ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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- Uma abordagem aos numerais mistos com recurso aos Blocos Padrão: Um Estudo de Caso com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Meireles, Sónia Alexandra Alves Ferreira; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que apresentamos tem como objetivo aprofundar o nosso conhecimento sobre o modo como os alunos do 5.º ano de escolaridade desenvolvem o sentido de numeral misto e a capacidade de adicionarem e subtraírem com eles. Pretendemos compreender a pertinência que os numerais mistos poderão ter na compreensão dos números racionais e descobrir o contributo que os blocos padrão poderão ter num percurso de aprendizagem que pretende ser significativo. Para este efeito, concebemos uma sequência organizada de cinco tarefas exploratórias, segundo uma metodologia construtivista da aprendizagem, com recurso aos blocos padrão. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, numa modalidade de estudo de caso. A recolha de dados foi feita através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que o uso dos blocos padrão motivou os alunos, mantendo-os ativos no processo de aprendizagem. Além disso, por constituírem um meio eficaz de materializar a relação parte-todo, promoveram uma aprendizagem significativa da representação de números racionais na forma de fração e de numerais mistos. Foram também um excelente contributo na compreensão do conceito de frações equivalentes, tendo facilitado a compreensão do processo de adição e subtração de números racionais representados por frações e por numerais mistos. Verificamos também que a abordagem e o trabalho com os numerais mistos foram muito importantes na aprendizagem, com compreensão, do conceito de número racional pois constituem uma forma de representação mais compreensível do que a fração imprópria correspondente.
- Uma abordagem CTSA para o ensino-aprendizagem de conceitos ecológicos e evolutivosPublication . Pires, Ynés de Lemos; Pinto, AlexandreO presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática e parte da necessidade de trazer para a sala de aula práticas inovadoras, que abordem e problematizem a sustentabilidade dos recursos naturais de uma perspetiva evolutiva no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, para colocar e investigar as seguintes questões de investigação: i) serão as quotas de pesca um bom contexto para desenvolver nos alunos o reconhecimento da necessidade e importância da implementação de práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais?; ii) serão os alunos do primeiro e segundo ciclos capazes de compreender e aplicar princípios evolutivos para prever cenários biológicos futuros?; iii) que desafios profissionais emergem da aplicação de uma abordagem C.T.S.A que explore conceitos ecológicos e a evolução das espécies? Optou-se por uma metodologia de natureza mista (qualitativa e quantitativa), realizando uma investigação-ação, com o estudo multi-casos. Na recolha de dados, foram utilizados questionários (pré teste e pós-teste) e as produções escritas dos alunos. Para a análise dos dados, foi realizada uma análise interpretativa dos dados quantificados. Os resultados sugerem que a abordagem das pescas e dos seus impactos nas populações naturais é um bom contexto para fomentar nos alunos a compreensão de processos ecológicos e evolutivos e a necessidade da implementação de medidas de gestão de recursos e hábitos de consumo sustentáveis.
- Aprendizagem dos números racionais não negativos com alunos do 3.º anoPublication . Ferreira, Leonilde da Silva; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraEste estudo visa compreender as dificuldades que os alunos evidenciam na aprendizagem da noção de número racional não negativo. Ao longo da minha experiência como docente do 2.º ciclo, permitiu-me questionar por que razão os alunos de 5.º e 6.º ano apresentam dificuldades em compreender o conceito de fração nos seus diversos significados: número, partetodo, quociente, medida e operador multiplicativo. Foi no sentido de entender esta dificuldade na apropriação dos conhecimentos matemáticos sobre frações, que resolvi aplicar esta investigação a alunos do 1.º ciclo, nomeadamente a uma turma do 3.º ano, uma vez que é neste ano escolar que o estudo dos números racionais não negativos é aprofundado. A metodologia constou de um estudo de abordagem de carácter qualitativo, de natureza interpretativa. A recolha de dados inclui as produções escritas dos alunos e as gravações de áudio das intervenções verbais dos mesmos. A análise dos resultados realizou-se a partir das estratégias cognitivas que os alunos utilizaram para responderem às tarefas propostas. Os resultados deste estudo mostraram que a construção do sentido de número racional não é de fácil compreensão. É um conceito que requer uma abordagem multifacetada, apoiada com a manipulação de materiais estruturados ou não estruturados, para que os diferentes significados de fração fiquem bem consolidados nas estruturas cognitivas dos alunos.
- Contributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vidaPublication . Chaves, Lídia Patrícia Batista Pereira Monteiro; Barbot, AntónioEste estudo tem como objetivo principal conhecer, analisar e refletir sobre as conceções e as práticas de sala de aula, relativamente à importância dos jogos como ferramenta motivadora para a aprendizagem de novos conteúdos. Numa primeira parte deste documento, é feita uma abordagem teórica sobre as questões que levaram à realização deste projeto. Numa segunda parte apresenta-se o estudo empírico que inclui a recolha do testemunho de alunos que realizaram as atividades propostas, bem como as suas expetativas acerca do uso do jogo na sala de aula. Foi utilizado o processo metodológico de investigação – ação. A recolha de dados baseouse em: observação direta, narrativa descritiva de toda a aula baseada nas Narrações Multimodais; questionário de resposta aberta e registos fotográficos, sobre os quais faremos uma análise qualitativa. Nas partes seguintes deste documento apresenta-se a análise de dades, que foi de natureza qualitativa, as conclusões e as limitações.
- Contributos para a melhoria do envolvimento dos estudantes nas aprendizagens: um estudo de caso numa turma de 6º ano de escolaridadePublication . Teixeira, Gracinda Maria Martins; Fernandes, Dárida MariaO presente trabalho centrou-se num estudo de caso realizado com uma turma de estudantes do sexto ano, seguindo-se uma metodologia de natureza qualitativa, em que a problemática de investigação se situa na melhoria do envolvimento dos estudantes do 2º ciclo nas aprendizagens, em particular da disciplina de Matemática. O estudo orientou-se pela prossecução de três objetivos principais, a saber: envolver os estudantes na aprendizagem da Matemática; desenvolver a capacidade de mobilizar conhecimentos de matemática em diferentes contextos; promover o reconhecimento da importância do conhecimento matemático, na resolução de problemas reais. Com este trabalho procurou-se dar resposta às questões de investigação percursoras deste estudo: (1) Que metodologias ou estratégias de trabalho promovem um maior envolvimento dos estudantes na aprendizagem da Matemática? (2) Como orientar os estudantes a estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas curriculares? (3) Que situações formativas levam os estudantes a sentir a necessidade do conhecimento matemático, percebendo a sua utilidade na vida em sociedade? Neste contexto, implementaram-se três situações formativas, desenvolvidas em aulas de Matemática, Educação Física, Educação Tecnológica e Educação para a Cidadania, seguindo uma abordagem construtivista. A recolha de dados baseou-se na observação participante da professora investigadora, nas produções dos estudantes e em registos fotográficos. A análise dos resultados mostrou como os estudantes se envolveram positivamente nas aprendizagens, como mobilizaram conteúdos matemáticos e como sentiram a necessidade do conhecimento matemático em situações da vida real em sociedade.
- Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas.
- Ensinar ciências a alunos com incapacidade intelectual recorrendo ao software Scratch: um estudo de casoPublication . Elias, Carla Alexandra da Silva; Pinto, José Alexandre da Silva; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoEste estudo procura a valorização do ensino dirigido a alunos com Incapacidade Intelectual. Tem como objetivos conceber um recurso didático, integrando as ferramentas do Scratch, para alunos com Incapacidade Intelectual; averiguar a exequibilidade do uso desse recurso em ambiente natural de ensino e promover o envolvimento de alunos com Incapacidade Intelectual na realização de tarefas propostas na disciplina de Ciências da Natureza. Pretendemos dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) A utilização do Scratch é adequada e exequível no trabalho quotidiano de alunos com Incapacidade Intelectual? (2) Em que medida o Scratch pode contribuir para um melhor envolvimento dos alunos com Incapacidade Intelectual na realização das tarefas propostas? Para este efeito, planificamos duas aulas. Na primeira, abordou-se o conteúdo a tratar – Poluição – e na segunda aula utilizou-se o Scratch, desafiando os alunos a desenvolverem diversas tarefas de forma mais ativa. O presente estudo segue uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se aborda a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente o software educativo Scratch, como sendo uma ferramenta potenciadora do envolvimento dos alunos. Este estudo foi aplicado a três alunos com Incapacidade Intelectual que tinham sido atribuídos à docente investigadora no presente ano letivo. Os dados foram recolhidos através da análise dos Programas Educativos Individuais dos alunos participantes; da entrevista realizada à docente de Educação Especial; de gravações áudio, de fotografias, de trabalhos realizados pelos alunos participantes e de notas de campo da investigadora. Foi centralidade do estudo a conceção de uma proposta didática e o desenvolvimento dos respetivos recursos, utilizando o software educativo Scratch. Quer a proposta didática quer os recursos a ela associados constituem em si mesmo parte dos resultados do trabalho desenvolvido. Os dados obtidos neste estudo permitem sustentar a ideia de que é possível trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente Incapacidade Intelectual, recorrendo ao software educativo Scratch e que o uso desta ferramenta proporcionou um maior envolvimento e autonomia dos alunos nas tarefas propostas.
- Um Estudo de Caso sobre os trabalhos de casa (TOC): o olhar dos alunosPublication . Correia, Marina Andreia Nogueira Mendes; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Silva, Maria João de Jesus DuarteO tema, Trabalhos de Casa já é debatido há vários anos, em Portugal, no entanto, ainda não existe legislação que o regulamente e cabe aos professores e à família tomarem decisões e criarem condições para o apoio na realização destas tarefas. Contudo, continuamos a ter poucos estudos sobre esta problemática principalmente em contextos TEIP. No presente estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos os trabalhos para casa numa perspetiva histórica. Apresentamos alguns tipos de TPC, os fatores que podem influenciar a sua realização, alguns objetivos a atingir com a concretização do TPC e características como o tempo e a frequência com que estes trabalhos devem ser propostos. De seguida, aplicámos, num contexto TEIP, seguindo uma planificação didática, cinco propostas de TPC, cuja implementação foi sendo analisada, seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num estudo de caso. A entrevista foi também utilizada no sentido de melhor compreender a perspetiva do aluno. Pela análise dos dados, podemos verificar que os TPC, são vistos pela maioria dos alunos entrevistados como uma mais valia no seu processo de aprendizagem e que a motivação é um fator fundamental para o sucesso da sua realização. As propostas de TPC, que implicavam dar uso à criatividade, motivaram mais positivamente os alunos do que outros factores em análise. Os alunos participantes preferem realizar os TPC sozinhos. Este estudo visa contribuir para a compreensão do que pensam e sentem os alunos relativamente aos TPC e conhecer alguns dos fatores que podem influenciar a realização ou não realização dos mesmos.
- Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planasPublication . Neto, Maria Manuela Rodrigues Matos Alves; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Barbot, AntónioEste estudo insere-se no âmbito da Geometria e pretende compreender a influência dos recursos didáticos utilizados no reconhecimento de propriedades e relações geométricas em figuras planas. De acordo com o objetivo do estudo formulamos duas questões orientadoras que se articulam entre si. - Que fragilidades apresentam os alunos, no reconhecimento de propriedades geométricas em figuras planas? - Que contributos resultam da utilização de materiais manipuláveis, na visualização espacial e investigação de propriedades geométricas? Com este estudo pretendemos reunir informação que contribua para aprofundar o conhecimento sobre o raciocínio geométrico dos alunos. Em termos metodológicos segue um método de investigação misto, com recolha de informação qualitativa de natureza interpretativa e quantitativa, na modalidade de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma de 4.º ano do ensino básico onde foi desenvolvida a experiência didática. A informação recolhida resultou da observação direta e as fontes dos dados foram as produções dos alunos, as notas de campo, registos fotográficos, vídeo e áudio. A docente assumiu o papel de investigadora e orientadora das tarefas propostas aos alunos tendo estes desempenhado um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos permitem evidenciar as fragilidades dos alunos no reconhecimento de propriedades geométricas de figuras planas em diferentes posições. Destacam ainda os contributos da utilização da Mira e do Tangram, no estudo da simetria e no desenvolvimento da visualização espacial para a concretização de aprendizagens concretas, motivadoras e significativas.
- Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.Publication . Pereira, Joaquim Alexandre de Castro; Couto, Ângela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraAs crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.
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