ESE - EE - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - EE - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Atuação no audiovisual com línguas gesto-visuais: experiências de Portugal e BrasilPublication . Barbosa, Susana; Coimbra, TiagoA tecnologia mudou substancialmente a maneira como interagimos com os media e com a tradução e interpretação da língua gestual/de sinais. A implementação dos recursos de acessibilidade audiovisual, que tem como princípio básico o acesso à informação, além de uma prática prevista por lei, impõe-nos refletir sobre a inclusão da tradução e ou intepretação em materiais audiovisuais e quais as possibilidades tradutórias que podem ser implementadas, para garantir à pessoa surda a acessibilidade aos programas através da língua gestual/de sinais. Neste artigo objetiva-se apresentar a realidade em Portugal e no Brasil no que diz respeito à tradução audiovisual para a cultura surda.
- A avaliação das necessidades de apoio no desenvolvimento de planos individuais de transiçãoPublication . Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, PedroUma sociedade inclusiva assenta na garantia e defesa dos direitos humanos e é caracterizada pela participação de todos os cidadãos nas várias dimensões e contextos da vida. Neste ensaio, demonstraremos como a avaliação das necessidades de apoio dos jovens com incapacidade intelectual, e especificamente a avaliação através da Supports Intensity Scale (SIS - Escala de Intensidade de Apoios), constitui um passo essencial no desenvolvimento de Planos Individuais de Transição numa perspetiva centrada na pessoa, que pragmatiza os princípios de uma sociedade inclusiva.
- Building social networks: a Web microportal to promote ADHD monitoringPublication . Seta, Luciano; Chifari, Antonella; Di Giuseppe, Onofrio; Denaro, Paola; Sanches-Ferreira, Manuela; Meneses Da Silva Santos, Miguel Augusto
- Classifying Functioning of Children and Adolescents with Intellectual Disability: The Utility of the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and YouthPublication . Vale, Maria do Carmo; Pereira-da-Silva, Luis; Pimentel, Maria João; Marques, Teresa Nunes; Rodrigues, Helena; Cunha, Gilda; Machado, Maria do Céu; Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.Observational cross-sectional study carried out in a pediatric neurodevelopment unit of a tertiary-care hospital. A sample of 355 children with median ((min.–max.) 1.0–17.3) years with intellectual disability (30.4% borderline, 43.1% mild, 19.7% moderate, 5.1% severe, and 1.7% profound disability) was seen over a period of 3 years. Based on clinical observation and psychological evaluation, a neurodevelopmental pediatrician selected ICF-CY body functions codes, and respective qualifiers, to effectively describe functioning of children. Based on evaluation reports, a psychologist and a special educator assigned the previously chosen ICF-CY body functions codes to 139 and 67 children, respectively. Inter-rater agreement was estimated using simple and weighted Cohen’s kappa coefficients and Gwet’s AC1 statistic and Gwet’s weighted kappa coefficient statistic. A set of eight ICF-CY codes was identified as efficiently describing impairments of body functions of children with intellectual disability: global mental functions b117 and b122; specific mental functions b147, b163, b164, and b167; and voice and speech functions b320 and b330. Results indicate a correspondence between the level of severity of qualifiers assigned to ICF-CY codes and the level of intellectual disability. Inter-rater agreement was variable among raters, with the best agreements found for qualifying intellectual functions (b117) and psychomotor functions (b122). A profile of eight ICF-CY codes effectively describes functioning of children with intellectual disability, providing an alternative to medically based classification, based on diagnoses with functionally based classification of children’s characteristics. The findings contribute to define a comprehensive set of codes to reliably record individual differences of functioning in this population
- ¿Condicionan el género y la edad el nivel de competencia digital? Un estudio con estudiantes universitariosPublication . Cabezas González, Marcos; Casillas, Sonia; Sanches-Ferreira, Manuela; Teixeira Diogo, Fernando Luís
- O contributo da família na escola: Estudo da satisfação da família com os Serviços de Educação EspecialPublication . Silva, Marlene; Sanches-Ferreira, Manuela
- Deafness in family relationships: a study on the interactions between mother, child and maternal grandmotherPublication . Barbosa, Susana; Branco, Susana; Coelho, SóniaThis paper aims to identify the role of the maternal grandmother in the education of grandchildren, in a deafness context. We intend also to understand if the role of the deaf mother as the main educator element, is well defined in this family trio - deaf mother, child and maternal grandmother. So, our main goal was to comprehend the relationship between deaf mother and grandmother and if this relation respects the principles of mutual aid and cooperation. However, we also want to comprehend if this interaction, perhaps, jeopardizes the autonomy of the deaf mother who could be threatened because of the maternal grandmother’s behaviour.
- A desconstrução do conceito de Deficiência Mental e a construção do conceito de Incapacidade Intelectual: de uma perspetiva estática a uma perspetiva dinâmica da funcionalidadePublication . Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel Augustoas questões em torno da deficiência, da incapacidade e da funcionalidade tornaram-se, nas últimas décadas, importante foco de discussão e de elaboração conceitual, com a produção de um corpo de saberes que confere legitimidade científica a uma visão mais positiva e dignificante das condições de deficiência e de incapacidade. A premissa base dessa produção de conhecimento é a assunção da reciprocidade das relações indivíduo/meio, enquanto unidade nuclear de análise, onde a incapacidade é encarada, não como característica intrínseca da pessoa, mas como o resultado do desajustamento entre as funcionalidades do indivíduo e as solicitações dos cenários onde ele é chamado a participar. É nesta base que, neste artigo, nos propomos examinar as implicações que tais posicionamentos tiveram na desconstrução do construto de deficiência mental (mental retardation) e subsequente mudança para a designação incapacidade intelectual (intellectual disability), pela American Association of Intellectual and Developmental Disabilities. Para atingir esse propósito discutiremos a evolução do conceito de deficiência mental, explorando o território conceitual que o instituiu e aquele que contribui para a sua desconstrução. Por último, a enunciação teórica deste artigo pretende contribuir para demonstrar a interdependência existente entre modos de pensamento e modos de ação, e que no caso da Educação Especial é corporizado na aceitação progressiva do paradigma da inclusão.
- Educação para o trabalho e desenvolvimento vocacional: contributos para uma metodologia de Job ShadowingPublication . Barbosa, SusanaA orientação vocacional assume um papel fulcral no desenvolvimento e integração de jovens no mercado de trabalho, sendo entendida como uma ferramenta extremamente valiosa que os ajudará a tomar decisões de carreira informadas, promovendo o seu crescimento profissional, mas também pessoal. O job shadowingsurge como uma técnica importante do desenvolvimento vocacional, ao proporcionar aos jovens a exploração de diferentes opções de carreira, um maior conhecimento da(s) profissão(ões) do seu interesse, preparando-os para o futuro, isto porque, estando munidos de maior conhecimento e de mais informação, irão ter as bases para tomar decisões acerca da sua carreira. O estudo procurou aferir o impacto do job shadowingno desenvolvimento vocacional dos estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (TILGP) da Escola Superior de Educação(ESE)do Instituto Politécnico do Porto (IPP).O estudo, descritivo, segue uma abordagem de investigação de cariz quantitativo, no qual participaram nove estudantes. Mediante os resultados obtidos, conclui-se que o job shadowing tem um impacto positivo no desenvolvimento vocacional dos estudantesem formação para TILGP, seja ao nível da tomada de decisão vocacional, das atribuiçõesde carreira e das atitudes relativas ao futuro profissional.
- O Envolvimento da Família na Transição do Filho com Necessidades Adicionais de Suporte: a Contribuição de um PortefólioPublication . Pinto, Joana; Sanches-Ferreira, Manuela
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »