ESE - LE - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - LE - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- 21st Century Skills In The Teaching Of Foreign Languages At Primary And Secondary SchoolsPublication . Cruz, Mário; Orange, EditeTaking an experiential communicative approach (Fernández-Corbacho, 2014) into account, enriched by gamifi-cation strategies (Foncubierta & Rodríguez, 2015), in this paper we intend to disseminate teaching practices in English and Spanish as Foreign Languages at primary/secondary schools, which account for the development of 21st Century Skills, namely: collaboration and communication, creativity and innovation, critical thinking and problem solving. Therefore, we will present practices, developed within a Master’s Degree practical training, which illustrate the work of these skills in the classroom using: a) Web 2.0 applications in collaborative learning; b) creative and (hyper)sensory tasks which develop critical reflection; c) cross-cultural activities.
- “Chicos, sacad el móvil de vuestras mochilas porque lo vamos a usar”: Empowering Spanish As Foreign Language Students Through Mobile DevicesPublication . Cruz, MárioIn a post-globalized world, mobiles and tablets are the most popular electronic devices among university students, since they are their first option to access the Internet, exchange messages, take pictures, record videos, play games, etc. Taking into account that they are part of their daily life, it is urgent to take advantage of them to explore learning experiences inside classrooms (Toledo, 2015), by involving students in interactive and gamified tasks (Osores, et al, 2013; Álvarez, 2016; Chou, 2016). Under the scope of a case study related to the learning of linguistic and cultural varieties of Latin-American Spanish (Cruz, 2018; Moreno Fernández, 2010), we will present didactic experiences with digital tools, which were carried out with Spanish as Foreign Language students (A2/B1.2 levels) of the Graduation Degree in Foreign Languages and Cultures at a School of Education in Porto, Portugal. Following a qualitative methodological approach, we have collected and analyzed students’ representations about the use of mobile devices (though questionnaires) and their project works related to the Latin-American Spanish varieties. Results show that students have empowered themselves in the learning process, revealing that they have (re)constructed knowledge related to the topic through hyper sensory strategies and resources (Cruz & Orange, 2016).
- Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educação EspecialPublication . Ribeiro, Ana; Cruz, Mário; Cavalcanti, JoanaNa sociedade contemporânea, a educação tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa constante dicotomia à qual os especialistas chamam de "daltonismo cultural" contrapondo ao "apelo" (in)consciente dos alunos que reflectem o "arco-íris" da diversidade da nossa heterogénea sociedade. Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o desenvolvimento da sociedade que apela a uma educação intercultural e inclusiva, para que todos os alunos, independentemente das suas necessidades e especificidades, tenham direito a uma educação efectiva e valorativa. Assim sendo, esta irá procurar compreender os caminhos do "Movimento Escola Inclusiva" e da interculturalidade, passando pela compreensão destes fenómenos que se inter-relacionam e complementam. Para além de uma visão global desta temática, iremos incidir a nossa atenção no âmbito da Educação Pré-escolar. A escolha deste nível educativo teve em consideração a realização de um estudo de caso acerca do trabalho transdisciplinar entre docente (educador de infância) e terapeutas (ocupacional e da fala) para a inclusão de uma criança, de cinco anos de idade, com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande Porto, Portugal.
- De hello ao hallo – uma abordagem intercultural e plurilingual no ensino precoce de línguas estrangeirasPublication . Antunes, Sandra; Teixeira, Sílvia; Cruz, MárioNeste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou na competênciadeintercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências de comunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes a curiosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, o Alemão e o Neerlandês, por pertencerem, tal como o Inglês, à mesma família linguística e, principalmente, por apresentarem enquanto línguas bastantes semelhanças. Quisemos sensibilizar os nossos aprendentes para as línguas germânicas, de forma a terem a oportunidade de alargarem os seus horizontes linguísticos e culturais. Para tal elaborámos várias estratégias e materiais sempre com o objectivo de os manter motivados e interessados em conhecer o desconhecido. Nesta breve reflexão, apresentaremos as competências fulcrais do nosso projecto, isto é, a competência de intercompreensão, a competência de comunicação intercultural e a competência plurilingues, assim como também as estratégias e os materiais usados em quatro aulas de sensibilização às três línguas germânicas.
- Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusivaPublication . Cruz, MárioNeste artigo, procuraremos repensar a sala de aula e o seu funcionamento numa perspectiva de promoção de mudanças significativas com vista à inclusão. Neste sentido, optámos por analisar o processo de ensino-aprendizagem respeitante a apenas uma turma do sétimo ano de escolaridade duma escola secundária, no Grande Porto (Portugal), na qual leccionávamos Inglês como língua estrangeira (LE). Este artigo encontra-se dividido em 3 grandes partes que se referem a diferentes mas articuladas temáticas, nomeadamente: repensar a educação obrigatória no sentido da inclusão; a atenção à diversidade no processo de ensino-aprendizagem; e, ainda, o processo de ensino-aprendizagem e a gestão eficaz do tempo de ensino.
- Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)Publication . Cruz, Mário; Tavares, SusanaTendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (JIMENEZ RAYA; LAMB; VIEIRA, 2007), enriquecida por enfoques multissensoriais (ARSLAN, 2009), pretende-se, com este artigo, dar conta de abordagens baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Pretendemos, por um lado, fazer uma revisão da literatura sobre as tendências atuais relacionadas com o ensino de línguas no 1o Ciclo do Ensino Básico e, por outro lado, evidenciar uma mostra de práticas didático-pedagógicas diferenciadoras, com vista a um trabalho pró-ativo com a língua enquanto objeto potenciador de cidadãos conscientes da sociedade desde uma idade considerada precoce, no que concerne a realidade educativa diversa de um agrupamento de escolas da área do Grande Porto, em Portugal. Estas práticas foram desenvolvidas no âmbito do projeto Pluri+RED, que assenta na disseminação de práticas diferenciadoras e emancipadoras ao nível pluricultural e plurilingue, procurando dar resposta à diversidade cultural presente no contexto das grandes cidades em Portugal.
- ‘Escapando de la clase tradicional’: the escape rooms methodology within the spanish as foreign language classroomPublication . Cruz, MárioThe escape games or the so-called escape rooms industry is boom- ing nowadays. Due to the fact that this type of live-action team-based games (Nicholson, 2016) require a great deal of communication and critical thinking, it is quite easy to think of its application at education. This paper aims at discussing on how to use escape room concepts for educational purposes and, more specifically, in Spanish as Foreign Language (SFL) classroom. Moreover, it is also our aim to present a case study in which students were invited to both create and participate in an escape room. Therefore, we will be focusing on escape room design applied to the teaching of SFL setting, taking into consideration game narratives, puzzle types and rooms organisation aspects. By following an ethnographic methodological approach, a case study was undertaken in which the following data-collection tools were used: a) questionnaires to figure out students’ perceptions on escape rooms and on the influence of escape room methodologies onto the development of skills; b) field notes, pictures and videos collected during the application of the escape room activities.The main results show that students considered both es- cape rooms catered for the development of 21st century skills.
- Escaping from the traditional classroom - The 'Escape Room Methodology' in the Foreign Languages ClassroomPublication . Cruz, M.Apesar de já existirem vários estudos relacionados à implementação da pedagogia da gamificação em ambientes nad educativos (Cruz & Orange, 2016), a verdade é que estudos relacionados à implementação da abordagem 'Escape Room' (Guigon, 2018) são ainda bastante escassos, no que concerne aos contextos de ensino. No entanto, têm-se realizado algumas experiências pelo que se torna necessário reetir sobre sua relevância na educação, com o fim de aprender sobre o seu desenho e os principais resultados e, ao mesmo tempo, orientar os professores para uma implementação adequada e bem-sucedida.
- How to integrate stories and ICT in content-based units of work for English learningPublication . Cruz, Mário; Durán, AntonioThe aim of this article is to show how it is possible to integrate stories and ICT in Content Language Integrated Learning (CLIL) for English as a foreign language (EFL) learning in bilingual schools. Two Units of Work are presented. One, for the second year of Primary, is based on a Science topic, ‘Materials’. The story used is ‘The three little pigs’ and the computer program ‘JClic’. The other one is based on a Science and Arts topic for the sixth year of Primary, the story used is ‘Charlotte’s Web’ and the computer program ‘Atenex’.
- A intercompreensão no ensino precoce de língua espanhola: um estudo de casoPublication . Cruz, Mário; Cruz, MariaA intercompreensão em aula de línguas estrangeiras (LEs) é potenciadora da ampliação da visão da criança sobre o mundo, seus povos, suas línguas e suas culturas. Neste sentido, a aprendizagem activa de LEs deve partir da biografia linguística da criança, valorizando a sua língua materna como ponto de partida para a aquisição da(s) língua(s)-alvo. Desta forma, a criança poderá desenvolver-se como ser humano, respei- tando a sua própria cultura e língua e a do Outro, criando um portfolio de línguas pessoal, rico e complexo.