ESS - ACSP - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - ACSP - Comunicações em eventos científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 79
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação de um instrumento para avaliar a satisfação na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Moreira, Anabela; Ferreira, Stephanie; Amorim, ManuelaA avaliação da satisfação dos utentes de instituições de saúde tem sido uma área de interesse crescente. Contudo, nas instituições de saúde mental, este interesse é mais recente, refletindo a necessidade destas instituições também demonstrarem a qualidade dos seus serviços. Tendo como objetivo adaptar um instrumento para avaliar a satisfação dos utentes de internamento na área da saúde mental, procedeu-se à adaptação cultural e linguística de um instrumento já validado em Itália “The Rome Opinion Questionnaire for Psychiatric Wards”. Procedeu-se à sua tradução e retro tradução do instrumento original, comparação entre as duas versões na língua original, deteção, identificação e correção de possíveis discrepâncias entre as duas versões, concluindo-se assim a equivalência linguística e semântica do instrumento, resultando deste processo a primeira versão do instrumento. Dos resultados obtidos através da opinião e sugestões expressas pelos elementos do painel de peritos, destacaram-se alterações ao enunciado de vários itens, contudo este painel considerou que todos os itens eram relevantes e importantes para o estudo da satisfação e que as opções de resposta estavam devidamente ordenadas e coerentes com o que desejavam exprimir. Das alterações realizadas resultou a segunda versão do instrumento. Com este trabalho ficou concluída a adaptação cultural e linguística de instrumento de avaliação da satisfação dos utentes na área da saúde mental.
- Adaptação fisiológica a situações de stress competitivo: avaliação do Cortisol Salivar em atletasPublication . Meireles, Marcelo; Ferreira, Stephanie; Lamas, M.C.; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaNa tentativa de compreender de que forma a atividade física sob stress influenciam o nosso organismo, vários estudos têm sido desenvolvidos com atletas de competição, por estarem submetidos a inúmeras fontes de stress. Os níveis de cortisol salivar têm sido utilizados para a análise do stress, nomeadamente, desportivo, na medida em que este pode afetar negativamente o seu desempenho.
- Análise da relação fenótipo/genótipo HLA no transplante renalPublication . Cunha, S.; Dias, M.; Amorim, Manuela; Condeço, J.A melhor opção terapêutica na maioria dos pacientes em fase final de insuficiência renal é o transplante renal (TR). O estudo da compatibilidade do TR é feito através da caracterização dos antigénios leucocitários humanos (HLA). Neste estudo analisou-se a relação fenótipo/genótipo HLA no TR em 5 pares dador/receptor. Fenotipicamente os pares foram iguais, no entanto, genotipicamente verificou-se a existência de um discordante. Independentemente deste achado, nenhum dos recetores desenvolveu anticorpos específicos contra o enxerto, sugerindo que a relação fenótipo/genótipo HLA não é causa única e indiscutível na rejeição do enxerto.
- Atividade do vírus sincicial respiratório durante a pandemia de COVID-19Publication . Oliveira, Márcia; Martins, Nádia; Amorim, ManuelaO Vírus Sincicial Respiratório (RSV) tem grande impacto socioeconómico nos Sistemas de Saúde já que representa a principal causa de infeção aguda do trato respiratório inferior em crianças até aos 5 anos de idade. Este vírus sazonal apresenta atividade em Portugal entre os meses outubro e maio. Após início da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), implementaram-se medidas de saúde pública que afetaram igualmente a atividade do RSV. Estudar o perfil epidemiológico do RSV em doentes pediátricos que recorreram ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim -Vila do Conde, no período de 1 de setembro de 2019 até 31 de março de 2022. Realizou-se estudo observacional com análise e sistematização dos resultados da pesquisa de RSV por Reação em Cadeia da Polimerase, através da consulta de registos existentes no SISLAB® de doentes pediátricos. A atividade do RSV na época sazonal 2019/2020 iniciou na semana 49 de 2019 e terminou na semana 11 de 2020. Na época sazonal 2020/2021 não se registaram casos de infeção. Registou-se novamente atividade do RSV desde a semana 24 de 2021 até à semana 3 de 2022. Relativamente à distribuição dos casos de infeção antes e depois do período pandémico, as crianças com idade inferior a 13 meses representaram 57,1% dos casos entre 2019 e 2020, e 24,3% entre 2021 e 2022. A ausência de atividade do RSV na época sazonal 2020/2021 coincidiu com a implementação de medidas de controlo da COVID-19. O surto inter-sazonal em 2021 registou-se após a flexibilização das mesmas, observando-se assim um perfil epidemiológico do RSV diferente do habitualmente registado em Portugal. Estes resultados destacam a importância de uma vigilância epidemiológica continua do RSV para rever o período da administração da profilaxia com Palivizumab e para uma melhor gestão da capacidade hospitalar.
- Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e EstudantesPublication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Moreira, T.; Amorim, ManuelaNum tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo.
- Avaliação da expressão do gene BDNF em doenças neurodegenerativasPublication . Oliveira, Tânia; Pontes, Manuela; Neto, FaniO Factor Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) está associado a processos de crescimento, diferenciação e sobrevivência das células neuronais. A expressão diferencial do BDNF, particularmente no hipocampo, está relacionada com a manifestação clínica de algumas doenças do foro psiquiátrico e cognitivo como a doença de Huntington, Alzheimer, depressão e esquizofrenia. Este trabalho pretende dar conhecimento das técnicas utilizadas para avaliar a expressão do gene BDNF. As técnicas de ELISA, IHC e Western blot, por permitirem a avaliação precisa da expressão de BDNF, são úteis para uma melhor compreensão, diagnóstico e tratamento de algumas doenças neurodegenerativas.
- Avaliação da satisfação dos dadores do Instituto Português do Sangue - Centro Regional de Sangue do PortoPublication . Cardoso, Diana E.; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Condeço, JorgeNo contexto da qualidade o grau de satisfação do dador é um indicador importante, permitindo melhorar os serviços e promover o seu retorno. Com o objectivo de avaliar o grau de satisfação dos dadores do IPS-Centro Regional de Sangue do Porto realizou-se estudo descritivo transversal, numa amostra de 512 dadores. Verificou-se que os dadores encontram-se Satisfeitos e Muito Satisfeitos com a instituição e que existe associação entre o grau de satisfação e 5 variáveis independentes. Conclui-se que os recursos humanos IPS-CRSP desempenham a sua função adequadamente, ficando identificada como área para melhoria o alargamento do horário de atendimento.
- Avaliação da satisfação e a importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados na área de colheitas de sanguePublication . Leal, João; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Couto, S. R.; Trigueiro, Maria João; Guimarães, T.Com o objectivo de avaliar a satisfação e importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados no Serviço de Colheitas, realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. A amostra foi constituída pelos 107 utentes deste Serviço do Hospital de São João, que aceitaram voluntariamente participar no estudo através do preenchimento do QSUSC. Da análise conjugada das variáveis satisfação e importância concluiu-se que o tempo de espera para a colheita de sangue é uma área que requer acções de melhoria de grande prioridade. Na análise bivariada entre a satisfação e variáveis independentes os resultados apontam que existe associação apenas com o estado civil.
- Avaliação da satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Amorim, Manuela; Trigueiro, Maria João; Flores, C.; Leuschner, A.Com o objectivo de avaliar o grau de satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na consulta na área da saúde mental e identificar as relações entre as variáveis demográficas e o grau de satisfação do utente foi realizado um estudo descritivo transversal, numa amostra de 305 utentes. Com a aplicação do questionário verificamos que a satisfação conjugada com a importância fornece-nos informação valiosa permitindo identificar pontos fortes, oportunidades ou necessidades de melhoria dos serviços. Neste estudo verificamos que os utentes encontram-se satisfeitos com os serviços prestados e consideram-nos importantes. Na análise bivariada, encontramos relação entre a satisfação e escolaridade.
- Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da práticaPublication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaO processo de avaliação dos conhecimentos é uma questão central nos sistemas de ensino, independentemente de se inserir na categoria prognóstica, formativa e/ou sumativa. Esta importância é mais sentida na situação pandémica atual que tem obrigado a práticas mistas de ensino e/ou inteiramente em regime não presencial. Por essa razão, a avaliação tem sido amplamente debatida no contexto de ensino remoto e à distância. Assumindo-se as ferramentas digitais como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, podem ser também facilitadoras do processo de avaliação distribuída dos estudantes? Da ampla diversidade de softwares/aplicativos digitais, a tecnologia implementada e objeto de estudo foi a App Socrative – Sistema de Resposta em Sala de Aula baseado em dispositivos móveis. O recurso a esta aplicação, implementada no ano letivo 2017/18 em três Unidades Curriculares (UCs) da área técnico científica de aná lises clínicas e saúde pública (ATC-ACSP), do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), teve uma avaliação positiva pelos estudantes, apesar de identificarem algumas dificuldades/limitações. A partir desse feedback, esta prática foi mantida nessas UCs e alargada a outras da mesma ATC. Tendo por base o espaço temporal entre a implementação até ao 1º semestre do ano letivo 2020/2021, pretendeu-se de forma mais alargada, compreender a perceção dos estudantes sobre a utilização da App Socrative no processo de avaliação distribuída, objetivando a consolidação desta prática.