Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma abordagem CTSA para o ensino-aprendizagem de conceitos ecológicos e evolutivos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_YnésPires_2016.pdf36.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática e parte da necessidade de trazer para a sala de aula práticas inovadoras, que abordem e problematizem a sustentabilidade dos recursos naturais de uma perspetiva evolutiva no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, para colocar e investigar as seguintes questões de investigação: i) serão as quotas de pesca um bom contexto para desenvolver nos alunos o reconhecimento da necessidade e importância da implementação de práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais?; ii) serão os alunos do primeiro e segundo ciclos capazes de compreender e aplicar princípios evolutivos para prever cenários biológicos futuros?; iii) que desafios profissionais emergem da aplicação de uma abordagem C.T.S.A que explore conceitos ecológicos e a evolução das espécies? Optou-se por uma metodologia de natureza mista (qualitativa e quantitativa), realizando uma investigação-ação, com o estudo multi-casos. Na recolha de dados, foram utilizados questionários (pré teste e pós-teste) e as produções escritas dos alunos. Para a análise dos dados, foi realizada uma análise interpretativa dos dados quantificados. Os resultados sugerem que a abordagem das pescas e dos seus impactos nas populações naturais é um bom contexto para fomentar nos alunos a compreensão de processos ecológicos e evolutivos e a necessidade da implementação de medidas de gestão de recursos e hábitos de consumo sustentáveis.
This study was developed within the framework of the Master's program in Didactics of Natural Sciences and Mathematics. lt originates from the need to bring to the classroom, innovative practices that address and define the sustainability of natural resources from an evolutionary perspective for the first and second years of the basic education cycle, in order to define and investigate the following research questions: i) are fishing quotas a good example to be used for developing the recognition of the necessity and importance of the implementation of sustainable practices of exploitation of natural resources in students ?; ii) will students from the first and second cycle be able to understand and apply evolutionary principles to predict future biological scenarios ?; iii) what professional challenges emerge from the application of a C.T.S.A approach that explores ecological concepts and the evolution of species? A methodology of mixed nature (qualitative and quantitative) was chosen, performing an action-research, with multi-case study. ln the data collection phase, questionnaires were used (pre-test and post-test) and the written results by the students. For the analysis of the data, an interpretative analysis of the quantified data was performed. The results suggest that the approach to fisheries and its impact on natural populations is a good context to encourage students to understand ecological and evolutionary processes and the need to implement resource management measures and sustainable consumption habits.

Description

Keywords

Exploração sustentável dos recursos Literacia científica C.T.S.A. Evolução das espécies Sustainable exploration of resources Scientific Literacy Evolution of species

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License