ESS - TF - Posters apresentados em eventos científicos
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- Communication impact in health outcomes in the intensive care unit: A systematic reviewPublication . Mendes, Joana; Peixoto, AnaAs a direct result of critical illness and its management ICU patients and their caregivers are vulnerable to communication breakdowns and adverse events which is usually perceived as a source of frustration to both medical staff and patients. As a vital part of high quality care, the physician-patient relationship is critically important to patient outcomes.
- Comparing the effects of two different intervention programs on mobility, balance and risk of falls in elderly individualsPublication . Azevedo, Ricardo; Oliveira, Bibiana; Silva, Ana Sofia; Matos, Paula; Coelho, Tiago; Fernandes, Ângela; Santos, Rubim; Portugal, PaulaMobility and balance impairments are frequent in old age. Consequently, elderly individuals may present a higher risk of falling, which in turn can have dire consequences.
- Down syndrome: rapid maxillary expansion and ENT evolutionPublication . Moura, Carla Pinto; José, David; Andrade, Casimiro; Cunha, Luís Miguel; Cunha, Maria João; Clemente, Manuel António Caldeira Pais; Pueshel, Sigfried M.; Gonçalves, Maria João MoreiraDown syndrome is the most common aneu-ploid disorder among live born infants. Phenotypic character-istics include hypotonia, pharyngeal and maxillary hypoplasiawith relative macroglossia, and frequently constricted maxil-lary arch with nasal obstruction. This prospective study as-sesses the effects of rapid maxillary expansion (RME) onotolaryngologic disorders in children with Down syndrome.
- Estudo prospetivo para programa de pacientes simuladosPublication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Gonçalves, Maria João; Faias, Joaquim; Jesus, Ângelo; Noites, Andreia; Araújo, AndréA Simulação abrange meios muito diversificados incluindo entre outros, manequins, pacientes virtuais, jogos sérios, roleplaying, pacientes simulados. Por todo o mundo, cresce o número de instituições de ensino superior (IES) de saúde que adotam estes recursos, constituem unidades de simulação e criam programas de pacientes simulados (PS). Comum em medicina e enfermagem, PS tem pouca expressão noutras profissões de saúde, apesar do seu crescente uso no treino interprofissional. Desconhecem-se estudos sobre o uso seja da simulação senso lato ou de PS nessas profissões em Portugal. Inventariar estas atividades em cursos na área da saúde das IES Politécnicas públicas portuguesas (IESPPP) permitirá identificar boas práticas e facilitar a sua adoção.
- Ética e deontologia nas tecnologias da saúdePublication . Cruz, Agostinho; Lopes, Paula; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, Pedro; Tavares, DianaMuitas são as Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram cursos na área da saúde e onde são desenvolvidos estudos de cariz clínico, sendo necessário garantir a salvaguarda dos padrões de (bio)ética, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humana e a proteção/segurança dos seus dados pessoais. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio estabelecer princípios e regras aplicáveis ao funcionamento das comissões de ética integradas em IES, que realizem investigação clínica. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde (CE da ESS) do Politécnico do Porto tem 10 anos de existência, desenvolvendo atividade de apoio aos projetos de investigação integrados em cursos de graduação e/ou dos seus Centros de Investigação, ou de entidades externas. Assim, para além da análise e emissão de pareceres relativos à investigação realizada, a CE da ESS tem intervém ainda no eixo da formação, objetivando padrões conduta (bio)ética, proteção e garantia da dignidade/integridade humana e proteção/segurança dos dados pessoais e/ou sensíveis, segundo os Códigos Deontológicos e de Conduta das Tecnologias da Saúde. Nestas áreas da saúde, os dilemas surgem no dia-a-dia dos profissionais e são devidos tanto às diferentes patologias, como aos procedimentos de diagnóstico e terapêutica utilizados. Existe ainda a problemática da confidencialidade e registo, que tem vindo a assumir cada vez maior importância, com o incremento da autonomia do paciente / utente. O respeito pelos direitos do utente, nas questões relativas ao controlo e acesso à informação clínica e terapêutica, pressupõe conhecimento e experiência do profissional quanto aos limites ético-deontológicos, dada a gestão constante do risco inerente à intervenção, tendo em vista o objetivo último da mesma: o bem-estar de quem procura estes profissionais.
- Limitações comunicativas da pessoa laringectomizada total na pandemia COVID-19Publication . Freitas, Érica; Freitas, Susana VazO cancro da laringe afeta várias funções do corpo, sendo as mais notadas a respiração, a deglutição e a fala, com repercussões na sobrevivência e/ou vida social (Singer et al., 2019). A pandemia de Coronavírus (COVID-19) veio trazer desafios médicos, sociais e psicológicos para todos e, em particular, para as pessoas laringectomizadas totais (PLT) (Brook, 2020).
- Love.Dist@nce: Ensino à distância como forma de equidade no acesso ao ensino superior. Resultados preliminares de um projeto em cursoPublication . Jesus, Ângelo; Araújo, André; Gonçalves, Maria JoãoO Ensino Superior (ES) tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o acesso à internet tem vindo a mas sificar-se e provar o seu potencial como forma de democratização no acesso à informação. Neste sentido o projeto Love.Dist@nce foi criado para responder às necessidades da Geórgia e de Israel, com o contributo de parceiros Europeus (Portugal, Espanha e Roménia).
- Nurses and Speech Therapist in Continuing Care Units: the relevance of working together with patients who have communication deficitPublication . Duarte, Diana; Peixoto, AnaThe difficulty of oral expression through verbal communication is a characteristic of patients admitted in the Continuing Care Units. In these situations the physical needs are mainly ensured by nurses. However communicative difficulties are not always considered essential to meet their needs or comfort. Studies carried out in the communication area describe the communicative process within the institutions as unidirectional, mostly controlled by caregivers and centralized in healthcare, which may be a consequence of little knowledge about the communication disorders. This literature review aims to understand the current communication difficulties among the nurses working in Continuing Care and patients with communication difficulties and define the relevance of the intervention of the Speech Therapist.
- O Coaching no processo de ensino-aprendizagem: O estudante como ator principal na sua aprendizagem – descoberta de um caminhoPublication . Faria, Paula Cristina; Pinto, MartaO sucesso académico está cada vez mais ancorado à demonstração efetiva da aquisição de competências e à capacidade de utilização dessas competências na resolução de problemas reais. O estudante deve assumir cada vez mais um papel ativo na sua aprendizagem saindo da atitude de mero recetor de conteúdos, para a busca ativa e efetiva de conhecimentos relevantes para os desafios encontrados e os objetivos da aprendizagem. O papel ativo dos estudantes na aprendizagem e no trabalho em equipa favorecem o desenvolvimento de competências fortemente valorizadas pelas entidades empregadoras, como a comunicação, o trabalho individual e em equipa, o pensamento crítico e a tomada de decisão (competências transversais ou soft skills). No curso de Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), mais especificamente na Unidade Curricular de Educação Clínica II, temos vindo a implementar o modelo de Orientação Tutorial (OT) como metodologia ativa para a aprendizagem. Nas aulas de tipologia OT pretende-se que os alunos façam uma análise crítica sobre as suas competências enquanto são apresentadas ferramentas que potenciam objetivos para o crescimento individual enquanto estudantes de terapia da fala. O objetivo deste estudo é verificar o impacto da utilização do Coaching, durante o processo de OT com os estudantes, a partir da análise das suas reflexões individuais. O estudo que aqui se apresenta assenta numa abordagem qualitativa e coloca a ênfase na perceção dos estudantes do 3º ano de Terapia da Fala ao nível das competências definidas: competências intrapessoais, competências interpessoais, competências sistémicas e competências instrumentais. Com os resultados obtidos pela análise das reflexões individuais dos estudantes pretendemos contribuir para apoiar e orientar os docentes na melhoria das suas práticas pedagógicas com modelos ajustados às necessidades atuais.
- PETRHA – Adaptação de um Serious Game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos estudantesPublication . Pires, Nicole Inês; Pimenta, Alice Possidónio Bastos Claro; Pereira, Sara Raquel Freitas; Gonçalves, Tiago Miguel Madureira de Queirós; Araújo, Pedro André Guerreiro Martins de; Alves, Susana Maria Capitão da Silva; Guerreiro Martins Araújo, Pedro AndréOs serious games são jogos pedagógicos que pretendem aprender ou desenvolver um determinado objetivo através de uma ferramenta motivante e eficaz. O serious game adaptado neste estudo, é o PETRHA, uma ferramenta pedagógica, desenhada para estimular o raciocínio clínico em estudantes de fisioterapia, mas com potencial desenvolvimento para outras áreas da saúde, como a terapia da fala. O presente estudo pretende determinar de que forma é possível adaptar o PETRHA como ferramenta de ensino em terapia da fala, sob a perspetiva de estudantes, na resolução de casos simulados de envelhecimento, contribuindo para: definir procedimentos para o desenvolvimento do caso, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e averiguar possíveis adaptações à plataforma. Recorrendo a uma metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com a construção de dois casos simulados de envelhecimento, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Foram recrutados dez estudantes de terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambos os momentos procedeu-se à recolha das suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group. Demonstrou-se que foi possível utilizar o PETRHA para jogar com sucesso casos de terapia da fala. Ainda que tenham sido identificadas limitações na plataforma, a opinião dos estudantes evidencia quais as alterações que são necessárias para o PETRHA poder ser utilizado como ferramenta de ensino em terapia da fala.