ESE - UTC - Estudos Culturais e Sociais
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- O "alquimista de sínteses": António Ferro, a cultura e a propaganda em/de PortugalPublication . Ribeiro, CarlaDesde cedo, na sua vida pública e política, que António Ferro se atribuiu a missão de recuperar a reputação da Nação. Para tal, a propaganda e a cultura constituíram-se, na sua óptica, como armas legítimas e imprescindíveis para a criação de uma certa imagem de Portugal. Como princípios ideológico-políticos, modernidade e tradição, vanguardismo estético e conservadorismo ideológico, numa verdadeira alquimia de sínteses
- An industrial heritage Site – S. Pedro da Cova mining complex 1795-1973Publication . Veludo, SérgioAs Joel Cleto and Suzana Faro (2000) states, the mines of S. Pedro da Cova had its origin with the discovery of the anthracite coal diggings in 1795, changing this place habits until 1970. These mines don’t produce over forty years, but the memories of the working time are still present in that village of the city of Gondomar. In this context, and according to the same authors, two privileged places appeared on the defence of the industrial and mining memories of this global heritage: “Cavalete” and “Casa da Malta” (nowadays transformed into “Museu Mineiro”) (Cleto and Faro, 2000: 20). Due to the rapid degradation of this mining complex and the lack of political and sustainable solutions, which could start by an understanding between institutions, this paper intends to promote an international discussion, in order to find paths to restore and value such important Industrial Heritage Place and considering the case study from the mining complexes of Lumere, Asturias, Spain.
- Os animais: um percurso de exploração em contexto de crechePublication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barbot, António; Pinto, Alexandre; Vale, Ana Lídia; Marçal, Ana; Pedrosa, Ana Sofia; Fonseca, MargaridaNo presente artigo apresenta-se e discute-se uma proposta didática que dá relevância à importância das Ciências (Naturais e Humanas e Sociais) enquanto suporte às atividades das crianças de exploração do mundo que as rodeia.
- António Ferro e a propaganda de um certo Portugal: Berna e Roma, 1950-1956Publication . Ribeiro, CarlaFinais de 1949. António Ferro, diretor do Secretariado Nacional de Informação (SNI) desde 1933, abandona o cargo, sendo nomeado ministro de Portugal em Berna, cargo que ocupa até 1954, mudando-se depois para Roma, onde permaneceu até 1956, data da sua morte. O abandono do cargo de diretor do SNI não significou, contudo, uma interrupção da sua atividade como intérprete e divulgador da “personalidade portuguesa”, descortinando-se na sua ação enquanto ministro de Portugal, em Berna e em Roma, uma continuidade no modelo identitário que tinha implementado no SNI, centrado no demótico como emblema da portugalidade. Homem de ação por natureza, o trabalho diplomático-propagandístico desenvolvido nas respetivas legações, em Berna e Roma, não parecia chegar para o antigo diretor do Secretariado, que criou de raiz um Centro Português de Informações (CPI), primeiro em Genebra e depois em Roma. Esta comunicação procurará, portanto, esclarecer a ação de Ferro neste período, tentando dar resposta a uma série de questões de investigação, que se passam a enumerar: - que ideia de nação portuguesa foi a transmitida por Ferro enquanto ministro de Portugal em Berna e Roma? - que instrumentos foram mobilizados por Ferro nestas funções? - que relação se estabeleceu entre esta ação diplomática de Ferro, de divulgação da nação, e o Secretariado, órgão por excelência da propaganda nacional, neste período dirigido por José Manuel da Costa e depois por Eduardo Brazão? - como funcionavam os Centros Portugueses de Informação? - que consequências resultaram desta ação de divulgação de Portugal no estrangeiro liderada por Ferro? - que correspondência existiu entre os objetivos traçados e as realizações efetivas?
- António Ferro e a projeção atlântica de Portugal através do cinemaPublication . Ribeiro, CarlaCom o eclodir da Segunda Guerra Mundial, o cinema assumiu um papel particularmente importante, o de instrumento de propaganda externa do regime, embaixador privilegiado de Portugal no estrangeiro. Neste contexto, do início dos anos quarenta, e da política externa do órgão nacional de propaganda – o Secretariado de Propaganda Nacional (SPN) dirigido por António Ferro –, destacaram-se as relações culturais estabelecidas com o Brasil e a Espanha, naquilo que Ferro entendia como uma “cruzada da lusitanidade”, tendo o cinema assumido um papel relevante para a projecção atlântica da Nação.
- Aprender História com PowerPoint Didático. Uma perspetiva construtivistaPublication . Maia, Cristina
- O Arsenal Real do Exército do Porto 1802/1812Publication . Veludo, SérgioA Carta Régia de 12 de Julho de 1802, que estabelecia a formação de um designado Arsenal de Artilharia e Depósito de Armas e Munições de Guerra na cidade do Porto, tinha como principal objectivo facilitar o apoio logístico às Praças de guerra das Províncias do Norte: Trás-os-Montes, Minho e Beira. Nesse contexto foram dadas instruções à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra para proceder a uma inspecção ao Trem já existente no Porto, que pela sua localização e pela natureza do edifício, teria capacidade para lá se concentrarem artilharia, armas e munições para abastecimento das Praças de guerra das Províncias do Norte e das unidades presentes nas províncias militares do Norte de Portugal. Assim, foi ordenado que se concentrassem nas instalações do Arsenal os materiais de outros depósitos e que se adoptasse uma estrutura semelhante ao Real Arsenal do Exército em Lisboa. Neste processo dever-se-ia proceder a um inventário rigoroso dos materiais existentes nas instalações do Porto e nos depósitos dependentes
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaEm Portugal, as décadas de 1930 e 1940 constituem um período importante, quer pela introdução/consolidação tecnológica do cinema sonoro, quer pela acção do Secretariado da Propaganda Nacional. Dentre a multitude de meios de que este organismo se serviu para a difusão da mensagem política do regime do Estado Novo, o cinema desperta em particular a atenção do seu director, António Ferro, como meio privilegiado de comunicação com as massas. Neste artigo procura-se averiguar o papel desempenhado por António Ferro no panorama cinematográfico nacional, a nível da sua acção política sobre o cinema português.
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaIn Europe, the first half of the twentieth century was characterize by the rise of authoritarian regimes that used cinema as a propaganda tool for the prosecution and consolidation of political power. Indeed, film conveyed images, symbols, myths to an extent and strength that no other media had. In Portugal, the 1930 and 1940’s represent one of the most significant phases, either because of the introduction/strengthening of the technology of sound cinema, whether by the action of the Secretariado Nacional de Propaganda, the propaganda instrument of Estado Novo. Among the multitude of ways that this organization resorted to spread the political message of Estado Novo, cinema in particular aroused the attention of its director, António Ferro, as a preferred mean of communication with the masses. This communication seeks to examine the role played by António Ferro in the national film scene. It intends to determine the nature and direction of his cinematographic vision, i.e., his ethical and aesthetic assumptions, firstly, and secondly, its political action towards the portuguese film industry, as director of the SPN / SNI, under the tutelage of Oliveira Salazar.
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaFramework aims: To analyze Ferro’s political and aesthetic actions towards the portuguese cinematography. • To grasp the contours that its “Política do Espírito”(“Policy of the Spirit") has taken in the cinematographic field. • To understand what were the outcomes attained - the reception and the resistances to his purposes