho visa estudar, de forma empírica, a relação entre o valor do Fundo de Maneio das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas (PME) e o nível de crédito obtido junto das Instituições Financeiras. Para o efeito é utilizada uma análise comparativa entre o universo nacional de 2166 com a CAE (Código de Actividade Económica) 25120 – Fabricação de portas e elementos similares em metal face ao universo de 196 PME do distrito de Braga com o mesmo CAE; este estudo é complementado com um estudo de caso de empresa do setor em questão. Os resultados obtidos através destes dados e deste estudo de caso permitem verificar que, quer em termos financeiros, quer em termos económicos as empresas do distrito de Braga, no setor referido, estão numa posição menos confortável que as restantes empresas nacionais do mesmo setor; isto acontece sobretudo, porque as empresas deste distrito não conseguem fazer face às suas responsabilidades de curto prazo, através dos seus ativos de curto prazo; Por outro lado, o uso de mecanismos de seleção adversa por parte das empresas permitindo-lhes, no curto prazo, resolver alguns problemas financeiros, torna-se muitas vezes a causa do seu fracasso futuro.
- A influência dos parâmetros nas estimativas VAR: caso práticoPublication . Costa, António Pedro de Freitas; Pinho, Joaquim Carlos; Silva, Fernando Maria Sarmento Oliveira eO presente trabalho inserido na temática Value at Risk assenta em duas partes: o enquadramento teórico e o estudo empírico. Na componente teórica são abordadas as principais metodologias paramétricas e não paramétricas de cálculo do VAR, nomeadamente a Simulação Histórica, o método de Monte Carlo e o método da Variância-Covariância, com o excerto de opiniões e conclusões de alguns dos maiores vultos na área em questão. É ainda feita uma breve descrição da regulamentação existente na área de gestão de risco onde o VAR é implementado, e também o papel dos testes de stress. No estudo empírico é efectuada a análise a uma empresa portuguesa, onde se pretende aferir a consistência dos métodos paramétricos e não paramétricos e ainda verificar a influência dos parâmetros nos resultados VAR.
- O empreendedorismo como fator dinamizador da competitividade regional: o papel do financiamentoPublication . Aguiar, Maria de Lurdes Ferreira; Pereira, TeresaEmbora existam várias definições de empreendedorismo, há alguns temas comuns. Empreendedorismo envolve assumir riscos, ser inovador, bem como a utilização de conhecimentos e competências para criar novas empresas ou diversificar a partir dos já existentes. A criação de novas empresas conduz a investimentos nas economias locais, criação de postos de trabalho, melhoria na competitividade empresarial, e a promoção de métodos, técnicas e modelos inovadores. Este trabalho aborda o tema do empreendedorismo e em particular a importância do papel do financiamento. Numa primeira fase realiza-se uma abordagem teórica ao fenómeno do empreendedorismo e às fontes de financiamento existentes e numa segunda fase apresenta-se um estudo empírico de forma a, compreender o papel do financiamento no empreendedorismo, identificar as fontes de financiamento existentes e identificar as barreiras encontradas no acesso ao financiamento pelos empreendedores da sub-região Ave. A metodologia adotada para atingir os objetivos definidos foi um inquérito por questionário realizado junto das empresas localizadas na sub-região Ave. Assim, procura-se entender aspetos relacionados com o financiamento, assim como, o perfil do empreendedor, motivação empreendedora que determina o sucesso na criação da empresa, perfil da empresa atual e perfil da nova empresa. Os resultados do estudo permitem concluir que existe uma relação entre o empreendedorismo e o financiamento. As inúmeras barreiras encontradas para a obtenção do financiamento levam os empreendedores a iniciar o arranque da sua empresa com recursos próprios, sendo esta a fonte de financiamento mais utilizada. O financiamento é o elemento chave para a criação de empresas, assim como para o desenvolvimento de novos produtos. As fontes de financiamento existentes deveriam ser mais promovidas e acessíveis aos empreendedores para estes sentirem-se orientados e optarem pela melhor modalidade para os seus primeiros passos como empresários.
- O leasing e a assimetria de informação: um estudo de caso no setor do transporte rodoviário de mercadoriasPublication . Ribeiro, José Carlos da Silva; Silva, Fernando Maria Sarmento Oliveira eO Leasing ocupa um lugar importante enquanto forma de financiamento das empresas, motivando por isso mesmo o interesse em vários estudos e trabalhos sobre a temática. Durante a década de 70 do século passado, os estudos existentes apontavam como grande fator atrativo do leasing aspetos meramente financeiros, ou seja, o leasing apresentava custos mais competitivos face a outras formas de financiamento. A partir da década de 80, a teoria financeira começou a dar relevo a outros fatores que influenciam a estrutura de capitais das empresas e por isso mesmo as formas como as mesmas se financiam. Um desses fatores é a Assimetria de Informação. O objetivo deste trabalho passa por avaliar se a Assimetria de Informação constitui um fator determinante que leve as empresas a optarem pelo leasing como forma de se financiarem. O estudo levado a cabo inclui uma amostra de 142 empresas do setor do transporte rodoviário de mercadorias, para o período compreendido entre 2007 e 2009, sendo que algumas das conclusões do presente estudo levam a crer que as empresas de menor dimensão, mais jovens e com melhores resultados ao nível do EBITDA, acabam por recorrer mais ao leasing. Estes resultados são consistentes com alguns dos estudos mais recentes sobre a temática do leasing.