Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Contributos para a melhoria do envolvimento dos estudantes nas aprendizagens: um estudo de caso numa turma de 6ยบ ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_GracindaTeixeira_2015.pdf6.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho centrou-se num estudo de caso realizado com uma turma de estudantes do sexto ano, seguindo-se uma metodologia de natureza qualitativa, em que a problemรกtica de investigaรงรฃo se situa na melhoria do envolvimento dos estudantes do 2ยบ ciclo nas aprendizagens, em particular da disciplina de Matemรกtica. O estudo orientou-se pela prossecuรงรฃo de trรชs objetivos principais, a saber: envolver os estudantes na aprendizagem da Matemรกtica; desenvolver a capacidade de mobilizar conhecimentos de matemรกtica em diferentes contextos; promover o reconhecimento da importรขncia do conhecimento matemรกtico, na resoluรงรฃo de problemas reais. Com este trabalho procurou-se dar resposta ร s questรตes de investigaรงรฃo percursoras deste estudo: (1) Que metodologias ou estratรฉgias de trabalho promovem um maior envolvimento dos estudantes na aprendizagem da Matemรกtica? (2) Como orientar os estudantes a estabelecer conexรตes entre a Matemรกtica e outras รกreas curriculares? (3) Que situaรงรตes formativas levam os estudantes a sentir a necessidade do conhecimento matemรกtico, percebendo a sua utilidade na vida em sociedade? Neste contexto, implementaram-se trรชs situaรงรตes formativas, desenvolvidas em aulas de Matemรกtica, Educaรงรฃo Fรญsica, Educaรงรฃo Tecnolรณgica e Educaรงรฃo para a Cidadania, seguindo uma abordagem construtivista. A recolha de dados baseou-se na observaรงรฃo participante da professora investigadora, nas produรงรตes dos estudantes e em registos fotogrรกficos. A anรกlise dos resultados mostrou como os estudantes se envolveram positivamente nas aprendizagens, como mobilizaram conteรบdos matemรกticos e como sentiram a necessidade do conhecimento matemรกtico em situaรงรตes da vida real em sociedade.
This study focused on a case study with a group of students of the sixth year, followed by a qualitative methodology, in which the research problem lies in improving the involvement of students of the 2nd cycle in the discipline of learning Mathematics. The study was guided by the pursuit of three main objectives, namely: to engage students in the learning of mathematics; develop the ability to mobilize knowledge of mathematics in different contexts; promote recognition of the importance of mathematical knowledge in solving real problems. With this work we tried to meet the precursors research questions of this study: (1) What methods or work strategies promote greater involvement of students in the learning of mathematics? (2) How to guide students to make connections between mathematics and other subject areas? (3) What training situations lead students to feel the need of mathematical knowledge, noting its usefulness in society? In this context, were implemented three training situations, developed in mathematics classes, Physical Education, Technology Education and Education for Citizenship, following a constructivist approach. Data collection was based on participant observation the researcher teacher, in the productions of students and photographic records. The results showed how students positively engaged in learning, as mobilized mathematical content and how they felt the need of mathematical knowledge in real life situations in society.

Description

Keywords

Matemรกtica Ciรชncias Envolvimento Interdisciplinaridade Articulaรงรฃo Experimentaรงรฃo e cidadania Mathematics Sciences Involvement Experimentation Articulation Interdisciplinarity and citizenship

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politรฉcnico do Porto. Escola Superior de Educaรงรฃo

CC License