Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-06"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Divulgação de práticas laborais e trabalho decente em economias emergentes: um estudo aplicado aos BRICSPublication . Pinto, Rafael Fernando Costa; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraNos últimos anos, a divulgação de informação não financeira tem assumido uma importância crescente nas organizações, designadamente no que respeita à responsabilidade social. Apesar disso, a investigação sobre divulgação de responsabilidade social empresarial (RSE), focada nas atividades laborais em economias emergentes ainda apresenta lacunas. Esta dissertação visa compreender a extensão e a qualidade da informação divulgada, realizada por empresas de serviços financeiros, relativamente às práticas laborais e trabalho decente da Africa do Sul, Brasil, China, India e Rússia (BRICS). Tendo por base os indicadores da ‘Global Reporting Initiative’(GRI), procedeu-se a uma análise de conteúdos dos relatórios de sustentabilidade ou relatórios integrados de 45 empresas. Os resultados do índice elaborado sugerem baixos índices de extensão e de qualidade da divulgação. Adicionalmente foi feita uma análise por país, tamanho de empresa, se se trata de uma empresa cotada ou não cotada e dimensão dos indicadores. O Brasil destaca-se como o país da amostra com maior extensão e qualidade de divulgação desta subcategoria.
- Determinantes da modificação da opinião do Revisor Oficial de Contas - caso das Comunidades IntermunicipaisPublication . Rocha, Catarina Bastos; Maldonado, IsabelO presente estudo tem como objetivo determinar as modificações de opinião dos revisores oficiais de contas nas 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) portuguesas. Considerando a natureza deste estudo e o tipo de informação a recolher, foram conjugados métodos de investigação qualitativa e quantitativa, recorrendo à análise documental e de conteúdo. O horizonte temporal deste estudo abarca o período compreendido entre 2014 e 2018 e os elementos que foram recolhidos diretamente nas páginas de internet das 21 CIM, tendo sido obtidas 30 Certificações Legais de Contas (CLC). A análise das CLC recolhidas permitiu-nos concluir que as opiniões expressas nas CLC divulgadas são maioritariamente não modificadas, tendo em geral o revisor concluído que as demonstrações financeiras estão preparadas, em todos os aspetos materiais, de acordo com o referencial de relato financeiro aplicável. Relativamente à existência de modificações de opinião, mais concretamente no caso de uma opinião com reservas, identificamos três fatores determinantes da modificação de opinião relacionados com ativos fixos tangíveis, com subsídios ao investimento e com a impossibilidade de comparar contas face a anos anteriores.
- Escaping from the traditional classroom - The 'Escape Room Methodology' in the Foreign Languages ClassroomPublication . Cruz, M.Apesar de já existirem vários estudos relacionados à implementação da pedagogia da gamificação em ambientes nad educativos (Cruz & Orange, 2016), a verdade é que estudos relacionados à implementação da abordagem 'Escape Room' (Guigon, 2018) são ainda bastante escassos, no que concerne aos contextos de ensino. No entanto, têm-se realizado algumas experiências pelo que se torna necessário reetir sobre sua relevância na educação, com o fim de aprender sobre o seu desenho e os principais resultados e, ao mesmo tempo, orientar os professores para uma implementação adequada e bem-sucedida.
- Divulgação de informação ambiental nas empresas cotadas portuguesas: evolução e fatores determinantesPublication . Barbosa, Francisco Manuel da Costa; Monteiro, Albertina Paula MoreiraDurante as últimas décadas, a poluição e o uso excessivo de recursos naturais tem provocado a destruição do meio ambiente, colocando em causa as gerações futuras. Neste sentido, as empresas devem colocar em prática os conceitos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social e divulgar a informação de carácter ambiental aos seus stakeholders. Este estudo visa identificar a informação ambiental divulgada nos relatórios das empresas portuguesas cotadas em bolsa e analisar a evolução do Índice de Divulgação Ambiental (IDA), bem como verificar se este é influenciado pelo setor de atividade, certificação ambiental, Earnings Befores Interest and Taxes (EBIT) e estrutura do conselho de administração, nomeadamente, o número e a independência dos membros. A investigação, de natureza quantitativa, utiliza o método de análise de conteúdo. Com base numa amostra de 30 empresas, verifica-se que a maior parte das empresas divulgam no relatório de gestão a política, medidas de proteção e desempenho ambiental e cerca de um quarto das empresas divulgam no anexo às demonstrações financeiras os critérios de mensuração e dispêndios de carácter ambiental. No relatório de sustentabilidade, a energia é o indicador mais divulgado. Os resultados mostram, de 2015 para 2017, um acréscimo de 14,6% no IDA referente ao relatório de gestão e anexo e de 25,8% no IDA relativamente ao relatório de sustentabilidade. Verifica-se ainda, que o setor de atividade, certificação ambiental, EBIT, número de membros do conselho de administração e o rácio de membros independentes são fatores determinantes do IDA referente ao relatório de gestão e anexo. Relativamente ao IDA para o relatório de sustentabilidade, os resultados são idênticos exceto para o setor de atividade e número de membros do conselho de administração.
- Perceção do Impacto do Hoshin Kannri na norma ISO 9001:2015Publication . Silva, Ana Marlene Santos; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA globalização intensificou a competitividade e exigência do mercado, tornando a qualidade num importante foco para as empresas líderes nos setores onde atuam. Para que as empresas garantam a sua continuidade e evolução, é crucial que adotem uma estratégia competitiva, de longo e de curto prazo, capaz de incluir todos os níveis da organização, desde o nível de topo até ao nível mais operacional. Um método estratégico, originário do Japão, que emergiu da necessidade de aumentar o controlo de qualidade é o Hoshin Kanri. Atualmente este método é implementado nas organizações com objetivo de alinhar a estratégia da organização a todos os níveis hierárquicos, desde a gestão de topo a níveis operacionais, levando todos a agir na mesma direção. Mas será este o único propósito do Hoshin Kanri? O presente trabalho pretende responder a esta questão, apurando principalmente o impacto que a metodologia Hoshin Kanri tem ao nível dos Sistemas de Gestão de Qualidade e consequentemente na ISO 9001:2015, ao nível da filosofia Lean e ainda apurar a ligação deste método com a Melhoria Continua numa organização. As conclusões deste estudo são consideradas satisfatórias e são sustentadas pela opinião de colaboradores que acompanharam de perto a implementação do Hoshin Kanri numa organização e ainda, pela opinião de consultores experientes do Instituto Kaizen. Segundo estes, o Hoshin Kanri é muito mais do que um método de alinhamento da estratégia, é também um método com um impacto positivo nos Sistemas de Gestão de Qualidade e consequentemente na ISO 9001:2015, tem influência na eficácia do desempenho Lean e ainda acreditam que existe uma ligação deste método com a Melhoria Continua. O sucesso deste método estratégico é inegável, sendo adotado no Japão pela maior parte das empresas internacionais e por algumas grandes empresas ocidentais, nomeadamente Hewlett-Packard, Procter & Gamble, AT&T, Xerox Corporation, IBM, Florida Power & Light e Texas Instruments.
- O impacto da auditoria interna na gestão de uma organizaçãoPublication . Ribeiro, Ana Cláudia Martins; Monteiro, Maria de Fátima MendesAnalisar o Impacto da Auditoria Interna numa Oganização poderá ser um tema de grande interesse para as empresas e para os utentes em geral. Este revela ser um tema da atualidade por desenvolver matérias que contribuem significativamente para a redução de riscos na tomada de decisão e para a melhoria na qualidade de gestão. O cresimento constante das empresas, quer em tamanho, quer na sua diversificação económica, dificulta o controlo das mesmas e por essa razão, nos dias de hoje, a auditoria interna constitui uma função de apoio à gestão capaz de atuar em diversas aréas tais como Corporate Governance, gestão de risco , melhoria de práticas éticas, de controlo interno, e teconologias de informação . Nesta dissertação importa-nos estudar a importância que auditoria interna representa nas Organizações de forma a acrescentar valor aos investidores, clientes, fornecedores e sociedade. Neste sentido, começamos pela revisão da literatura com referência aos principais conceitos, funções e competências inerentes à atividade da auditoria interna, a partir do qual surgem as perguntas de investigação. De seguida, procede-se à explicação da metodologia utilizada e à apresentação do caso empírico, que teve como base a preparação de um questionário. Os resultados obtidos apontam para a importância da atividade desenvolvida pela auditoria interna no sucesso organizacional a qual iremos desenvolver ao longo da dissertação.