ESS - NEU - Comunicações em eventos científicos
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- Achados eletroencefalográficos quantitativos em universitários com sintomas obsessivo-compulsivosPublication . Rosa, Ana; Faria, Miguel; Castro, CatarinaO transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico crónico cada vez mais comum . Podemos encontrar na população indivíduos que apresentam sintomas típicos de TOC, que, no entanto, não cumprem critérios de diagnóstico, sendo designados de sintomas obsessivo compulsivos (SOC). O Eletroencefalograma (EEG), com recurso à sua forma quantitativa (qEEG), é um dos métodos já utilizados para estudar os indivíduos com SOC e TOC, apesar dos resultados serem bastante díspares. Outros achados foram encontrados, tais como alterações no controlo inibitório e traços de personalidade específicos, que levam a um aumento da vulnerabilidade para desenvolverem SOC. Os anos universitários constituem um período privilegiado para o primeiro episódio de distúrbios mentais, incluindo o aparecimento de SOC. Logo, o objetivo desta investigação é a aferição de possíveis diferenças no qEEG, na inibição e personalidade, entre um grupo de indivíduos com SOC e um grupo de controlo. Este estudo é observacional, transversal e prospetivo, cuja amostra é aleatória e por conveniência, constituída por estudantes entre os 18 e 25 anos da Escola Superior de Sáude do Porto. A recolha de dados do qEEG será realizada no laboratório de Neurofisiologia da instituição referida e com uso de questionários específicos (Stroop, OCI-R e NEO-FFI). A análise dos dados adquiridos ainda está a decorrer, pelo que ainda não existem resultados efetivos. Os resultados esperados são: alterações na atividade alfa nos elétrodos frontais nos indivíduos com SOC; maior tempo de realização do Stroop e maior número de falhas e correções; grupo de SOC com maior Neuroticismo e Conscienciosidade.
- Analysis of the alterations induced by working memory tasks in the electroencephalogramPublication . Franco, Joana; Tavares, Diana; Sucena, AnaThe working memory (WM) is an essential cognitive function with limited capability that allows the temporary storage and manipulation of information used in complex cognitive tasks. The Fluid Intelligence (FI) is the ability to engage and respond to new situations, regardless of previous knowledge.
- Brain's electrical response to visual and auditory stimuli. relations between the two stimuli modalitiesPublication . Giesteira, Bruno; Travassos, João; Freitas, Diamantino; Tavares, DianaAscertain relations between brain responses elicited by stimuli of different modalities (visual and audiological). The stimuli used were based on some of the basic elements and concepts of the visual syntax, regarding to the Gestalt theory, and an audiological grammar based on the clinical protocols. We used Event-Related Potentials for assessing the brain's electrical response to visual and auditory stimuli. Materials: Biopac Systems Mp 150 - Data acquisition unit “MP150A.CE”; universal interface module “UIM100C”; stimulator module “STM100C”, two electroencephalogram amplifier modules “EEG100C”; Ag-AgCL lead electrodes - AcqKnowledge 3.9.0 (software); SuperLab 4.0 (software) and MatlabR2008B. Interim results presented in form of waveforms representing the average and standard deviation of all signals acquired for each type of stimulus. We can visually conclude that different modalities elicit different waveforms and certain stimuli have a more defined response than others.
- Comitês de ética na educação superior: da teoria à açãoPublication . Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Amorim, Manuela; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Monteiro, PedroAs Comissões de Ética são órgãos relativamente novos no dia-a-dia dos profissionais e investigadores da área da saúde. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 / outubro) veio comprovar e validar a pertinência deste órgão nas Instituições de Ensino Superior. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde tem alargado a sua atividade para além da avaliação de projetos de investigação. Os seus membros, enquanto profissionais e educadores, têm acompanhado a crescente e premente necessidade de humanização da saúde. Esta foi acentuada pela pandemia, devido ao agravamento da despersonalização do profissional e do paciente, mas igualmente enfatizada pelo desenvolvimento tecnológico, exigências burocrático-administrativas, implementação da inteligência artificial, entre outros. A nossa perceção é que a formação curricular em saúde não atende plenamente todas as necessidades, surgindo aqui a possibilidade de cada Comissão assumir um papel mais ativo na comunidade académica e profissional, promovendo uma formação contínua, passando da teoria à prática.
- EEG CLÍNICO: como descrever, interpretar e relatar em 10 passosPublication . Borges, Daniel Filipe
- Efeito imediato da manipulação vertebral cervical na sensibilidade dolorosa à pressão em indivíduos assintomáticosPublication . Nogueira, N.; Lopes, A.; Branco, M.; Sousa, A.; Ribeiro, F.Nos últimos anos um número crescente de estudos tem avaliado os efeitos neurofisiológicos da manipulação vertebral, manual e/ou mecânica. Contudo, os efeitos na sensibilidade dolorosa à pressão são ainda controversos. Objetivos Avaliar o efeito imediato na sensibilidade dolorosa à pressão, nomeadamente limiar de dor à pressão (LDP) e perceção de dor à pressão (PDP), da manipulação manual e da manipulação mecânica (através do Activador) aplicadas no nível vertebral C3/C4.
- Effects of working memory training on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry: a pilot studyPublication . Campos, Carlos; Paiva, Tiago; Ribeiro, Luís; Tripologos, Sofia; Barbosa, Fernando; Tavares, Diana; Rocha, NunoTo assess the effects of working memory training (WMT) on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry of young adults with moderate-severe depression. : 30 participants were randomly allocated to the WMT or control groups. Two subjects dropped out and one participant was excluded from EEG analysis.The WMT group completed 5 sessions of automatically adjusted n-back training (starting from 2-back) and the control group only performed 1-back trials. Main outcome measures were self reported depressive symptoms and frontal alpha asymmetry (pre- and post-training). There was a significant time*group interaction for self-reported depression (p = .047, ηp² = .144) and F4-F3 alpha asymmetry (p = .043, ηp² = .153). Post-hoc analysis revealed significant improvements in depression on the WMT group (p < .001) and non-significant findings regarding F4-F3 alpha asymmetry. There was no significant interaction for F8-F7 alpha asymmetry (p = .115, ηp² = .096). WMT may be an effective tool to reduce depressive symptoms. Frontal alpha asymmetry should be explored as a neurophysiological outcome measure of cognitive training efficacy.
- Formação pedagógica para monitores de estágioPublication . Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, CatarinaSabe-se hoje que o desempenho de uma tarefa em contexto real favorece a retenção de mais de 90% dos conteúdos ensinados. Os estágios são um dos momentos na formação dos estudantes no qual esta aprendizagem acontece de forma mais ativa no ensino superior. Como tal, acredita-se que para formar profissionais competentes, com conhecimentos sólidos, rigor técnico, capacidade de análise crítica e reflexiva, integrados em equipas multidisciplinares, é crucial garantir uma parceria sólida entre as Escolas Superiores e as Instituições de Saúde.
- A importância das comissões de ética nas tecnologias da saúde: a experiência da escola superior de saúde do instituto politécnico do portoPublication . Tavares, Diana; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Cruz, Agostinho; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, PedroA Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) completou recentemente o seu 40º aniversário de existência, enquanto instituição de ensino superior (IES) de referência na área da saúde. A evolução desta IES tem sido notória tanto ao nível da formação graduada, como pós-graduada, atividades de extensão à comunidade, onde se insere a recente Clínica Pedagógica, e criação de dois centros de investigação. A responsabilidade adstrita a todas estas atividades promoveu a criação de um mecanismo de implementação de boas práticas e sua monitorização. Esta perceção levou à criação de uma Comissão de Ética (CE) na IES, que conta já com 10 anos de existência e atividade contínua, tendo sido uma das primeiras a surgir no meio académico nacional. O recente Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio comprovar e validar a pertinência deste organismo nas IES, sobretudo naquelas que realizam investigação clínica.
- A importância do diagnóstico das alterações do ritmo circadiano na terceira idadePublication . Tavares, DianaO aumento da esperança média de vida nestes últimos anos tem potenciado a incidência/prevalência de determinadas patologias. Está descrito na literatura um aumento de distúrbios do sono relacionados com o envelhecimento como por exemplo patologias do sono associadas a doenças neurodegenerativas, mas também alterações relacionadas com os ritmos circadianos. Este estudo deteve como objetivos analisar e sistematizar a literatura existente sobre esta temática. Trata-se de umarevisão sistemática nas bases de dados Pubmed, ScienceDirect e Web of Science, utilizando os termos “sleep”, “aging” e “circadian”, dos artigos publicados nos últimos 10 anos, em português e inglês, com recurso às guidelines PRISMA de 2020. Ainda em fase de recolha e seleção dos artigos, sendo que na Pubmed foi obtido um total de 744 artigos, de 8019 na ScienceDirect e 176 na Web of Science. Será apresentado o fluxograma PRISMA para apresentação das diferentes fases de seleção/análise e uma tabela síntese com os artigos finais. As alterações do ritmo circadiano do sono estão presentes em indivíduos na terceira idade, sendo muitas vezes, confundidas com outras queixas como a insónia. O seu correto diagnóstico depende da sensibilização tanto dos utentes como os profissionais de saúde, dando ênfase a uma intervenção precoce e cultivando as regras de higiene do sono.
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