ESHT - Provas de Título de Especialista - Hotelaria e Restauração
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- Business plan: Jase Hotels & ResortsPublication . Jesus, Rudi Miguel Azevedo deTrabalho apresentado ao Instituto Politécnico do Porto para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do título de especialista. O presente trabalho Business Plan da Jase Hotels & Resorts no âmbito da candidatura à atribuição do Título de Especialista em Hotelaria e Restauração (área de formação 811), tem por base a realização da estratégia de posicionamento do grupo através de uma perspetiva macro e micro nos mais variados níveis de atuação de uma unidade hoteleira, do qual o candidato é, à data, responsável. O objetivo deste trabalho consiste na aplicação da metodologia desenvolvida com propósitos comerciais, adaptada para diferentes unidades com públicos-alvo distintos e com características completamente díspares umas das outras.
- Downsizing em estrutura de Alimentação & Bebidas de uma cadeia de hotéis em PortugalPublication . Hemsworth, Kevin P.O trabalho que se apresenta, de título “Downsizing em estrutura de Alimentação & Bebidas de uma cadeia de hotéis em Portugal” foi elaborado no âmbito da prestação de provas de reconhecimento como Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional regulado pelo Decreto-Lei 206/2009, e já detentor do mesmo ao abrigo do ponto ii) da alínea g) do artigo 3º, do Decreto-lei 115/2013, na área da Educação e formação 811 – Hotelaria e Restauração – de acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Março de 2005, pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense. O exposto neste trabalho é o processo técnico iniciado enquanto diretor de unidade hoteleira e simultaneamente responsável pelo dossier de restauração da cadeia Ibis em Portugal. Os trabalhos efetuados originaram uma reflexão aprofundada sobre os resultados da restauração em 14 hotéis da cadeia Ibis em Portugal, iniciado no ano 2000, no sentido de melhorar a eficácia das estruturas de restauração nos hotéis, que tiveram um impacto económico importante nos resultados, e pautaram o desenvolvimento dos produtos de restauração a implantar nos hotéis económicos (e mais tarde noutras cadeias, tendo em conta as sinergias de grupo) em Portugal. A par destes resultados económicos, verificou-se uma reestruturação das competências e dos perfis dos profissionais que integram estes hotéis, além da estratégia de recursos humanos adotada neste seguimento. Perante a análise dos resultados da restauração dos hotéis da cadeia, foi detetada a possibilidade de melhoria dos resultados em alguns hotéis, pelo benchmarking com outras unidades da mesma cadeia em localidades distintas. A fim de procurar uma maior rentabilização do parque de restauração dos restaurantes Ibis, fez-se um estudo global sobre a rentabilidade de cada unidade hoteleira, as suas características específicas e desenharam-se soluções para cada uma delas. O trabalho em causa contava com a colaboração da direção de cada unidade hoteleira, no sentido de fornecer as informações de base da sua exploração de unidade, especificamente as vendas na restauração, a massa salarial diretamente ligada a esta atividade, e as horas despendidas com a execução das várias tarefas para o desenrolar dos serviços. Este trabalho teve como resultado prático um processo de downsizing das equipas de restauração dos hotéis, incorporado numa reestruturação que contemplava alteração dos serviços de acordo com as reais necessidades do cliente. O processo apresentado é de autoria própria, e foi desenvolvido enquanto diretor do Hotel Ibis Porto Gaia, e como responsável pelo “Comité de Restauração Ibis”, na cadeia Ibis em Portugal. A quase totalidade das tabelas e ilustrações apresentados são de autoria própria, no desenvolvimento do projeto.
- Enoturismo: o papel da análise sensorial na formação e treino dos recursos humanosPublication . Monteiro, Sandra Bebiana CarvalhoO presente trabalho Enoturismo: o papel da análise sensorial na formação e treino dos recursos humanos, no âmbito da candidatura à atribuição do Título de Especialista em Hotelaria e Restauração (área de formação 811), tem por base um projeto do Departamento de Vinhos da unidade hoteleira Monverde Wine Experience Hotel, do qual o candidato era, há data, responsável. O objetivo deste trabalho consiste na aplicação da metodologia desenvolvida por Monteiro (2012) em Vinhos do Porto e com fins comerciais e de marketing, adaptada ao treino dos recursos humanos da hotelaria e restauração no contexto do enoturismo, com um serviço orientado para o cliente e para as experiências vínicas, gastronómicas e culturais dos Vinhos Verdes. O palco foi o primeiro hotel vínico da Região dos Vinhos Verdes, o Monverde Wine Experience Hotel, cujo projeto foi desenvolvido no período compreendido entre Abril de 2015, data da abertura da unidade hoteleira, a Outubro de 2016.
- Manual de boas práticas de acolhimento ao cliente em hotelariaPublication . Melo, Teresa Manuel Dias de Castro SilvaPara que um hotel seja uma referência, nacional e/ou internacional, deve apostar na qualidade, na inovação e no serviço. Só se consegue atingir este objetivo se apostarmos numa equipa qualificada, profissional, criativa, atenta, empenhada e com foco na atenção ao cliente como prioridade máxima. A preocupação pelo trabalho em equipa, pela boa comunicação entre colegas de trabalho, a vontade de aprender e melhorar, a importância das opiniões e contribuições que todos os/as colaboradores/as possam dar (por mais simples que nos pareçam) interessam e são importantes. Numa época em que as deslocações atingiram níveis altos, o turismo se massificou como nunca e em que a oferta original e criativa é imensa, a diferença está no acolhimento ao cliente. O invulgar, o inesperado, a máxima atenção ao detalhe e a antecipação das necessidades dos clientes são as chaves para um serviço de topo e do reconhecimento da sua excelência. A superação que conduz a uma experiência memorável. São as pessoas que fazem a diferença no serviço e no atendimento e, consequentemente, no sucesso da empresa. [...]
- Monitorização da implementação do sistema de controlo em Alimentação e BebidasPublication . Marques, António Luís da CostaO presente trabalho tem como finalidade o cumprimento dos requisitos da prestação de prova para Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional na área da Educação e Formação 811 – Hotelaria e Restauração. A escolha pelo tema da Gestão de Alimentação e Bebidas relaciona-se com a formação, o fascínio e a experiência que o candidato possui na área. Para além destes fatores existe também a necessidade de desenvolvimento de investigação nesta área. Considerando a Gestão Hoteleira como um Ecossistema e sendo a Gestão de Food & Beverage um dos seus subsistemas “descrito como o mais técnico e complexo” (Davis et al., 2008, p. 20) é correto afirmar que estas caraterísticas, determinam a necessidade de mais estudo científico, constante e contemporâneo. Este projeto apresenta os condicionalismos na implementação de gestão e controlo de F&B em um restaurante. O trabalho inicia por uma abordagem investigativa delineando as temáticas do controlo e gestão do F&B bem como a metodologia dos sistemas de monitorização de menus. Posteriormente, incluímos a parte prática, onde aplicamos a metodologia de estudo de caso através de uma consultoria de gestão, realizada no Museu do Azeite, com início no dia 17 de dezembro de 2019, pelo candidato, mais concretamente ao restaurante Olea que pertence a este projeto. Ainda neste ponto serão registados os pontos de controlo crítico do fluxo operacional deste restaurante, comuns aos seus congéneres e indicadas as medidas corretivas aplicadas para melhorar as performances. Também na parte prática é elaborada uma análise ao menu 2020 do Olea - comidas, recorrendo ao sistema de Omnes, modelos de Miller, Kasavana & Smith e Pavesic utilizando uma matriz adaptada e desenvolvida para este efeito. As conclusões elencam os resultados obtidos e indicam propostas de aperfeiçoamento, através de modelos e instrumentos de supervisão que condicionarão a orientação estratégica e a gestão do estabelecimento em avaliação.
- Projecto de elaboração da carta do Restaurante Tâmega do Águahotels Mondim de BastoPublication . Gomes, José Henrique Pimenta VarelaO presente trabalho com o título “Projecto de elaboração da carta do Restaurante Tâmega do Águahotels Mondim de Basto” foi elaborado no âmbito da prestação de provas para reconhecimento como Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional.
- Projeto EcoWheelsPublication . Correia, Patrícia dos ReisO trabalho apresentado – Projeto EcoWheels, no âmbito da candidatura à atribuição do Título de Especialista em Hotelaria e Restauração (área de formação 811), tem por base um projeto da HighGate Portugal, da qual sou colaboradora, enquanto Diretora Geral do Monte Santo Resort. O projeto EcoWheels surgiu de uma necessidade real de transportes públicos acessíveis em horários alargados para colaboradores hoteleiros. O desafio era simples, criar um projeto de transporte que servisse os 19 hotéis do grupo Highgate Portugal. Neste documento inicia-se com um enquadramento ao turismo mundial, nacional e regional passando para o nascimento da Highgate em Portugal [...]